SóProvas


ID
1051060
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

De acordo com as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens subsequentes.

Os documentos oficiais dirigidos aos delegados da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) devem conter o vocativo “Senhor Doutor Delegado da PCDF”, bem como o pronome de tratamento “Vossa Excelência”.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO, pois deve ser utilizado Senhor Delegado e Vossa Senhoria.

    Acrescente-se que doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Evite usá-lo indiscriminadamente. Como regra geral, empregue-o apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado. É costume designar por doutor os bacharéis, especialmente os bacharéis em Direito e em Medicina. Nos demais casos, o tratamento Senhor confere a desejada formalidade às comunicações.

    www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manualredpr2aed.doc‎


  • Galera me corrija se eu estiver errado.

    Após a redação do Art. 3º da Lei 12.830/2013:

    "O cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados."

    Não deveria o Delegado de Policia (Civil ou Federal) passar a ter o pronome de tratamento "Vossa Excelência"?

    Na questão acredito que apenas o vocativo esteja errado.

    Vlw!!


    Fé na Missão!

  • Só é doutor quem possui doutorado, os pseudos doutores piram....

  • Quem se forma no nível Superior nem sempre obtém o mestrado e posterior Doutorado,

    quando o Brasil era Governado pela Família Imperial, o Imperador concedia o título de Doutores para quem se formasse em  medicina  e Advocacia, porém, hoje em dia só tem o título de Doutor quem faz doutorado, por exemplo um professor de História assim que acaba sua faculdade de licenciatura, faz um mestrada e posterior um Doutorado, e assim por diante.

    só se usa o vocativo doutor, caso você tenha conhecimento do título acadêmico do destinatário.


  • O tratamento dado aos delegados de polícia MUDOU depois da Lei nº 12.830, de 20 de junho de 2013, os quais deverão ser chamados de "excelência", mesmo tratamento dado aos defensores públicos, juízes e promotores de justiça.

    Vejamos o que diz o artigo 3º da citada Lei:

    "O cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados."

    Cabe observar, preliminarmente, que não se deve confundir o tratamento "excelência" com o título "doutor", tanto que a Lei em questão não faz menção a este último, razão por que, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, somente quem tem doutorado deve receber tal deferência.

    Depreende-se da mesma Lei, especialmente por seu artigo 2º, que a ascensão protocolar em relação aos delegados de polícia se deve à importante função exercida pelos mesmos, chamada na Lei de "essenciais e exclusivas do Estado".

    Dos profissionais relacionados à prática jurídica, tínhamos, tradicionalmente, o tratamento "excelência" concedido somente a juízes e promotores de justiça.


    OBS: então, para mim, a questão está ERRADA, pois só devem conter o vocativo "Doutor" (que na verdade é um título acadêmico), se o Delegado em questão tiver concluído um doutorado. O vocativo Senhor usa-se sim, pois, como vimos na nova lei, agora os Delegados também recebem o pronome de tratamento Vossa Excelência.

  • A colega abaixo (Ana Paula) deve ficar atenta para um detalhe, pois a questão não pede segundo a Lei nº 12.830/2013 e sim segundo o Manual de Redação da Presidência, portanto, segundo o mesmo Manual, usa-se Senhor para Delegado e não excelência.

  • O Doutor não é usado mais, ele é apenas um titulo acadêmico, ou seja, quem  fez doutorado. Simples não?

    Força!

  • Prezados (as) colegas,

    O enunciado do item em comento é claro, e, pede que o candidato julgue o item de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República e não de acordo com o artigo 3º da Lei nº 12.830/2013, veja abaixo o enunciado do item em apreço:

    De acordo com as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens subsequentes.

    No que pese o artigo 3º da Lei nº 12.830/2013 dispor acerca do tratamento protocolar dado ao Delegado de Polícia, in verbis:

    Art. 3o  O cargo de delegado de polícia é privativo de bacharel em Direito, devendo-lhe ser dispensado o mesmo tratamento protocolar que recebem os magistrados, os membros da Defensoria Pública e do Ministério Público e os advogados.

    O item em comento trata única e exclusivamente de regras de Redação Oficial, regras assim elencadas no Manual de Redação da Presidência da República, logo o vocativo a ser utilizado ao redigir memorandos e ofícios endereçados a delegados de polícia deve ser: Senhor Delegado e como pronome de tratamento deve ser utilizado Vossa Senhoria.


  • Errado. 


    A máxima da questão é verificar se o candidato está atento à lei 12.830/2013 da qual reconhece e especifica as atribuições dos Delegados de Polícia.


    Uma das melhores leis de 2013.

    Vamos à luta.



  • O título de Vossa Excelência é usado para se dirigir à altas autoridades, como exemplo para Ministro de Estado, não se encaixando para delegados de polícia, para o qual é usado o pronome de tratamento "Vossa Senhoria".

    Quanto ao doutor, é facultativa a sua utilização ( se trata de um título acadêmico, como já explicitado acima ), portanto, o erro dá questão se dá pelo fato de se utilizar o pronome de tratamento errado.

