-
Certo.
PRONUNCIAMENTO CONCEITUAL BÁSICO (R1)
Objetivo, utilidade e limitações do relatório contábil-financeiro de propósito geral
OB2. O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade. Essas decisões envolvem comprar, vender ou manter participações em instrumentos patrimoniais e em instrumentos de dívida, e a oferecer ou disponibilizar empréstimos ou outras formas de crédito.
-
GABARITO:
CORRETO.
Segundo Cláudio Zorzo - CERS.
No Brasil a segunda lei das S/A - Lei 6.404/1976
Foi influenciada pela escola Americana, que dividia a contabilidade em FINANCEIRA (Noção pública, dados relevantes para o público externo, investidores,credores...) - Externa, e a GERENCIAL(Interno, dados relevantes para a empresa, que não deve ser publicada, protegendo a corporação da concorrência).
A primeira lei foi influenciada pela escola italiana - Luca Paccioli.
Brasil Primeira Lei das S/A - Decreto -Lei 2.627/1940.
-
CORRETO:
Depois que as demonstrações foram publicadas e auditadas, os seus usuários têm interesse nas informações nelas contidas.
Um investidor desejará saber, por exemplo, o quanto essa empresa está dando de retorno para cada ação do capital social.
O credor por empréstimo desejará saber o quanto tem de garantia para poder conceder tranquilamente o empréstimo que deseja. E assim por diante. Tudo isso é feito através da técnica contábil chamada de análise das demonstrações contábeis ou análise de balanços.
-
Não entendi!
A Demonstração Contábil não é elaborada para descrever a atual situação da Empresa.
O objeto dessa demonstração, que servirá para os interessados tomarem suas decisões.
Imagine se a Demonstração Contábil fosse feita para satisfazer aos interesses particulares. O mundo seria uma verdadeira "Ilusão". Ex: OGX, uma verdadeira ilusão na demonstração de sua realidade.
-
Como reportado no CPC 00, as demonstrações contábeis elaboradas conforme suas orientações têm por fim fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que as reporta (reporting entity). Essas informações devem ser úteis aos nominados pelo CPC 00 de “usuários primários” da informação contábil, ou seja, a investidores existentes e em potencial, a credores por empréstimos e a outros credores, quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade.
-
Essa não seria uma uma afirmação que retrata somente uma parte dos usuários das demonstrações contábeis? O CPC 00 aborda uma quantidade de usuários bem maior do que trata a afirmação.
-
CPC 00 - Objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral
Esta Estrutura Conceitual define que o objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações
contábil-financeiras da entidade que sejam úteis a investidores existentes e em potencial, a credores
por empréstimos e a outros credores, quando da tomada de decisão ligada ao fornecimento de recursos
para a entidade
-
Existem muitos outros usuários da informação contábil: governo, clientes, entidades ambientais, entidades reguladoras, etc.
Mas, a ideia principal é a seguinte (bem capitalista, por
sinal): interessa para a continuidade da empresa fornecer informações fidedignas
e relevantes aos INVESTIDORES E CREDORES.
Eles é que em última instância, trarão recursos financeiros
que garantirão a continuidade da empresa.
Ideia muito discutível (até sugiro propor mudança quando da revisão do CPC), mas é o que está hoje na Estrutura
Conceitual.
Transcrevo abaixo.
OB5. (.... ) INVESTIDORES,
CREDORES POR EMPRÉSTIMO E OUTROS CREDORES, EXISTENTES E EM POTENCIAL (....) devem confiar nos relatórios
contábil-financeiros de propósito geral, para grande parte da informação
contábil-financeira que buscam.
Consequentemente, eles são os USUÁRIOS PRIMÁRIOS para quem
relatórios contábil-financeiros de propósito geral são direcionados.
OB10. OUTRAS PARTES
INTERESSADAS, como, por exemplo, ÓRGÃOS REGULADORES E MEMBROS DO PÚBLICO que
não sejam investidores, credores por empréstimo e outros credores, podem do
mesmo modo achar úteis relatórios contábil-financeiros de propósito geral.
Contudo, ESSES RELATÓRIOS NÃO SÃO DIRECIONADOS PRIMARIAMENTE A ESSES OUTROS
GRUPOS.
OB2. O OBJETIVO DO
RELATÓRIO CONTÁBIL-FINANCEIRO de propósito geral É FORNECER INFORMAÇÕES contábil-financeiras
acerca da entidade que reporta essa informação QUE SEJAM ÚTEIS A INVESTIDORES
EXISTENTES E EM POTENCIAL, A CREDORES POR EMPRÉSTIMOS E A OUTROS CREDORES,
quando da tomada decisão LIGADA AO FORNECIMENTO DE RECURSOS PARA A ENTIDADE.
Essas decisões envolvem comprar, vender ou manter
participações em instrumentos patrimoniais e em instrumentos de dívida, e a
oferecer ou disponibilizar empréstimos ou outras formas de crédito.
-
O gabarito da questão deveria ser "errado"
O Obejtivo do relatórios contabeis-financeiros (demonstrações contábeis) é fornecer informação contábil-financeira que sejam úteis aos seus usuários > investidores existentes e potenciais, credores por empréstimos e a outros credores
Com base na Introdução do CPC 00 - Estrutura Conceitual:
"Demonstrações contábeis elaboradas dentro do que prescreve esta Estrutura Conceitual objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários."
-
CPC00 - 12. O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.
