SóProvas


ID
1049857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

No que se refere à gestão de projetos, julgue os itens subsecutivos.

A paralelização de atividades pode comprometer o desenvolvimento de um projeto por desviar o foco da sequência de atividades que devem ser realizadas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    O que é paralelismo e compressão? Para “ganhar tempo” em atividades que estejam no caminho critico, o gerente de projetos pode realizar o paralelismo e a compressão. Paralelizar é colocar duas atividades que naturalmente ocorreriam em sequência para serem realizadas em paralelo. Compressão é colocar “mais gente” para terminar uma tarefa mais rapidamente. - 

    See more at: http://www.elirodrigues.com/2013/10/01/perguntas-e-respostas-sobre-cronogramas-e-ms-project/#sthash.3xSAs7ii.dpuf

  • Aumentaria o risco e o custo, mas diminuiria o tempo

    Fonte: Rodrigo Rennó "Eu Vou Passar"

  • ERRADA. 

    No paralelismo temos uma troca de tempo por risco. Na compressão ocorre troca de tempo por custo. 

    Reforçando:

    Paralelismo: Tarefas sequenciadas passam a ser realizadas de forma simultânea. O risco aumenta. Afinal, como já diziam nossos avós: a pressa é inimiga da perfeição. 

    Compressão: Aqui se coloca mais gente para trabalhar, de tal sorte que o projeto é acelerado. O custo aumenta, pois mais mão de obra representa maior gasto com salários etc. 

  • Marcellinha confundiu os conceitos, pelo menos não é isso que traz o livro do Professor Rodrigo Rennó.

    Italo tá certinho(No paralelismo temos uma troca de tempo por risco. Na compressão ocorre troca de tempo por custo)

  • Pessoal, para mim o erro está em:  "por desviar o foco da sequência de atividades que devem ser realizadas", já que não existe sequência nas atividades de um projeto.

  • Não ge nobrega, não confundi os conceitos não!!! Vc colocou a mesma coisa que eu! Acho que vc não soube interpretar o que eu disse! Vc colocou que troca o tempo pelo risco e eu coloquei aumenta o risco e diminui o tempo!!!!! É a mesma coisa!!!!!!!!!!!!! E ainda completei, como o professor Rodrigo Rennó falou nas video aulas, quando vc coloca mais pessoas trabalhando consequentemente aumenta o custo! Entendeu?!

  • A paralelização de atividades pode comprometer o desenvolvimento de um projeto por desviar o foco da sequência de atividades que devem ser realizadas. 

    Bom li uma material do estratégia do Rodrigo Renno que falava o seguinte: os grupos de processos dos projetos são : iniciação , planejamento, execução , monitoramento e controle e encerramento . Esses processos não são , necessariamente, seqüências , alguns podem ocorrer ao mesmo tempo, principalmente o processo de monitoramento e controle e os processos de execução . E que os processo de gerenciamento de processos são interativos , pois são executados diversas vezes em várias tarefas ou fases do projeto. 
    Então marquei errado por entender que não há seqüência de atividades , isso não é rígido . Então a paralelizacao das atividades não comprometem o desenvolvimento do projetos já que isso é uma característica da gestão de projetos... Bom foi assim que interpretei a questão ...
  • As definições acima, da compreesao e paralelismo estão corretaa. Acho que a questão estaria errada. realmente o paralelismo pode comprometer o projeto, não "por desviar o foco da sequência de atividades que devem ser realizadas, mas sim por comprometer a qualidade e segurança

    http://pm2all.blogspot.com.br/2011/10/pmbok-ferramentas-e-tecnicas-acelerar-o.html

    "...Para além do risco, a técnica tem ainda a desvantagem de ser bastante limitada por considerações de segurança e de qualidade". 


    Tenho um MBA em Gestão de projetos, confesso que Cespe ta pegando mais pesado do que o PMI.


  • Compressão - Você provavelmente reduzirá o tempo pra o término do projeto, mas também elevará os custos. Com a compressão temos uma troca de tempo custo.

    Paralelismo - Você poderia colocar tanto o pintor quanto o instalador do piso para trabalharem ao mesmo tempo. Dessa maneira, existirá o risco de o pintor deixar pingar tinta no piso, não é mesmo? Assim, estamos correndo mais "riscos" para terminar o projeto mais rápido.

    Fonte: Administração Geral para concursos - paginas 411 e 412 - Rodrigo Rennó.

    Ou seja, o paralelismo aumenta o risco e não o risco e o custo. Pelo menos é o que traz o livro (transcrevi na integra). A intenção, nos dois casos, é diminuir o tempo.




  • Nosso colega manuel gonçalves foi certeiro nos comentários

  • Concordo com a ranielle cardoso, também estudo pelo estratégia e quando li "...desviar o foco da sequência de atividades que devem ser realizadas." logo marquei errada pelo fato de que não é rígida essa sequência de atividades.

