SóProvas


ID
1051069
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com a escalada de violência que acontece nos últimos dias, especialmente no Rio de Janeiro, com saques e depredações de patrimônios públicos e privados, ficou claro que as grandes manifestações de massas não representaram somente um terremoto na política nacional, mas estão impondo novos desafios para o Estado democrático de direito. Os policiais do Police Executive Research Forum, com sede em Washington, enumeraram alguns pontos fundamentais para lidar com manifestações de massas em contextos democráticos e de comunicação globalizada e instantânea, fruto da experiência adquirida pela polícia dos países desenvolvidos pós-Seattle99: planejamento, coordenação com outras agências de segurança e logística das forças policiais ou do evento.

Merval Pereira. Repressão na Democracia. In: O Globo , 24/7/2013, p. 4 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial e considerando os diversos aspectos que envolvem o tema nele abordado, julgue os itens de 15 a 19.

De acordo com o texto, mesmo sob a democracia, com a absoluta prevalência do direito, as forças encarregadas de zelar pela segurança pública devem agir de modo relativamente semelhante ao praticado em um Estado autoritário.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    A maior dificuldade hoje é justamente conciliar o zelo pela segurança pública e os valores de uma sociedade democrática. 

    http://www.alfaconcursospublicos.com.br/files/SIMULADO%20PCDF%20AGENTE%20-%20COMENTADO%20-%2003-11-13.pdf


  • O desafio das autoridades é zelar pela democracia em todas as suas atuações coercitivas ou preventivas, a fim de prestar o dever de zelar pela segurança pública. 


  • Fazendo aqui apenas uma exposição de pensamento referente ao tema, mas sem adentrar no próprio mérito da questão. Acredito que as polícias, falo com referência no Estado do Amazonas, deveriam ser muito mais preparadas, não só em relação às técnicas de combate, mas principalmente em relação ao meio social, como o modo de agir nas mais variadas situações e principalmente de como lhe dar com o cidadão. Para isso, penso que deveria mudar a forma de entrar na carreira de polícia, começando por exigir curso superior para todas as polícias, de preferência em direito, não aqui menosprezando aqueles que não tenham curso superior, mas no meu ponto de vista, quanto mais instruído o  policial, mais vai saber lhe dar com tais situações que aparecem, sempre respeitando os direitos do cidadão, que é a principal característica de um estado democrático, e tomando decisões pautadas principalmente no bom senso, deixando assim de agir como simples cães-de-guarda que não pensam, apenas agem. Por outro lado, reconheço os problemas enfrentados pelos policiais, como principalmente a baixíssima remuneração, sei ainda que ter uma policial pouco instruído e pouco pensante é conveniente para o governo, mas isso é discussão pra outras oportunidade, de toda forma, deixo aqui consignado a minha manifestação constitucional.

  • No meu ponto de vista essa assertiva está errada devido "...as forças encarregadas de zelar pela segurança pública devem agir de modo relativamente semelhante ao praticado em um Estado autoritário.", pois, atitudes semelhantes ao "extinguido" Estado autoritário, como já foi o nosso, é um claro passa retrógrado. Sendo assim, acredito não haver indivíduos ou grupos organizados, políticos ou apolíticos, com o objetivo de retroceder ás conquistas outrora alcançadas. Qualquer semelhança é mera coincidência, relativiza-la é uma brecha para a inconstitucionalidade. As forças zeladoras são necessárias, mas não devem ser semelhantes a de um Estado autoritário.

  • O texto demonstra, ao contrário, a preocupação em como as forças de segurança devem zelar pela segurança pública, respeitando os direitos e garantias de um Estado Democrático de Direito. Por esta razão que as manifestações de junho de 2013 trouxeram novos desafios. O autor traz como uma melhor prática a ser seguida a experiência da polícia de países desenvolvidos adquirida pós- Seattle 99.
    A afirmativa está incorreta.