SóProvas


ID
1050763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com base no fato de que um dos subsistemas mais importantes da administração de recursos humanos é a área de treinamento, desenvolvimento e educação (TDE), julgue os próximos itens.

O treinamento é um processo de assimilação cultural em curto ou médio prazo que produz um estado de mudança no conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes do indivíduo, podendo ser realizado por meio de cursos e oficinas.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Apesar de ser geralmente considerado composto por ações de curto prazo, algumas ações de médio prazo também podem ser consideradas treinamento. Chiavenato chega a considerar que algumas ações de treinamento gerencial são de longo prazo. Tais ações tem a capacidade de mudar o conjunto de CHAs dos indivíduo, sendo considerado uma assimilação cultural.

    Fonte: A.R.

  • Treinamento é qualquer procedimento que vise promover e aumentar o aprendizado entre os funcionários de uma empresa, visando – particularmente – à aquisição de habilidades para um determinado cargo. Para Goldstein (1991) Treinamento "é a aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resulta em melhoria de desempenho no trabalho"

    Outros autores, como Wexley e Hinrichs acreditam que Treinamento é um processo de aprendizado que auxilia o profissional a atingir a eficiência exigida no seu trabalho (presente e futuro) mediante o desenvolvimento de hábitos apropriados de pensamentos, ações, atitudes, comportamentos, conhecimentos e técnicas. Os objetivos de um treinamento são:

    • Impulsionar a eficiência.
    • Incrementar e aumentar a produtividade.
    • Elevar os níveis de qualidade.
    • Promover a segurança no trabalho.
    • Diminuir refugos e re-trabalhos.

    Considera-se Desenvolvimento como uma forma de aperfeiçoamento pessoal que consiste em aprimorar o conhecimento e as habilidades de natureza complexa e não estruturada. Mas, outros autores afirmam que o Desenvolvimento de um funcionário é a capacidade desse funcionário em acumular conhecimentos e informações suficientes para que ele possa desenvolver melhor sua função atual, ou outras tarefas que lhes serão confiadas. Por outro lado, Nadler (1984) diferencia "treinamento" de "educação" e de "desenvolvimento", conceituando-os da seguinte maneira:

    • Treinamento é uma aprendizagem relacionada à tarefa atual do empregado.
    • Educação seria a aprendizagem que visa a preparação do indivíduo para uma tarefa futura, já identificada.
    • Desenvolvimento é a aprendizagem adquirida para o crescimento do indivíduo, mas não relacionada a uma tarefa presente (ou futura)
    • http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/treinamento-e-desenvolvimento/49031/

  • Alguém pode me tirar uma dúvida? A questão não estaria errada por afirmar que o treinamento PRODUZ um estado de mudança do indivíduo? Este estado de mudança não seria relativo, ou seja, eu posso mudar algo com o treinamento, mas meu colega não?

  • tem mais a ver com desenvolvimento...


  • Fiquei com dúvida justamente nisso. No curso enfatizaram que eram ações de CURTO prazo. Marquei errado quando vi aquele médio prazo.

  • Treinamento - nos livros: curto prazo

    Treinamento - nas aulas: curto prazo

    Treinamento - nos sites: curto prazo

    Treinamento - para o CESPE: curto ou médio prazo

     

    Tenho a certeza de que uma das coisas mais difíceis na vida é estudar GP e depois fazer provas do CESPE.

     

  • MARQUEI CERTO E TOMEI COMO BASE ESSA SEGUINTE PASSAGEM DO LIVRO DO CHIAVENATO: "O TREINAMENTO FAZ PARTE DO DESENVOLVIMENTO DAS PESSOAS. EM OUTRAS PELAVRAS: O TREINAMENTO É UM ASPECTO ESPECÍFICO DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONALChiavenato - 4ªed., pág.157, l.15.

     

    TREINAMENTO: 

    PROGRAMAS DE CURTO PRAZO - RESULTADOS IMEDIATOS - PREPARAÇÃO PARA O CARGO.

     

    DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL: 

    PROGRAMAS DE MÉDIO PRAZO - RESULTADOS MEDIATOS - PREPARAÇÃO PARA A CARREIRA.

     

    DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL: 

    PROGRAMAS DE LONGO PRAZO - VISÃO SISTÊMICA - MUDANÇA PLANEJADA DA ORGANIZAÇÃO.

