SóProvas



Questões de DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)


ID
7390
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma rede pode ser necessário que o mesmo endereço IP possa ser usado em diferentes placas de rede em momentos distintos. Isto é possível utilizando- se o mapeamento dinâmico, que pode ser feito por protocolos como o

Alternativas
Comentários
  • SMTP - protocolo para envio de correio eletronico que utiliza o protocolo de transporte TCP e a porta numero 25.
    DHCP - protocolo para atribuição manual ou dinamica de endereço IP,substitui em grande parte os protocolos RARP e BOOTP.
    SNMP - protocolo para gerenciamento da rede e de dispositivos da rede, obtem informações a partir de requisições utilizando o protocolo UDP.
    FTP - protocolo para transferencia de arquivos, utiliza o protocolo TCP, e as portas 21 para controle e 20 para troca parcial de dados.
    RIP - protocolo de roteamento dinamico em redes de pequeno porte, protocolo de transposrte UDP porta 510
  • Protocolo através do qual é possível fazer automaticamente a configuração dinâmica de um computador ligado a uma rede TCP/IP: DHCP

    Protocolo da Camada de Aplicação, ele permite a alocação estática e dinâmica de endereços lógicos, que pode ser manual ou automática.


ID
8323
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas a redes de computadores:

I. VoIP é a capacidade de transmitir conversas por voz pela rede Ethernet local e até mesmo pela rede remota. A voz compartilha o cabo Ethernet com os dados, dispensando a necessidade de um cabo de telefone separado.

II. O DHCP é usado para proporcionar privacidade e segurança à conexão pela Internet. Ele oferece, de forma efi ciente, uma linha privada por meio de um serviço público. Sua principal utilização destina-se a usuários individuais que se conectam de casa a um local central. Existem vários métodos de confi guração de uma conexão por DHCP, incluindo iniciar o processo em um computador cliente, caso em que o roteador não tem conhecimento da conexão por DHCP. No entanto, o roteador também pode ser confi gurado com conexões por DHCP roteador-a-roteador que não envolvem os usuários.

III. Os Uplinks são usados para conectar os switches de uma rede. Embora eles possam ser conectados por conexões Ethernet comuns, switches de classes mais altas oferecem suporte a conexões com velocidade mais alta, usando protocolos de entroncamento para a conexão switch-a-switch.

IV. O ISDN é usado nos roteadores conectados à Internet para converter um único endereço exclusivo da Internet em vários endereços de rede privada. Ou seja, vários dispositivos podem compartilhar um único endereço de Internet e, como os endereços privados não podem ser acessados diretamente a partir de outro usuário da Internet, isso se torna uma medida de segurança. Ela pode estar disponível em roteadores de pequenas empresas conectadas via Internet e também em locais maiores para o roteador de limite.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede.

    ISDN é uma tecnologia que usa o sistema telefónico comum. O ISDN já existe há algum tempo, sendo consolidado nos anos de 1984 e 1986, sendo umas das pioneiras na tecnologia xDSL.

    A VoIp é voz sobre IP.

    Uplinks não faço a mínima idéia. Por eliminação só poderia ser a questão B.
  • Mas , no caso da I) também está errada , pois ele fala " pela rede Ethernet local", Ethernet, é via cabo 802.3, e não Wifi 802.11 , "A voz compartilha o cabo Ethernet com os dados, dispensando a necessidade de um cabo de telefone separado." , como???

  • Mas, Erik Silva, de qual informação você inferiu o 802.11?


ID
10537
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2006
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O DHCP possibilita a distribuição de endereços IP para máquinas na rede. Com relação aos tipos de distribuição possíveis com o uso do DHCP é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • As definições das alternativas a) e c) estão contrárias, então já pode eliminá-las.
  • Configuração Manual

    Neste caso, é possível atrelar um endereço IP a uma determinada máquina na rede. Para isso, é necessária a associação de um endereço existente no banco do servidor DHCP ao endereço MAC do adaptador de rede da máquina. Configurado desta forma, o DHCP irá trabalhar de maneira semelhante ao BOOTP. Esse endereço "amarrado" ao equipamento não poderá ser utilizado por outro, a não ser que eles utilizem a mesma placa de rede.

  • Letra B.

    A banca inverteu os conceitos de atribuição automática e atribuição dinâmica em alguns itens para enganar o candidato.

    a) na distribuição automática(dinâmica) é definido um tempo de validade, possibilitando o reaproveitamento de endereços IP. Nesses casos, os endereços IP são desvinculados dos respectivos endereços MAC.
    b) na distribuição manual, um endereço IP é associado de forma estática a um endereço MAC.(Correto, isto é feito pelo administrador de rede)
    c) na distribuição dinâmica, os endereços são distribuídos à medida que novas máquinas são inseridas na rede. Neste caso, os endereços IP são associados de forma estática a endereços MAC, não permitindo o reaproveitamento de endereços IP. A distribuição dinâmica permite um melhor reaproveitamento de endereços IP.
    d) para impedir a alta rotatividade dos endereços IP quando se utiliza a distribuição automática dinâmica, faixas de endereços MAC e IP são especificados no servidor DHCP.
    e) para gerenciar a alta rotatividade dos endereços IP quando se utiliza a distribuição dinâmica, faixas de endereços MAC e IP são especificadas e vinculadas manualmente no servidor DHCP. Vinculadas automaticamente no servidor DHCP.

    ·  Atribuição manual - Onde existe uma tabela de associação entre o Endereço MAC do cliente (que será comparado através do pacote broadcast recebido) e o endereço IP (e dados restantes) a fornecer. Esta associação é feita manualmente pelo administrador de rede; por conseguinte, apenas os clientes cujo MAC consta nesta lista poderão receber configurações desse servidor;São vinculadas automaticamente no servidor DHCP
    ·  Atribuição automática - Onde o cliente obtém um endereço de um espaço de endereços possíveis, especificado pelo administrador. Geralmente não existe vínculo entre os vários MAC habilitados a esse espaço de endereços;
    ·  Atribuição dinâmica - O único método que dispõe a reutilização dinâmica dos endereços. O administrador disponibiliza um espaço de endereços possíveis, e cada cliente terá o software TCP/IP da sua interface de rede configurados para requisitar um endereço por DHCP assim que a máquina arranque. A alocação utiliza um mecanismo de aluguel do endereço, caracterizado por um tempo de vida. Após a máquina se desligar, o tempo de vida naturalmente irá expirar, e da próxima vez que o cliente se conectar, o endereço provavelmente será outro.
    Algumas implementações do software servidor de DHCP permitem ainda a atualização dinâmica dos servidores de DNS para que cada cliente disponha também de um DNS. Este mecanismo utiliza o protocolo de atualização do DNS especificado no RFC 2136.
     
  • Poderiam fornecer a prova aplicada para o cargo de nível superior - analista de negócios?

  • Uma correção ao comentário do Nomeação Meta. Na configuração do DHCP Server há apenas dois modos: a manual - onde amarramos o MAC da máquina a um IP especificado por nós, e a automática, onde configuramos uma faixa de IPs e ele vai entregando è medida que solicitado. O dinâmico refere-se ao fato de os clientes usarem e liberarem os IPs, que são usados por outros clientes.


ID
46999
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Se um cliente interrompe imediatamente o uso de um endereço IP e retorna ao estado INICIALIZA, ele recebeu do servidor DHCP, a mensagem

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado.Resposta letra Ahttp://www.pciconcursos.com.br/provas/11427019
  • Ao receber um DHCPACK, o cliente adquire a informação do período de locação do endereço. De posse dessa informação, ele inicializa três temporizadores. Eles são utilizados para controlar os períodos de renovação, revinculação e do fim da locação. O servidor pode especificar o valor de cada temporizador. Não havendo essa especificação o cliente utiliza os valores padrões, que são de 50%, 85% e 100%, respectivamente.Quando o temporizador ultrapassa o valor da renovação, o cliente tentará renovar a locação. Para isso, ele faz uso novamente do DHCREQUEST ao servidor. Assim, ele passa para o estado RENOVA e aguarda a resposta. Na mensagem, segue embutido o endereço IP atual do cliente e uma solicitação de extensão da locação do mesmo. O servidor poderá responder autorizando a renovação da locação que necessariamente não possuirá o período anteriormente destinado, ou poderá responder de forma negativa. No primeiro caso, o servidor envia um DHCPACK ao cliente. O recebimento dessa mensagem faz com que o cliente retorne ao estado limite. No segundo caso, o servidor envia um DHCPNACK, que faz com que o cliente interrompa o uso do endereço IP e passe para o estado INICIALIZA. http://www.rnp.br/newsgen/9911/dhcp.html
  • DHCPNACK é quando por algum motivo o Host se desconecta do servidor DHCP.
  • Elaborei a tabela abaixo (lá embaixo) contendo um resumo das mensagens DHCP.
    ESTADO DESCRIÇÃO RESPONSÁVEL
    DHCPDISCOVER Difusão (broadcast) na rede para descobrir os servidores DHCP ativos. Cliente
    DHCPOFFER Envia ao cliente as informações necessárias para sua configuração, incluindo o endereço IP. Servidor
    DHCPREQUEST Requisita ao servidor uma locação ou renovação da locação de endereço IP. Cliente
    DHCPACK Confirmação. Servidor
    DHCPNACK Negação. Servidor
    DHCPRELEASE Informa ao servidor que a locação pode ser liberada. Cliente

  • Mais fácil ver na máquina de estados.


    Fonte: http://www.tcpipguide.com/free/t_DHCPGeneralOperationandClientFiniteStateMachine.htm

ID
59545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quanto à configuração de placa de rede de estações de trabalho
em sistemas Windows XP, julgue os itens que se seguem.

O Windows XP suporta a configuração automática de distribuição de endereços IP e da máscara de rede através do protocolo DHCP.

Alternativas
Comentários
  • DHCP - Dynamic Host Configuration Protocol. Trata-se de um protocolo utilizado em redes de computadores que permite a estes obterem um endereço IP automaticamente
  • É importante frisar que se houver 2 segmentos de rede/ vlans diferentes, duas estações uma em cada rede por exemplo só pegaram IP automatico se o serviço DHCP relay agent estiver ativo no servidor......

  • @Wesley Amorim

    Não apenas obterem o endereço IP automaticamente, como também informações de outros dispositivos/serviços no segmento de rede em questão. Friso isso porque por meio do DHCP obtemos, por exemplo, o serviço DNS que é bastante importante.


ID
104701
Banca
FCC
Órgão
TCM-PA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

É um protocolo de serviços que atribui endereços IP a hosts solicitantes:

Alternativas
Comentários
  • DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede.
  • Genius ! rsrs Protocolo de Configuração de Host Dinâmico, o DHCP tem a função de concepção ou concessão de endereços IPs na rede.

    CDMA (Code Division Multiple Access, ou Acesso Múltiplo por Divisão de Código) é um método de acesso a canais em sistemas de comunicação.

    POP é um protocolo de recebimento de email.

    TCP é um protocola da camada de transporte.

    TDMA é um sistema de celular digital que funciona dividindo um canal de frequência em até três intervalos de tempo distintos. Cada usuário ocupa um espaço de tempo específico na transmissão, o que impede problemas de interferência.

  • d-

    DHCP (dynamic host configuration protocol) é um protocolo de comunicacao q possibilita a distribuicaoa de configuracoes de rede (como IP) a clientes por 1 server.


