-
CERTA
Princípio da Eficiência: o agente público deve atuar com presteza, perfeição e economicidade. Deve, em síntese, atender o cidadão na exata medida de suas necessidades, com rapidez, mediante adequada organização interna e otimizando o aproveitamento dos recursos disponíveis.
http://www.tecnolegis.com/estudo-dirigido/auditor-fiscal-do-trabalho-2009/direito-administrativo-poderes-e-deveres-do-administrador-publico.html
-
fiquei com um pouco de dúvidas.
Creio que o conceito de qualidade esteja mais associado à efetividade do que eficiência.
O estádio Mané Garrincha é um exemplo clarro disto: um estádio com altíssima qualidade, apresentou grande efetividade, no entanto, devido ao custo desproporcional e incompatível com o orçamento, mostrou-se grande ineficiência.
Enfim...
-
Assim como em um silogismo de estrutura válida a conclusão já está contida nas premissas, nessa questão a resposta encontra-se no próprio enunciado, senão vejamos:
O dever de eficiência dos administradores públicos baseia-se na finalidade de tornar cada vez maior a qualidade da atividade administrativa.
Eficiência = Qualidade
Não pense tanto em mirabolâncias teóricas, leia e interprete o item! ITEM CORRETO!
Carry on,NERVER GIVE UP!
-
GABARITO: CERTO
Acrescentado no art. 37, caput, da Constituição Federal pela Emenda n. 19/98, o princípio da eficiência foi um dos pilares da Reforma Administrativa que procurou implementar o modelo de administração pública gerencial voltada para um controle de resultados na atuação estatal.
Economicidade, redução de desperdícios, qualidade, rapidez, produtividade e rendimento funcional são valores encarecidos pelo princípio da eficiência.
FONTE: Manual de Direito Administrativo (2019) - Alexandre Mazza.