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Esse "médio prazo" quase me derruba, mas depois de fazer tantas questões da mesma banca você acaba conhecendo o jeito do examinador fazer as questões.

  • Achei que cursos e oficinas estavam relacionados com DESENVOLVIMENTO.

  • marquei errado por 2 motivos: primeiro que, como os colegas comentaram, médio prazo, para mim, era desenvolvimento. Além disso, quando bati o olho nas palavras "conhecimento, habilidade e atitude", pensei que se tratava da matéria " Competência Organizacional" 

  • Existe matéria mais subjetiva que esta ? rs Aqui comigo funciona assim, quando penso que vou acertar eu erro e quando acho que tá errado aí está correto rs. 

     

    Como a pessoa estuda 04 anos esse curso, como conseguem ? rs

  • A. Almeida,

     

    Passei 4 anos me graduando e mais 2 me especializando e ainda assim sofro com invenções cespianas. hahaha

     

    Mas nesse caso, a questão está totalmente correta.

     

    Um dos vários conceitos de treinamento:

     

    Treinamento é o desenvolvimento sistemático de padrões dos comportamentos, atitudes, conhecimentos e habilidades requeridos por um indivíduo, de forma a desempenhar, adequadamente, uma dada tarefa ou trabalho. LATHAM

  • TREINAMENTO: curto prazo, conhecimentos específicos relativos ao trabalho. É a educação, institucionalizada ou não, que visa preparar o colaborador para executar determinada função ou para a execução de uma determinada atividade, em determinada empresa. Os objetivos são mais restritos e imediatos.

    Treinamentos não são úteis para resolver problemas de desempenho originados por situações de motivação dos funcionários.

    Objetivos do treinamento:

    Preparar as pessoas para execução imediata das diversas tarefas do cargo.

    Proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para outras funções mais complexas e elevadas.

    Mudar a atitude das pessoas seja para criar um clima mais satisfatório entre elas ou para aumentar-lhes a motivação e torná-las mais receptivas as novas técnicas de gestão.

    O Treinamento desenvolve o C.H.A.

    Conceitos (saber, conhecimento teórico relacionado a ideias, filosofias, etc.)

    Habilidades (conhecimento prático e técnico, saber fazer, etc.)

    Atitudes: querer fazer, comportamento, mudança de atitudes, relacionamento interpessoal, motivação pessoal e profissional.

  • Médio prazo me derruba cespe!

  • CERTO

     

    O termo "médio prazo" também me gerou dúvidas, mas a questão está correta... Abaixo, algumas definições de treinamento:

     

    “Treinamento é aprendizagem para propiciar melhoria de desempenho no trabalho atual”. - Nadler (1984)

     

    “Treinamento é uma aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho”. - Goldstein (1991)

     

     

  • Existem vários tipos de treinamento e, inclusive, de longo prazo. Dentre eles:

     

    Técnico operacional - capacita o indivíduo a desempenhar tarefas específicas. É feito em curto prazo.

     

    Gerencial - Objetiva desenvolver as competências técnica, administrativas e comportamentais. É de logo prazo.

  • “O treinamento de funcionários é uma experiência de aprendizagem que visa à mudança relativamente permanente nos funcionários, de tal forma que sua capacidade de desempenho no trabalho melhore. Assim, o treinamento envolve mudança em habilidades, conhecimentos, atitudes e comportamentos”.

    ...

    ROBBINS, Stephen P. Fundamentos de gestão de pessoas. São Paulo: Saraiva, 2012, p 211.

  • Almeida , a matéria é válida e tem sim suas aplicabilidades. Não reclamo do conteúdo , reclamo do estilo de cobrança. Essas provas de V/F não medem conhecimento nenhum , porque você nunca "marca o que você sabe" , mas sim "marca o que a banca quer ouvir".   Todo mundo aqui consegue responder uma questão discursiva sobre o que é treinamento , o que objetiva , suas vantagens , etc.  Mas nesse estilo de cobrança do CESPE é algo extremamente subjetivo , pois nunca sabemos de onde veio "o embasamento" da questão - muitas vezes é de um artigo escrito pelo pipoqueiro da esquina , e que vem dizendo várias abobrinhas que você nunca viu na vida e acaba errando kkkkkk

  • SÓ LEMBRANDO

     

    TREINAMENTO= AGORA

    DESENVOLVIMENTO = FUTURO

  • Médio prazo, né? Sei...
  • Médio prazo, né? çei...