ID
126754
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um usuário abriu um chamado junto à equipe de suporte da sua empresa, informando que não conseguia se conectar a nenhum recurso de rede. Após a análise do computador do usuário, um analista de suporte verificou que o endereço atribuído à Local Area Connection era 169.254.210.20 e estava configurado para obter, automa- ticamente, um endereço IP de um servidor DHCP. Nessa situação, qual comando o analista de suporte deveria utili- zar para tentar estabelecer a conectividade do computa- dor à rede?

Alternativas
Comentários
  • O endereço do computador 169.254.X.X esta associado ao APIPA - Automatic Private IP Addressing, ou seja, não adquiriu de um servidor DHCP. O comando ipconfig /renew força um novo pedido ao serviço DHCP. Letra A) esta correta.

ID
126760
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Após implantar um servidor DHCP com Windows Server 2008 para a sub-rede 130.4.0.0/24, verifica-se que nenhum cliente DHCP pode se comunicar além da sub-rede local quando especifica o endereço IP de um computador na rede da sua empresa. Observa-se também que computadores com endereços atribuídos estaticamente podem se comunicar com sucesso além da sub-rede local. Nessa situação, qual opção de DHCP deve ser configurada para permitir que clientes DHCP se comuniquem além da sub-rede local?

Alternativas
Comentários
  • (...) verifica-se que nenhum cliente DHCP pode se comunicar além da sub-rede local quando especifica o endereço IP de um computador na rede da sua empresa.

    Para se fazer a comunicação entre REDES ou SUB-REDES diferentes, necessita-se de um Roteador ou um Switch camada 3.

    Logo, dentre as opções disponíveis, a alternativa A é a que deve ser marcada, pois consta o dispositivo capaz de fazer interconexão entre redes/sub-redes distintas.
  • Que estranho... duas bancas diferentes com questões exatamente iguais. Vejam essa questão: 

    Q450836


ID
128047
Banca
ESAF
Órgão
SET-RN
Ano
2005
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um protocolo é um conjunto de regras e convenções para envio de informações em uma rede. Essas regras regem, além de outros itens, o conteúdo e o controle de erro de mensagens trocadas pelos dispositivos de rede. Com relação a estas regras e convenções é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • b) uma conexão DHCP pode utilizar um servidor TCP/IP para obter um endereço IP.

    Errado. DHCP utiliza UDP.

    c) o IP é o protocolo mensageiro do TCP/IP responsável pelo endereçamento e envio de pacotes na rede, fornecendo um sistema de entrega com conexões que garante que os pacotes cheguem a seu destino na seqüência em que foram enviados.

    Errado. IP nao garante entrega dos pacotes nem a sequência na qual foram enviados.

    d) o protocolo FTP é o mensageiro do TCP/IP, responsável pelo endereçamento e envio de pacotes FTP na rede. O FTP fornece um sistema de entrega sem conexões que não garante que os pacotes cheguem a seu destino.

    Errado. FTP é um protocolo de transferência de arquivos que utiliza a porta 20 e 21 TCP. Não realiza endereçamento.

    e) os protocolos FTP, SMTP, POP3 e HTTP são os únicos da família de protocolos TCP/IP utilizados na Internet que fornecem um sistema de entrega sem conexões, mas que garantem que os pacotes cheguem a seu destino na seqüência em que foram enviados.

    Errado. FTP, SMTP, POP3 e HTTP não são únicos da familia de protocolos TCP/IP. Também existem no modelo OSI, na camada de aplicação.
  • Em relação à letra "E" outro errro é que eles usam o protocolo TCP orientado à conexão.
  • O item "b" estaria correta se fosse
    "Um computador em uma rede TCP/IP pode utilizar um servidor DHCP para obter um endereço IP”.

ID
131392
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos protocolos da camada de aplicação e serviços de rede,
julgue os itens que se seguem.

A mensagem DHCPNACK é utilizada pelo servidor para informar ao cliente que o endereço solicitado é incorreto.

Alternativas
Comentários
  • Informa que o endereço solicitado está indisponível.
  • DHCP ACK = Fase final de atribuição de endereço ip, aqual o servidor selecionado responde com ma confirmação e tempo de disponibilização do end IP.


    Bons estudos!

  • Um pacote DHCPNACK será eviado ao cliente pelo servidor quando este, por algum motivo, quiser que o cliente interrompa imediatamente o uso de um determinado endereço IP distribuído por ele mesmo, e passe para o estado INICIALIZA.

     

    Bons estudos!

  • (Q276027) Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TJ-RO Prova: Analista Judiciário - Analista de Sistemas Suporte. (Adaptda)

    A função de um servidor DHCP (dynamic host configuration protocol) é atribuir configurações para estações de trabalho em determinada rede. Quando o IP solicitado pelo cliente ainda está disponível, o servidor DHCP responde com uma mensagem de confirmação do tipo Ack. (C)

  • O comportamento do servidor DHCP do Windows NT depende da versão do sistema operacional que está sendo usado, bem como outros fatores como superscoping. Se o servidor determina que o cliente ainda pode usar o endereço, ele ou permanecerá silencioso ou ACK o DHCPREQUEST. Se o servidor determina que o cliente não pode ter o endereço, ele enviará um NACK.

    Fonte:https://support.microsoft.com/pt-br/help/169289/dhcp-dynamic-host-configuration-protocol-basics

  • DHCPNAK: uma resposta do servidor para informar o término do aluguel ou uma configuração inadequada da rede.


ID
158473
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para facilitar e automatizar as configurações do protocolo TCP/IP nos dispositivos de rede utiliza-se o servidor

Alternativas
Comentários
  • O serviço DHCP apresenta, como a maioria dos serviços das redes TCP/IP, uma arquitetura cliente/servidor. Nessa arquitetura, as máquinas que precisam ser configuradas são chamadas de clientes DHCP e as máquinas que oferecem as configurações são chamadas de servidores DHCP. Para que uma máquina tenha suas configurações de rede obtidas dinamicamente, basta que ela seja definida como um cliente DHCP.Oserviço DHCP está associado à porta UDP 67 do lado servidor e UDP 68 do lado cliente.

  • Letra E. O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico e distribuído. O RRAS é o Remote and Router Access Service, destinado a transformar um servidor Windows em um roteador do tipo software. NAT, Network Address Translation, também conhecido como masquerading é uma técnica que consiste em reescrever os endereços IP de origem de um pacote que passam por um router ou firewall de maneira que um computador de uma rede interna tenha acesso ao exterior ou Rede Mundial de Computadores (rede pública). Windows Internet Name Service (WINS) ou NetBIOS Name Service (NBNS) é um serviço do protocolo TCP/IP, muito semelhante ao DNS server.

ID
173266
Banca
FGV
Órgão
MEC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um cliente DHCP é um equipamento que está configurado para solicitar a um servidor DHCP um endereço IP. Nesse processo, um cliente DHCP pode passar por seis estados de aquisição. O que define em que estado se encontra o cliente é a mensagem que ele envia para um dos servidores DHCP da sua rede. No estado inicializa, quando um cliente inicializa pela primeira vez, ele difunde uma mensagem para todos os servidores DHCP da rede local a fim de adquirir as configurações de inicialização na rede. Para tanto ele manda um determinado tipo de mensagem, enviado em um datagrama UDP da mesma forma que no BOOTP.

Após o envio dessa mensagem, o cliente passa para o estado seleciona.
A mensagem é:

Alternativas
Comentários
  • Quando um cliente DHCP inicializa, insere um estado de inicialização. Envia mensagens de broadcast DHCPDISCOVER , que são pacotes UDP com o número de porta definido para a porta BOOTP. Após enviar os pacotes DHCPDISCOVER, o cliente vai para o estado de seleção e coleta respostas DHCPOFFER do servidor DHCP. O cliente, então, seleciona a primeira resposta recebida e negocia o tempo de lançamento (o intervalo de tempo em que o endereço é mantido, sem ser renovado) com o servidor DHCP, enviando um pacote DHCPREQUEST. O servidor DHCP confirma a solicitação de um cliente com o pacote DHCPACK. Os clientes agora podem inserir o estado de ligação e começar a usar o endereço.

     

  • Complementando o ótimo comentário anterior, a figura abaixo ilustra o processo do DHCP em suas diferentes fases:

    Fontes:
    http://www.tcpipguide.com/free/t_DHCPGeneralOperationandClientFiniteStateMachine.htm
    http://technet.microsoft.com/en-us/library/bb727003.aspx
    http://wiki.cas.mcmaster.ca/index.php/Dynamic_Host_Configuration_Protocol
  • DCHPDISCOVER que significa que a máquina está tentando descobrir os servidores DHCP da rede.
  • Seguem alguns passos iniciais para que o DHCP receba um IP:

    1) DHCPDISCOVER: o cliente manda um broadcast perguntando quem é o DHCP;
    2) DHCPOFFER: o servidor responde ao cliente dizendo qual IP ele disponibiliza;
    3) DHCPREQUEST: o cliente escolhe uma das ofertas e solicita o IP ao servidor;
    4) DHCPACK: o servidor confirma ao cliente que ele pode usar o IP;
    5) DHCPNACK – Servidor informar para o cliente que o IP não é mais válido ou está em uso;
    6) DHCPINFORM – Usado pelo cliente para solicitar ao servidor parâmetros para utilizarem em sua configuração local. (Ex. DNS, rota, WINS);
    7) DHCPDECLINE – Cliente informa para o servidor o recebimento de algum parâmetro inválido;
    8) DHCPRELEASE - Cliente não deseja mais utilizar o endereço IP locado e envia essa mensagem ao servidor DHCP para provocar a liberação do endereço IP locado.

    Alternativa: E
  • http://wiki.cas.mcmaster.ca/images/2/21/DHCP_state_Diagram.jpg

  • Para encontrar seu endereço IP, uma máquina recém-inicializada transmite por difusão um pacote DHCP DISCOVER. O agente de retransmissão DHCP em sua LAN intercepta todas as difusões do DHCP. Ao encontrar um pacote DHCP DISCOVER, ele envia o pacote como um pacote de unidifusão ao servidor DHCP, talvez em uma rede distante. O único item de informações que o agente de retransmissão precisa ter é o endereço IP do servidor DHCP.

     

    http://www.fraide.com.br/arquivos/Apostila_Capitulo_4_Camada_de_Rede.pdf

  • Essa questão é ridícula, mas quando ele diz que o cliente passa para o estado seleciona, induz o candidato à pensar que se trata do DHCPREQUEST

  • Questão mal formulada. Eu entendi que estava na fase em que o cliente seleciona e informa o IP que vai usar (DHCP REQUEST) e não a fase em que ele solicita endereço IP aos servidores (DHCP DISCOVERY). Até porque a questão falou que primeiro ele inicializa(DHCP DISCOPVERY) e depois passa para a fase subsequente(que no caso do cliente é (DHCP REQUEST).

     

    Enfim, o gabarito é D.


ID
183742
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo que permite o gerenciamento centralizado dos endereços IP (e de outros parâmetros como o endereço do servidor DNS, a máscara da rede e o default gateway) é o

Alternativas
Comentários
  • O DHCP ("Dynamic Host Configuration Protocol" ou "protocolo de configuração dinâmica de endereços de rede") permite que todos os micros da rede recebam suas configurações de rede automaticamente a partir de um servidor central, sem que você precise ficar configurando os endereços manualmente em cada um.

  • O DHCP permite que um computador obtenha informações na inicialização, incluindo o endereço de um roteador padrão (default gateway), o endereço de um servidor de nome de domínio (DNS) e um endereço IP. 

