SóProvas


ID
1050298
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito das relações humanas no trabalho, julgue os itens a seguir.

A sinergia das equipes de trabalho depende mais das características de personalidade do que das competências humanas envolvidas no trabalho coletivo.

Alternativas
Comentários
  • Sinergia ou sinergismo (do grego συνεργία, συν- (syn-) "união" ou "junção" e -εργία (-ergía), "unidade de trabalho"), é definida como o efeito ativo e retroativo do trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa ou função.

    Quando se tem a associação concomitante de vários dispositivos executores de determinadas funções que contribuem para uma ação coordenada, ou seja o somatório de esforços em prol do mesmo fim, tem-se sinergia. O efeito resultante da ação de vários agentes que atuam de forma coordenada para um objetivo comum pode ter um valor superior ao valor do conjunto desses agentes, se atuassem individualmente sem esse objetivo comum previamente estabelecido. O mesmo que dizer que "o todo supera a soma das partes".

    É a ação combinada de dois ou mais medicamentos que produzem um efeito biológico, cujo resultado pode ser simplesmente a soma dos efeitos de cada composto ou um efeito total superior a essa soma.

    Sinergia, de forma geral, pode ser definida como uma combinação de dois elementos de forma que o resultado dessa combinação seja maior do que a soma dos resultados que esses elementos teriam separadamente

    Wikipédia.

  • Sinergia significa cooperação, e é um termo de origem grega (synergía). Sinergia é um trabalho ouesforço para realizar uma determinada tarefa muito complexa, e poder atingir seu êxito no final. Sinergia é o momento em que o todo é maior que a soma das partes.

  • Errado A equipe consegue unir os talentos individuais dos seus membros para gerar resultados, atingir o objetivo comum que, individualmente, não seriam atingidos, mas que a equipe consegue atingir. É isso que se chama sinergia.Essa é a grande vantagem que a equipe apresenta em relação ao grupo: na equipe é possível desenvolver um trabalho com sinergia, levando seus componentes a interagirem de maneira mais eficaz e conseguirem resultados melhores apenas por estarem trabalhando juntos, resultados esses que, individualmente, talvez não fossem atingidos. Sinergia é o esforço coordenado e simultâneo de várias pessoas, que se unem para realizar uma mesma tarefa de maneira mais produtiva ou para atingirem o mesmo fim ou objetivo. http://www.blogdogasparetto.com.br/o-grupo-a-equipe-e-a-sinergia/
  • Alguém poderia responder o que a questão pergunta?

    A questão não pergunta qual a origem da palavra SINERGIA, nem o que significa. Ela pergunta se a sinergia de uma equipe de trabalho depende mais: 

    I - Das competências humanas 

                              ou 

    II - Das características de personalidade

    Ela dá entender que existe uma dependência  (maior ou menor) entre essas duas para a sinergia!


  • "A sinergia das equipes de trabalho depende mais das características de personalidade do que das competências humanas envolvidas no trabalho coletivo."


    A questão realmente não pergunta o que é Sinergia...Saber disso nessa questão é o básico pra poder resolve-la.


    Percebam que as competências humanas, como por exemplo "saber" agir em coletividade... Um "saber" agir responsável, são mais importantes para o conceito de que "O todo é maior que as partes" = Sinergia... do que caracteristicas inatas, de personalidade. vejam o cerne da questão..."A sinergia das equipes de trabalho depende mais..."


    O que não quer dizer que características de personalidade não são importantes, mas para o conceito de sinergia, as competências humanas são mais importantes...Bons estudos!


    Gabarito:ERRADO

  • O CONCEITO DE SINERGIA É INERENTE  A INTEGRAÇÃO, A COORDENAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E HABILIDADES DISTINTOS; QUE decorre DAS COMPETÊNCIAS HUMANAS.

    QUANDO SE FALA EM CARACTERÍSTICAS DE PERSONALIDADE REFERE AO CONCEITO DE COESÃO.