-
Afirmativa I: Todos os funcionários que falam inglês têm formação superior.
Afirmativa II: Já dentre os funcionários que atendem o público, somente metade tem formação superior.
a) todo funcionário com formação superior fala inglês.
Errado. Nem todos. A afirmativa II diz que apenas a metade dos funcionários que atendem o público tem formação superior, ou seja,a outra metade não tem.
b) nenhum funcionário com formação superior atende o público.
Errado. A afirmativa II diz que a metade dos funcionários que atendem ao público tem formação superior.
c) nenhum funcionário que fala inglês atende o público.
Errado. A afirmativa I diz que todos os funcionários que falam inglês têm formação superior, já a afirmativa II diz que metade dos funcionários que atendem o público têm formação superior. Só com base nas afirmativas, nada impede que um desses que compõem a metade que atende o público e que tem formação superior também saiba falar inglês.
d) pelo menos um funcionário que atende o público não fala inglês.
Correto! Uma metade que atende o público tem formação superior, mas a outra metade não tem e a afirmativa I diz que todos os que falam inglês tem que ter formação superior, logo, com certeza PELO MENOS UM(na verdade, é a metade) funcionário que atende o público não vai falar inglês,pois não tem formação superior.
e) pelo menos um funcionário que atende o público fala inglês.
Errado. Uma metade dos funcionários que atendem o público tem formação superior e todos os que falam inglês têm formação superior. Há a possibilidade de toda essa metade que atende o público e têm formação superior também falar saber inglês.
Gabarito:Letra D
-
Fiz um esquema e foi mais fácil de ententer:
A questão fala: Se fala inglês então tem nivel superior. I->NS
E que do total que atende, metade tem nivel superior, a outra metade não tem NS.
Fazendo o contrarecíproco da primeira proposição, temos: ¬NS->¬I.
Como há metade que atende e não tem nivel superior, então há pelo menos um funcionário que atende não fala inglês.
-
Afirmativa I: Todos os funcionários que falam inglês têm formação superior.
Afirmativa II: Já dentre os funcionários que atendem o público, somente metade tem formação superior.
O examinador não disse que todos os funcionários de nível médio falam inglês.
Também não informou que todos de nível superior falam inglês Afirmou justamente o contrário na Afirmativa I.
Então, pelas afirmativas acima não podemos concluir que todos os funcionários de nível superior do atendimento falam inglês (50 por cento), nem que dos outros 50 por cento de nível médio todos falam inglês.
Por isso que a única resposta possível é a letra D - pelo menos um funcionário que atende o público não fala inglês.
-
Continuo sem entender, para mim se a metade dos funcionários que atendem ao público falam inglês (e tem nível superior), logo para mim seria correto dizer que pelo menor um fala inglês. Se do total dos funcionários que atendem ao público p. ex fosse igual a 2, pelo menos 1 falaria inglês. Alguém pode explicar?? Grata :)
-
Os funcionários que falam inglês estão todos dentro do circulo dos que tem formação superior, já os que atendem o público metade está fora do círculo que tem formação superior, logo conclui-se com essa parte que está fora do círculo dos que tem superior não falam inglês, então pelo menos um funcionário que atende o público não fala inglês, POIS ELE ESTÁ FORA DO CÍRCULO LOGO PELO MENOS UM NÃO FALA INGLES.
LETRA "E"
-
Não entendi! A afirmação I fala que todos os funcionários que falam inglês têm formação superior isto quer dizer que todos que têm formação superior falam inglês. Nenhuma explicação conseguiu me convencer. Alguém pode me explicar?
-
Pessoal, vou tentar explicar o método que utilizei para responder a questão acima. Se nós separarmos por "células" as proposições trazidas pela banca temos:
A) Funcionários falam inglês
B) Funcionários têm formação superior
C) Funcionários atendem o público
D) Metade dos funcionarios que atendem o público tem formação superior.
Segundo o enunciado se A então B, A--->B, pois todos os funcionários que falam inglês têm formação superior. Fazendo análise dessa informação posso dizer que ter formação superior é condição necessária para se falar inglês, mas não suficiente, pois nada impede que algum funcionário tenha diploma superior e não saiba falar inglês. Com isso em mente já podemos eliminar algumas alternativas.
Alternativa A: Nada impede que um funcionário tenha formação superior e não saiba falar inglês, segundo os critérios lógicos A--->B pode ser verdadeiro mesmo a proposição A sendo falsa.
