SóProvas


ID
1050313
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à estrutura organizacional, julgue os itens que se seguem.

O fato de a organização aplicar seus recursos de acordo com a procura do mercado faz que a estrutura organizacional acompanhe os estágios de evolução das trajetórias das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Alguém comente isso, por favor :).

  • Elementar... basta sabermos que as empresas modernas sao balizadas pela demanda dos clientes. Entao, acompanhar a procura de mercado faz com que a empresa tenha evolucoes em sua trajetória. 

    Para um pequeno alongamento: uma empresa, como a Pirelli por ex, nao pode ter como visao de futuro "ser a melhor empresa de pneus do mundo". O correto seria em sua visao "ser a melhor empresa de solucoes em transporte do mundo", dado que o pneu nao é o fim em si da empresa. Mais: se o governo proibir o uso de pneus, a Pirelli nao fechará as portas. 


    Mais ou menos? rs... 


  • Não concordo com o gabarito. Essa afirmação não pode ser feita de forma generalizada. O Mc Donalds, ex, é uma empresa antiga, o consumo por seus produtos aumentaram intensivamente no decorrer de sua história, no entanto, essa empresa sempre adotou a estrutura organizacional simples, já que é necessidade específica dessa organização. Em sua evolução, ela não precisou adotar estrutura flexível, como outras...isso se dá conforme a necessidade da empresa!

    http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/franquia-mc-donalds-como-abrir

  • Pessoal, acredito que a resposta esteja no fato de que a estrutura organizacional da empresa deve acompanhar suas ações e estratégia (a estrutura da empresa acompanhar sua trajetória de evolução..)

  • Logo que comecei a estudar a curva de Pareto, em uma aula o professor afirmou que o produto passa por algumas etapas. Ele nasce, e não tem muita aceitação por ser algo novo as pessoas ainda não o conhece, com tempo as vendas crescem  passando a ser procurado pelas pessoas a aceitação é maior uma vez que se tornou conhecido e conquistou um público, logo surge a concorrência criando produtos similares,  em seguida com tantas lojas disponibilizando esse produto a venda começa a cair, existem dois caminhos a ser tomados, ou se cria um novo produto ou se investe em um aperfeiçoamento, em algo que chame novamente a atenção, como no celular, antes quem tinha um aparelho com tela colorida era "o cara", hoje compramos e usamos aparelhos sem teclas! quer dizer a organização busca acompanhar a evolução,a necessidade ou vaidade do mercado consumidor. 

  • Pessoal, a resposta é bem simplória, vamos lá: Quando a questão menciona  "aplicar seus recursos de acordo com a procura do mercado", isso reflete como a organização se adequa às demandas, mudanças, competitividade no macroambiente ( mercado global, concorrentes, políticas, governo, ongs). Sendo assim, caso a instituição não se caracterizar por ser flexível, dinâmica e disposta às mudanças externas, logo ela não continuará no mercado no qual atua e perecerá.

     

     

  • "faz que a estrutura organizacional acompanhe os estágios de evolução das trajetórias das organizações"??? Hein???

    Que estágios de evolução das trajetórias das organizações que ela acompanha?

  • Rodrigo Collet, a trajetória de uma organização, na maioria das vezes, começa com um estrutura simples, conforma vai sendo ampliada a sua área de atuação, aumenta-se a necessidade de ter uma estrutura mais adequada à demanda. Embora parece complexa, é uma questão simples. 

  • Se isso fosse verdade, com o aumento da demanda ela evoluiria. Já com a diminuição da demanda, ela involuiria? Isso não procede! Ela deveria, sim, passar a desenvolver processos que agregassem mais valor, reduzir custos e flexibilizar relações (ou poderia fazer isso)! Argumento inválido! Como não tenho e ninguém aqui mostrou uma fonte confiável para embasar a questão, a "banca leva".

  • mal formulada: Ficaria melhor assim: O fato de a organização aplicar seus recursos de acordo com a procura do mercado faz que a estrutura organizacional acompanhe os estágios de evolução das DEMANDAS DO MERCADO. Outras organizações não têm nada com isso. Considerar uma tendência como certo é complicado.

  • A MINHA CIDADE PASSOU A TER MAIS BARBEARIAS, PELO FATO DA TENDÊNCIA DO "LENHADOR URBANO". OU SEJA: a procura do mercado faz que a estrutura organizacional acompanhe os estágios de evolução das trajetórias das organizações. 

     

    AS ORGANIZAÇÕES ESTÃO MAIS ADAPTATIVAS DO QUE BUROCRÁTICAS, PESSOAL... A TENDÊNCIA LEVA A MAIORIA A UM SÓ CAMINHO...

