-
Parece-me que o problema está na palavra "individuais". O correto seria, em termos de departamentalização, "...em tarefas correlatas..."
-
É a departamentalização e a distribuição de tarefas. Refere-se ao processo administrativo organização.
-
O grau com que os processos organizacionais são subdivididos e agrupados em tarefas individuais nas estruturas organizacionais caracteriza a departamentalização e a especialização do trabalho.
Resposta: ERRADO
DEPARTAMENTALlZAÇÃO é o nome dado à especiali-
zação horizontal na organização através dacriação de
departamentos para cuidar das atividades organiza-
cionais. É decorrente da divisão do trabalho e da ho-
mogeneização das atividades.
Chiavenato, Idalberto, 7 edição, 2003
Na minha opinião o erro é o "individuais" que dá a entender que dentro de cada departamento cada um faria uma tarefa diferente, que é o oposto do conceito que todos devem fazer tarefas homogênicas, ou seja, as mesmas tarefas, em vários trexos do livro do Chiavenato sempre fala em divisão homogênicas, nunca em tarefas individuais que está muito mais para heterogêniedade.
-
Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de
homogeneidade, das atividades e correspondente recursos (humanos, financeiros,
materiais e equipamentos) em unidades organizacionais
-
ITEM 2. (CESPE/MINISTERIO PUBLICO DA UNIÃO / 2010 / TECNICO ADMINISTRATIVO)
De acordo com um dos princípios da departamentalização, as atividades de controle devem estar separadas das que serão objeto de controle.
Nesse caso, está correto, atrelar os processos subdivididos à departamentalização.
A especialização, que está relacionada à divisão de trabalho, realizando a distribuição de tarefas oficiais entre um número de posições;
Quanto a questão diz que a especialização deve-se ao agrupados em tarefas individuais nas estruturas, está incorreta, pois na verdade não é relacionado a tarefas individuais e sim a distribuição de tarefas entre um número de posições.
Se estiver errado, corrijam-me!.
-
"
A especialização do trabalho é o grau em que as tarefas organizacionais são
divididas em trabalhos separados. Este conceito surgiu com a administração
científica de Taylor, em que se entendia que o operário deveria se especializar
com o objetivo de aumentar a produtividade."
-
Falaram, falaram e não disseram nada....
Vamo que vamo..
-
O grau com que os processos organizacionais são subdivididos e agrupados em tarefas SIMILARES nas estruturas organizacionais caracteriza a departamentalização e a especialização do trabalho.
-
Ele deu o conceito de divisão do trabalho e especialização, e falou que era departamentalização.
Segundo Taylor: A divisão do trabalho é a definição das tarefas que cada indivíduo deve fazer para cumprir as atribuições de seu cargo. Ela corresponde à soma dos atributos de cada um na organização. A consequência da Divisão do Trabalho é a especialização, onde cada um deve fazer as suas tarefas de maneira mais efeciente e eficaz possível.
Departamentalização: É o processo organizacional de determinar como as atividades devem ser agrupadas.
-
Especialização do Trabalho - Hoje em dia, a especialização do trabalho, ou divisão do trabalho, se refere ao grau em que as tarefas dentro de uma organização são subdivididas em funções isoladas. Quanto mais isoladas e específicas forem as funções pode-se dizer que o trabalho é mais especializado , e quanto menos isoladas e específicas as funções, menos o trabalho é especializado.
Departamentalização - Depois que o trabalho é dividido com base na especialização, ele deve ser agrupado em departamentos para que as atividades possam ser coordenadas. Esse agrupamento é chamado de “departamentalização”.
Prof. Carlos Xavier - Estratégia
-
Não há de se falar em departamentalização e especialização do trabalho quando se trata de gestão de processos organizacionais. São assuntos diferentes. Vejam trecho do Guia de Gestão de Processos do Governo, do Gespublica:
"Uma característica importante dos processos organizacionais é a interfuncionalidade. Embora existam processos realizados inteiramente em uma unidade funcional, os principais processos de uma instituição (sobretudo os processos de negócio) atravessam as fronteiras das áreas funcionais, sendo conhecidos como processos transversais, transorganizacionais (cross-organizational), interfuncionais, interdepartamentais ou horizontais. Tais processos são executados de forma transversal à estrutura “vertical”, típica das organizações estruturadas funcionalmente. Além disso, no caso da Administração Pública, deve ser dada importância especial aos processos que ultrapassam as fronteiras das instituições,como ocorre na execução de políticas públicas".
Fonte: http://www.gespublica.gov.br/Tecnologias/pasta.2010-04-26.0851676103/Guia%20de%20Gestao%20de%20Processos%20de%20Governo.pdf
-
Sorte que eu não fiz essa prova... errei umas 5 seguidas já... rs
-
o único ( e sutil) detalhe que deixa a afirmatica errada é dizer que as atividades quanto à de departamentalização são agrupadas em atividades individuais, quando na verdade são homogêneas. A função da departamentalização é a reunião de atividades homogêneas.
-
Especialização do trabalho: é o grau em que as tarefas são divididas e padronizadas para que possam ser aprendidas e realizadas de forma relativamente rápida por um único indivíduo em dada organização.(Sobral)
Departamentalização: é um meio de se obter a homogeneidade de tarefas em cada órgão.(Chiavenato)
Departamentalização: agrupamento de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos em unidades organizacionais. (DJALMA OLIVEIRA)
SEJA FORTE,NÃO DESISTA !!!
-
Pra mim a questão trocou na parte de processos, a departamentalização considera funções, é agregar funções e não atividades individuais.
Existe a departamentalização por processos, porem , mesmo nesta, o foco é o cliente interno e externo.
-
Falou departamenntalização : refere a horizontal , organizações contemporâneas, o foco de trabalho era vertical de cima para baixo , centralizado .
-
O grau com que os processos organizacionais são subdivididos e agrupados em tarefas individuais nas estruturas organizacionais caracteriza a departamentalização e a especialização do trabalho.
Errado.
Ele trocou entre si "tarefas individuais" por "processos organizacionais". Eis o erro da questão.
-
O grau com que os processos organizacionais são subdivididos e agrupados em tarefas individuais nas estruturas organizacionais caracteriza a departamentalização e a especialização do trabalho. Resposta: Errado.
Departamentalização de um não dá né!
-
-
ESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHO ----> divisão de tarefas especializadas;
DEPARTAMENTALIZAÇÃO -----> divisão da estrutura em unidades especializadas.
-
Tarefa não tem nada haver com Departamentalização.
-
ERRADO
A departamentalização, que pode ser considerada parte da estrutura organizacional, é o agrupamento, conforme critério específico de homogeneidade, das atividades e dos recursos — humanos, financeiros, materiais e equipamentos — em unidades organizacionais.