SóProvas


ID
1049593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Um consumidor possui função utilidade dada por U = u(x, y) e restrição orçamentária igual a R = pxx + pyy, em que R representa a renda do consumidor e px e py, ambos positivos, representam, respectivamente, os preços dos bens x e y. Supondo que esse consumidor se encontra em situação de equilíbrio, maximizando sua função utilidade a partir de sua restrição orçamentária, julgue os itens seguintes.

Caso ocorra a elevação de px, o bem x será um bem normal somente quando o efeito substituição for superior ao efeito renda.

Alternativas
Comentários
  • Para um bem normal, o efeito renda reforça o efeito substituição. 

  • Relação entre efeito substituição e efeito renda:

    Bem comum: Efeito substituição reforça o efeito renda.

    Bem inferior: Efeito substituição é oposto ao efeito renda.

  • Com relação ao efeito renda temos três situações:
    Lembrando que o efeito renda pode ser tanto negativo como positivo. ( Leva em consideração as variáveis renda e consumo) 

    Bem Normal: Efeito renda sempre positivo e reforça o efeito substituição. Pois, Se o preço baixar, o consumidor tem a sensação de estar "mais rico", a renda aumenta e o consumo aumenta.  Se o preço aumentar, a renda diminui e consumo diminui. Logo, efeito renda positivo.Bem Inferior: Efeito renda sempre negativo. Se o preço diminuir, a renda aumenta ,mas como o bem é inferior, o consumo diminui. Se o preço aumentar, a renda diminui e consumo aumenta.  Assim, o efeito renda será negativo. Bens de Giffen: O efeito renda suplanta o efeito substituição.  A redução do consumo provocado pelo efeito renda negativo, em valor absoluto, é maior que o consumo provocado pelo efeito substituição negativo.
    O efeito substituição é sempre negativo. Pois, se o preço de x cair, o consumidor irá substituir o consumo de outros bens para consumir x. Ou seja, a variação do ES é sempre a mesma e aponta na direção contrária á variação do preço. Lembrando que o ES leva em conta as variáveis preço e consumo. 
  • Para  um  bem  normal,  o  efeito  renda  sempre  reforçará  o  efeito substituição.  Assim,  os  dois  caminharão  juntos,  para  a mesma  direção. De  forma  que  o  fato  do  efeito  substituição  ser  superior ao  efeito  renda não  é  suficiente,  e  nem  necessário,  para  definirmos  um  bem  como normal.  Independente  de  qual  efeito  é  superior,  o  que  caracterizará  um bem como normal é que o efeito substituição e o efeito renda seguem na mesma  direção.  Se  fosse  um  bem  inferior,  seguiriam  em  direções opostas.  Se  fosse  um  bem  de  Giffen,  além  de  seguirem  em  direções opostas, o efeito renda suplantaria o efeito substituição. 


    Gabarito: ERRADO


    Jetro C. e Heber Carvalho

  • Errado,

    A condição correta é que o efeito renda seja positivo, independentemente da proporção em relação ao efeito substituição.

  • Não entendo bem de economia, mas segue 2 dúvidas sobre os comentários dos colegas:

    1)  ER ou ES diz respeito a bens normais, inferiores, de Giffen e superiores, mas não está relacionado a bens comuns, certo?

    2) segundo professor César de Oliveira Frade o ES é sempre negativo.

  • Errado!

    Porque se o bem é normal, ambos efeitos (renda e substituição) agem no mesmo sentido!

    Assim, não importa qual efeito é maior, já que atuam, neste caso, para reduzir a demanda do bem (tendo em

    vista que o preço subiu).