-
O transporte aquaviário se subdivide em fluvial (pelos rios), lacustre (pelos lagos) e marítimo (pelo mar). Outra informação importante é que o transporte fluvial e lacustre estão inseridos no transporte hidroviário.
Além desses, temos o transporte marítimo que, por sua vez, subdivide-se em de cabotagem (transporte dentro e ao longo da costa brasileira, entre portos nacionais) e transporte internacional (importação e exportação de mercadorias).
Fonte: Ponto dos Concursos, Prof. Vinicius Ribeiro.
Bons estudos! =)
-
#O transporte marítimo de longo curso faz a movimentação internacional de importação e exportação entre portos de vários países.
#O transporte marítimo de cabotagem movimenta as cargas entre os portos da costa dos mesmos países.
Existe uma grande diversidade de navios para o transporte das mais variadas cargas. A característica desses navios e suas especificações são sempre em função do tipo de carga a ser transportada e principalmente também dos portos onde navio vai atracar e ser atendido.
Gabarito: Certo
-
A cabotagem não inclui apenas navegação entre PORTOS de um mesmo país; mas também PONTOS.
IX - navegação de cabotagem: a realizada entre portos ou pontos do território brasileiro, utilizando a via marítima ou esta e as vias navegáveis interiores;
Fonte: LEI Nº 9.432, DE 8 DE JANEIRO DE 1997., art. 2o.
-
Cabotagem é a navegação entre portos marítimos de um mesmo país, sem perder a costa de vista.[1] A cabotagem contrapõe-se à navegação de longo curso, ou seja, aquela realizada entre portos de diferentes nações.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cabotagem
-
Certo.
Fonte: Idalberto Chiavenato, Administração de Materiais - Uma Abordagem Introdutória, pág 154.
O transporte de cabotagem é feito entre os portos nacionais, enquanto o transporte internacional serve para a importação e exportação.
Bons estudos. ^^
-
Transporte de cabotagem é o marítimo dentro do território nacional.
-
Mais uma questão da CESPE que caberia recurso. Essa questão ela não exigiu a literalidade da lei ao afirmar que "... transporte de cabotagem é feito entre os portos nacionais... " visto que, a cabotagem não inclui apenas navegação entre PORTOS de um mesmo país; mas também PONTOS.
IX - navegação de cabotagem: a realizada entre portos ou pontos do território brasileiro, utilizando a via marítima ou esta e as vias navegáveis interiores;
Em outras questões a referida banca consideraria errada a resposta se vc não considerasse também os pontos do território brasileiro na resposta da questão.
-
Gabarito Correto.
Transporte aquaviário
O aquaviário é denominado para toda e qualquer movimentação de cargas que utilize meios aquáticos. É também subdividido em:
I)marítimo;
II)fluvial
III)lacustre.
>Como o próprio nome define claramente, são transportes que utilizam mares, rios e lagos.
*O marítimo se subdivide também em dois segmentos:
• Longo curso.
• Cabotagem.
I)O transporte marítimo de longo curso faz a movimentação internacional de importação e exportação entre portos de vários países.
II)O transporte marítimo de cabotagem movimenta as cargas entre os portos da costa do mesmo país.
-
CORRETA
MODAL AQUAVIÁRIO MARÍTIMO:
CABOTAGEM --------------------> MOVIMENTAÇÃO DENTRO DO MESMO PAÍS
LONGO CURSO -----------------> MOVIMENTAÇÃO INTERNACIONAL.
BONS ESTUDOS!!!!
-
Gabarito: Certo.
-
Comentários: Perfeita a assertiva da banca.
É exatamente isso. O transporte de cabotagem é feito entre os portos nacionais, enquanto o transporte internacional serve para importação e exportação.
Gabarito: Certa
-
GABARITO: CERTO
Transporte aquaviário
O aquaviário é denominado para toda e qualquer movimentação de cargas que utilize meios aquáticos. É também subdividido em: marítimo; fluvial e lacustre. Como o próprio nome define claramente, são transportes que utilizam mares,rios e lagos.
O marítimo se subdivide também em dois segmentos:
- Longo curso,
- Cabotagem
O transporte marítimo de longo curso faz a movimentação internacional de importação e exportação entre portos de vários países.
O transporte marítimo de cabotagem movimenta as cargas entre os portos da costa dos mesmos países.
Existe uma grande diversidade de navios para o transporte das mais variadas cargas. A característica desses navios e suas especificações são sempre em função do tipo de carga a ser transportada e principalmente também dos portos onde o navio vai atracar e ser atendido.
FONTE: Administração de Materiais - Uma Abordagem Logística - Marco Aurélio P. Dias.
-
Acho bastante questionável esse gabarito, pois o transporte aquaviário entre os portos do Brasil e Uruguai, no sul do país, são considerados cabotagem.