SóProvas


ID
1050319
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação à estrutura organizacional, julgue os itens que se seguem.

A estrutura funcional é fundamentada na técnica de supervisão direta e especialização do trabalho.

Alternativas
Comentários
  • 1.2. Organização funcional

    Este tipo de organização é fundado na idéia de especialização ou princípio funcional.

    Características: autoridade funcional; linhas diretas de comunicação; descentralização das decisões; ênfase na especialização.

    Vantagens: fornece o máximo de especialização nos diversos órgãos ou cargos da organização; permite a melhor supervisão técnica possível; desenvolve comunicações diretas e sem intermediação; separa as w.pontodosconcursos.com.br 3 funções de planejamento e de controle das funções de execução, com a especialização do planejamento, do controle e da execução.

    Desvantagens: Substituição da autoridade linear pela autoridade funcional pode diluir autoridade; tendência à concorrência entre especialistas; tendência à tensão e conflitos dentro da organização; confusão quanto aos objetivos.

    Ponto dos Concursos


  • É um tipo de organização em que é aplicada o princípio da especialização das funções, ou seja, tem como principal e mais importante a função e especialidade de cada indivíduo dentro da organização, diferente da organização linear, em que era obedecido uma hierarquia para a solução de problemas dos órgãos e cargos, o que levava a uma perda de tempo até que a devida providência fosse tomada.


    2.1 CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL

    2.1.1 Autoridade funcional ou dividida

    É baseada na especialização, onde os subordinados tem vários superiores, e reportam-se a eles simultaneamente de acordo com a especialidade de cada um. Nenhum superior tem autoridade total sobre os subordinados, sua autoridade é parcial e relativa de acordo com a sua especialidade.

    2.1.2 Linhas diretas de comunicação

    Não há necessidade de intermediação na comunicação, o que possibilita maior rapidez de comunicação entre os diferentes níveis nos cargos ou órgãos, por serem feitas diretamente.

    2.1.3 Descentralização das decisões

    A decisão é tomada por vários superiores de acordo com a sua especialidade, essa é uma das principais características da organização funcional, e descentralização das decisões, ou seja, não é a hierarquia quem promove as decisões.

    2.1.3 Ênfase na especialização

    As responsabilidades são delimitadas de acordo com as especializações. A separação das funções é feita de acordo com as especialidades envolvidas em todos os órgãos, cargos ou níveis da organização.


  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL

    Na departamentalização funcional os departamentos criados são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho.

    Dentro de cada departamento, as pessoas são responsáveis por um processo especifico de sua função especializada.
    Como os departamentos são formados de acordo com a principal função especializada, as principais áreas adotadas são: produção, vendas e finanças, podendo também ser acompanhado de outras áreas como recursos humanos. Este tipo de departamentalização é o mais comum nas organizações.

    A departamentalização funcional é mais indicada em casos de estabilidade e de poucas mudanças, que requeiram desempenho continuado em que as atividades das áreas sejam bastante repetitivas e especializadas onde permaneçam inalterados por longo tempo.

    A departamentalização funcional pode também ser denominada de departamentalização pelo uso de recursos organizacionais ou estrutura funcional.


  • Supervisão direta é um dos mecanismos de coordenação dos trabalhos executados por uma organização, proposto por Mintzberg. Tal mecanismo é indicado para estruturas organizacionais simples, segundo o autor. Essas estruturas simples, por sua

  • Conforme Mintzberg (2003), na Supervisão direta fica claro o papel de uma pessoa como responsável por outras, orientando e monitorando suas ações. Como exemplo, a supervisão direta pode ser encontrada em uma linha de montagem, na qual, embora haja processos previamente definidos, alguém deve supervisionar todo o processo e regular o desempenho do papel de todos.

  • Nao confundir ESTRUTURA FUNCIONAL X DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL:


    DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL -> Cadeia única de comando; organização dividida por especialização (departamento de produção, departamento de vendas, etc..); ideal para empresas com atividades rotineiras, em ambiente estável.


    ESTRUTURA FUNCIONAL -> Especialização de funções; autoridade relativa e dividida de acordo com a especialização de funções (surgimento das autoridades de staff). Conflitos entre autoridade de linha x staff. É importante salientar que nao houve uma descentralização de autoridade, mas apenas uma divisão de acordo com assuntos que a autoridade de linha nao dominava. As linhas de staff, por fazerem papel de assessoria especializada, vieram suprir o problema do "chefe generalista", observado por Fayol, em que a cadeia unica de comando era sobrecarregada com problemáticas que envolviam uma série de variáveis.

  • Organização Funcional

    A organização é dividida pelas principais funções, como Produção, Marketing, Finanças, Recursos Humanos e etc. Aplica-se o

    princípio funcional ou da especialização das funções.

