-
Errado.Estrutura matricial tem dupla linha de comando. Geralmente é o gerente deprojeto e o gerente funcional.
Uma outra questão pode ajudar a entender melhor oconceito de departamentalização matricial, vejam:
Prova: CESPE - 2013 -TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO) - Analista Judiciário - Área Administrativa
Disciplina: AdministraçãoPública | Assuntos: Departamentalização;
Embora confira dinamicidade aos projetos de umaorganização, o modelo de departamentalização matricial costuma gerar múltiplas subordinações e ambiguidade na definição de papeis e relações.
GABARITO: CERTA.
• Q331142
Prova: CESPE - 2013 -ANTT - Analista Administrativo
Disciplina: AdministraçãoGeral | Assuntos: Gestão de Projetos;
No que diz respeito à gestão de projetos, julgue ositens subsecutivos.
O gerente de projeto que realiza suas atividades em uma estrutura matricial temcontrole total sobre sua equipe e seu nível de autoridade é compatível com suasresponsabilidades.
GABARITO: ERRADA
-
Gabarito: ERRADO
Bom, a Departamentalização Matricial tem como característica ser uma estrutura híbrida, combinando a departamentalização funcional com a de produtos ou projetos. Dessa forma, a autonomia e o poder relativo a cada estrutura seriam decorrentes da ênfase dada pela organização aos projetos ou às funções.
É uma vantagem desse tipo de departamentalização a otimização dos recursos humanos, resultando numa maior eficácia na solução de problemas complexos; por outro lado, e o motivo pela qual a questão é inválida, é que há duplicidade de autoridade e comando, muitas vezes criando conflitos de relacionamento e competição.
fonte: apostila acasadoconcurseiro
Bons estudos!
-
https://andreysmith.files.wordpress.com/2015/03/pmbok-5c2aa-edic3a7c3a3o.pdf
"Como os gerentes de projetos frequentemente têm pouca ou nenhuma autoridade
direta sobre os membros da equipe em um ambiente matricial, sua capacidade para influenciar as
partes interessadas oportunamente é essencial para o êxito do projeto. As principais habilidades de
influência incluem:(...)"
-
Controle total sobre os recursos e a equipe é na estrutura por projetos.
-
GABARITO: ERRRADO
Na minha opinião a questão ERRA ao afirmar que o gerente de projeto tem ''total controle sobre a equipe e os recursos''. Isso é totalmente incompatível, ainda mais quando se trata de pessoas, exposto na questão como equipe.
Para complementar o gerente de projetos possui algumas competências, segundo o PMBOK:
Além das habilidades específicas a qualquer área e das proficiências de gerenciamento geral exigidas pelo projeto, o gerenciamento de projetos eficaz exige que o gerente de projetos possua as seguintes competências:
• Conhecimento. Refere-se ao que o gerente de projetos sabe sobre gerenciamento de projetos.
• Desempenho. Refere-se ao que o gerente de projetos é capaz de fazer ou realizar quando aplica seu conhecimento em gerenciamento de projetos.
• Pessoal. Refere-se ao comportamento do gerente de projetos na execução do projeto ou atividade relacionada. A efetividade pessoal abrange atitudes, principais características de personalidade, e liderança, que fornecem a habilidade de guiar a equipe do projeto ao mesmo tempo em que atinge objetivos e equilibra as restrições do mesmo.
Fonte: PMBOK (2013)
-
Complementando...
Por ser uma estrutura híbrida, cada departamento passa a ter uma dupla subordinação (segue orientação dos gerentes funcionais e dos gerentes de produto/projeto simultaneamente), com isso, o princípio da unidade de comando deixa de existir. Portanto, uma das desvantagens é a ambiguidade de papéis e relações das pessoas - conflito de interesses entre linha e projeto; tendo uma duplicidade de autoridade e comando.
-
Assertiva ERRADA.
O conceito de "controle total" não se aplica ao gerente de projetos independentemente da estrutura matricial. O máximo que está correto é "controle alto/quase total" que ocorre na estrutura por projetos.
-
Matricial pode ser fraca, forte, ou média.
-
Gabarito --> "Errado"