SóProvas


ID
1048924
Banca
FGV
Órgão
OAB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Internacional Público

Diante de uma sentença desfavorável não unânime da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que lhe condenou ao pagamento de determinada quantia em dinheiro, pretende a República Federativa do Brasil insurgir-se contra a mesma.

A partir da hipótese sugerida, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: C 

    (art. 67 do Decreto nº 678/1992)

  • Art. 67. A sentença da corte será definitiva e inapelável.
    Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1990-1994/anexo/and678-92.pdf

  • Da sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos não cabe apelação, apenas pedido de interpretação, conforme artigo 67 do Pacto de San Jose da Costa Rica: “A sentença da Corte será definitiva e inapelável. Em caso de divergência sobre o sentido ou alcance da sentença, a Corte interpretá-la-á, a pedido de qualquer das partes, desde que o pedido seja apresentado dentro de noventa dias a partir da data da notificação da sentença”.


    A alternativa correta é a letra (C).


  • Estatuto da Corte Internacional de Justiça – 1945

    Assinada em São Francisco, no dia 26/06/1945 com entrada em vigor no dia 24/10/1945 juntamente com a Carta das Nações Unidas.

    Artigo 60

    A Sentença é definitiva e inapelável. Em caso de controvérsia quanto ao sentido e ao alcance da sentença, caberá à Corte interpretá-la a pedido de qualquer das partes.

    Artigo 61

    O pedido de revisão de uma sentença poderá ser feito em razão do descobrimento de algum fato susceptível de exercer influência decisiva, o qual, na ocasião de ser proferida a sentença, era desconhecido da Corte e também da parte que solicita a revisão, contanto que tal desconhecimento não tenha sido devido à negligência.

    O processo de revisão será aberto por uma sentença da Corte, na qual se consignará expressamente a existência do fato novo, com o reconhecimento do caráter que determina a abertura da revisão e a declaração de que é cabível a solicitação nesse sentido.

    A Corte poderá subordinar a abertura do processo de revisão à prévia execução da sentença.

    O pedido de revisão deverá ser feito no prazo máximo de seis meses a partir do descobrimento do fato novo.

    Nenhum pedido de revisão poderá ser feito depois de transcorridos dez anos da data da sentença.



  • ALTERNATIVA C

    A sentença da Corte é definitiva e inapelável.