    Fonte: Interligação de redes com TCP/IP, Douglas E. Comer, 5. edição, página 275
  • Letra A. Address Resolution Protocol ou ARP é um protocolo usado para encontrar um endereço da camada de enlace (Ethernet, por exemplo) a partir do endereço da camada de rede (como um endereço IP). NDIS ou Network Driver Interface Specification (NDIS) é uma interface de programação (API) usada para interface de rede por dispositivos da rede (como os antigos Sockets do Windows 3.1 e 3.11). SAP, ou melhor SAP AG, empresa alemã, criadora do software de gestão de negócios SAP ERP. O protocolo ponto-a-ponto (point-to-point protocol, em inglês), também conhecido como PPP, tem o objetivo de transportar todo o tráfego entre 2 dispositivos de rede através de uma única conexão física, enlace direto entre dois nós.
  • DHCP é a sigla para Dynamic Host Configuration Protocol. Trata-se de um protocolo utilizado em redes de computadores que permite a estes obterem um endereço IP automaticamente.

    Protocolo DHCP - InfoWester

    www.infowester.com/dhcp.php


ID
187426
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

DHCP é um protocolo da camada de aplicação da suite TCP/IP que permite a configuração dinâmica de máquinas numa rede local. Oferece as seguintes funcionalidades, EXCETO,

Alternativas
Comentários
  • c) manter o sincronismo entre os relógios das máquinas da rede local.

    ERRADO. Isso é função do serviço NTP

  • Complemento.

    Segundo o NTP.br(2014),"NTP significa Network Time Protocol ou Protocolo de Tempo para Redes. É o protocolo que permite a sincronização dos relógios dos dispositivos de uma rede como servidores, estações de trabalho, roteadores e outros equipamentos à partir de referências de tempo confiáveis."

    http://www.ntp.br/NTP/MenuNTPNtp


  • NTP é um protocolo para sincronização dos relógios dos computadores baseado no UDP para sincronização do relógio de um conjunto de computadores em redes de dados com latência variável. O NTP permite manter o relógio de um computador com a hora sempre certa e com grande exatidão.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Network_Time_Protocol

    []'s
  • No máximo, o DHCP informa o endereço desse servidor...

  • Gabarito C

    Quem faz o sincronismo entre os relógios das máquinas da rede local é o NTP.

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
222943
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Que daemon do SUSE é utilizado para distribuir endereços IP dinamicamente a clientes de rede?

Alternativas
Comentários
  • Dos servicoes de rede apresentados nas letras A a E, o unico que tem capacidade de distribuir enderecos IP, é o DHCP, sendo que esta é a sua principal finalidade! Logo, resposta certa é a letra B

ID
223330
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para acesso à Internet, servidores Windows e Linux utilizam um serviço para atribuição dinâmica de IP´s aos microcomputadores conectados à rede, em que é marcada a opção associada a "o IP será atribuído automaticamente pelo servidor", na configuração.
Esse serviço é conhecido pela sigla:

Alternativas
Comentários
  • Letra c
    O DHCP tem a função de distribuir IP's dinâmicos na rede.
  • Proxy: do inglês, procurador, é um computador que representa na rede pública os demais computadores de uma rede interna, privada.

    IPSec: mecanismo de segurança para criptografia de canais de comunicação seguros atravessando a rede pública, usado em VPN.

    DHCP: Resposta correta. protocolo de distribuição dinâmica de endereços IP numa rede.

    COM+: Evolução do COM, um modelo de orientação a serviços da Microsoft, para comunicação entre componentes, processos, aplicações.

    RPC: chamada de procedimento remoto é uma tecnologia para comunicação entre processos, geralmente em computadores remotos.
  • EM DHCP, um cliente envia um pacote UDP em broadcast (destinado a todas as máquinas) com um pedido DHCP
        Os servidores DHCP que capturarem este pacote irão responder (se o cliente se enquadrar numa série de critérios com um pacote com configurações onde constará, pelo menos, um endereço IP, uma máscara de rede e outros dados opcionais winks , como o gateway, servidores de DNS, etc.
  • O que é DHCP?

     

    Do inglês Dynamic Host Configuration Protocol (que ficaria, em português, algo como Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede), é um protocolo utilizado em redes de computadores que permite às máquinas obterem um endereço IP automaticamente.

     

    Por meio dele um servidor é capaz de distribuir automaticamente endereços de IP diferentes a todos os computadores à medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede. Essa distribuição dos IPs é feita em um intervalo pré-definido configurado no servidor. Sempre que uma das máquinas for desconectada o IP ficará livre para o uso em outra.

     

    Como ele faz isso?

     

    Resumidamente, utilizando um modelo cliente-servidor, o DHCP faz o seguinte:

    ● Quando um cliente conecta-se a uma rede ele envia um pacote com um pedido de configurações DHCP.

    ●  O servidor DHCP gerencia uma faixa fixa de IPs disponíveis juntamente com as informações e parâmetros necessários (gateway padrão, nome de domínio, DNS, etc).

    ●  Quando este servidor recebe um pedido, ele entrega um destes endereços e configurações para o cliente.

     

    Modos de Funcionamento

     

    Ele pode operar de três formas: automática, dinâmica e manual.

    Automática, no qual uma quantidade de endereços de IP (dentro de uma faixa) é definida para ser utilizada na rede. Neste caso, sempre que um dos computadores de uma rede solicitar a conexão com ela, um destes IPs será designado para a máquina em questão.

    Na dinâmica o procedimento é bem parecido com o efetuado pela automática, porém a conexão do computador com determinado IP é limitada por um período de tempo pré-configurado que pode variar conforme desejado pelo administrador da rede.

    No modo manual o DHCP aloca um endereço de IP conforme o valor de MAC (Medium Access Control) de cada placa de rede de forma que cada computador utilizará apenas este endereço de IP. Utiliza-se este recurso quando é necessário que uma máquina possua um endereço de IP fixo.

     

    ___________________________________________________

     

    Fonte: https://www.tecmundo.com.br/internet/2079-o-que-e-dhcp-.htm


ID
237052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os próximos itens com relação a SMTP (simple mail transfer
protocol
), HTTP (hypertext transfer protocol), DHCP (dynamic
host configuration protocol
) e DNS (domain name system).

O funcionamento do DHCP é embasado na existência de um servidor especial que atribui endereços IP a hosts que os solicitam e desde que o host solicitante pertença à mesma LAN a que o servidor especial pertence.

Alternativas
Comentários
  • Em redes muito grandes, é possível que o servidor DHCP não esteja fisicamente na mesma rede que determinadas máquinas estão. Mesmo assim, ainda é possível que o servidor encontre-as. Isso é feito por meio de um roteador que envia e recebe pacotes DHCP: o Relay DHCP.

  • Para complementar o comentário do amigo Leo segue esta figura, adaptada de Kurose & Ross:

  • Se isso fosse verdade, nós nunca usariamos a internet, porque quem oferece IP externo é o provedor e ele não está na mesma LAN

     

  • Como assim PF, nao ta na mesma LAN?

    Se vc é cliente do ISP ta na rede dele sim uai rs

  • Prezados,

    O DHCP pode atribuir IPs para outra LAN, inclusive em algumas implementações o DHCP é externo a rede

    Portanto a questão está errada.
  • Como funciona o DHCP?

    DHCP discover - pacote enviado pela máquina solicitante ao endereço de broadcast da rede.

    DHCP offer - pacotes enviados pelo servidores DHCP que contém um endereço IP disponível para o micro

    DHCP.

    Ou seja, ele pede um mas recebe vários como resposta e a partir daí faz a seleção.

    DHCP request - visa confirmar a configuração que aquele servidor havia oferecido.

    DHCP ack - confirmação positiva DHCP e o vínculo está estabelecido.

    O DHCP discover como é feito em broadcast dentro de uma rede, não "cruza" redes. Mas é possível fazer isso através do DHCP Relay como nosso colega Saia da Matrix já comentou

  • ERRADO

    DHCP: "permite aos computadores obter um endereço IP automaticamente na rede."

  • inversão de conceitos , está é uma definição de NAT ( network adress translation) que recebe solicitações de uma LAN ou intranet, para " compactar" seus IP's em tabelas com mascarás de rede, para poderem acessar a internet com mais opções de IP e com um IP válido.

    Já o DHCP ( Dynamic Host Configuration Protocol) é o responsável por gerar IP's dinâmicos [ em regra] ou fixos para determinado acesso, que pode ser feito de qualquer rede, não somente de uma LAN.

    Gaba : ERRADO


ID
241849
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Quanto aos protocolos de comunicação utilizados em redes, julgue
os itens subsequentes.

O SNMPv2 foi criado para expandir a capacidade do SNMP de lidar com uma rede composta por um grande número de computadores, substituindo o uso do UDP pelo DHCP.

Alternativas
Comentários
  • SNMP é um protocolo da camada de aplicaçãousa as portas 161 e 162 do UDP (162 = traps).

    A versão 2 do SNMP é uma evolução do protocolo SNMP. Oferece uma boa quantidade de melhoramentos em relação ao SNMPv1, incluindo operações adicionais do protocolo, melhoria na performance, segurança, confidencialidade e comunicações Gerente-para-Gerente. 
  • Todas as versões do SNMP também utilizam UDP. Apesar de isso ser a regra, também podem usar o TCP.
  • Complementando que a atual versão do SNMP é a v3, que corrigiu problemas de segurança presentes nas versões anteriores, ao implementar Autenticação, Privacidade e Controle de acesso.

    Fontes:

    http://www.cisco.com/en/US/docs/ios/12_0t/12_0t3/feature/guide/Snmp3.html
    RFC  3411 - Protocolo SNMP: http://tools.ietf.org/html/rfc3411
     
  • O DHCP faz a configuração de rede das máquinas dinamicamente, não é um protocolo de transporte, logo, não poderia substituir o UDP.

  • Gabarito Errado

    Esta versão permite a especificação de variáveis com mais detalhes, inclusive com o uso de uma tabela de estrutura de dados para recuperação de dados mais facilmente. Também foram incluídas duas novas PDUs, como já foi citado na seção Padrões do SNMP com detalhes. Na realidade, foram somadas tantas características novas que as especificações para SNMP se expandiram de 36 páginas (com v1) para 416 páginas com SNMPv2. Alguns podem discutir que com SNMPv2 o protocolo perdeu sua simplicidade, mas o fato é que essa mudança do SNMP era necessária.

    Na questão de segurança houve muitos avanços. Um notável foi o emprego do técnicas criptográficas na transmissão das passwords de autenticação do manager, dificultando o acesso de intrusos.

    A MIB foi melhorada para MIB-II, como será explicado mais adiante, incorporando muito mais objetos padrão, passando ao total de 175. Novas categorias para os objetos também foram criadas.

    SNMPv2 porém, só está vivo teoricamente. SNMPv2 falhou porque seus criadores (Caso, McCloghrie, Rosa, e Waldbusser) não puderam concordar em vários pontos chave do protocolo e também porque ficou complexo demais, em contra posição ao SNMP original. É difícil encontrar agentes que suportem totalmente o padrão v2. Muitos agentes apóiam as extensões de segurança, contudo oferecendo-as à versão 1.

    Em 1997 foi lançado o SNMPv3, com mais avanços na questão de segurança. Mas ainda não está sendo utilizado.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
242866
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens a seguir acerca de recursos utilizados para suporte
em informática.

Um computador que tem conectado nele uma impressora compartilhada com a rede pode ser adequadamente configurado em um servidor DHCP como se fosse um equipamento com um endereço IP fixo.