  • Errei. "Técnica de supervisão direta " me pegou.  Como  funciona?

  • Supervisão direta porque o agrupamento de departamentos em funções, faz com que surja a necessidade de ter um supervisor em cada departamento. Esse supervisor exerce supervisão direta sobre o setor, diferente da supervisão exercida pelo supervisor do supervisor, digamos assim, que agora será indireta.

    Especialização do trabalho porque na estrutura funcional, o agrupamento de cada departamento é realizada de acordo com determinadas funções. Assim, cada setor se torna responsável por uma área, o que condiciona a aplicação de conhecimentos específicos.

  • Para os não assinantes do QC:

    GABARITO: CERTO

  • SUPERVISÃO DIRETA, PORQUE O STAFF ESTÁ PROXIMO PARA EXERCER O CONTROLE DE ASSESSORAMENTO E DE CAMANDO FUNCIONAL.

     

    ESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHO, PORQUE A AUTORIDADE SERÁ DIVIDIDA DE ACORDO COM A ESPECIALIZAÇÃO; TANTOS CHEFES QUANTO ESPECIALISTAS.

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Cada departamento é supervisionado por um chefe especializado.

  • DICA:

    Flaou em especialização falou em departamento funcional

  • definição perfeita da estrutura funcional.

  • ✿ Estrutura Funcional - É o tipo de organização em que se aplica o princípio funcional ou princípio da especialização. Cada área é especializada em um determinado assunto, é a autoridade em um tema. Dessa forma, ela presta seus serviços às demais áreas de acordo com sua especialidade.

    Vantagens

    ▪ Proporciona especialização e aperfeiçoamento;

    ▪ permite a melhor supervisão técnica possível;

    ▪ comunicações diretas, sem intermediação, mais rápidas e menos sujeitas a distorções;

    ▪ separa as funções de planejamento e de controle das funções de execução: há uma especialização do planejamento e do controle, bem como da execução, permitindo plena concentração de cada atividade.

    Desvantagens

    ▪ Não há unidade de mando, o que dificulta o controle das ações e a disciplina;

    ▪ subordinação múltipla pode gerar tensão e conflitos dentro da organização;

    ▪ concorrência entre os especialistas, cada um impondo seu ponto de vista de acordo com sua área de atuação;

    ▪ coordenação e comunicação entre os departamentos é péssima;

    ▪ pode gerar ambiguidade;

    ▪ responsabilidade parcial de cada departamento.

    ➥ Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime

  • GABARITO: CERTO.

    Estrutura funcional = Supervisão direta e especialização.

  • CERTO

    Tipos de Departamentalização

    Como estamos falando sobre divisão do trabalho por tipos de especialização, fica óbvio que cada empresa pode ter uma forma de departamentalizar diferente de acordo com a sua realidade.

    Por Função

    Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.

    Por Clientes

    Quando uma empresa conhece tão bem os seus clientes que se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público, ela provavelmente vai utilizar a departamentalização por clientes.

    Por Processos

    Nesse caso, a maior preocupação para a organização de setores na empresa vai ser no processo de produção.

    Por Produtos ou Serviços

    Esse tipo de departamentalização é similar à abordagem por clientes, já que a empresa se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas. A única diferença é que nesse caso, ao invés do foco ser um tipo de cliente, o foco passa a ser nos tipos de produtos oferecidos pela empresa.

    Matricial

    Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos (como mostraremos no exemplo abaixo), por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica.

    Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.

    Geográfica ou Territorial

    Como o próprio nome já diz, a abordagem territorial vai dividir a empresa de acordo com os locais onde ela atua. Ela é muito comum em empresas que possuem filiais em áreas ou regiões diferentes. Nesses casos, apesar de possuírem áreas unificadas, o foco é em prestar atenção nas características de cada região.

    Essa abordagem é especialmente positiva para não errar na alocação de produtos em regiões onde ele não tem aderência e propagandas mais direcionadas ao comportamento local.

    Por Projetos

    Na departamentalização por projetos, os colaboradores vão receber atribuições temporárias dentro de projetos. Isso ocorre, porque como você bem sabe um projeto tem início, meio e fim. Assim, as funções só vão existir enquanto o projeto existir.

  • Gabarito C

    Estrutura funcional

    Suas principais características são:

    -autoridade funcional (ou dividida).

    -subordinação múltipla. (ou seja, não vigora a unidade de comando)/vários chefes/ cada chefe é especialista em sua área.

    -descentralização das decisões.

    -ênfase na especialização.

    -divisão do trabalho entre as tarefas de execução e de supervisão.

    -comunicação direta: a comunicação é efetuada diretamente, sem necessidade de intermediação hierárquica.

    -supervisão direta.

    -separação entre as funções de planejamento e de execução.

    Fonte:Prof.Stefan Fantini