SóProvas


ID
1050592
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a tipos de estrutura organizacional.

A confusão da cadeia de comando e os conflitos interpessoais constantes são exemplos das consequências da estrutura em rede para as organizações.

Alternativas
Comentários
  • Essa característica é consequência da Estruta Híbrida, a qual mistura a Est. Funcioanl com a Est. Divisional.

  • Bem,

    Eu não concordo com o comentário abaixo, pois vejam o conceito de organizações híbridas: Nas grandes organizações, a adoção de um só tipo de departamentalização nem sempre é possível para todos os níveis hierárquicos. Por isso essas organizações adotam uma mescla de diferentes tipos de departamentalização, como a funcional, divisional e matricial, em todos os níveis. Com esse tipo de estrutura, a organização é chamada de organização híbrida.

    Portanto, nem sempre as organizações híbridas apresentarão as características do item. Na realidade, isso vai depender dos tipos de departamentalização escolhidos na organização.

    Na realidade, as características da questão estão mais diretamente ligadas à departamentalização matricial, conforme o disposto: Devido à duplicidade de comando, os funcionários precisam saber resolver os conflitos que podem ocorrer, com isso existe a necessidade de um treinamento em relações humanas, para ele saber lidar com esses problemas.

    Bons estudos!

    Fonte: http://www.coladaweb.com/administracao/departamentalizacao


  • Uma organização em rede corresponde à interligação de uma organização, (conjunto de indivíduos que interagem de forma a alcançar determinadas tarefas tendo um propósito, uma missão em comum) com outras organizações, no sentido de estabelecer parcerias e estreitar sinergias no sentido de alcançar os propósitos a que se propõem. Redes não são organismos com um estrutura organizacional definida e uniforme, normalmente é flexível fluida plural e descentralizada. Em rede as partes se unem para perseguir os objetivos específicos acordando os princípios acordados. As redes permitem a convivência e o trabalho comum de grupos, indivíduos e organizações bem diferentes, que não necessitam de alterar as suas posições particulares para atuarem em conjunto. Atualmente uma organização não consegue sobreviver isolada.Cada vez mais é essencial a partilha de informação, de competências, de conhecimento, conseguindo dessa forma maximizar as mais-valias de cada uma das organizações podendo apresentar-se um benefício superior.

    http://inovacaomarketing.com/2006/10/31/organizacoes-em-rede/

  • ESTRUTURA EM REDE

    http://sisdinf.blogspot.com.br/2010/05/estrutura-em-rede.html

    A estrutura em rede começa a surgir como partes de organizações, principalmente em empresas de tecnologia. Nessa estrutura inexiste o conceito de hierarquia formal e o trabalho é feito em equipe, onde existe a ideia de propriedade coletiva do trabalho.

    Na estrutura em rede, em vez de atores organizacionais com papeis fixos, tem-se um conjunto de indivíduos que trabalham cooperativamente. Apesar da propriedade ser coletiva, é frequente a existência de líderes nesse grupos, que na maioria das vezes tem uma função fundamentalmente de iniciador ou motivador dos trabalhos. Exemplos: campanhas publicitárias, construção de software livre, organizações filantrópicas, projetos de cooperação científica.

    As vantagens são: flexibilidade no tratamento da tarefa, trabalho em grupo, criação e propriedade coletiva, maximização das habilidades do indivíduo. As desvantagens são: falta de responsabilidade individual, gerência coletiva, acumulo do canal de comunicação, complexidade de sincronização.

    Os sistemas de informação para lidarem com esse tipo de estrutura organizacional são fortemente centrados em comunicação, porque o fluxo é basicamente entre todos os indivíduos envolvidos.

    Acho que o erro da questão está em afirmar que os conflitos interpessoais constantes . Pq onde tem uma comunicação eficiente os conflitos são minimizados.


  • Vamos pensar.... Estrutura em rede são organizações associando-se para aumentar sua capacidade competitiva. Existe cadeia de comando em organizações distintas?! Claro que não.

