SóProvas


ID
1049614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da teoria dos custos, julgue os itens que se seguem.

O estágio racional de produção inicia-se quando o custo marginal atinge o seu mínimo.

Alternativas
Comentários
  • Fale dos três estágios presentes na lei dos rendimentos decrescentes e diga se são racionais ou irracionais. 

    ESTÁGIO I: Os acréscimos de produto serão mais que proporcionais aos acréscimos do recurso adicionado (por isso é um estágio irracional). Se considerarmos um porco recebendo suplemento de vitamina K em sua ração, nesse estágio cada grama da vitamina (recurso adicionado) vai gerar um acréscimo mais que proporcional de produto (quilo adquirido pelo porco). 

    ESTÁGIO II: Os acréscimos do recurso aumentarão a produção, só que num ritmo decrescente (estágio racional).

    ESTÁGIO III: Não adianta incrementar o uso do recurso visando o aumento da produção (esta, ao contrário, decrescerá se novas unidades do recurso forem adicionadas – por isso também é um estágio irracional). Nesse estágio o porco perderá peso porque foi intoxicado pelo excesso de vitamina presente em sua ração.  

    http://www.passeidireto.com/arquivo/2240734/provas-economiapdf


    Com isso, imagino que se no estágio racional a curva de produtividade marginal ainda aumenta (mas com menos intensidade) o custo marginal (que é o contrário da curva de produtividade marginal) ainda estará descendo. Isso torna a questão incorreta.

    Abs.

  • ERRADO


    O certo seria: "O estágio racional de produção inicia-se quando o custo marginal atinge o mínimo da curva de custo variável médio, o chamado ponto de fechamento."


    A curva de oferta da empresa é a parte ascendente da curva de CMg acima da curva de CVMe.

  • complementando:


    na curva de custo médio total, até o chegar no seu ponto mínimo há "economia de escala", ou seja, é viável, consegue-se melhorar! A partir desse ponto há "DESECONOMIA DE ESCALA, ou seja, tá "rasgando dinheiro".
    Bons estudos!