Alternativas
Comentários
  • Mesmo numa rede onde seja usada a atribuição dinâmica de IP (DHCP), pode-se definir um IP fixo para qualquer host. A Única restrição para isso é que, lógicamente, este esteja na mesma faixa de IP definido no servidor.

  • Basta adicionar nas configurações do servidor DHCP um entrada dizendo que a placa com MAC xx:xx:xx:xx:xx (onde x é qualquer númer hexa) irá receber um IP fixo e este IP não poderá ser distribuído para ninguém mais.

  • No linux essa configuração citala pelo Leo fica assim:

    host xxxx {
    hardware ethernet aa:bb:cc:dd:ee:ff;
    fixed-address 10.0.0.2;
    }

    Isso diz ao servidor para quando a máquina que tem o endereço de hardware da placa igaul a: aa:bb:cc:dd:ee:ff deverá sempre receber o ip: 10.0.0.2.

    Isso é muito útil quando temos uma rede não tão grande e não haja muita mudança de computadores ou de placas, senão o trabalho aumenta.
  • Alocação de endereço estática no DHCP
    Nessa função, o DHCP possui um banco de dados que vincula endereços físicos (MAC) a endereços IP de maneira estática. Este é o tipo de alocação adequada para aqueles computadores ou dispositivos que executam software servidor. Isto porque, como esta amarração do endereço físico com o endereço IP é estática, não muda, o dispositivo sempre terá o mesmo endereço IP mesmo que ele seja desligado e ligado diversas vezes. Este cenário também se aplica a impressoras que possuem interface de rede LAN, nas quais é preciso configurar o protocolo de impressão com o endereço IP da impressora.
    Alternativa: Certa
  • GAB- CERTA.

    Nesse caso, como o computador estará compartilhando um recurso (impressora) na rede,

    é até mesmo aconselhável que façamos a configuração de um endereço IP fixo para o computador

    no servidor DHCP.

  • Dica do II


ID
260869
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em redes locais baseadas em TCP/IP, o protocolo DHCP atua tipicamente entre as camadas:

Alternativas
Comentários
  • "O DHCP é um protocolo da camada de aplicação e usa o protocolo UDP na camada de transporte. O DHCP usa as portas 67 e 68 e na verdade ele substitui um protocolo antigo chamado BOOTP. Em algumas publicações você pode encontrar referências ao BOOTP em vez do DHCP. Tudo o que dissemos sobre o DHCP é válido para o BOOTP, já que o DHCP é 100% compatível com o BOOTP (apesar do DHCP oferecer mais opções do que o BOOTP)."
    http://www.clubedohardware.com.br/artigos/Como-o-Protocolo-TCP-IP-Funciona-Parte-2/1352/2
    Fiquei na dúvida ...
  • Pois é, também fiquei na dúvida pois, usei como base esta matéria do clube do hardware que até então é um site super conceituado.
    Se alguem puder nos explicar, agradecemos.
  • tentando ajudar:
    O DHCP passa os IP's - camada de rede - para o computador de uma rede interna de forma dinâmica - dinâmica porque pode mudar a cada vez que o computador pede outro IP.
    Portanto a "ATUAÇÃO" dele seria nessa camada - de rede. Não sei o porquê de falar entre a transporte e rede. Eu vejo as duas como camadas muito proximas e sempre troco as bolas. A rede eu penso em roteamento - IP. A de transporte eu penso em roteadores e forma de conexão - TCP, UDP. Portanto tentando fazer a engenharia reversa e achar um motivo, poderia ser o fato de haver a comunicação entre computador e servidor DHCP, e nesse momento há a necessidade de se utilizar um protocolo de transporte. Porém isso não explicaria a palavra "atua" no que concerne a camada de transporte. Outro detalhe, DCHP vincula IP com MAC, MAC é camada de enlace, por esse motivo eu errei a questão pondo que o DHCP atuaria entre enlace e redes. Alguem tem ideia do porquê de ter a camada de transporte no meio disso ?
  • Realmente, um tema polêmico. Mas temos que saber que as provas de TI da FCC são elaboradas, em geral, por pessoas com pouco conhecimento sobre o assunto. Temos que pensar com a cabeça de quem elaborou a prova. Ele pensaria assim:

    Pra que serve o DHCP? Pra obter um endereço IP a partir de um endereço MAC.
    Ora, IP é Rede
    MAC é enlace

    Logo, letra C)

    É um pensamento simplista, mas é como um elaborador de provas da FCC pensa.
  • Gabarito muito estranho, parece me incompleto. Mas como não adianta ficar reclamando da banca, vamos tentar ao menos entender a resposta:

    A questão da camada de enlace pode ser respondida considerando-se que no momento de resposta do servidor DHCP, o mesmo utiliza-se de um ip de broadcast, mas ele possui o endereço MAC do solicitante. Assim ,ao criar o quadro da camada de enlace, ele completa o endereço de destino com o MAC do requerente.

    Isso foi o que eu consegui entender. Entretanto se ve que muitas outras camadas são primordiais para o funcionamento da troca.

    Alguém consegue complementar?
  • Tem ruido nessa conversa ai. Tem gente respondendo os comentários como se a resposta fosse: Entre Redes e Transporte e outros como sem fosse entre Redes e Enlace. Será que o QC mudou a resposta?

    Eu, na verdade sempre soube que o protocolo DHCP é da camada de Aplicação.

    Bem, vou ler alguma coisa mais profundaemnte sobre DHCP.

    Abraço e bons estudos.
  • Realmente, mais uma questão muito mal formulada pela FCC. Concordo com o que disse o leoh.
    Senhores, não há dúvida nenhuma que o DHCP está na camada de aplicação.
  • Em todas as questões relacionadas a DHCP,  a FCC coloca ele na camada de rede, então vamos nos adequar a banca,mas que é da camada de aplicação geral sabe que é.
  • Vou tentar ajudar a galera.
    Primeiro concordo que o site clubedohardware é um site muito bom. Porém as vezes é melhor se fundamentar em livros.
    Usando o livro Redes de Computadores de Tanembaum:
    Para quem conhece o livro de Redes de Computadores de Tanembaum sabe que este divide o livro nas camadas do modelo OSI. Em cada capitulo ele explica protocolos que são relevantes para a camada sendo estudada.
    No cápitulo 5 mas especificamente no Cápitulo 5.6.3 Protocolos de controle da Internet, Tanembaum aborda o assunto de DHCP, sendo assim podemos presumir que o DHCP está ligado a camada de Redes. Neste mesmo capitulo Tanembaum cita:
    "Além do IP, que é utilizado para transferência de dados, a Internet tem diversos protocolos de controle usados na camada de rede, incluindo ICMP, ARP, BOOTP e DHCP"
    Agora citando a RFC 2131 e 2132 que especifica o protocolo DHCP podemos da uma lida e perceber que cita muito sobre "link-layer" e "ip layer". Ou seja camada de enlace e rede.
    Para mais estudos sugiro verificar as RFC 2131 e 2132 que falam sobre o DHCP.
    http://www.ietf.org/rfc/rfc2131.txt -http://www.ietf.org/rfc/rfc2132.txt
    Agora usando a própria FCC como fonte na questão Q62473 ela cita: "DHCP é um protocolo da camada de aplicação da suite TCP/IP que permite a configuração dinâmica de máquinas numa rede local. Oferece as seguintes funcionalidades, EXCETO,"

  • Galera.. muito simples se levarmos pelo contexto simplista que o colega informou logo acima. Assumo inclusive que eu mesmo errei na resolução desta questão, porém fui pensar um pouco mais (coisa que no momento da prova, não temos muitas condições disso)

    O DHCP atribui IP, em que camada o IP atua? Rede.

    O DHCP também pode reservar IP´s para determinados MAC. Em que camada o MAC atua? Enlace.

    Logo, podemos supor que a resposta correta é, em atuação com redes Ethernet, o DHCP atua TIPICAMENTE e não ORIGINALMENTE nas camadas Rede e Enlace.
  • Senhores, infelizmente a resposta é muito simples...

    A FCC Errou e continua errando sobre os conceitos da localização do DHCP na pilha OSI ou TCP/IP.

    Segundo: Kurose, Comer e o próprio tanenbaum; DHCP é um protocolo da camada de aplicação (utilizado para aconfigurar a camada de redes, mas ainda sim um protocolo da camada de aplicação)

    Infelizmente a FCC utilizou conceitos bem errados da wikipidia e nega qualquer recurso referênte ao assunto...

    Logo:
    Qualquer outra banca   DHCP - Aplicação
    FCC                               DHCP - Rede
  • Essa banca deveria ser proibida de fazer concursos, banquinha devagar!!!   
    Olha o que ela cita em outra questão: nº 62473

    DHCP é um protocolo da camada de aplicação da suite TCP/IP que permite a configuração dinâmica de máquinas numa rede local. Oferece as seguintes funcionalidades, EXCETO, 
    • a) informar a localização dos gateways da rede local.
    • b) informar a localização dos servidores de DNS da rede local.
    • c) manter o sincronismo entre os relógios das máquinas da rede local.
    • d) atribuir endereços IP às máquinas da rede local.
    • e) ser utilizado tanto em redes cabeadas quanto em redes sem fio

     


  • O Pessoal fica viajando dizendo que a FCC entende isso e entende aquilo.

    A FCC não entende nada, eles pegam um material qualquer e montam a questão. Se o material tiver dizendo que DHCP é da camada física, a questão vai ter isso como resposta.

    E isso pode ser facilmente comprovado com as questões que os colegas postaram em que em um lugar a resposta é em uma camada, e na outra questão é outra.

    ou seja, BANCA DE CONCURSO NÃO TEM ENTENDIMENTO ALGUM DOS ASSUNTOS!

    Simples assim.
  • Galera, leiam atentamente antes de sair criticando a banca só porque vocês erraram!

    A questão não pergunta à qual camada pertence o DHCP, mas sim EM QUAL camada ele ATUA!!!!

    O DHCP configura IPs e por ventura lê MACs, então é Rede e Enlace.


    Continuem assim...

  • Para a pessoa que estuda com certeza ele errará a questão, Primeiro: na arquitetura TCP/IP não tem camada de enlace, é inter-rede ou interface com a rede (em qualquer bibliografia) e por eliminação nessa arquitetura a menos errada seria letra "B" transporte e rede, pois são as únicas camadas em que "teoricamente o dhcp poderia atuar (arqui. TCP/IP), se fosse OSI, a "C" (rede e enlace) seria mais correta. Sabendo que o dhcp realmente é da camada de aplicação. Mas ele opera sim na camada de rede, distribui os IPs ali não é?? Assim como muitos protocolos que são de uma camada mas operam também em outra. Resumindo: questão mal formulada!

  • Pois é Cássio Murakami, o que mais tem é gente reclamando de banca .... Conforme o que vc falou, é um protocolo da camada de aplicação (porta 67, também usa a 68), contudo sua atuação é na camada de REDE(IP) e ENLACE(MAC).
    60% dos comentários que eu vejo aqui no site são de reclamações contra a banca....
  • kkkkk

  • baita de uma questão bem formulada (ironia)

    1) DHCP atua na camada de enlace pois pode alocar com base no MAC

    2) DHCP atua na camada de rede pois fornece o IP e máscara da sub-rede

    3) DHCP atua na camada de transporte pois tem porta 67 e 68

    4) DHCP atua na camada de aplicação pois fornece IP do servidor DNS e NTP

    E não é pra reclamar da banca? sério mesmo?


