SóProvas


ID
1049524
Banca
FCC
Órgão
AL-RN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Uma Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) é uma forma de arquitetura de sistemas distribuídos que é tipicamente caraterizada pelo seguinte:

I. Visão lógica: O serviço é uma visão abstrata e lógica de programas, bancos de dados, processos de negócio etc. definida em termos de “o que isso faz”, carregando em conjunto uma operação de nível de negócio.
II. Orientação de mensagens: O serviço é formalmente definido em termos de mensagens trocadas entre agentes prove- dores e requisitantes.
III. Orientada à descrição: Um serviço é descrito por um metadado que pode ser processado por uma máquina. Essa descrição expõe apenas detalhes que são importantes para o serviço.
IV. Granularidade: Serviços tendem a ser um pequeno número de operações com mensagens relativamente grandes e complexas.

Está correto que é exposto em

Alternativas
Comentários
  • SOA é um conceito abstrato para desenvolvimento de software que visa definir a integração entre os diversos serviços que compõem uma aplicação sem, entretanto, entrar nos méritos de sua implementação. 

    Em resumo, uma arquitetura orientada a serviços é uma arquitetura de sistemas distribuídos tipicamente caracterizada pelas seguintes propriedades [w3c_wsarch]:

    Visão lógica: o serviço é definido em termos funcionais, tipicamente implementando operações de negócios. A visão lógica do serviço o abstrai dos programas, bases de dados, processos de negócios, etc, necessários à sua implementação;

    Orientado a mensagens: o serviço é formalmente definido em termos de mensagens trocadas entre unidades de software provedoras e consumidoras do serviço. A estrutura interna das unidades de software, incluindo sua linguagem de programação, sua estrutura de dados, etc. são deliberadamente abstraídas na SOA. Este baixo acoplamento entre aplicações provedoras e consumidoras de um serviço traz benefícios significativos para sistemas legados: a transparência da implementação interna das aplicações de uma arquitetura SOA permite que qualquer componente de software ou aplicação seja envolvido por uma interface de mensagens e adaptado a uma definição de serviços formal

    Orientado a descrição: um serviço é descrito por uma meta-linguagem processável por máquinas. A descrição suporta a natureza pública da SOA: apenas os detalhes do serviço relevantes a seu uso são incluídos na descrição; 

    Granularidade: serviços tendem a utilizar um pequeno número de operações com mensagens relativamente grandes e complexas;

    Orientado a redes: serviços tendem a ser disponibilizados e utilizados através de uma rede, embora este não seja um requisito obrigatório;

    Independência de plataforma: mensagens são enviadas num formato padrão, independente da plataforma, através de interfaces bem definidas.

    fonte: http://professor.ufabc.edu.br/~joao.kleinschmidt/aulas/ger2013/ger_web2.pdf