As normas ISO 9001, 9002 e 9003 se aplicam em situações contratuais, que exijam demonstração de que a empresa fornecedora é administrada com qualidade. A aplicação das normas parte dos seguintes princípios:
Os produtos e serviços têm suas especificações definidas por: 1) regulamentos do governo brasileiro, 2) normas internacionais, 3) normas nacionais, 4) normas da empresa.
A conformidade do produto ou serviço, ou seja, sua qualidade pode ser demonstrada pelo desenvolvimento de certas atividades da empresa, tais como: projeto, desenvolvimento, planejamento, pós-produção, instalação, assistência técnica e marketing.
Os requisitos especificados nos sistemas da qualidade propostos pelas normas ISO 9001, 9002 e 9003 são complementares (não alternativos) aos requisitos técnicos especificados para os produtos e serviços.
Fonte: http://www.coladaweb.com/administracao/iso-9000
A ISO 9000:2000 é um conjunto de normas de qualidade elaboradas por uma organização internacional para padronização, daí o nome da série de normas ser “ISO". As normas de qualidade ISO 9000 pressupõem uma organização que realiza a gestão de seus processos com foco no cliente, sendo essa uma leitura dos oito princípios de gestão da qualidade que sustentam a referida norma:
Princípios de Gestão da Qualidade da ISO 9000:2000
1. Organização focada no cliente
2. Liderança
3. Envolvimento das pessoas
4. Abordagem por processos
5. Abordagem sistêmica para gerenciamento
6. Melhoria contínua
7. Tomada de decisões baseada em fatos
8. Relacionamento com fornecedor mutuamente benéfico
Fonte: Prof. Carlos Xavier, Estratégia Concursos