-
ERRADA, pois a estrutura matricial não permite a harmonização dos princípios clássicos da unidade de comando e da equivalência entre responsabilidade e autoridade.
Estrutura matricial tem dupla linha de comando. Geralmente é o gerente de projeto e o gerente funcional.
Prova: CESPE - 2013 - TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Analista Judiciário - Área Administrativa
Disciplina: Administração Pública | Assuntos: Departamentalização;
Embora confira dinamicidade aos projetos de uma organização, o modelo de departamentalização matricial costuma gerar múltiplas subordinações e ambiguidade na definição de papeis e relações.
GABARITO: CERTA.
A vantagem da estrutura matricial decorre da combinação de dois tipos de enfoques. Enquanto a organização funcional favorece a especialização e a acumulação de conhecimentos, a organização por projetos favorece a orientação para algum tipo de resultado ou problema a ser resolvido. A estrutura matricial equilibra esses dois tipos de vantagens, combinando a competência técnica da estrutura funcional com a ação orientada para o resultado da organização de projeto.
A estrutura matricial compromete os princípios clássicos da unidade de comando e da equivalência entre responsabilidade e autoridade. Há dupla subordinação, porque os integrantes da equipe trabalham ao mesmo tempo com seus chefes permanentes e com o gerente do projeto. Além disso, nem sempre o gerente de projeto tem a dose necessária de poderes formais para garantir o desempenho dos profissionais que lhe são "emprestados". Essa falta de poder formal deve ser compensada pela capacidade de negociação, que, junto com a maturidade e a cooperação, passam a ser requisitos para o sucesso de uma organização com esse modelo.
http://enguniverso.blogspot.com.br/2012/06/sistemas-organizacionais.html
-
Na estrutura matricial normalmente os colaboradores tem 2 ou mais "chefes", ou seja, dupla subordinação. Isso dificulta o estabelecimento de uma unidade de comando, gerando duplicidade de ações.
-
A estrutura matricial constitui uma composição de estrutura funcional com uma administração de projetos. Neste caso, o gerenciamento fica divido entre gerências funcionais e gerências de projetos, buscando a ação integrada para a realização dos objetivos empresariais (Vasconcelos&Hemsley, 1996).
-
Não existe unidade de comando na estrutura matricial
-
Não é a primeira questão desse tipo da CESPE.
Bem a estrutura matricial é linear x divisional.
-
No caso das organizações matriciais, os empregados frequentemente tem dois gerentes ou supervisores, violando os princípios de unidade de comando e cadeia de comando.
-
A Questão está errada por todos os motivos que os colegas já descreveram, mas existe um pequeno equivoco, a estrutura Matricial é composta por estrutura por projetos e qualquer outra estrutura, não sendo apenas projeto e funcional, é que a funcional acaba sendo a mais usada.
Que a luz da força guie nossos passos!
-
Nas palavras de Vasconcellos (1989, p. 51) quando duas ou mais formas de estrutura são utilizadas simultaneamente sobre os membros de uma organização, a estrutura resultante chama-se matricial. Um aspecto particular da estrutura matricial é a dupla ou múltipla subordinação. Um determinado especialista responde simultaneamente a um gerente funcional e a um gerente de projetos, por exemplo.
Já Maximiano (1986, p. 168), neste modelo ideal, o especialista tem compromissos funcionais em seu departamento e ao mesmo tempo está envolvido em um ou mais projetos, ou seja, cada departamento oferece, por meio de seus especialistas, determinada contribuição técnica para a realização dos projetos. Estes especialistas, portanto, ficam numa posição de dupla subordinação: estão subordinados ao gerente de seu departamento e, simultaneamente, ao coordenador do projeto.
Para Cury (2010), as características da estrutura matricial são: ser multidimensional; permanente; adaptativa, portanto, flexível; resultado da combinação da clássica estrutura vertical funcional tradicional com uma estrutura horizontal de coordenadores de projetos/produtos; e trata de maximizar as virtudes e minimizar os defeitos das estruturas anteriores.
Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 3