SóProvas


ID
1049689
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando as relações entre produto, emprego, inflação e mercado de trabalho, julgue os itens que se seguem.

O efeito Pigou estabelece que uma redução dos salários nominais proporcionará deflação de preços, aumento de riqueza e de consumo até que o produto de pleno emprego seja alcançado.

Alternativas
Comentários
  • Efeito Pigou

    a) Definição: É sensibilidade da demanda agregada às variações da riqueza financeira, representada pelo poder aquisitivo do estoque de moeda (M*/P).

    b) Modelo: Resulta da interação do seguinte sistema de equações:

    (4)C = c(Yd, M*/P) (2) Y = C + I + G

     c) Efeito de Variações em P: P¯® (M*/P) ­® C­® Y¯

     

    a) Resultado:  A queda de preços valoriza a riqueza financeira (M/P), provocando o aumento contínuo do consumo (efeito riqueza) e do produto demandado (Yd) assegurando que a demanda agregada será sempre descendente em P.

    b) Implicação: O nível de preços poderá cair sem inerrupções (a despeito do efeito Keynes) assegurando que a demanda alcançará o nível do produto potencial (Yp), de modo que a economia funcionará ao nível do pleno emprego.


  • O efeito Pigou explica o aumento da demanda para bens de consumo em um período de deflação.

  • O efeito Pigou consiste no seguinte: supondo-se uma queda dos salários nominais e uma queda proporcional dos preços haverá, dada a oferta nominal de moeda, um aumento do valor real da oferta de moeda. Isto torna os detentores de moeda mais ricos e pode, por este efeito-riqueza (aumento em R), fazer com que estes agentes aumentem seu consumo autônomo, o que via multiplicador aumenta ainda mais o produto e o emprego.

    Portanto, a operação do efeito Pigou representa mais uma garantia para a macroeconomia neoclássica de que a flexibilidade nominal será capaz de conduzir a economia automaticamente ao nível de produto de pleno emprego. Uma curva de

    demanda agregada mais elástica significa que o pleno emprego tenderá a ser atingida mais rapidamente ou com uma menor redução de salários nominais do que ocorreria se houvesse apenas o efeito Keynes.


  • Professor João Sayad da USP explicou da seguinte forma, no curso de Moeda e Bancos, Aula 11, parte 4, por volta de 4´´30´:

     

    Para um defensor da TQM a queda dos preços nos faria sentirmos mais ricos. E com esse sentimento consumiríamos mais. Essa redução do nível geral de preços gera um efeito riqueza, aumenta o consumo e traz a economia de volta ao ponto de equilíbrio. Seria como um aumento do preço das ações. O efeito Pigou nunca foi evidenciado empiricamente.

     

    Fonte: http://eaulas.usp.br/portal/struts/video.action?idItem=4151

     

    A Cespe, contudo, consegue embaralhar o meio campo e trazer um pouco de poeira para aquilo que pareceria fácil!