-
Uma organização em rede corresponde à interligação de uma organização,
(conjunto de individuos que interagem de forma a alcançar determinadas
tarefas tendo um propósito, uma missão em comum) com outras
organizações, no sentido de estabelecer parcerias e estreitar sinergias
no sentido de alcançar os propósitos a que se propõem. Redes não são
organismos com um estrutura organizacional definida e uniforme,
normalmente é flexivel fluida plural e descentralizada. Em rede as
partes se unem para perseguir os objectivos especificos acordando os
principios acordados. As redes permitem a convivencia e o trabalho comum
de grupos, individuos e organizações bem diferentes, que não necessitam
de alterar as suas posições particulares para atuarem em conjunto.
Atualmente uma organização não consegue sobreviver isolada.Cada vez
mais é essencial a partilha de informação, de competências, de conhecimento,
conseguindo dessa forma maximizar as mais-valias de cada uma das
organizações podendo apresentar-se um benefício superior. As
organizações actualmente devido às TIC conseguem estabelecer parcerias
com organizações em qualquer ponto do mundo, já que o factor territorial
deixou de importar.
-
A organização em rede tem sido o principal formato adotado pelas organizações públicas, pois permite uma gestão mais descentralizada. (Até aqui a questão está correta)
Contudo, ao citar: e a eliminação de barreiras eventualmente existentes entre o Estado e a sociedade torna o item errado, pois os cidadãos veem aumentando o seu campo de participação nas decisões políticas e administrativas, facilitado principalmente pelo advento das novas tecnologias. Por outro lado, as novas e variadas formas de comunicação trouxeram até os governos um leque de demandas a serem atendidas, assim como maior cobrança em relação à utilização dos recursos públicos em benefício da sociedade.
Significa dizer que os gestores públicos precisam interagir com esse ambiente em que a informação requerida precisa estar disponível independentemente da real estrutura hierárquica e de eventuais diferenças ideológicas.A atuação em redes vem alterando as relações de poder e as relações da Administração Pública com a sociedade.
Exemplo de Instituição Pública que atua em rede: Inmetro,Petrobras.
Fonte: Paludo, Augustinho Vicente. Administração Pública, 2ªed. Elsevier.
-
O erro está em declarar que a organização em rede é o principal formato de organização pública.
As organizações públicas utilizam a departamentalização funcional ou organização especializada, na qual funções como pagamento, licitações, almoxarifado, etc, definem os tipos de seções da instituição.
-
As organizações em rede não tem sido o principal formato adotado pelas organizações públicas ainda , mas a organização em rede tem se tornado cada vez mais uma forma de pensar a administração pública.
Segundo Pedro Jacobi(2000) citado por Vicente Paludo (2012) "As redes se fortalecem nos planos político e institucional , sendo cada vez mais reconhecidas pela sociedade e pelos governos" .
Como as organizações públicas ainda adotam principalmente as organizações funcionais , não as organizações em rede como diz a questão o item está errado.
-
--> A rede do governo está sendo construída de forma incremental, com objetivo de que se estenda a todo país. CERTO
-
A organização funcional tem sido o principal formato adotado pelas organizações públicas.
-
-
Gab: ERRADO
Desconfie quando o cespe trouxer um formato que é aplicável a todas as organizações, públicas ou privadas. A chance de estar errada é quase 99%.
-
Na Administração Pública o modelo utilizado é o Funcional.
-
Uma rede pode ser definida como sistema de nós conectados por links. Tendo isso em vista, as organizações em rede são aquelas que atuam como nós independentes mas que trabalham juntas para atingirem um propósito em comum.
Os links que conectam essas organizações são acordos e interesses compartilhados que se trabalhados adequadamente, gerarão uma sinergia que trará resultados positivos para todos os integrantes da rede.
As relações entre as empresas que fazem parte da mesma rede cruzam fronteiras com facilidade, fluindo sem barreiras. A comunicação se dá de maneira mais informal e a hierarquização tradicional e burocrática perde força.
No modelo de organizações em rede, os links entre os nós são feitos de várias formas e em diferentes direções. A intenção é firmar parcerias, estreitar relacionamentos e juntar forças para alcançar objetivos em comum.
As organizações em rede podem ser observadas, por exemplo, quando uma grande empresa distribui geograficamente seus times; ou quando pequenas empresas operam juntas para competir contra grandes corporações.
Fonte: https://setting.com.br/blog/gestao-empresarial/organizacoes-rede/