    E conflitos interpessoais ocorrem dentro de uma organização e não entre duas ou mais organizações. Existem conflitos de interesses mercadológicos... seria muito "pequeniçe" pensar em conflitos interpessoais em organizações ( um presidente de uma empresa não vai com a cara do presidente de outra empresa aliada e por isso desfazem a parceria - meio insólito na teoria)

  • VANTAGENS

    • A abordagem em redes proporciona competitividade em escala global. Mesmo em pequenas organizações, ela permite utilizar recursos em qualquer lugar e a1cançar melhor qualidade e preço, bem como distribuir e vender os produtos e serviços no mundo todo.
    • Flexibilidade decorrente da capacidade de ob¬ter e contratar serviços quando necessário e mudá-los em pouquíssimo tempo sem quaisquer restrições. Como a organização não possui bens fixos, como por exemplo, fábricas, equipamentos ou instalações, ela pode continuamente redefinir-se e buscar novos produtos e novas oportunidades de mercado. Para os funcionários que trabalham permanentemente na organização, o desafio está na maior variedade do trabalho, e a satisfação, em executar uma atividade que muda incessantemente.
    • Os custos administrativos são baixos. Não requer hierarquia, nem grandes equipes de administradores. Podem ter apenas dois ou três níveis de hierarquia, comparados aos dez ou mais níveis nas organizações tradicionais.

    DESVANTAGENS

    • A administração não tem, o controle de todas as operações de imediato, pois dependem de contratos, negociação e mensagens eletrônicas para reunir todas as partes.
    • Existe a possibilidade de perder negócios se uma organização contratada falha ou deixa de entregar o trabalho planejado.
    • Existe elevada incerteza quanto aos serviços contratados de outras organizações que estão fora do controle da empresa.
    • Os empregados podem imaginar que pode¬riam ser substituídos por novos contratos de serviços. A organização em redes precisa desenvolver uma cultura corporativa coerente e obter o comprometi¬mento das pessoas.
    • Como os produtos e mercados mudam, a organização precisa se atualizar e capacitar continuamente seus funcionários para adquirir as novas habilidades e capacidades.

  • Sem complicação, as disfunções apresentadas na questão referem-se a algumas desvantagens da estrutura matricial.

  • Errado


    Organizações em REDE ou VIRTUAIS ou MODULARES - tem foco em seu negócio principal (core business) e terceiriza a maior parte das atividades não essenciais. Busca flexibilidade máxima.


    As características apresentadas na questão são das organizações matriciais.



  • Trata-se da estrutura matricial. 
    Desvantagem da estrutura em rede: os objetivos e responsabilidades não são claros.

  • vantagens e desvantagens estruturas em rede ( fonte: https://a022780.wordpress.com/tipos-de-estruturas-organizacionais/estrutura-em-rede/)

    Vantagens:

    Partilha custo e capacidades;

    Facilita o acesso a mercados globais;

    Aumento a rapidez de resposta as alterações do ambiente;

    Encoraja a partilha do conhecimento tanto interno como externamente e acelera a aprendizagem organizacional;

    Alavanca as consequências nucleares, fazendo o outsourcing das atividades em que não é excelente, reduzido as necessidades de financiamento;

    Da origem a uma organização “melhor em tudo”, pois cada parceiro traz as suas competências nucleares para a rede;

    Tende a conduzir a estratégias “ganha-ganha” com os parceiros que muitas vezes também concorrentes.

    Desvantagens:

     Dificuldade em determinar as fronteiras da organização;

    Pode resultar em perda de controlo estratégico sobre tecnologias emergentes;

    Redução de futuras vantagens competitivas se tecnologias criticas ou outras competências forem externalizadas;

    Pode conduzir a uma erosão de capacidade transfuncionais;

    Redução de controlo operacional em termos genéticos e potencial redução de controlo sobre um fornecedor;

    Dificuldades em ultrapassar fronteiras politicam e de autoridade dentro e fora da organização; 

  • As desvantagens listadas na questão se referem a estrutura matricial
  • Errada.

    Complementando...


    Estrutura Matricial X Estrutura em Rede


    Estrutura matricial: é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo em uma estrutura funcional e uma horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto.


    Estrutura em Rede: ela atrai recursos, em qualquer lugar do mundo, para alcançar uma qualidade e um preço que possibilitem à empresa vender seus produtos e serviços em seu mercado. A maior vantagem desse tipo de organização é a flexibilidade e competitividade em escala global.