    FOCO, FORÇA, FÉ. DESISTIR JAMAIS!!!

  • Doutor não é forma de TRATAMENTO É TÍTULO ACADÊMICO. SÓ COM ESSA INFORMAÇÃO JÁ CONSEGUE MATAR A QUESTÃO.

  • O enunciado informa que "os documentos oficiais dirigidos aos delegados da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) devem conter o vocativo “Senhor Doutor Delegado da PCDF”, bem como o pronome de tratamento “Vossa Excelência”".

    Não há problemas em usar o termo "doutor". Se os respectivos delegados possuem título acadêmico, ou seja, se fizeram doutorado, então o termo pode ser usado. O problema está no pronome de tratamento. O certo é usar "Vossa Senhoria".


    A resposta está incorreta.

  • Por isso a devida atenção  ao enunciado. Se fosse em penal essa questão estaria certa. 

  • Errado é Vossa Senhoria o tratamento correto

  • Questão totalmente errado.

     

  • PRONOME DE TRATAMENTO correto é VOSSA SENHORIA.

    Obs:Não sei para o CESPE, mas para a FUNIVERSA O VOCATIVO está correto.

     

    Q502066

    Redação Oficial 

    Ano: 2015

    Banca: FUNIVERSA

    Órgão: SEAP-DF

    Prova: Agente de Atividades Penitenciárias

    Resolvi certo

    Com base no Manual de Redação da Presidência da República, julgue o seguinte item.

    Em correspondências oficiais destinadas a delegados da Polícia Civil do Distrito Federal, deve-se utilizar o seguinte vocativo: Senhor Doutor Delegado.

    GABARITO: CERTO

  • isso deixa a questao errada .            bem como o pronome de tratamento “Vossa Excelência”.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkk

     

  • Não há problemas em usar o termo "doutor". Se os respectivos delegados possuem título acadêmico, ou seja, se fizeram doutorado, então o termo pode ser usado. O problema está no pronome de tratamento. O certo é usar "Vossa Senhoria".

  • Médico e Advogado não são doutores. Doutor é quem traz a Breja! hehehe

  • O título de Doutor é para quem tem doutorado.

    além disso : pronome de tratamento ≠ vocativo

  • Vossa excelência?,parei ai,

  • E pelo nome? pode?

  •  O manual do STJ recomenda que o tratamento aos delegados seja de "vossa senhoria".

  • o Delegado está se achando demais, "vossa excelência" não é um pronome pra ele

  • Uma vez meu carro foi roubado, entao fui a delegacia, de encontro com o delegado, falei: Boa noite, campeão, meu carro foi roubado, queria fazer um BO, por favor. Ele respondeu: campeão não, Doutor! E deu um sorrisinho debochado de canto de boca... já percebi que era muito gente boa

  • Como eu chamaria Advogado ? Vossa Senhoria?

  • Não tem mais “Excelência”, “Excelentíssimo”, “Senhoria”, “Magnificência”, etc. Vale ressaltar que já era proibido o emprego dos tratamentos doutor, ilustríssimo, digníssimo, etc.

  • Doutor?! Só se o cara tivesse doutorado kkkkk e mesmo assim tá errado

  • - Vocativo:

    • é uma invocação ao destinatário.
    • Nas comunicações oficiais, o vocativo será SEMPRE seguido de vírgula.

    1- Segundo o MRPR, em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder:

    utiliza-se a expressão Excelentíssimo Senhor ou Excelentíssima Senhora e o cargo respectivo, seguidos de vírgula.

    Ex: Excelentíssimo Senhor Presidente da República,

    Ex: Excelentíssimo Senhor Presidente do Congresso Nacional,

     

    2- As demais autoridades, mesmo aquelas tratadas por Vossa Excelência:

    receberão o vocativo Senhor ou Senhora seguido do cargo respectivo.

    Ex: Senhora Senadora,

    Ex: Senhor Juiz,

    Ex: Senhora Ministra,

     

    3- Na hipótese de comunicação com particular:

    pode-se utilizar o vocativo Senhor ou Senhora e a forma utilizada pela instituição para referir-se ao interlocutor: (beneficiário, usuário, contribuinte, eleitor etc.):

    Ex: Senhora Beneficiária,

    Ex: Senhor Contribuinte,

     

    Ainda, quando o destinatário particular, no vocativo, pode-se utilizar Senhor ou Senhora seguido do nome do particular ou pode-se utilizar o vocativo “Prezado Senhor” ou “Prezada Senhora”.

    Ex: Senhora [Nome],

    Ex: Prezado Senhor,

     

    4- Em comunicações oficiais, está abolido:

    o uso de Digníssimo (DD) e de Ilustríssimo (Ilmo.)

     

    5- É recomendado também que se evite o uso:

    de “doutor” indiscriminadamente. O tratamento por meio de Senhor confere a formalidade desejada.