  • Desviar o foco da sequência de atividades ---> está relacionado a execução ALEATÓRIA das atividades, e não propriamente a realização paralela (mas ainda ordenadas/ focadas) das mesmas

    Penso se tratar mais de uma questão de interpretação, assim raciocinei e assim acertei. 

  • O paralelismo (fast tracking) pode sim comprometer o desenvolvimento de um projeto. 


    Como alguns colegas colocaram aí: é trocar tempo por risco. Este pode ser traduzido em possibilidade de comprometer o desenvolvimento do projeto.


    O está em "... desviar o foco da sequência de atividades...". Os 5 grupos de processo (Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Controle e Encerramento) não são sequenciais, eles ocorrem simultaneamente na maioria das vezes.


    Fonte: Rodrigo rennó, pdf, AFRF 2015, Estratégia Concursos.

  • (GUIA PMBOK®) — Quinta Edição

    Paralelismo. Uma técnica de compressão de cronograma em que as atividades ou fases normalmente executadas sequencialmente são executadas paralelamente durante, pelo menos, uma parte da sua duração. Um exemplo é a construção da fundação de um prédio antes que todos os desenhos arquitetônicos tenham sido terminados. O paralelismo pode resultar na repetição de trabalho e aumento de risco. O paralelismo funciona somente se as atividades puderem ser sobrepostas para encurtar a duração do projeto.

    6.7.2.6 Compressão de cronograma 

    Descrita na Seção 6.6.2.7. As técnicas de compressão de cronograma são usadas para encontrar maneiras de se alinhar atividades do projeto atrasadas em relação ao plano através do paralelismo ou compressão do cronograma para o trabalho restante.

    Paralelismo / Fast Tracking. Uma técnica de compressão de cronograma em que as atividades ou fases normalmente executadas sequencialmente são executadas paralelamente durante, pelo menos, uma parte da sua duração. 

    Vamos agora entender o erro da questão

    No que se refere à gestão de projetos, julgue os itens subsecutivos. 

    A paralelização de atividades pode comprometer o desenvolvimento de um projeto por desviar o foco da sequência de atividades que devem ser realizadas.

    Certo( )  Errado(x)Porque?Ele não compromete o desenvolvimento do projeto,muito pelo contrário.Essa técnica busca compreender as atividades sequenciais que por algum motivo estão atrasadas e tentar encurtar a duração do projeto.É claro que algumas atividades sequencias são revistas,as quais podem resultar na repetição de trabalho  e aumento de risco. Entretanto,afirmar que a paralelização compromete o desenvolvimento do projeto é errado.Tomem cuidado com o excesso de absolutismo do CESPE,pois na questão, ele tá afirmando que essa técnica é inviável no caminhar de um projeto,o que não é verdade,ele pode sim repetir trabalho e aumentar risco,mas não pode ser descartado totalmente.Por isso,a afirmativa esta errada.


  • Questão altamente dúbia. Cria-se juízo de valor acerca do tema. Se 2 funcionários fazem coisas diferentes e do nada passam a fazer a mesma coisa, PODE (possibilidade/hipótese) haver comprometimento da sequência natural, sim. 


    Cespe e suas loucuras.

  • ENTÃO TÁ!

     

  • esse PODE ai ferrou muita gente.. continuo não concordando... poder não é dever!

  • Errada, mas deveria estar Correta.

    Discordo de vários comentários postos aqui. Não que estejam errados, mas não se aplicam ao ponto nuclear da questão. 

    A paralelização de atividades PODE sim comprometer o desenvolvimento de um projeto JUSTAMENTE por desviar o foco da sequência. Em muitos casos (não todos) para o início correto de uma atividade é necessários buscar informações contidas em atividade já concluídas. 

    Assim, para iniciar corretamente a atividade 3, ela precisará de informações completas da atividade 2. Logo, se iniciarmos paralelamente as atividades 2 e 3 haverá risco da atividade 3 ficar comprometida por falta de informação da atividade 2. Isso pode resultar em retrabalho e custos adicionais. 

     

    É mais uma questão fruto do arbítrio da CESPE

  • TÉCNICAS PARA ACELERAR O ANDAMENTO DO PROCESSO:

     

    PARALELIMO (FAST TRACKING) É PÔR VÁRIAS ETAPAS DO PROJETO PARA SEREM REALIZADAS AO MESMO TEMPO.

     

    COMPRESSÃO (CRASHING) É AUMENTAR OS RECURSOS PARA ACELERAR O ANDAMENTO.

     

    PMBOK

  • Quando  se inicia um projeto e se pretende acelerar de forma efetiva  é necessário um conhecimento das atividades que serão posteriormente executadas de acordo com seu planejamento, realizá-la de forma simultanea pode complicar sua efetivividade.