-
No prefácio do CPC 00 (R1), no subtítulo " objetivo, utilidade e limitações do relatório contábil-financeiro de propósito geral" - OB2. O OBJETIVO do relatório contábil-financeiro de propósito geral , quando da tomada decisão ligada ao fornecimento de recursos para a entidade, é fornecer informações contábil-financeiras acerca da entidade que reporta essa informação (reporting entity) que sejam úteis a:
1 - Investidores existentes e em potencial,
2 - a credores por empréstimos
3 - e a outros credores.
-
Questão correta.
Entendo que seja para atender as necessidades e interesses deles (usuários primários), mas é importante observar que: NÃO são TODOS os interesses ou TODAS as necessidades.
Já vi questão nesse sentido...
-
QUESTÃO: devem ser elaboradas para atender os interesses de fulano (...)
LEI: NÃO tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuário.
eu entendo que caiba qq gabarito
-
GABARITO: CERTO
Segundo o CPC 00 (R2):
1-> Usuários Principais/Externos: Investidores, Credores por Empréstimo e Outros Credores. (existentes e potenciais).
2-> Usuários Secundários/Outras Partes: Reguladores, Público em Geral, Adm. e etc...
-
Gabarito: Certo
Demonstrações Contábeis - são documentos que uma empresa elabora e divulga, com o objetivo de representar seu fluxo contábil e financeiro em um certo período. A divulgação desses demonstrativos é obrigatório segundo a Lei 6.404/76, para empresas de sociedade por ações, apresentadas ao público que tenham interesse, como acionistas ou sócios.
-
Demonstrações contábeis: relatórios que permitem a comunicação da contabilidade com os usuários e evidenciam a situação atual da entidade em determinado período (comparando com as informações do exercício anterior).
-
"As demonstrações contábeis devem ser elaboradas para atender os (definidor) interesses de investidores atuais e de investidores em potencial, bem como as (definidor) necessidades de credores por empréstimos e de outros credores, os quais utilizarão a informação contábil para decidir se devem ou não fornecer recursos para financiar a entidade que divulga essas demonstrações."
Quando a banca coloca "as"/"os", presume-se que ela fala de todas (sim, ela não precisa colocar a palavra TODAS para dar tal entendimento) as necessidades e interesses que os investidores e os credores têm em relação à informação contábil.
A questão, na minha humilde opinião, está errada:
"Contudo, relatórios financeiros para fins gerais não fornecem nem podem fornecer todas as informações de que necessitam investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais. Esses usuários precisam considerar informações pertinentes de outras fontes, como, por exemplo, condições e expectativas econômicas gerais, eventos políticos e ambiente político e perspectivas do setor e da empresa."
CPC 00
O examinador não tem de se aventurar no jogo de palavras quando não domina a língua portuguesa. Ainda assim muitos tentam, terminam fazendo cag@da. Geralmente são os de RLM, mas os de direito, os de informática e os de contabilidade também dão suas "pixotadas"...
-
Atender os interesses?
Achei que as demonstrações NÃO têm o propósito de atender finalidade ou necessidade ESPECÍFICA de determinados grupos.
E agora, José!?
-
CPC -> Tem a finalidade de atender ao interesse de determinados usuários.
6404 -> Não é destinado a nenhum usuário específico.
-
CPC 00 (R2)
3.8 As demonstrações contábeis fornecem informações sobre transações e outros eventos observados do ponto de vista da entidade que reporta como um todo e, não, do ponto de vista de qualquer grupo específico de investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes ou potenciais, da entidade.
Fiquei confuso com esse gabarito...
-
segundo cpc00(R2)
O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações financeiras sobre os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas da entidade que reporta8 que sejam úteis aos usuários das demonstrações contábeis na avaliação das perspectivas para futuros fluxos de entrada de caixa líquidos para a entidade que reporta e na avaliação da gestão de recursos da administração sobre os recursos econômicos da entidade
As demonstrações contábeis fornecem informações sobre transações e outros eventos observados do ponto de vista da entidade que reporta como um todo e, não, do ponto de vista de qualquer grupo específico de investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes ou potenciais, da entidade.
-
Gente acho que o problema da questão é que está desatualizada....
-
Gab. C
CPC 00 (R2)
1.2. O objetivo do relatório financeiro para fins gerais é fornecer informações financeiras sobre a entidade que reporta que sejam úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, na tomada de decisões referente à oferta de recursos à entidade.
Galera, o item 3.8 trata apenas da PERSPECTIVA das demonstrações contábeis. O relatório financeiro não é adotado na perspectiva de grupos específicos, como investidores, até porque essa perspectiva comprometeria o fim geral do relatório financeiro, que abrange também a apresentação de informações uteis a credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, referente à oferta de recursos à entidade.
Perspectiva adotada nas demonstrações contábeis
3.8 As demonstrações contábeis fornecem informações sobre transações e outros eventos observados do ponto de vista da entidade que reporta como um todo e, não, do ponto de vista de qualquer grupo específico de investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes ou potenciais, da entidade.
-
GABARITO: CERTO
O gabarito está certo, pois no enunciado está escrito: "Com relação à estrutura conceitual do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), julgue os itens a seguir."
CPC 00: é fornecer informações financeiras sobre a entidade que reporta que sejam úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, na tomada de decisões referente à oferta de recursos à entidade.
caso a questão estivesse assim: Com relação à Lei 6404/76, julgue os itens a seguir. a questão estaria errada pois NÃO tem o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuário(investidores, Estado, entre outros.