SóProvas


ID
1053058
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Denominam-se estruturas funcionais ou organizações funcionais as estruturas de organização departamentalizadas pelo critério funcional no primeiro nível. As funções principais, no primeiro nível, são:

Alternativas
Comentários
  • PARTE 1

    Comentário: CABE RECURSO. Essa questão tomou por base as funções principais, no primeiro nível, estabelecidas por Fayol, que são: produção, comercialização, finanças e administração.

    Entretanto, atualmente não há consenso sobre as principais funções das empresas. Vejamos o que dizem os principais autores recentes.

    Chiavenato (2011, p. 196) ensina que:

    “A departamentalização por funções é o critério mais utilizado para organizar atividades empresariais. Todavia, as funções básicas de uma empresa podem diferir conforme a empresa ou o negócio:

    a.  Não há uma terminologia única para as funções empresariais. Uma indústria pode empregar termos como “produção”, “vendas” e “finanças”, uma atacadista abordará suas atividades em termos de “compras”, “vendas” e “finanças”, uma financiadora em termos de “operações”, “marketing” e “tesouraria”, enquanto uma estrada de ferro considerará “tráfego”, “vendas” e “finanças”.

    b.  Além da terminologia variável, as atividades básicas diferem em importância conforme a empresa. Um hospital não tem um departamento de vendas e uma igreja não tem um departamento de produção de serviços. Isso não significa que essas atividades fundamentais não sejam desenvolvidas na empresa, mas simplesmente não são especializadas.

    c. Outra razão para a ausência dos departamentos de vendas, produção ou finanças em muitas empresas é terem sido escolhidos outros critérios de departamentalização que veremos adiante. Departamentalizar por função é um dos modos de organizar uma empresa.”

    Somente por esses ensinamentos de Chiavenato já poderíamos solicitar a anulação da questão, porém vamos adiante.

    Segundo Sobral e Peci (2013, p. 261):

    “O tipo de departamentalização mais comum nas organizações consiste na agregação de tarefas de acordo com a área funcional, constituindo-se os departamentos de marketing, finanças, recursos humanos, operações, pesquisa e desenvolvimento, entre outros. [...]

    A departamentalização funcional pode ser usada em qualquer organização. No entanto, as funções podem mudar de forma e refletir objetivos finais da organização.”

    Vejam que esses autores, além de apresentarem exemplos de departamentos diferentes dos apresentados na questão, indicam que há diferentes formas de agrupamentos funcionais.

    Prosseguindo, Maximiano (2011, p. 152), ao estabelecer os critérios de departamentalização, apresenta os seguintes dizeres:

    “A departamentalização funcional consiste m atribuir a cada uma das unidades de trabalho a responsabilidade por uma função organizacional – operações, marketing, finanças, recursos humanos e assim por diante.”

    Esse autor apresenta um desenho, utilizado apenas como exemplo, em que são apresentados os seguintes tipos de departamentos: industrial, marketing, finanças, logística e recursos humanos.

  • Por fim, Djalma Rebouças de Oliveira (2011, p. 105-106), falando da departamentalização funcional, ensina que:

    “Nesse caso, as atividades são agrupadas de acordo com as funções da empresa, podendo ser considerado o critério de departamentalização mais usado nas empresas.”

    O autor também apresenta uma figura contendo, todavia, os seguintes tipos de departamentos: gerência de produção, gerência financeira, gerência de marketing e gerência de recursos humanos. Logo em seguida, o autor complementa: “a departamentalização funcional apresentada considerou as quatro áreas funcionais clássicas das empresas”.

    Ainda segundo Oliveira,

    “[...] esse tipo de departamentalização pode ser feito considerando as funções da administração; e, nesse caso, a empresa pode ficar com as seguintes unidades organizacionais:

    gerência de planejamento; gerência de organização; gerência de controle.”

    O autor apresenta ainda outros exemplos de departamentalização funcional, como por área de conhecimento.

    Em síntese, podemos perceber que não há consenso sobre os tipos clássicos de departamentos funcionais. Dessa forma, como a FCC não apresentou o autor da classificação proposta, a questão deve ser anulada.

    Com toda essa literatura, creio que vocês tem subsídios suficientes para formular um bom recurso.

    Fontes:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 8ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

    CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. 8ª Ed. São Paulo: Atlas, 2012.

    MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Fundamentos de Administração. São Paulo: Atlas, 2011.

    OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organizações e métodos: uma abordagem gerencial. São Paulo: Atlas, 2011.

    SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2ª Ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

    Fonte: professor Herbert Almeida

  • Gabarito letra 'D' --> por exclusão. Não concordo com o Gabarito e considero a questão sem resposta.

