-
CERTA
A dificuldade em se compreender os protestos contemporâneos no Brasil se dá em grande parte pela crescente diversificação e complexificação dessas manifestações ao longo das semanas. Uma mobilização que começou com uma reivindicação bastante pontual de redução da tarifa do transporte coletivo, inicialmente em São Paulo, viu no decorrer dos dias se estender a dezenas de outras cidades importantes do país e passar a reclamar diversos outros direitos e possíveis conquistas, como saúde e educação de melhor qualidade, fim da corrupção, e, sobrou até mesmo para a Copa do Mundo, devido aos altos gastos públicos com o evento (lembrando que várias manifestações já tinham sido feitas anteriormente contra a remoção de populações urbanas – dentre outras – devido às construções dos estádios).
http://espacoacademico.wordpress.com/2013/06/30/sobre-os-protestos-contemporaneos-no-brasil/
-
"em razão da forte repressão policial" ???
-
"forte repressão policial" - acredito que se refere ao confronto violento do dia 13 de junho entre a polícia e os manifestantes.
-
Historicamente, os movimentos estudantis reprimidos fortemente por policiais tendem, paradoxalmente, a ampliarem e não a diminuírem. Vejam, por exemplo, a situação atual na Venezuela. Quanto mais aumenta a repressão, mais os estudantes se manifestam. Aconteceu a mesma coisa no Brasil, no golpe de 64.
-
Não me lembro de ter visto essa "forte repressão policial" ...
-
"forte repressão policial e outros motivos"
outros motivos deu abertura para ser qualquer coisa, ou seja, poderia ser reescrito: o movimento cresceu por diversos motivos entre eles a forte repressão policial.
Ouve repressão policicial? Sim:
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2013/06/policia-militar-utiliza-violencia-para-reprimir-protesto-em-sao-paulo.html