-
CERTA
Métodos dos Incidentes Críticos: Baseia-se no fato de que no comportamento humano, existem certas características extremas, capazes de levar a resultados positivos. Uma técnica sistemática, por meio da qual o supervisor imediato observa e registra os fatos excepcionalmente positivos e os fatos excepcionalmente negativos a respeito do desempenho dos seus subordinados. Focaliza tanto as exceções positivas como as negativas no desempenho das pessoas.
A técnica dos Incidentes Críticos também pode ser utilizada no processo de Descrição e Análise de Cargo.
Fonte: A. R.
Q22256
Prova: CESPE - 2008 - TJ-DF - Técnico Judiciário - Área Administrativa
Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Recursos Humanos;
Ver texto associado à questão
Considere-se que uma organização queira avaliar características correspondentes a desempenhos altamente negativos de seus empregados em função de uma atividade que venha apresentando muitas falhas. Nessa situação, a organização pode utilizar o método dos incidentes críticos.
GABARITO: CERTA
-
Técnica de Incidentes críticos: consiste na anotação sistemática e criteriosa que os gerentes devem fazer a respeito de todos os fatos e comportamentos dos ocupantes do cargo considerado que produziram um excelente ou péssimo desempenho no trabalho. Essa técnica visa a localizar as características desejáveis (que melhoram o desempenho) e as indesejáveis (que pioram o desempenho) que deverão ser investigadas no processo seletivo dos futuros candidatos ao cargo. A técnica de incidentes críticos é subjetiva pelo fato de basear-se no arbítrio do gerente ou de sua equipe de trabalho, quando aponta as características desejáveis e indesejáveis do futuro ocupante . Mas constitui um excelente meio de colheita de dados a respeito de cargos cujo conteúdo depende basicamente das características pessoais que o ocupante do cargo deverá possuir para um desempenho bem-sucedido.
Chiavenato, Idalberto. Administração Geral e Pública, 2006, p.175
-
REQUISIÇÃO DE PESSOAL: formulário em que o gerente anota os requisitos e as características desejáveis do futuro ocupante do cargo.
TÉCNICA DOS INCIDENTES CRÍTICOS: anotação sistemática e criteriosa a respeito de todos os fatos e comportamentos que produzem excelente ou péssimo desempenho.
Fonte: Gestão de Pessoas Para Concursos
-
Juro que não entendi.
Incidentes críticos para futuros empregados? Incidentes críticos não seria uma forma de avaliação de desempenho?
-
Incidentes críticos é uma ferramenta que vemos lá na avaliação de desempenho. É uma ferramenta subjetiva onde os gestores consideram comportamentos extremos, tanto positivos quanto negativos, dos seus subordinados.
Pois bem, trazendo pra recrutamento e seleção, essa ferramenta (incidentes críticos) é usada para que o gestor quando fizer a descrição do cargo para enviar ao rh (na descrição de cargos ele diz o que o cargo exige da pessoa, quais atividades serão exercidas e o que a pessoa deve ter), ele possa analisar quanto aos funcionarios que ele tem, quais as qualidades e defeitos que eles têm exercendo a função e, assim, informar o que ele busca e dispensa nos próximos selecionados.
Exemplo: Os funcionários atuais têm como qualidade: boa comunicação.
têm como defeito: se irritam com facilidade
Fazendo essa análise sobre os incidentes críticos, o gestor definirá que os novos deverão ser comunicativos também e não devem ser pavios curto. rs
-
ah legal agora chefe e supervisor ta fazendo papel do rh boa cespe.
-
Certo
A técnica de incidentes críticos é subjetiva pelo fato de basear-se no arbítrio do gerente ou de sua equipe de trabalho, quando aponta as características desejáveis e indesejáveis do futuro ocupante. Mas constitui um excelente meio de colheita de dados a respeito de cargos cujo conteúdo depende basicamente das características pessoais que o ocupante do cargo deverá possuir para um desempenho bem-sucedido.
-
Colheita de informações sobre o cargo pode ser feita por:
- Descrição e análise de cargos: levantamento do conteúdo e requisitos
-Técnica dos incidentes críticos: localizar características desejáveis e indesejáveis que serão investigadas no processo seletivo
-Requisição de pessoal: ordem de serviço emitida pelo gerente
- Análise do cargo no mercado: quando o cargo é novo, a organização não dispõe de informações, utiliza pesquisa do cargo no mercado
- Hipótese de trabalho: Nenhuma das alternativas anteriores podem ser utilizadas. Previsão aproximada do conteúdo
-
A Técnica dos Incidentes Críticos é uma técnica de recolha de informação que encontra as suas origens na abordagem qualitativa. Permite realizar estudos numa lógica reflexiva, acedendo a informação subjectiva, focando a forma como situações e acontecimentos são vividos e experienciados pelos indivíduos.
Quando o investigador recorre à Técnica dos Incidentes Críticos consegue focar padrões de comportamento, recursos, skills, conhecimentos, emoções e representações do indivíduo sobre a sua própria ação e acerca da ação de outros.
Isso permite aceder a três componentes da experiência do sujeito (Hettlage & Steinlin, 2006):
(a) afectiva, ou seja, as emoções que o indivíduo experiencia na situação;
(b) comportamental, ou seja, os comportamentos adoptados pelos indivíduos; e
(c) cognitiva, ou seja, a aquisição ou o uso de conhecimento ou de informação (e.g., representações).
-
Gabarito:c. Os incidentes críticos são métodos de observação e registro sistemático de comportamentos
críticos positivos e negativos.
-
-
Gab: CERTO
Método dos Incidentes Críticos: é simples e de fácil aplicação, consiste, basicamente, em avaliar uma pessoa com base em suas características críticas desejáveis e indesejáveis. Ou seja, se avaliássemos um vendedor, por exemplo, teríamos um aspecto crítico positivo (a comunicação), e o crítico negativo (a falta de equilíbrio emocional).
Essa técnica preza pelo aparecimento de um ponto positivo e um negativo, nunca 1 só. Portanto, acaba sendo um tanto tendencioso!
Rennó 2013.