ID
290422
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Numa rede com servidor de DHCP configurado para atrelar IP a endereço MAC, a distribuição de IP para um computador que se ligar à rede local deste servidor é

Alternativas
Comentários
  • Quando você especifica um endereço de IP reservador para um computador na LAN, o computador sempre receberá o mesmo endereço de IP cada vez que se conectar ao servidor DHCP. O endereço MAC do dispositivo onde você quer reservar o endereço de IP.


ID
320359
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de protocolos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •   a) O DHCP oferece quatro tipos de alocação de endereços IP: manual, automática, dinâmica e especial. Errado. DHCP tem apenas 3 formas: automática, dinâmica e manual.

      b) O protocolo ARP possibilita conhecer o endereço lógico de uma placa de rede que corresponde a um endereço IP.

    Errado. procura conhecer o endereço FÍSICO que é o MAC

      c) Correto. Tendo um total de 32 bits.

      d)  Errado. O ARP (Address Resolution Protocol, Protocolo de Resolução de Endereço) é o responsável por aprender qual é o ENDEREÇO MAC (isto é, o endereço físico) de um computador que tem um dado endereço IP e o RARP (Reverse Address Resolution Protocol, Protocolo de Resolução de Endereço Reverso) faz o contrário: ele é o responsável por descobrir qual é o ENDEREÇO IP de um computador que tem um determinado endereço MAC.

    Resumo

    ARP – aprender MAC dado o IP

    RARP – aprender IP dado o MAC

      e) Errado. Tem nada a ver, SMTP é protocolo de transferência e envio de e-mails.

  • c-

    Cada endereço IP tem 32 bits. Portanto, há 232 endereços IP possíveis -cerca de 4 bilhões de IPs possíveis. Esses endereços são em decimal.

  • O protocolo ARP realiza um mapeamento entre Endereços IP (camada ''rede'') e Endereços MAC (= endereço físico, camada ''enlace'').

  • A) O DHCP oferece quatro tipos de alocação de endereços IP: manual, automática, dinâmica e especial.

    B) O protocolo ARP possibilita conhecer o endereço lógico(físico) de uma placa de rede que corresponde a um endereço IP.

    C) No IPv4, os endereços IP são compostos por quatro blocos de 8 bits, que são representados por números de 0 a 255, tais como 200.156.23.43 ou 64.245.32.11.Certo.

    D) Na prática, o protocolo RARP tem função oposta à do protocolo ARP, visto que, ao invés de obter o endereço IP(MAC) da máquina, o protocolo RARP requisita o endereço MAC(IP).

    E) O protocolo SMTP possibilita que determinada rede ou várias redes conectadas sejam gerenciadas de um único ponto ou de vários pontos distintos. Assim, com a implementação desse protocolo, informações relevantes para o gerenciamento de rede são enviadas a pontos de gerenciamento predeterminados.

    Errado! O protocolo em questão mencionando é o SNMP.


ID
326485
Banca
FUMARC
Órgão
CEMIG-TELECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um usuário entra em contato com o CPD da empresa e reclama que não está recebendo os emails em sua caixa postal, depois de alguns testes iniciais, o técnico percebe que o software que o usuário está usando quando configurado com o nome do servidor de correio eletrônico da empresa, por exemplo, smtp.empresa.com não funciona, mas quando o técnico substitui o nome do servidor pelo endereço ip correspondente funciona. O que pode ser concluído?

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    O problema está no servidor de DNS que atende ao usuário, pois ao tentar acessar o endereço smtp.empresa.com  o servidor não consegue traduzir o nome em endereço IP, necessitando assim fazê-lo manualmente.
  • Esse "que atende ao usuário" confundiu legal, porque no meu ver, não atende somente a ele e sim a todo mundo que tenta acessar pelo DNS.

ID
332884
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos aos protocolos e serviços.

O serviço DHCP (dynamic host configuration protocol) é capaz de fornecer configurações para máquinas em uma rede local por determinados períodos de tempo previamente configurados pelo administrador da rede.

Alternativas
Comentários
  • DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede. Este protocolo é o sucessor do BOOTP, usando uma arquitetura cliente-servidor.
  • O tempo que a máquina cliente fica de posse de um número IP, concedido pelo Servidor DHCP, é denominado LEASE TIME.
    Esse período de empréstimo é definido nas configurações do Servidor DHCP.
  • O serviço DHCP (dynamic host configuration protocol) é capaz de fornecer configurações(Configuração do que?) para máquinas em uma rede local por determinados períodos de tempo previamente configurados pelo administrador da rede.

    Muito Mal elaborada essa questão.

    O serviço DHCP (dynamic host configuration protocol) é capaz de fornecer endereços IP's dinamicamente para máquinas em uma rede local por determinados períodos de tempo previamente configurados pelo administrador da rede.

    Custa formular direito as questoes?
  • CERTO

    Segundo Kurose (2010,p.257),"Um administrador de rede pode configurar o DHCP de modo que [...] um hospedeiro pode receber um endereço IP temporário diferente sempre que se conectar à rede. Além de receber um endereço IP temporário, o DHCP também permite que o hospedeiro descubra informações adicionais, como a máscara de sub-rede, o endereço do primeiro roteador (default gateway) e o endereço de seu servidor DNS local."

    *Portanto, as configurações (IP, máscara, default gateway, etc) podem ser alocadas temporariamente (determinado período de tempo)de acordo com a vontade do administrador de rede. 



    KUROSE, J. F.; ROSS, K. W. Redes de Computadores e a Internet: Uma Abordagem Top-Down. 5. ed. São Paulo: Pearson, 2010.

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    Segundo Forouzan (2008, p.463), "O DHCP fornece alocação de endereço estática e dinâmica, que pode ser manual ou automática."

  • O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol, ou Protocolo de Configuração Dinâmica de Host) é um protocolo do TCP/IP(CAMADA DE APLICAÇÃO) que oferece CONFIGURAÇÃO DINÂMICA DE TERMINAIS, ou seja, ele permite que as máquinas obtenham um ENDEREÇO DE IP AUTOMATICAMENTE, à medida que as máquinas fazem a solicitação de conexão com a rede.

    O protocolo pode operar de três formas: automática, dinâmica e manual.

    Usa as portas 67 e 68

    Utiliza o protocolo UDP na camada de transporte

    Automática: uma quantidade de endereços é definida para ser usada na rede; então, sempre que um dos clientes (computadores) solicitar a conexão, um desses IPs será designado para ele. 

    Dinâmica: parece bastante com a automática, com a diferença de que, a conexão do computador com um IP é limitada por um período pré-configurado, que pode variar conforme especificado pelo administrador da rede.

    Manual: o DHCP aloca um IP conforme o valor de MAC de cada placa de rede, de forma que cada cliente usará apenas aquele IP (endereço fixo).


ID
334747
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo DHCP verifica a tabela de associação entre o endereço MAC do cliente e o endereço IP a fornecer, garantindo dessa forma, que apenas os clientes cujo MAC consta nesta lista poderão receber configurações desse servidor. Trata-se de uma alocação de endereços IP do tipo

Alternativas
Comentários
  • O DHCP oferece três tipos de alocação de endereços IP:

    • Atribuição manual - Onde existe uma tabela de associação entre o Endereço MAC do cliente (que será comparado através do pacote broadcast recebido) e o endereço IP (e dados restantes) a fornecer. Esta associação é feita manualmente pelo administrador de rede; por conseguinte, apenas os clientes cujo MAC consta nesta lista poderão receber configurações desse servidor;
    • Atribuição automática - Onde o cliente obtém um endereço de um espaço de endereços possíveis, especificado pelo administrador. Geralmente não existe vínculo entre os vários MAC habilitados a esse espaço de endereços;
    • Atribuição dinâmica - O único método que dispõe a reutilização dinâmica dos endereços. O administrador disponibiliza um espaço de endereços possíveis, e cada cliente terá o software TCP/IP da sua interface de rede configurados para requisitar um endereço por DHCP assim que a máquina arranque. A alocação utiliza um mecanismo de aluguel do endereço, caracterizado por um tempo de vida. Após a máquina se desligar, o tempo de vida naturalmente irá expirar, e da próxima vez que o cliente se conectar, o endereço provavelmente será outro.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dynamic_Host_Configuration_Protocol
  • O DHCP suporta três mecanismos para alocação de endereço IP: Alocação Dinâmica, Alocação Automática e Alocação Manual.

    Alocação Dinâmica: o DHCP associa um endereço IP para um cliente por um período limitado de tempo. Nesse tipo de alocação, o cliente durante o boot requisita ao servidor DHCP um endereço e o servidor responde concedendo um determinado endereço IP disponível dentro de uma faixa de IPs. Ao expirar o prazo, o cliente "perde" este endereço e pode requisitar novamente outro IP.

    Alocação Automática: o DHCP associa um endereço IP permanente para um cliente, dentro de uma faixa de endereços possíveis, especificada pelo administrador. Normalmente este endereço não é vinculado ao endereço MAC do cliente.

    Alocação Manual: Um endereço IP é associado ao endereço MAC da placa de rede do cliente. Esta associação é feita manualmente pelo administrador de rede. Nesse caso o DHCP é usado simplesmente para transportar os endereços associados aos clientes.

    Obs: Dos três mecanismos, a Alocação Dinâmica é a única que permite reutilizar automaticamente um endereço que não está sendo mais usado.


    fonte:
    http://www.rc.unesp.br/polo/dhcp/teoriaDHCP.html
    http://www.clubedohacker.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=96:dhcp&catid=25:rede-local&Itemid=31
  • O problema dessa questão é que existem duas respostas, a alocação estática é a mesma que a manual pelo visto:
    Alocação de endereço estática

    Nessa função, o DHCP possui um banco de dados que vincula endereços físicos (MAC) a endereços IP de maneira estática. Este é o tipo de alocação adequada para aqueles computadores ou dispositivos que executam software servidor. Isto porque, como esta amarração do endereço físico com o endereço IP é estática, não muda, o dispositivo sempre terá o mesmo endereço IP mesmo que ele seja desligado e ligado diversas vezes.
    http://www.metropoledigital.ufrn.br/aulas_avancado/web/disciplinas/rede_comp/aula_07.html

  • questão idiota que não testa nada !!

  • Galera, vamos prestar bastante atenção nos enunciados!!!

    A questão fala que o protocolo DHCP "VERIFICA" a tabela, isso significa que a tabela já está criada e se está criada, trata-se de alocação do tipo manual. A questão não fala que o DHCP criará a tabela, nesse caso seria automática.

    Estático é quando você vai até o computador, por exemplo, e digita o IP, DNS, GATEWAY, Mascara de Sub-Rede e dá um OK em Propriedades no sistema operacional. Não confundir com tipo "Manual".


ID
345262
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O DHCP é um dos serviços de rede mais utilizados em um ambiente de rede. Sua popularidade se deve a sua capacidade de gerenciar automaticamente a configuração de placas de rede de muitos computadores, de forma simples e ágil, liberando um enorme trabalho administrativo.

