SóProvas


ID
1047709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Com relação à coqueluche, julgue os próximos itens.

Na fase paroxística da coqueluche, são típicos os paroxismos de tosse seca, caracterizados por crise de tosse súbita incontrolável, rápida e curta. O número de leucócitos pode aumentar para 30 mil ou 40 mil/mm3 , associado à linfocitose, confirmada por hemograma.

Alternativas
Comentários
  • Certo!

    Para auxiliar na confirmação ou descarte dos casos suspeitos, pode-se realizar os seguintes exames:

     

    •      leucograma – no período catarral, pode ocorrer uma linfocitose relativa e absoluta, geralmente acima de 10 mil linfócitos/mm³. Os leucócitos totais no final desta fase atingem um valor, em geral, superior a 20 mil leucócitos/mm. No período paroxístico, o número de leucócitos pode elevar-se para 30 mil ou 40 mil/mm³, associado a uma linfocitose de 60% a 80%. Nos lactentes e nos pacientes com quadro clínico mais leve, a linfocitose pode estar ausente.

    •      raios X de tórax – recomenda-se em menores de 4 anos, para auxiliar no diagnóstico diferencial e/ou presença de complicações. É característica a imagem de “coração borrado” ou “franjado”, porque as bordas da imagem cardíaca não são nítidas, devido aos infiltrados pulmonares.