    A questão pede as principais funções que encontramos no primeiro nível de uma estrutura funcional, NÃO restringindo-os mas apenas citando alguns deles. Vamos ver:

    "Denominam-se estruturas funcionais ou organizações funcionais as estruturas de organização departamentalizadas pelo critério funcional no primeiro nível. As funções principais, no primeiro nível, são: 

    a) recursos humanos; finanças; produção e vendas. --> RH NÃO ESTÁ no primeiro nível, pois é staff b) planejamento; direção; comunicação e implementação. --> planejamento também não é primeiro nível c) gerenciamento de pessoal; administração de projetos; produção e comercialização. --> administração de projetos não é primeiro nível. Execução é primeiro nível. e) planejamento; execução; controle e avaliação. --> novamente planejamento que é da alta cúpula.


  • Primeiro nível = Planejamento operacional

    Note que nas demais alternativas aparecem atividades do nível tático(RH) e estratégico(Planejamento).

  • a) Recursos Humanos passou a ser estratégico, não está no primeiro nível, que é o operacional;

    b) Planejamento faz parte do nível estratégico ou institucional;

    c) Gerenciamento de pessoal passou a ser estratégico;

    d) CORRETO;

    e) Planejamento está no nível estratégico.

  • Mas onde tem classificado nível operacional como primeiro nível? Não encontrei em nenhum material, apenas nível estratégico, tático e operacional. Primeiro nível poderia ser o estratégico também. 

  • Sem resposta, se considerar primeiro nível o estratégico - produção e comercialização não faz parte

    se considerar primeiro nível o operacional - administração não faz parte.

  • nao entendi, primeiro nivel de baixo pra cima é?    então voltamos a Taylor foi?     

  • Letra D, tinha errado a questão.

  • niguem enteu até hoje essa questão. nem eu!

     

  • Comentário: CABE RECURSO. Essa questão tomou por base as funções principais, no primeiro nível, estabelecidas por Fayol, que são: produção, comercialização, finanças e administração.

    Entretanto, atualmente não há consenso sobre as principais funções das empresas. Vejamos o que dizem os principais autores recentes.

    Chiavenato (2011, p. 196) ensina que:

    “A departamentalização por funções é o critério mais utilizado para organizar atividades empresariais. Todavia, as funções básicas de uma empresa podem diferir conforme a empresa ou o negócio:

    a.    Não há uma terminologia única para as funções empresariais. Uma indústria pode empregar termos como “produção”, “vendas” e “finanças”, uma atacadista abordará suas atividades em termos de “compras”, “vendas” e “finanças”, uma financiadora em termos de “operações”, “marketing” e “tesouraria”, enquanto uma estrada de ferro considerará “tráfego”, “vendas” e “finanças”.

    b.    Além da terminologia variável, as atividades básicas diferem em importância conforme a empresa. Um hospital não tem um departamento de vendas e uma igreja não tem um departamento de produção de serviços. Isso não significa que essas atividades fundamentais não sejam desenvolvidas na empresa, mas simplesmente não são especializadas.

    c. Outra razão para a ausência dos departamentos de vendas, produção ou finanças em muitas empresas é terem sido escolhidos outros critérios de departamentalização que veremos adiante. Departamentalizar por função é um dos modos de organizar uma empresa.”

    Para mais aprofundamento: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/recurso-e-comentarios-nocoes-de-administracao-geralpublica-aj-trt15/

  • KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Só rindo para não chorar, quer dizer que o primeiro nível é o operacional, a meu ver, vem do Estratégico até o operacional, e não ao contrário...Procurei pelo Rodrigo Rennó, Chiavenato, Giovanna Carranza e Paludo, nenhum deles falou sobre.

  • Entendi nada!!

    Realmente a professora não ajudou...  =/

  • E a professora fala fala fala e não fala o principal: o que são funções de primeiro nível? AFF

  • Essa professora de adm do QC é terrível... 

  • Se nem no Livro do Chiavenato tem essa divisão da questão... kkkkk

    Não vai ser eu, simples concurseiro, que vou achar na internet...

     

    Fui

     

    Próxima !!!

  • DE UM LADO, UMA PROFESSORA DE ADMINISTRAÇÃO QUE NÃO POSSUI FORMAÇÃO NA ÁREA - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NÃO É ADMINISTRAÇÃO, ASSIM COMO MEDICINA NÃO É ODONTOLOGIA. DE OUTRO, UM EXAMINADOR QUE CARIMBA O PASSAPORTE A CADA ALTERNATIVA FORMULADA. 

     

    ASSIM FICA DIFÍCIL...

  • A Questão tomou por base as funções principais, no primeiro nível, estabelecidas por Fayol, que são: produção, comercialização, finanças e administração.

    Presentes nas 6 funções básicas da Administração.

    Ou seja quando o examinador disse Primeiro nível ele quis dizer nível básico para a partir daí formular outros critérios de departamentalização a partir de contextos modernos.

  • Na minha humilde interpretação o primeiro nível seria o topo da pirâmide! Achei uma questão confusa e a explicação da Professora muito limitada.