Acerca do serviço DHCP em um servidor Windows Server 2003, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
355390
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Campo Verde - MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para a configuração de endereço IP dinâmico (obter um endereço IP automaticamente) em uma placa de rede de uma estação de trabalho, é imprescindível na rede um servidor específico para tal serviço, que é um servidor:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Certa: C) DHCP

    O DHCP ("Dynamic Host Configuration Protocol" ou "protocolo de configuração dinâmica de endereços de rede") permite que todos os micros da rede recebam suas configurações de rede automaticamente a partir de um servidor central, sem que você precise ficar configurando os endereços manualmente em cada um.
  • Resposta: C

    DHCP – Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de Configuração dinâmica de host), realizar a atribuição do IP dinâmica no computador
  • DNS é o Domain Name System, que traduz IP para URL, e vice-versa. PPPOE é Point-to-Point Protocol over Ethernet, um protocolo de rede para conexão de usuários em uma rede Ethernet para alcançar a Internet. Proxy é um tipo de servidor entre conexões cliente-servidor, que analisa o tráfego, autoriza, bloqueia, faz cache, redireciona, etc. FTP é File Transfer Protocol, para transferência de arquivos.
  • Gabarito C

    DHCPDynamic Host Configuration Protocol (protocolo de configuração dinâmica de host), é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, máscara de sub-rede, default gateway (gatewaypadrão), número IP de um ou mais servidores DNS, sufixos de pesquisa do DNS e número IP de um ou mais servidores WINS. Este protocolo é o sucessor do BOOTP que, embora mais simples, tornou-se limitado para as exigências atuais. O DHCP surgiu como padrão em outubro de 1993. O RFC 2131 (1997) contém as especificações mais atuais. O último standard para a especificação do DHCP sobre IPv6 (DHCPv6) foi publicado como RFC 3315 (2003).

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
357808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANEEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de configuração de placa de rede e estação de trabalho
Windows XP e Windows 2003 com protocolo TCP/IP, julgue os
itens a seguir.

Ao se configurar uma placa de rede na tela de propriedades do protocolo TCP/IP, a opção padrão marcada normalmente será a Obter um endereço IP automaticamente, mas essa opção somente funcionará caso exista um servidor DHCP configurado e instalado nessa rede.

Alternativas
Comentários
  • Certo.
    É o chamado IP dinâmico. O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede.
    São 3 campos para IP: número IP, sub-máscara de rede e gateway (ponto de ligação) atribuídos por DHCP.
    Os 2 campos de DNS primário e secundário podem ser dados pelo DHCP ou configurados manualmente, independente dos 3 anteriores.
  • Não existe uma funcionalidade em redes Windows  que as possbilitam funcionar sem a necessidade de um servidor DHCP específico. Elas se utilizam do espaço de endereçamento 169.254.x.x. ?

    Quando a estação não detecta um servidor de DHCP ela assume um endereço naquele espaço de endereçamento de modo que possa se comunicar com outras estações que também não tenham detectado um servidor de dhcp ?

    São dúvidas. Alguém pode me ajudar ?
  • Discordo da questão nesse ponto:  somente funcionará caso exista um servidor DHCP configurado e instalado nessa rede.
    O servidor DHCP pode estar instalado em outra rede, e os hosts dessa rede irão se comunicar com ele através de um DHCP relay agent.
  • O "somente nessa rede" invalida a questão!
    Caso haja um Srv DHCP em outra rede, o cliente poderá pegar as configurações IP normalmente!
  • Engraçado!
    Na prova da ABIN 2010 - Ag Tec Inteligência - Tecnologia da Informação.
    O cespe considerou uma questão parecida com essa como errada!
    Vai entender!!!
  • Onde está, no enunciado, escrito "somente nessa rede"?
  • Não só com o servidor DHCP, mais com o APIPA, os clientes configuram automaticamente um endereço IP e uma máscara de sub-rede quando não está disponível um servidor DHCP. O dispositivo escolhe o seu próprio endereço IP, no intervalo de 169.254.1.0 a 169.254.254.255. A máscara de sub-rede é automaticamente definida como 255.255.0.0 e o endereço de gateway como 0.0.0.0.
  • Quando falamos em redes, existem alguns recursos que são utilizados e facilitam muito a nossa vida, mas nem os percebemos. Um deles é o protocolo DHCP. Do inglês Dynamic Host Configuration Protocol (que ficaria, em português, algo como Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede), é um protocolo utilizado em redes de computadores que permite às máquinas obterem um endereço IP automaticamente.
    Este protocolo começou a ganhar terreno aproximadamente em Outubro de 1993, sendo o sucessor do BOOTP que, embora seja mais simples, tornou-se muito limitado para as exigências atuais.Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/2079-o-que-e-dhcp-.htm#ixzz2TfzHqwX7
    A
    lternativa: Certa

  • A questào esta completamente ERRADA.
     
    Como o colega comentou acima, existe um recurso padrão (tanto em Linux como em Windows) chamado APIPA (Automatic Private IP Adress) que permite utilizar IP automático sem a necessidade do DHCP.
    Este recurso é altamente conhecido e largamente usado em redes pequenas.

    Em windows este recurso é automático, em linux tem que configurar da seguinte forma:

    Usar o Apipa quando o dhcp falhar
    config_eth0 = ("dhcp")
    fallback_eth0= ("apipa")

    Usar sempre o Apipa:
    fallback_eth0= ("apipa")
     
       Fico revoltado com uma questão dessas. Qualquer pessoa que já trabalhou com redes conhece/ ou já usou este recurso. Em qualquer literatura (depois de 1999) este recurso é citado. Como pode a banca afirmar que isso não existe e ficar por isso mesmo???

     
  • Questão errada, pois existe um recurso chamado apipa.

  • Errei essa questão. Para ratificar o erro crasso da CESPE, segue a fonte confirmando o uso do endereçamento APIPA: http://support.microsoft.com/kb/220874/pt-br. Tirem suas conclusões. :(


ID
360589
Banca
FEPESE
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a alternativa correta a respeito dos procedimentos de segurança adotados em redes de computadores.

Alternativas
Comentários
  • b) ERRADO. Em um modo mais restritivo, um firewall pode ser configurado para bloquear todo e qualquer tráfego no computador ou na rede. Em um modo mais versátil, um firewall pode ser configurado para permitir automaticamente o tráfego de determinados tipos de dados, como requisições HTTP (sigla para Hypertext Transfer Protocol - protocolo usado para acesso a páginas Web), e bloquear outras, como conexões a serviços de e-mail.

    c) ERRADO. Quem detecta vírus em mensagens de e-mail, são os programas anti-vírus com a opção de proteger e-mail e não firewall.

    d) ERRADO. Um software antivírus mais antiphishing identifica tentativas de fraudes do tipo phishing scam através da verificação de programas executáveis anexados a mensagens de e-mail, impedindo o usuário de abrir o anexo quando a tentativa de fraude for detectada.

    e) ERRADO.  Em redes protegidas por firewall do tipo appliance é necessário o uso de um programa de firewall em cada computador conectado à rede, já que o firewall da rede não fornece toda a proteção necessária para os computadores conectados à rede.


ID
361993
Banca
FUNRIO
Órgão
FURP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Num pequeno escritório, há uma rede baseada em Windows XP Professional. Uma das estações compartilha uma impressora com as demais. Em uma outra, foi configurado um servidor DHCP. Todas as estações estão configuradas para Ip automático. Um certo dia, a máquina com o DHCP Server parou de funcionar. Nestas circunstâncias podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Sobre o recurso APIPA:

    "A Windows-based computer that is configured to use DHCP can automatically assign itself an Internet Protocol (IP) address if a DHCP server is not available. For example, this could occur on a network without a DHCP server, or on a network if a DHCP server is temporarily down for maintenance. 

    The Internet Assigned Numbers Authority (IANA) has reserved 169.254.0.0-169.254.255.255 for Automatic Private IP Addressing. As a result, APIPA provides an address that is guaranteed not to conflict with routable addresses.

    After the network adapter has been assigned an IP address, the computer can use TCP/IP to communicate with any other computer that is connected to the same LAN and that is also configured for APIPA or has the IP address manually set to the 169.254.x.y (where x.y is the client’s unique identifier) address range with a subnet mask of 255.255.0.0. Note that the computer cannot communicate with computers on other subnets, or with computers that do not use automatic private IP addressing. Automatic private IP addressing is enabled by default. "

    Retirado de 
    http://support.microsoft.com/kb/220874

    A opção "e)" afirma que o ip interno recebido está na faixa 192.254.0.0/ 255.255.0.0, o que está errado de acordo com o APIPA, mas a "e)" consta como gabarito certo.

    Não deveria ser a letra "a)"?
  • Tb achei estranho a faixa de IP que  foi citado para APIPA na letra E.


    Automatic Private IP Addressing (APIPA)  - Allows a networked device to selfassign an IP address from the 169.254.0.0/16 network


  • Para mim seria a correta letra A, mas....

  • APIPA (Automatic Private IP Addressing - endereçamento IP privado automático)

    Com esse recurso, um computador com Windows pode atribuir a si mesmo um endereço IP (Internet Protocol) caso um servidor DHCP não esteja disponível ou não exista na rede. Esse recurso torna a configuração e o suporte a uma pequena rede local (LAN) que executa TCP/IP com menos dificuldade.

    Um computador baseado no Windows configurado para usar o DHCP pode automaticamente atribuir a si próprio um endereço IP (Internet Protocol) se um servidor DHCP não estiver disponível. Por exemplo, isso pode ocorrer em uma rede sem um servidor DHCP, ou em uma rede se um servidor DHCP estiver temporariamente inativo para manutenção.

    A IANA (Internet Assigned Numbers Authority) reservou o 169.254.0.0-169.254.255.255 para o endereçamento IP privado automático. Como resultado, o APIPA fornece um endereço que está garantido para não entrar em conflito com endereços roteáveis.

    Fonte: https://docs.microsoft.com/pt-br/windows-server/troubleshoot/how-to-use-automatic-tcpip-addressing-without-a-dh#:~:text=The%20operating%20system%20versions%20listed,ou%20n%C3%A3o%20exista%20na%20rede.


ID
363088
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No ambiente Windows, via de regra, quando um computador não consegue encontrar o servidor DHCP para obter automaticamente um endereço IP, o sistema operacional se encarregará de atribuir um endereço IP para aquela máquina, utilizando a seguinte classe de endereço:

Alternativas
Comentários
  • Pelo APIPA (endereçamento IP particular automático), um endereço IP no intervalo de 169.254.0.1 a 169.254.255.254 com uma máscara de sub-rede de 255.255.0.0 é atribuído automaticamente quando o TCP/IP é configurado para obter um endereço IP automaticamente, não há um servidor DHCP (protocolo de configuração dinâmica de hosts) disponível e não foi especificada uma configuração alternativa. O APIPA foi criado para fornecer endereçamento IP automático em redes com um único segmento.
  • Trata-se das redes sem DHCP - APIPA. A ideia é tornar as estações DHCP-enabled comunicáveis apesar de não haver nenhum servidor DHCP. O endereço é classe B, portanto

    169.254.0.0 = network id
    169.254.255.255 = broadcast

    estão reservados

ID
363208
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A determinado período de tempo especificado por um servidor DHCP, durante o qual um computador cliente pode usar um endereço IP a ele atribuído pelo servidor DHCP, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Oservidor DHCP faz uma concessão por um período de tempo específico.
  • O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol, é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede
  • Reserva: utilizada para criar uma concessão de endereço permanente. A reserva é criada associada ao MAC Address.

    Concessão: período de tempo especificado por um servidor DHCP, durante o qual um cliente pode utilizar um número IP.

    Intervalo de Exclusão: intervalo de números IPs, dentro do escopo de IPs possíveis, que não serão fornecidos pelo servidor DHCP.
  • Letra e

    Esse é o chamado "lease time".

    Tradução: Concessão.

    http://ptcomputador.com/Networking/internet-networking/70090.html

  • O servidor DHCP distribui dinamicamente endereços IP a seus clientes por um tempo limitado, conhecido como prazo de arrendamento ou prazo de concessão. 