Alternativa B: Essa proposição é bastante simples, já que a literalidade da questão informa que existem funcionários que têm diploma superior e atendem o público.
Alternativa C: Não poderíamos concluir necessariamente que esta é a proposição verdadeira. Conforme o raciocínio anterior nada impede que algum funcionário fale inglês e atenda o público, haja vista que metade dos funcionários que atendem o público têm diploma superior.
Alternativa D: Correta e podemos afirmar com convicção total e sem incertezas que pelo menos um funcionário que atende o público não fala inglês, conforme vimos anteriormente ter diploma superior é condição necessária para se falar inglês, ou seja, apenas aqueles funcionários que têm diploma superior têm a possibilidade de falar inglês. Logo, como metade dos funcionários que atendem o público não tem diploma superior posso afirmar categoricamente que pelo menos 1 não fala inglês.
Alternativa E: Aqui nos encontramos numa situação parecida com a da letra C, pode ser verdade ou não, como não temos certeza, esta não seria a alternativa correta. Já que existe a possibilidade de um funcionário ter diploma superior e, mesmo assim, não falar inglês, nada impediria que toda a metade que têm diploma superior e atenda o público não saiba falar a língua do tio sam, embora remota, essa possibilidade pode sim, vir a existir.
-
Lamartine, considere os 3 conjuntos: Inglês, Nível Superior e Funcionários.
O conjunto Inglês está totalmente contido no conjunto Nível Superior. Já o conjunto Funcionários está apenas metade contido. Ou seja, se há funcionários sem nível superior, logo, a outra metade dos funcionários que não tem nível superior, também não falam inglês.
Resposta: d) pelo menos um funcionário que atende o público não fala inglês.
-
Esse tipo de questão é facilmente resolvido com conjunto. Mas como tem que desenhar pessoal, eu nem posso ajudar vcs.
-
gabarito letra (D); penso que se poderia afirmar também "pelo menos metade dos funcionários que atendem ao público não falam inglês".
-
A MAIOR garantia é que pelo menos um funcionário que atende o público não fala inglês. E ainda poderia estar errada se estivesse outra mais obvia que essa.
-
Questõs desse tipo ,deve-se somente interpretar realmente o que ele afirma.Várias pessoas questionando que a resposta poderia ser a letra E, sim poderia, mas isso é uma possibilidade , vc não tem certeza, não se pode afirmar isso , a questão não afirma.
O fato da questão falar que: dentre os funcionários que atendem o público, somente metade tem formação superior, não lhe da o direito de afirmar que dentre essa metade pelo menos um fala inglês.A certeza que se tem é que pelo menos um não fala inglês
-
Respondendo a Lamartine, confesso que quando resolvi fiquei com esta mesma dúvida, mas analisando melhor compreendi que realmente a letra D é a mais correta.
A letra E diz o seguinte: pelo menos um funcionário que atende o público fala inglês.
Ora sabemos que dentre os que atendem o público somente metade tem formação superior,, ou seja, nem sempre quem tem formação superior necessariamente fala inglês, não posso afirmar isso com certeza, com base nas premissas, logo a alternativa E está errada!
Bom Estudo!!!
-
“Todos os funcionários que falam inglês têm
formação superior. Já dentre os funcionários que atendem o público, somente
metade tem formação superior”.
Analisando cada alternativa com base no Diagrama
de Venn abaixo:
a) Errado, como podemos observar na parte
verde do diagrama.
b) Errado, como podemos observar na parte
em vermelha no diagrama.
c) Errado, como podemos observar na parte
azul do gráfico.
d) Correto, como vemos a parte em preto
do diagrama.
e) Errado,
pode acontecer que a outra metade inteira que se encontra dentro do nível
superior também falar inglês, como mostra o diagrama.
RESPOSTA: (D)
-
Qual é a mais certa ? chuta no angulo e corre para o abraço !!!
-
Gente, não existe a "mais correta". Só a D pode ser o gabarito!
I. Todos os funcionários que falam inglês têm formação superior. (SE fala inglês, ENTÃO tem formação superior).
II. Dentre os funcionários que atendem o público, somente metade tem formação superior. (Ou seja, pode ter formação superior, mas não falar inglês)
O xis da questão é entender que o contrário de I. não pode ser afirmado, vejam só:
P --> Q é equivalente a:
~Q --> ~P (Se não tem formação superior, então não fala inglês)
~P v Q (Não fala inglês ou tem formação superior)
Assim, NÃO É CERTO pensar que só por ter a formação superior ele falará inglês, o que gera a confusão entre as alternativas D e E.
