SóProvas


ID
10537
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O DHCP possibilita a distribuição de endereços IP para máquinas na rede. Com relação aos tipos de distribuição possíveis com o uso do DHCP é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • As definições das alternativas a) e c) estão contrárias, então já pode eliminá-las.
  • Configuração Manual

    Neste caso, é possível atrelar um endereço IP a uma determinada máquina na rede. Para isso, é necessária a associação de um endereço existente no banco do servidor DHCP ao endereço MAC do adaptador de rede da máquina. Configurado desta forma, o DHCP irá trabalhar de maneira semelhante ao BOOTP. Esse endereço "amarrado" ao equipamento não poderá ser utilizado por outro, a não ser que eles utilizem a mesma placa de rede.

  • Letra B.

    A banca inverteu os conceitos de atribuição automática e atribuição dinâmica em alguns itens para enganar o candidato.

    a) na distribuição automática(dinâmica) é definido um tempo de validade, possibilitando o reaproveitamento de endereços IP. Nesses casos, os endereços IP são desvinculados dos respectivos endereços MAC.
    b) na distribuição manual, um endereço IP é associado de forma estática a um endereço MAC.(Correto, isto é feito pelo administrador de rede)
    c) na distribuição dinâmica, os endereços são distribuídos à medida que novas máquinas são inseridas na rede. Neste caso, os endereços IP são associados de forma estática a endereços MAC, não permitindo o reaproveitamento de endereços IP. A distribuição dinâmica permite um melhor reaproveitamento de endereços IP.
    d) para impedir a alta rotatividade dos endereços IP quando se utiliza a distribuição automática dinâmica, faixas de endereços MAC e IP são especificados no servidor DHCP.
    e) para gerenciar a alta rotatividade dos endereços IP quando se utiliza a distribuição dinâmica, faixas de endereços MAC e IP são especificadas e vinculadas manualmente no servidor DHCP. Vinculadas automaticamente no servidor DHCP.

    ·  Atribuição manual - Onde existe uma tabela de associação entre o Endereço MAC do cliente (que será comparado através do pacote broadcast recebido) e o endereço IP (e dados restantes) a fornecer. Esta associação é feita manualmente pelo administrador de rede; por conseguinte, apenas os clientes cujo MAC consta nesta lista poderão receber configurações desse servidor;São vinculadas automaticamente no servidor DHCP
    ·  Atribuição automática - Onde o cliente obtém um endereço de um espaço de endereços possíveis, especificado pelo administrador. Geralmente não existe vínculo entre os vários MAC habilitados a esse espaço de endereços;
    ·  Atribuição dinâmica - O único método que dispõe a reutilização dinâmica dos endereços. O administrador disponibiliza um espaço de endereços possíveis, e cada cliente terá o software TCP/IP da sua interface de rede configurados para requisitar um endereço por DHCP assim que a máquina arranque. A alocação utiliza um mecanismo de aluguel do endereço, caracterizado por um tempo de vida. Após a máquina se desligar, o tempo de vida naturalmente irá expirar, e da próxima vez que o cliente se conectar, o endereço provavelmente será outro.
    Algumas implementações do software servidor de DHCP permitem ainda a atualização dinâmica dos servidores de DNS para que cada cliente disponha também de um DNS. Este mecanismo utiliza o protocolo de atualização do DNS especificado no RFC 2136.
     
  • Poderiam fornecer a prova aplicada para o cargo de nível superior - analista de negócios?

  • Uma correção ao comentário do Nomeação Meta. Na configuração do DHCP Server há apenas dois modos: a manual - onde amarramos o MAC da máquina a um IP especificado por nós, e a automática, onde configuramos uma faixa de IPs e ele vai entregando è medida que solicitado. O dinâmico refere-se ao fato de os clientes usarem e liberarem os IPs, que são usados por outros clientes.