    Nessa estrutura, a tendência é ter uma maior descentralização e maior busca de parcerias entre empresas distintas para atender as exigências cada vez maiores do mercado.

  • Agregando...


    São algumas das desvantagens do modelo de organização em redes:


    Dificuldade de apurar responsabilidades por problemas

    Dificuldade na cobrança e controle, pois depende do gerenciamento de contratos e negociações entre os parceiros

    Possibilidade de perda de um parceiro estratégico, com impacto nos resultados

    Dificuldade de criar uma cultura organizacional forte


    F³ --> Força, Foco e Fé!


  • Não há nem cadeia de comando na estrutura em rede.

  • Estrutura em Redes:

     

    - Transfere as funções tradicionais para empresas ou unidades separadas (Associação de Organizações) gerenciada por um núcleo central;

     

    - Flexibilidade;

     

    - Atuação global;

     

    - Baixo custo administrativo;

     

    -Alto grau de incertezas;

     

    -Baixa segurança para os funcionários;

     

    - Falta de controle global;

     

    - Não existe hierarquia/Autoridades;

     

    -Composta por organizações;

  • A ESTRUTURA EM REDE NÃO POSSUI NENHUM TIPO DE HIERARQUIA E NEM SUBORDINAÇÃO. AS UNIDADES SÃO NADA MAIS QUE PARCERIAS E/OU TERCEIRIZAÇÕES. A RELAÇÃO É 100% HORIZONTAL.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • TEM GENTE QUE CONFUNDE COM Departamentalização Geográfica, E UMA DE SUAS  Desvantagens

    Dentre OUTRAS :

    1. O enfoque territorial da organização deixa em

    segundo plano a coordenação tanto dos aspectos

    de planejamento, execução ou controle

    da organização como um todo, em face do

    grau de liberdade e autonomia colocado nas

    regiões ou filiais.

  • ERRADO.

     

    Confusão da cadeia de comando - Nas  estruturas em rede a tendência é ter uma maior descentralização. Existe parceria entre organizações, atuação global. Por isso, a confusao da cadeia de comando não tem como ser uma das desvantagem das estruturas em rede, sendo que essas estrutras se quer apresentam hierarquia.

     

    conflitos interpessoais constantes - As redes permitem a convivência e o trabalho comum de grupos, indivíduos e organizações bem diferentes, que não necessitam de alterar as suas posições particulares para atuarem em conjunto. 

     

    Portanto, a confusão da cadeia de comando e os conflitos interpessoais constantes não são características das estruturas em rede.

     

    Na verdade, essas sao caracteristicas da estrutura matricial. Uma coisa que todo mundo sabe é que a principal caracteristica da estrutura matricial é a dualidade de comando. 

     

    Por aí já percebe que, devido a essa dualidade de comando, na estrutura matricial vai  existir confusão da cadeia de comando (nunca se sabe a quem obedecer). 

  • Estrutura em redes não há cadeia de comando, marquei errado só por isso, apesar de na hora de resolver pensei que cadeia de comando poderia ter sido usada na questão de forma genérica, referindo-se à relação entre os níveis , que é horizontal, somente, como é cespe, considerei o termo na íntegra que significa grau de hierarquização, como não há hierarquia, marquei errado.
    As características de gerar conflitos é sim da matricial, mas não exclui da estrutura em redes.
    O argumento da professora em dizer que estrutura em redes não gera conflitos não me parece mais adequado, mas aguardemos as proximas questões sobre o assunto. 

  • A estrutura em rede é enxuta e quase não se tem nível hierárquico. É flexível, necessita de pouca supervisão...

  • Nas estruturas em rede não há confusão na cadeia de comando, pois há poucos níveis hierárquicos. O gerentes intermediários, inclusive, são eliminados. Só há a alta administração e os níveis operacionais (a maior parte da autoridade é delegada para os níveis operacionais).

    Na estrutura em "rede", os níveis hierárquicos são substituídos pelo "livre mercado".

  • cadeia de comando ou cadeia escalar é característica mecanicista e a estrutura em rede é orgânica.

  • Estrutura em rede não tem cadeia de comando. Não há hierarquia.