  • Dificil vai ser reorganizar a cabeça depois de ja ter fixado comogo apenas curto prazo

    Mas e o desenvolvimento entao continua sendo medio prazo ou vira longo prazo para a cespe?

    Me tirem essa duvida..

     

  • DEFINIÇÕES DE TREINAMENTO:


    “quaisquer PROCEDIMENTOS, de INICIATIVAS ORGANIZACIONAIS, cujo OBJETIVO é AMPLIAR A APRENDIZAGEM entre os MEMBROS da ORGANIZAÇÃO” (HINRICHS, 1976).


    “APRENDIZAGEM para propiciar MELHORIA DE DESEMPENHO NO TRABALHO ATUAL” (NADLER, 1984).


    “ESFORÇO PLANEJADO pela ORGANIZAÇÃO para FACILITAR a APRENDIZAGEM de COMPORTAMENTOS relacionados ao TRABALHO por parte de seus EMPREGADOS” (WEXLEY, 1984).


    “DESENVOLVIMENTO SISTEMÁTICO de PADRÕES dos COMPORTAMENTOS, ATITUDES, CONHECIMENTOS e HABILIDADES requeridos por um indivíduo, de forma a DESEMPENHAR, ADEQUADAMENTE, uma dada TAREFA OU TRABALHO” (LATHAM, 1988).


    “AQUISIÇÃO SISTEMÁTICA de ATITUDES, CONCEITOS, CONHECIMENTOS, REGRAS ou HABILIDADES que resultem na MELHORIA DO DESEMPENHO NO TRABALHO” (GOLDTEIN, 1991).


    RIBAS, Andréia Lins; SALIM, Cassiano Ramalho. Gestão de pessoas para concursos. Brasília: Alumnus, 2015, p. 230.


  • O treinamento é um programa de desenvolvido para o aprimoramento de competências, habilidade e atitudes que estejam vinculadas à função que a pessoa exerce na organização.

    Ele se caracteriza por ser um trabalho de curto prazo, que gera efeitos mais imediatos. O objetivo é que o profissional aprenda uma determinada habilidade para que possa ter um desempenho melhor no trabalho.

    É um processo sistemático para a aquisição de competências que favoreçam as atividades no empreendimento.

    O desenvolvimento é um processo de educação corporativa, realizado a longo prazo. O objetivo é promover o aprimoramento profissional, estimulando capacidades técnicas, comportamentais e humanas e, além disso, tornando o trabalhador cada vez mais valioso para o empreendimento.

    Ele envolve a carreira, treinamentos, coaching e diversas outras estratégias. Esse programa é efetivado em blocos de tempo maiores e os resultados também aparecem depois de períodos longos de empreendimento de esforços.

    Apesar de serem processos de educação corporativa, o treinamento e o desenvolvimento possuem muitas diferenças. O objetivo do treinamento é prover conhecimento para que o profissional possa adquirir habilidades para o seu cargo ou função, sendo realizado a curto prazo e com metas mais imediatas.

    Além disso, o treinamento, necessariamente, surge a partir da identificação de uma necessidade, algum problema que precisa ser corrigido ou melhorado. Outro traço importante é que os treinamentos, no geral, são obrigatórios.

    O desenvolvimento é um processo amplo e extenso, que tem como objetivo principal tornar o profissional cada vez mais valioso para a organização. Ele é realizado a longo prazo, trabalhando características que vão muito além do cargo.

    Ele tem um caráter mais proativo e derivado de um olhar para o futuro. Você busca antecipar tendências, oportunidades, metas e demandas. Além disso, não é obrigatório.

    Fonte: http://www.kenoby.com/blog/diferenca-entre-treinamento-e-desenvolvimento/

  • treinamento

  • Nao...... me elimina logo desse concurso Cespe.

  • O item apresenta o conceito de "Treinamento" . De acordo com o autor, treinamento é um processo de assimilação cultural em curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionados diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho, produzindo um estado de mudança no conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) de cada trabalhador, uma vez que implementa ou modifica a bagagem particular de cada um. 

    1MARRAS, Jean Pierre. Administração de Recursos Humanos: do operacional ao estratégico. São Paulo: Futura, 2000.

  • Esse prof é péssimo