     

    FONTE: Banca IBFC


ID
459403
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HEMOBRÁS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a administração de serviços de rede em servidores
Windows 2003 Server, julgue os itens subseqüentes.

O serviço de DHCP no Windows 2003 Server implementa o conceito de reserva de endereço associado a um endereço MAC de uma placa de rede.

Alternativas
Comentários
  • Não só no Windows Server, mas praticamente todos servidores DHCP tem essa funcionalidade.

  • Gabarito Certo

    DHCPDynamic Host Configuration Protocol (protocolo de configuração dinâmica de host), é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, máscara de sub-rede, default gateway (gateway padrão), número IP de um ou mais servidores DNS, sufixos de pesquisa do DNS e número IP de um ou mais servidores WINS. Este protocolo é o sucessor do BOOTP que, embora mais simples, tornou-se limitado para as exigências atuais. O DHCP surgiu como padrão em outubro de 1993. O RFC 2131 (1997) contém as especificações mais atuais. O último standard para a especificação do DHCP sobre IPv6 (DHCPv6) foi publicado como RFC 3315 (2003).

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Copiado de um comentário do QC:

    Alocação Dinâmica: o DHCP associa um endereço IP para um cliente por um período limitado de tempo. Nesse tipo de alocação, o cliente durante o boot requisita ao servidor DHCP um endereço e o servidor responde concedendo um determinado endereço IP disponível dentro de uma faixa de IPs. Ao expirar o prazo, o cliente "perde" este endereço e pode requisitar novamente outro IP.

    Alocação Automática: o DHCP associa um endereço IP permanente para um cliente, dentro de uma faixa de endereços possíveis, especificada pelo administrador. Normalmente este endereço não é vinculado ao endereço MAC do cliente.

    Alocação Manual: Um endereço IP é associado ao endereço MAC da placa de rede do cliente. Esta associação é feita manualmente pelo administrador de rede. Nesse caso o DHCP é usado simplesmente para transportar os endereços associados aos clientes.


ID
495871
Banca
FUMARC
Órgão
BDMG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre protocolos e serviços de rede.

I. Para localizar o serviço de correio eletrônico de um determinado domínio, deve-se criar, nas configurações do servidor DNS, uma entrada do tipo MX apontando para o servidor que disponibiliza este serviço.

II. O protocolo SMTP é utilizado no envio e também na troca de mensagens entre servidores de correio eletrônico.

III. Um servidor DHCP envia informações de confguração, para que as estações tenham acesso à rede, mas, para isso, estas estações precisam ter sido configuradas previamente com o endereço do servidor DHCP.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra A.
    O item III está errado porque o servidor DHCP atribui números de IP para as estações, distribuindo números dinâmicos dentro de uma range. A configuração prévia de DHCP é dispensável, porque quando a estação está em um domínio, via gateway, encontra o servidor DHCP daquela faixa.
  • "Um servidor DHCP envia informações de configuração, para que as estações tenham acesso à rede, mas, para isso, estas estações precisam ter sido configuradas previamente com o endereço do servidor DHCP."

    Não precisa tá configurado previamente porque a estação busca o serviço DHCP através do endereço de broadcast. Primeiro a estação envia um "DHCP discover" na rede. Os computadores que não são servidores DHCP ignoram a requisição. Os que são servidores DHCP e estiverem configurados para responder enviam um "DHCP offer" para o endereço MAC da estação oferecendo um endereço IP e outras configurações para a estação. A estação tem uum tempo para receber os "offer" e escolher para quem enviar um "DHCP request" requisitando  ao servidor recém-descoberto o IP e as outras configurações (pode ser o mesmo que o servidor ofereceu ou não). O servidor envia um "DCHP ack" aceitando o "request" da estação. Quando a estação recebe o "ack" ela passa a usar o IP e demais configurações.

    O servidor pode não aceitar o request da estação, e enviar outro offer ao invés de um ack, então a estação envia outro request. Esta é a negociação.
  • I. Para localizar o serviço de correio eletrônico de um determinado domínio, deve-se criar, nas configurações do servidor DNS, uma entrada do tipo MX apontando para o servidor que disponibiliza este serviço. 

    II. O protocolo SMTP é utilizado no envio e também na troca de mensagens entre servidores de correio eletrônico. 

    CORRETAS!
  • Prezados, o item III está errado porque a máquina na verdade, ao solicitar informações de configuração, envia uma mensagem via broadcast para a rede. Esta mensagem será respondida pelo server DHCP, que informará os parâmetros de confoguração da máquina
  • Como o pessoal já fez bons comentários acerca do item III "o errado", falarei sobre oos demais...

    I - A resolução DNS de um servidor SMTP de um dado domínio é possibilitada por sua entrada MX (Mail eXchange).
    II - No contexto do usuário final, o SMTP envia (saída) as mensagens de e-mail. No contexto das trocas de mensagens entre servidores de correio, o SMTP pode enviar e receber mensagens de e-mail.

    Alternativa: A
  • Essa gabarito está errado pois segundo o livro Redes de Computadores e a Internet - Uma Abordagem Top-down - 5ª Ed. Kurose, página 92, o smtp é um protocolo do tipo push (envio apenas) e não pull (recebimento tal como o http). Para o recebimento são utilizados os protocolos IMAP´e POP3
  • While electronic mail servers and other mail transfer agents use SMTP to send and receive mail messages, user-level client mail applications typically use SMTP only for sending messages to a mail server for relaying.
     

ID
549346
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Nas redes de computadores Ethernet, os servidores utilizam um serviço que permite a alocação dinâmica de endereços IPs. O servidor seleciona um endereço IP a partir do pool de endereços disponíveis, atribuindo um endereço ao cliente e acrescentando uma entrada no banco de dados dinâmico. Essa situação normalmente acontece quando um host muda de uma rede para outra ou é conectado e desconectado de uma rede, como no caso de um provedor de serviços. Nesse esquema, endereços IP são fornecidos de forma temporária por um período de tempo limitado. Esse serviço é conhecido pela sigla

Alternativas
Comentários
  • O DNS (Domain Name System - Sistema de Nomes de Domínios): é um sistema de gerenciamento de nomes
    hierárquico e distribuído.


    O Secure Shell ou SSH: é, simultaneamente, um programa de computador e um protocolo de rede que
    permite a conexão com outro computador na rede, de forma a executar comandos de uma unidade
    remota. Possui as mesmas funcionalidades do TELNET, com a vantagem da conexão entre o cliente e o
    servidor ser criptografada.

    NAT, Network Address Translation: também conhecido como masquerading é uma técnica que consiste em
    reescrever os endereços IP de origem de um pacote que passam por um router ou firewall de maneira que
    um computador de uma rede interna tenha acesso ao exterior (rede pública).


    Windows Internet Name Service (WINS) ou NetBIOS Name Service (NBNS): é um serviço do protocolo
    TCP/IP, muito semelhante ao DNS server. O WINS fornece endereços TCP/IP em função de nomes NetBIOS
    e garante a manutenção e a replicação da base de dados de nomes existentes na rede.


    DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol): Se baseia na ideia de um servidor especial que atribui
    endereços IP’s a hosts. Tendo em vista que o servidor DHCP pode não estar acessível por difusão, um
    agente de retransmissão DHCP é necessário em cada LAN.

    Alocação de IP
    a) Automática: DHCP associa um IP de modo permanente a um nó.
    b) Dinâmica: DHCP associa um IP por um período de tempo ou até que o nó renuncie.
    c) Manual: Configura a entrada IP numa tabela estática (necessária para nós que necessitem IP fixo).
    Para encontrar seu endereço IP é enviado por difusão um pacote UDP DHCP DISCOVER. Se o servidor DHCP
    está numa rede remota, o agente de retransmissão recebe os pacotes e o envia como um pacote
    unidifusão ao servidor DHCP.
    A atribuição de endereços IP pode se referir a um período fixo, numa técnica chamada arrendamento.

    Resp: E.


ID
610144
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Resende - RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às práticas de configuração de redes em ambiente Windows, analise:

I. Endereço IP identifica cada host (estação) da rede, é um número de 32 bits escrito com quatro octetos representados no formato decimal (exemplo: 128.168.254.7). A regra básica de utilização de endereçamento IP é que cada hosts da rede tenha o mesmo endereço IP, para que seja possível a comunicação entre as máquinas.

II. DNS – (Domain Name System – Sistema de Nomes de Domínio) É um sistema de gerenciamento de nomes hierárquico. O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, permitindo a localização de hosts ou servidores em um domínio ou na internet.

III. DHCP – (Dynamic Host Configuration Protocol – Protocolo de configuração dinâmica de endereços de rede) Permite que todos os hosts da rede recebam suas configurações de rede automaticamente, como endereço IP, a partir de servidor central.

IV. O endereço MAC é o endereço físico de 48 bits da estação ou, mais especificamente, da interface de rede. O protocolo é responsável pelo controle de acesso de cada estação à rede Ethernet. O endereço MAC deve ser único, cada placa de rede recebe de fábrica um endereço diferente.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Certa Letra c) II, III, IV

    I. Endereço IP identifica cada host (estação) da rede, é um número de 32 bits escrito com quatro octetos representados no formato decimal (exemplo: 128.168.254.7). A regra básica de utilização de endereçamento IP é que cada hosts da rede tenha o mesmo endereço IP, para que seja possível a comunicação entre as máquinas.

    Não sei em relação aos bits porém numa rede, não pode ter conflitos de IP. Cada estação tem que ter um número de IP e não o Mesmo como diz na afirmativa num. I.

  • Complementando o colega:
    I. Endereço IP identifica cada host (estação) da rede, é um número de 32 bits escrito com quatro octetos representados no formato decimal (exemplo: 128.168.254.7). A regra básica de utilização de endereçamento IP é que cada hosts da rede NÃO tenha o mesmo endereço IP, para que seja possível a comunicação entre as máquinas.
  • A resposta certa é a C. E gerou conflito por ter a afirmativa IV como correta.

    Então cuidado com a banca. A questão só afirmou que protocolo é isso e tal, não diz que MAC é um protocolo. Apesar de estar no mesmo bloco, a afirmativa pode não estar se referindo ao controlador. Tanto que logo na sequência, evidencia que MAC é um endereço.

    Então, muita cautela quando tiverem que responder uma questão de sequência. Essas são as que mais geram dúvidas e erros entre os concurseiros.

    Bons estudos!
  • A questão cabe recurso pois:

    I - Incorreta, pois o endereço IP é usado exatamente para identificar uma único host dentro de uma rede.
    II - Correta
    III- Correta
    IV - Incorreta , pois o endereço MAC não é um protocolo de acesso ao meio. O protocolo utilizado para acesso ao meio no padrão Ethernet é o CSMA/CD.

    Alternativa correta letra e) (Recurso)







  • Alternativa Correta é a letra "E".
    Como o colega mecionou na questão IV, MAC (Media Access Control) não é um protocolo.
    A questão I, não deixa margem de dúvida alguma, logo está INCORRETA.
    "A regra básica de utilização de endereçamento IP é que cada hosts da rede tenha o mesmo endereço IP, para que seja possível a comunicação entre as máquinas".  
    Não é verdade. Posso estar numa rede que utilize DHCP de forma automática onde determinado IP será emprestado ao meu host por tempo determinado. Quando acabar esse tempo, cabe ao servidor DHCP, a depender das configurações feitas pelo administrador, renovar ou não meu IP. Caso não renove, será atribuído novo IP ao meu Host.
    E a outra abordagem, é que se cada host usar o mesmo IP, teríamos conflito e a rede não funcionaria.
  • Pessoal, 


    O erro da alternativa E, é afirmar que "O protocolo é responsável pelo controle de acesso de cada estação à rede Ethernet." ?

