SóProvas


ID
1050511
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

No que se refere à ética no serviço público, julgue os itens a seguir.

Na prestação de serviços públicos, a formação de longas filas não será considerada agente causador de dano moral, desde que isso se deva à necessidade de solucionar graves problemas dos cidadãos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA, SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA

    X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

    XIV - São deveres fundamentais do servidor público:

    b) exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espécie de atraso na prestação dos serviços pelo setor em que exerça suas atribuições, com o fim de evitar dano moral ao usuário;

  • Item Errado 

    Segundo o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal no seu CAPÍTULO I:
    X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

  • A questão erra ao dizer que "não será considerada agente causador de dano moral," vejam em outras duas questões de forma correta:

    Prova: CESPE - 2006 - Caixa - Técnico Bancário - NMDisciplina: Ética na Administração Pública | Assuntos: Ética na Administração Pública; 

    Age contra a ética ou pratica ato de desumanidade o servidor público que deixa, de forma injustificada, uma pessoa à espera de solução cuja competência é do setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço.

    GABARITO: CERTA.


    Prova: CESPE - 2012 - ANAC - Técnico AdministrativoDisciplina: Ética na Administração Pública | Assuntos: Ética- moral; 

    Caso o servidor público deixe usuários à espera de solução que compete ao setor em que esse servidor exerce suas funções, permitindo a formação de longas filas ou o atraso na prestação do serviço, esse servidor inflige grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

    GABARITO: CERTA.

  • Apesar de constar do gabarito que a assertiva esteja errada, atrevo-me a discordar. Era conhecedor do dispositivo citado pelos colegas abaixo ("X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos."), mas nem por isso considero errado o item, haja vista a ressalva feita de que não configuraria dano moral "desde que isso se deva à necessidade de solucionar graves problemas dos cidadãos.". Acho desarrazoado deixar de interpretar a assertiva em sua inteireza pelo simples fato de haver um excerto da lei inserido nela. Na minha opinião, fere-se o princípio da razoabilidade exigir do servidor uma "eficiência-padrão" quando haja a necessidade de solucionar outros graves problemas do cidadão, que podem, inclusive, estar ocorrendo concomitantemente com a prestação corriqueira do serviço.

  • Teoria X prática, cuidado!!
    Notem que o cespe ainda tentou justificar. Não é porque estou atendendo ao cidadão, com algum serviço público, que vou deixar os outros na fila e procurar a solução para o problema do cidadão tal. 

    GAB ERRADO.

  • Essa questao é tao linda na teoria.

  • Há se isso fosse verdade!!!!!

  • Achei mal formulada. Vai que por algum motivo que eu desconheço agora, a fila seja obrigatória, por incrível que pareça, seja necessária para solucionar graves problemas DOS CIDADÃOS. E aí? Vejam que é cidadãos.

    Outra: A questão fala em necessidade, sendo assim, qual outra alternativa senão fazer uma longa fila mesmo. E se o cara é técnico em segurança do trabalho e programas de incêndio. O prédio pegando fogo, todo mundo correndo que nem loucos. "Pera aí, vamos organizar isso em uma longa fila e sair organizados" a longa fila foi necessária para solucionar graves problemas de servidores e cidadãos presentes.

    Se o carinha do Cespe pode viajar, eu tbm posso.

  • É um dever do servidor público exercer suas atribuições com rapidez, perfeição e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situações procrastinatórias, principalmente diante de filas (...). Isso é o suficiente pra perceber que a questão está errada. 

  • Mal formulado. Dá brecha pra muita coisa..

    Supomos que um cidadão esteja tendo um infarto..

    "Desculpe-me, senhor! Não posso ajudá-lo, pois atrasaria meu serviço e se formaria uma longa fila. Isso não é ético."

    Dãã

  • Uma enchente assolou a cidade X e a população ficou sem alimentos na chegada do exército com alimentos uma fila quilométrica se formou para a distribuição de cestas básicas e nem por isso ficou configurado o dano moral dos servidores, pois "à necessidade de solucionar graves problemas dos cidadãos" justificava isso. Questão anulável ao meu entender.

     

  • ERRADO. Pessoal não interessa as interpretações, é o que diz o decreto e a questão foi com a literalidade. 

  • EVITAR o dano moral:

    - atuar com rapidez e perfeição

    - desempenhar as atividades a tempo

     

    Então, não forma longas filas.

     

    ERRADA.

  • Banquinha suja, leva o candidato a interpretar o texto. 

     

  • Agradeceria, se nas questões mais polemicas houvesse o comentário do professor.

  • Independentemente se a fila é para resolver problemas graves, leves, ou apenas para tirar uma dúvida...não importa! Não é ético permitir a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço.

  • Na prestação de serviços públicos, a formação de longas filas não será considerada agente causador de dano moral, desde que isso se deva à necessidade de solucionar graves problemas dos cidadãos.

  • Como um colega havia citado em uma questão anterior, pode ser o apocalipse o  motivo da fila, a vedação é absoluta

  • Segundo o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal no seu CAPÍTULO I:
    X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

  • FILAS JAMAIS!

  • Pessoal, NÃO IMPORTA o motivo, a formação de filas sempre é falta ética.

  • X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.