A intervenção governamental no mercado de trabalho é feita prioritariamente de duas formas: através de políticas ativas e passivas. O objetivo das políticas ativas é aumentar o nível de emprego e de salários das pessoas que possuem dificuldade em se inserir no mercado de trabalho. Já o objetivo das políticas passivas é garantir um determinado nível de bem estar para aqueles trabalhadores que não conseguiram se inserir na atividade econômica.
Políticas ativas e passivas existem para corrigir falhas de mercado, relacionadas à restrição de crédito, assimetrias de informação ou problemas de intermediação de mão-de-obra. A implementação destas políticas contribuem para a correção destas falhas auxiliando no combate ao desemprego e na melhoria da inserção da mão de obra no mercado de trabalho com o consequente o aumento de sua produtividade e remuneração.
Fonte: http://www.cedeplar.ufmg.br/pesquisas/pis/Estudo%2009.pdf
Sendo assim, a formação profissional, que é o caso em questão, faz parte das políticas ativas e não das políticas passivas no mercado de trabalho.
Gabarito: Errado
Políticas ativas: ajudam o trabalhador a voltar ao mercado de trabalho - banco de empregos, capacitação dos desempregados, requalificação, apoio às empresas que contratem.
Políticas passivas: políticas que não alteram a empregabilidade do desempregado, mas apenas melhoram sua condição de subsistência - auxílio-desemprego, aposentadoria precoce, extensão do ciclo escolar (diminui o desemprego por retirar pessoas da População Economicamente Ativa).