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • GENTE AQUI VOCE USA O PRINCIPIO DO MIGUÉ + INTERPRETAÇÃO, OU SEJA SE ESTAMOS FALANDO DE " aplicar seus recursos de acordo com a procura do mercado" E " estrutura organizacional acompanhe os estágios de evolução " ESTAMOS FALANDO DE ADPTAÇÃO, FLEXIBILIDADE!!

  • QUESTÃO CORRETA. Sem rodeios, pessoal, as estruturas organizacionais são mutáveis - observando o ambiente externo, no caso em tela, para aplicar seus recursos de acordo com o mercado.

  • Encontrei algo que talvez possa responder à questão.

     

    De acordo com Djalma de Oliveira (2010):

    "Para melhor evitar o processo entrópico, a empresa deve planejar a trajetória dos sistemas e subsistemas pela aplicação da análise e previsão da evolução das variáveis ambientais ou incontroláveis, e da análise e planejamento da evolução das variáveis controláveis e semicontroláveis, adaptando as últimas às primeiras, por meio de um processo interativo.

    (...)

    Portanto, por intermédio de previsões, existe a possibilidade de se estabelecer a trajetória dos sistemas e subsistemas ao longo do tempo. Pode-se, ainda, pela adequada utilização de instrumentos de planejamento e organização, determinar a trajetória desejada, sendo este um aspecto importante nos trabalho inerentes a sistemas, organização e métodos nas empresas.

    A tendência para sistemas mais complexos e diferenciados estabelece que os sistemas abertos são particularmente dinâmicos, variando, entretando, a velocidade e as maneiras pelas quais os mesmos vão tornando-se complexos e diferenciados ao longo do tempo".

  • Verdade. Estudando para o mestrado em administração, aprendi sobre o isomorfismo do tipo mimético.Veja algo interessante sobre o assunto: 

     

    Quando as tecnologias organizacionais são insuficientemente compreendidas (March e Olsen, 1976),  quando as metas são ambíguas ou o ambiente cria uma incerteza simbólica, as organizações podem vir a tomar outras organizações como modelo. 

     

    Fonte: http://www.fgv.br/rae/artigos/revista-rae-vol-45-num-2-ano-2005-nid-44775/

     

    Veja os estágio da evolução da organização: 

     

    Empreendedor é o estágio inicial. Na sequência temos o estágio denominado transição ( a organização percebe a necessidade de se organizar para controlar o seu crescimento). E, por fim, temos o estágio burocrático em que começam a surgir os problemas de comunicação por conta da distância entre os níveis institucional e operacional. 

     

    Nada mais natural que uma organização começar a copiar a outra inclusive no tocante aos estágios de evolução das trajetórias das organizações.

     

    Logo, a questão está correta. 

     

  • A questão está corretíssima.

     

    A priori, as organizações tendem a iniciar com a estrutura funcional que é mais adequada a empresas menores e mais estáveis, que tenham poucos produtos/ serviços ou que operem numa região pequena. A partir do seu crescimento, a estrutura funcional já deixa de ser pertinente e há a necessidade de mudar de estrutura, como para a divisional, por exemplo, que é indicado para empresas maiores, que oferecem mais serviços/produtos, setores ou países diferentes... Enfim.

     

    Corforme o seu crescimento, área de atuação, mercado, a organização vai modificando para a estrutura que mais se encaixa em suas necessidades.

     

     

    Um exemplo simples e claro: Uma pessoa que começa a vender salgados em casa, pra pessoas físicas e no mesmo bairro, e sua empresa é composta por ela, sua mãe e um irmão. A estrutura, obviamente, é linear. Há uma definição clara, direta e centralizada de comando.

     

    Se começar a vender muito, pra outras cidades, registror a marca e consolidar a empresa, contratar diversos funcionários, setorizar as atividades porque a demanda se tornou muito grande, com toda certeza já não será mais uma estrutura linear, mas funcional ou até mesmo divisional.  Daí por diante o céu é o limite. (matricial, em rede..)

  • GABARITO CERTO.

  • Gab: CERTO

    As organizações que antes viam seus produtos serem medidos por estruturas mecanicistas e apostavam na qualidade com base na produção, hoje, me arrisco a dizer, já não existem mais. Com isso, uma organização que aplica seus recursos com base na procura de mercado, está voltada para o cliente e busca atender as necessidades deles. Logo, entende-se que ela acompanha os estágios de evolução das trajetórias das organizações.

  • problema é entender o que a questão quer. ainda bem que o cespe mudou o jeito de cobrar essa disciplina

  • Se essa questão fosse colocada nos tempos atuais, com o surgimento de novas demandas para combate ao Coronavírus. Uma empresa que fabricava somente calçados, hoje, fabrica máscaras. Será que ela passou por todos os estágios da evolução organizacional, ou, simplesmente, se "reinventou" e "saltou" alguns estágios, em virtude da demanda ?

    Achei essa questão interpretativa. Mais uma do CESPE que somente o "Dono da questão" sabe a resposta correta.