Analisando as alternativas:
a) todo funcionário com formação superior fala inglês. ERRADO. Todo funcionário que fala inglês tem formação superior, mas afirmar o contrário não é correto.
b) nenhum funcionário com formação superior atende o público. ERRADO. Ele afirma que dentre os funcionários que atendem o público, metade tem formação superior.
c) nenhum funcionário que fala inglês atende o público. ERRADO. Ele afirma que dentre os funcionários que atendem o público, metade tem formação superior. Logo, pode ser que algum funcionário fale inglês, como também pode ser que não fale. Não tem como afirmar com certeza o que a C está dizendo.
d) pelo menos um funcionário que atende o público não fala inglês. CORRETO. Metade dos funcionários que atendem ao público têm formação superior, o que pode implicar tanto em gente que fala inglês, como em gente que não fala inglês. Ter a formação superior é apenas uma condição necessária para falar inglês, mas não suficiente!
e) pelo menos um funcionário que atende o público fala inglês. ERRADO. Não necessariamente. Metade dos funcionários que atendem ao público têm formação superior, O QUE NÃO IMPLICA QUE SAIBAM FALAR INGLÊS. Se fala inglês, tem formação superior, mas afirmar o contrário não é certo.
Espero ter ajudado. Também passei um tempão entre a D e a E, mas consegui desenvolver esse raciocínio e acertar a questão. Se eu tiver escrito alguma coisa equivocada, não hesitem em me corrigir!
-
Questão de Diagrama Lógico - Nível Elevado
Letra D
-
Pense da seguinte forma: existem duas possibilidades
1) o conjunto inglês estar totalmente contido, sendo menor, no conjunto formação superior
2) o conjunto inglês ser exatamente do tamanho do conjunto formação superior
tendo 2 alternativas, a única certeza se dá na letra D. Na situação da letra E, em uma das possibilidades poderá ser verdadeira e na outra falsa, é como se a resposta pra letra E fosse V/F o que dá premissa inválida
-
Gabarito:D
Principais Regras:
- 50% das questões é para você verificar se o argumento é válido ou inválido e 50% é para você achar a conclusão. O método de RESOLUÇÃO é o mesmo.
- Às vezes, a banca coloca sinônimos, então atenção, pois 99,9% das questões que aparecerem sinônimos das palavras, você continuará resolvendo da mesma forma.
- Como identificar se o argumento é válido ou inválido? Passos: 1) Transformar as frases em siglas; 2)A conclusão vai ser SEMPRE FALSA e as premissas SEMPRE VERDADEIRAS; 3) Solucionar; 4) Se ao final, você resolver tudo sem encontrar erro, o argumento será inválido e se encontrar alguma divergência durante a resolução, será argumento válido.
Ex: A: Igor foi estudou e passou; B: Igor estudou; Conclusão: Igor passou;
1) Transformar as frases acima em siglas ou termos reduzidos - eu coloquei a primeira letra de cada termo, mas você pode fazer do jeito que for melhor, mas o intuito é reduzir as frases, logo ficará:
A (E ^ P); B (E); Conclusão (P)
2) As 2 primeiras sentenças serão as premissas que colocarei o valor final de verdadeiro e a conclusão de falsa. Logo, ficará:
A (E ^ P) = V; B (E) = V; Conclusão (P)= F
3) Solucionar
A única alternativa para solucionar é a premissa A. Logo ficará:
A (V ^ F) = V ?
No conectivo "e" quando se tem V ^ F, o final será Falso, logo ocorreu uma divergência.
4) Divergência, logo argumento válido.
- Já em relação as questões para achar a conclusão? O método descrito acima é aplicado, porém você deverá iniciar por sentenças simples, depois conectivo "e" e assim sucessivamente. Costumo dizer que é um pirâmide, a cada premissa resolvida, novas premissas serão abertas para você achar seu valor final. Geralmente existem diversas conclusões. CUIDADO: Exemplo: Premissa A: Carlos foi a festa; No momento que você identificar ao resolver que essa premissa é falsa, a conclusão trocará o valor semântico da frase, logo será "Carlos não foi a festa".
FICA A DICA: Pessoal, querem gabaritar todas as questões de RLM? Acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam lá pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias. Vamos em busca juntos da nossa aprovação !!