-
Ao meu ver a questão se torna errada ao dizer que enfrentar mudanças ambientais se dá pela ênfase em decisões operacionais, quando na verdade seria ênfase no plano mais alto da pirâmide, nas decisões estratégicas.
-
A estrutura organizacional que depende da ênfase nas decisões operacionais é construída quando a organização busca enfrentar mudanças ambientais emergentes.
Como o colega afirmou corretamente acima, o erro está em afirmar que a ênfase ocorre nas decisões operacionais, quando na verdade ocorre no plano estratégico da organização, ou seja, no topo da pirâmide (nível estratégico, tático e operacional)
-
Questão interessante e controversa, ao mesmo tempo.
Vejam este trecho do Livro Introdução à Teoria Geral da Administração, de Chiavenato:
"3. Mudança e incerteza. Quanto maior a necessidade de mudança e de inovação, tanto maior será a necessidade de descentralização.
4. Em tempos de estabilidade. Os neoclássicos preferem a descentralização em épocas de certeza e previsibilidade. Para eles, em situações de risco, de crise ou de dificuldade, a autoridade costuma ser centralizada no topo enquanto durar a emergência e a descentralização somente voltará quando o perigo já tiver sido ultrapassado. Essa visão é criticada e hoje a descentralização é enfatizada em tempos de mudança e de emergências."
Note que em situações de emergência e mudança, os Neoclássicos apoiam a idéia da centralização. E em períodos estáveis, a descentralização das decisões. Aparentemente, a cespe adotou a posição Neoclássica nesta questão.No entanto, o proprio Chiavenato diz que este posicionamento é criticado hoje, e que em situações de muitas mudanças e emergências, o ideal seria a tomada de decisão descentralizada (no nível operacional, portanto).
Logo, a questão seria, ao meu ver, passível de recurso, por poder estar certa dependendo da Escola adotada pela banca.
-
Gabarito: ERRADO
Colega Ser Vidor, creio que vc esteja equivocado quando afirma que as atividades descentralizadas serão "operacionais", nem sempre. Descentralização e centralização não tem ligação estritamente direta com nível tático, operacional e estratégico, portanto creio que foi criada uma dúvida!
Veja meu posicionamento sobre a questão: a ênfase da organização em decisões operacionais reflete a preocupação em pequenas mudanças, específicas, referentes a tarefas e processos diretos. Lembre-se de que o nível operacional é aquele muito específico, é onde efetivamente as coisas acontecerão, é onde desemboca o planejamento estratégico e tático.
Dessa forma, não é válido dizer que a ênfase nas decisões operacionais é buscada para enfrentar mudanças ambientais emergentes, porque emergente é algo que está a surgir, é algo futuro, é algo incerto, que está sendo previsto! Diferente, então, de mudanças IMINENTES, cujas atitudes demandam agilidade e destreza da organização!
Então, ao meu ver, a questão está correta, pois trocou os conceitos. O correto seria relacionar questões ambientais emergentes com planejamento estratégico, ou trocar o termo emergente por iminentes.
fontes: Augustinho Paludo, Rodrigo Rennó, Idalberto Chiavenato.
-
Não aguento mais essas decorebas, quando vamos ter questões que forcem o raciocínio ?
-
É só trocar o termo "operacionais" por "estratégicas".
-
No desenvolvimento de uma estrutura organizacional, deve-se
considerar seus componentes, condicionantes, níveis de influência e níveis de
abrangência. A questão delimita que tipo de estrutura se deseja: A estrutura organizacional que depende da ênfase nas decisões operacionais. Ora, decisões operacionais limitam-se em fatores internos e não em mudanças ambientais emergentes como afirma a questão.
-
Mudanças ambientais emergente dizem respeito às decisões estratégicas, de nível institucional, organizacional, embora essas decisões sejam tomadas pela cúpula da instituição - os demais níveis também podem participar.
Logo, gabarito errado
Para mais questões de Administração geral, pública e gestão de pessoas comentadas, acesse:
https://www.facebook.com/administracaoparaconcurseiro/
-
A meu ver, questão que cabe duas respostas uma vez que através de uma mudança ambiental é necessário uma mudança na base operacional e consequentemente nova estrutura para se adaptar as contigências.
-
ESTRATÉGICA: ORIENTAÇÃO EXTERNA--> INCETERZA, IMPREVISIBILIDADE, CRIATIVIDADE, INOVAÇÃO, ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE.
TÁTICA: ARTICULAÇÃO INTERNA--> FINALIDADE DE UTILIZAÇÃO EFICIENTE DOS RECURSOS E DEFINIÇÃO DAS POLÍTICAS.
OPERACIONAL: ORIENTAÇÃO INTERNA--> CERTEZA, REGULARIDADE, EFICIÊNCIA, PREVISÍVEL, PRECISÃO.
GABARITO ERRADO
-
REESCREVENDO A QUESTÃO: A estrutura organizacional que depende da ênfase nas decisões estratégicas é construída quando a organização busca enfrentar mudanças ambientais emergentes.
-
As decisões operacionais são limitadas a fatores internos da organização, enquanto as decisões estratégicas estão relacionadas, dentre outras coisas, a mudanças ambientais emergentes.
-
Contribuindo para fundamentação da resposta da assertiva:
"Quem é responsável pela administração das atividades de mudança dentro da organização? Os agentes de mudanças: executivos da organização". (pg. 424, Robbins - Comportamento Organizacional)
Executivos -----> nível estratégico - cúpula da instituição
-
GABARITO ERRADO.
No desenvolvimento de uma estrutura organizacional, deve-se
considerar seus componentes, condicionantes, níveis de influência e níveis de
abrangência. A questão delimita que tipo de estrutura se deseja: A estrutura organizacional que depende da ênfase nas decisões operacionais. Ora, decisões operacionais limitam-se em fatores internos e não em mudanças ambientais emergentes como afirma a questão.
-
Gabarito Errado...
O Estratégico que lida com o Ambiente Externo..
-
resumo: a situação é emergente.........tem que fazer e pronto!!!! de cima para baixo.......não depende da operação
-
No caso seria decisões estratégicas.
-
A estrutura organizacional que depende da ênfase nas decisões operacionais é construída quando a organização busca enfrentar mudanças ambientais emergentes. (INTERNAS)
Mudanças nas decisões operacionais são mudanças nos processos da empresa
Mudanças nas decisões estratégicas estão relacionadas com o ambiente externo da empresa.
-
Mudança emergente: mudança não planejada, acontece por conta de ameaças externas.
Busca decisões estratégicas, não operacionais.