SóProvas


ID
1049521
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O teste de software é destinado a mostrar que um programa faz o que é proposto a fazer e a descobrir seus defeitos antes do uso. O processo de teste tem dois objetivos distintos:

1. Demonstrar ao desenvolvedor e ao cliente que o software atende a seus requisitos.
2. Descobrir situações em que o software se comporta de maneira incorreta, indesejável ou de forma diferente das especificações.

Desse modo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada do livro Software Engineering 9 edição, Ian Sommerville, Página 145(Português), 206(Inglês).

    Vamos aos pontos:

    Alternativa A: Ao afirmar que o objetivo do processo de verificação não é validar requisitos, já torna a questão falsa. Sommervile diz que: “O objetivo da verificação é checar se o software atente ao seus requisitos funcionais e não funcionais.” Detalhando ainda mais, a verificação realiza testes projetados para expor defeitos, por isso é necessário também a validação. Pois os requisitos do sistema nem sempre refletem os desejos ou necessidades do cliente. De todo modo a verificação tem como objetivo verificar a conformidade com as especificações.

    Alternativa B: Sommerville faz uma citação do autor Edsger Dijkstra, que diz: “Os testes podem mostrar apenas a presença de erros, não a sua ausência”.

    Alternativa C: Como já dito, testes vão além de mera verificação de conformidade com a especificação. Pois buscam também validar se o que foi seguido pela especificação atende a expectativa do cliente, se era realmente o objetivo do software.

    Alternativa D: A verificação é baseada na questão: “Estamos fazendo o software da maneira correta?”, já a validação: “Estamos fazendo o software correto?” Por isso não são a mesma coisa, muito embora sejam frequentemente subentendidos. Essa é a resposta correta.

    Alternativa E: Como na alternativa B, testes de software não conseguem provar a ausência de erros. Ainda assim, por exclusão poderíamos ler as alternativas e notar que, se a alternativa B estivesse correta, estaria também correta a alternativa E. Pois se os testes podem mostrar a ausência e presença de erros, então podem mostrar que está livre de defeitos, o que é o mesmo que mostrar a ausência.

  • Complementando o comentário do Diego:

    Alternativa B: Sommerville faz uma citação do autor Edsger Dijkstra, que diz: “Os testes podem mostrar apenas a presença de erros, não a sua ausência”. Na alternativa B faltou a palavra "apenas", o que não invalida a alternativa, portanto, está correta

    Alternativa D: A verificação é baseada na questão: “Estamos fazendo o software da maneira correta?”, já a validação: “Estamos fazendo o software correto?” Por isso não são a mesma coisa, muito embora sejam frequentemente subentendidos. Essa é a resposta correta.

    Questão com duas alternativas corretas, cabendo, portanto, anulação.

  • Questão simples!


    * A verificação verifica se os requisitos estão de acordo com a especificação de requisitos.

    * A validação valida se os requisitos atendem as necessidades dos skateholders.


    Por tanto, alternativa correta letra D

  • João Alexandre, 

     

    Está errada a assertiva B: O objetivo do teste não é mostrar a ausência de erros, como afirma a alternativa B, mas mostrar apenas a presença de erros. Conforme afirma Sommerville.

  • d-

    sw é verificado. requisitos sao validados

  • Mesa da Assembleia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).