Vamos aos conceitos básicos:
#Ativo imobilizado: É formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa, caracterizados por apresentar-se na forma tangível (edifícios, máquinas, terrenos,etc.)
#Depreciação: Refere-se à diminuição do valor de determinado bem calculado em função de sua vida útil, decorrente de sua utilização, desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência.
#Amortização: É um processo que extingue dívidas através de pagamentos periódicos, é a extinção de uma dívida através da quitação da mesma.
#Exaustão Sistemática: É a redução do valor de investimentos necessários à exploração de recursos
**O manual não diz isto expressamente, apenas dá a entender, neste trecho aqui:
Terrenos e edifícios são ativos separáveis e são contabilizados separadamente, mesmo quando sejam adquiridos conjuntamente. Com algumas exceções, como as pedreiras e os locais usados como aterro, os terrenos têm vida ÚTIL ILIMITADA, portanto, NÃO SÃO DEPRECIADOS. Os edifícios têm vida útil limitada e por isso são ativos depreciáveis. O aumento de valor de um terreno no qual um edifício esteja construído não afeta a determinação do montante depreciável do edifício.
Gabarito: ERRADO
Fonte: PORTAL DA CONTABILIDADE e ESTRATÉGIA CONCURSOS
Errada.
Quando os elementos do ativo imobilizado tiverem vida útil econômica limitada, ficam sujeitos a depreciação, amortização ou exaustão sistemática durante esse período.
Os institutos da depreciação, amortização e exaustão têm como característica fundamental a redução do valor do bem. A depreciação é feita para elementos patrimoniais tangíveis e tem múltiplas causas da redução do valor - o uso, a ação da natureza e obsolescência, de forma que se inicia a partir do momento em que o item do ativo se tornar disponível para uso. A amortização é realizada para elementos patrimoniais de direitos de propriedades e bens intangíveis. A causa que influência a redução do valor é a existência ou exercício de duração limitada, prazo legal ou contratualmente limitado. Por fim, a exaustão é realizada para elementos de recursos naturais esgotáveis e a principal causa da redução do valor é a exploração. Exemplos de elementos do patrimônio que sofrem a depreciação, amortização e exaustão, respectivamente, são veículos, softwares e os recursos minerais.