     
  • O Mac não é um protocolo. A resposta mais coerente é a letra E.

  • "O protocolo é responsável pelo controle de acesso de cada estação à rede Ethernet."


    Embora seja irrelevante pro contexto da afirmativa, a frase não fez referência ao conceito de MAC. Portanto, está correta.

  • In the IEEE 802 reference model of computer networking, the medium access control or media access control (MAC) layer is the lower sublayer of the data link layer (layer 2) of the seven-layer OSI model. The MAC sublayer provides addressing and channel access control mechanisms that make it possible for several terminals or network nodes to communicate within a multiple access network that incorporates a shared medium, e.g. an Ethernet network. The hardware that implements the MAC is referred to as a media access controller.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Media_access_control

    Quanto ao I ela está duplamente errada pois não diz IPv4 então seria errado afirmar que possui 32 bits.

  • Gabarito da prova: Letra CCCCCCCCCC.


ID
699421
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No controle de propriedades de conexão de rede do Windows XP, o item que deve ser acessado para configurar atribuição de endereço dinâmica (DHCP) é:

Alternativas
Comentários
  • O DHCP é a abreviatura de Dynamic Host Configuration Protocol. O DHCP é um serviço utilizado para automatizar as configurações do protocolo TCP/IP nos dispositivos de rede (computadores, impressoras, hubs, switchs, ou seja, qualquer dispositivo conectado à rede e que esteja utilizando o protocolo TCP/IP).

    Sem o uso do DHCP, o administrador da rede e a sua equipe teriam que configurar, manualmente, as propriedades do protocolo TCP/IP em cada dispositivo de rede (genericamente denominados hosts). Com o uso do DHCP esta tarefa pode ser completamente automatizada. O uso do DHCP traz diversos benefícios, dentro os quais podemos destacar os seguintes:

    • Automação do processo de configuração do protocolo TCP/IP nos dispositivos da rede.
    • Facilidade de alteração de parâmetros tais como Default Gateway, Servidor DNS e assim por diante, em todos os dispositivos da rede, através de uma simples alteração no servidor DHCP.
    • Eliminação de erros de configuração, tais como digitação incorreta de uma máscara de sub-rede ou utilização do mesmo númeor IP em dois dispositivos diferentes, gerando um conflito de endereço IP.
  • DHCPDynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de configuração dinâmica de host), é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, Máscara de sub-rede, Default Gateway (Gateway Padrão), Número IP de um ou mais servidores DNS, Número IP de um ou mais servidores WINS e Sufixos de pesquisa do DNS. Este protocolo é o sucessor do BOOTPque, embora mais simples, tornou-se limitado para as exigências atuais. O DHCP surgiu como padrão em Outubro de 1993

    Resumidamente, o DHCP é o servidor ou protocolo que gerencia os IP's e opera da seguinte forma:

    • Um cliente envia um pacote UDP em broadcast (destinado a todas as máquinas) com um pedido DHCP
    • Os servidores DHCP que capturarem este pacote irão responder (se o cliente se enquadrar numa série de critérios — ver abaixo) com um pacote com configurações onde constará, pelo menos, um endereço IP, uma máscara de rede e outros dados opcionais winks , como o gateway, servidores de DNS, etc.

    O DHCP usa um modelo cliente-servidor, no qual o servidor DHCP mantém o gerenciamento centralizado dos endereços IP usados na rede.


ID
713200
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para implementar o sistema operacional Windows 2008, os servidores onde se encontravam alocados os serviços de DHCP da rede de uma empresa tiveram que ser refeitos. Após essa mudança, os clientes não conseguem mais acessar os recursos da rede, nem mesmo por endereços IP.
Para resolver esse problema, deve-se

Alternativas
Comentários
  • Alguém comenta???

  • https://www.faqforge.com/windows-server-2016/configure-dhcp-windows-server-2016/

    Passo 12 do tutorial /\


ID
770242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito de arquitetura de redes TCP/IP, julgue os itens seguintes.

A principal função de um servidor DHCP é fornecer, de forma dinâmica, um endereço IP a um computador no momento de sua conexão com a rede.

Alternativas
Comentários
  • Para automatizar a configuração dos dispositivos em uma rede, o IERF (Internet Engineering Task Force) desenvolveu o Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP).
    O DHCP fornece um mecanismo, baseado em comunicação cliente/servidor, que permite que um computador cliente se junte a uma nova rede e obtenha um endereço IP a partir de um computador servidor de endereços sem intervenção manual.
    Alternativa: Certa
  • Abstraindo as outras formas de concessão (manual e automática), a principal função do Server DHCP é, de fato, fornecer dinamicamente endereços IP na rede.

  • Gab: CERTO

     

    Exato. O DHCP (Dy namic Host Configuration Protocol – Protocolo de Configuração Dinâmica de Estação) é um protocolo que fornece as informações IP necessárias para as estações poderem se ligar na rede.

  • GABARITO CORRETO!

    .

    .

    Segundo Forouzan (2008, p.463), "O DHCP fornece alocação de endereço estática e dinâmica, que pode ser manual ou automática."

  • CERTA

    Resumidamente,

    DHCP (DYNAMIC HOST CONFIGURATION PROTOCOL)

    Protocolo da Camada de Aplicação, ele permite a a alocação estática e dinâmica de endereços lógicos, que pode ser manual ou automática

  • DHCP - É um protocolo que permite as maquinas obterem um IP automaticamente.

    Protocolo - UDP

  • C! Segundo Forouzan (2008, p.463), "O DHCP fornece alocação de endereço estática e dinâmica, que pode ser manual ou automática."

    Dinâmica: pré configurada pelo administrador de rede.

    Automática: Uma quantidade de endereços é definida para ser usada na rede. (faixa de ip).

    Estática (manual): DHCP aloca um IP conforme valor de MAC de cada placa de rede de forma que cada cliente usará apenas aquele IP


ID
770938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Apesar de todas as soluções de curto prazo, como endereçamento sem classes, o esgotamento de endereços IPs é um problema para a Internet. Com relação aos conceitos e protocolos da família TCP/IP, julgue os itens subsecutivos.

O DHCP (dynamic host configuration protocol) permite a alocação estática e dinâmica de endereços, a qual pode ser manual ou automática.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Forouzan (2008,p.463),"O DHCP fornece alocação de endereço estática e dinâmica, que pode ser manual ou automática."



    FOROUZAN, B. A.; FEGAN, S. C. Protocolo TCP/IP. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

  • GABARITO - CERTO

    https://docente.ifrn.edu.br/diegopereira/disciplinas/2012/aplicacoes-de-redes-de-computadores/aula-24-camada-de-aplicacao-dhcp

    Resumo sobre DHCP.


ID
771808
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos a ferramentas automatizadas de
gestão de infraestrutura e sistemas operacionais Windows, Unix,
Linux e BSD.

O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) tem por função configurar a rede, de modo a permitir que os computadores a ela ligados recebam suas configurações, automaticamente, a partir de um servidor central. O DHCP envia um pacote de broadcast endereçado ao IP 0.0.0.0, transmitido pelo switch para os computadores da rede, sendo a resposta endereçada ao IP 255.255.255.255.

Alternativas
Comentários
  • Discordando do comentário anterior, a resposta do servidor será com destino a 255.255.255.255.
    O protocolo de comunicação do DHCP é todo descrito no "Redes de computadores e a Internet" (KUROSE, J. e ROSS, K.) 3ed no capítulo 5. Nota-se que durante toda a negociação do IP, o endereço de destino é sempre 255.255.255.255. As mensagens de negociação são:
    DHCPDISCOVER  fonte: 0.0.0.0:68  destino: 255.255.255.255:67
    DHCPOFFER        fonte: ip_do_servidor:67  destino: 255.255.255.255:68
    DHCPREQUEST  fonte: 0.0.0.0:68  destino: 255.255.255.255:67
    DHCPACK             fonte: ip_do_servidor:67  destino: 255.255.255.255:68

  • Uma outra coisa na questão que a deixa errada é "transmitido pelo switch para os computadores da rede" como sabemos o switch não enxerga endereços lógicos (IP) e sim os endereços físicos (MAC).

    Obs: Switch de camada 3 só vale na questão se for explicitamente citado, como ele não citou então se usa o padrão que é o de camada 2;
  • Gabarito: E
    " O protocolo DHCP trabalha de uma forma bastante interessante. Inicialmente, a estação não sabe quem é, não possui um endereço IP e não sabe sequer qual é o endereço do servidor DHCP da rede. Ela manda, então, um pacote de broadcast endereçado ao IP “255.255.255.255”, que é transmitido pelo switch para todos os micros da rede. O servidor DHCP recebe este pacote e responde com um pacote endereçado ao endereço IP “0.0.0.0”, que também é transmitido para todas as estações. Apesar disso, apenas a estação que enviou a solicitação lerá o pacote, pois ele é endereçado ao endereço MAC da placa de rede. Como vimos na introdução, quando uma estação recebe um pacote destinado a um endereço MAC diferente do seu, ela ignora a transmissão. Dentro do pacote enviado pelo servidor DHCP estão especificados o endereço IP, máscara, gateway e servidores DNS que serão usados pela estação."
    Fonte: https://conhecendoti.wordpress.com/2016/03/23/dhcp-dynamics-host-configuration-protocol/

    @Yuri Maia,
    As mansagens direcionadas para o servidor, DHCPDISCOVER e DHCPREQUEST usam a porta 67.
    Já as direcionadas para o cliente,  DHCPOFFERDHCPACK, usam a porta 68.
    SEMPRE UDP

  • Item incorreto. Ele trocou os IPs, O DHCP envia um pacote de broadcast endereçado ao IP 255.255.255.255, transmitido pelo switch para os computadores da rede, sendo a resposta endereçada ao IP 0.0.0.0.

    O DHCP manda ao endereço 255.255.255.255 em broadcast. Ou seja, o DHCP manda um alô para todo mundo!


ID
774250
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host e outros parâmetros de configuração para clientes de rede. Assinale a alternativa incorreta sobre este protocolo.

Alternativas
Comentários
  • Qual é o "aspecto mais significativo e moderno do DHCP"?

  • BBOTP??? não encontrei nada a respeito. Não seria BOOTP?

  • O item C, percebe-se claramente o erro na construção da questão. O correto seria: "o DHCP estende AO BOOTP de duas maneiras:..."

    Ou seja, a QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA.

    Desconsiderando o erro de ORTOGRAFIA, a letra D está errada, pois a atribuição de IP já veio do BOOTP, ou seja, não é o aspecto mais significativo e moderno do DHCP.

    O aspecto mais significativo e moderno do DHCP em relação ao seu antecessor BOOTP é o fato de que com o DHCP o IP atribuído ao cliente não é permanente (fixa) para aquele cliente, este IP é alocado em um banco de dados que EXPIRA (lease time), ou seja, se o cliente (máquina, host) ficar desligado por um determinado período (tempo este configurado pela diretiva "default-lease-time TEMPO, sendo o TEMPO um número em SEGUNDOS, o cliente receberá um outro IP. No BOOTP está atribuição era FIXA, permanente.

    Logo, a questão D está errada.
  • Há duas diferenças principais entre o DHCP e o BOOTP:  O DHCP permite atribuir o mesmo IP para vários clientes em períodos diferentes (quando o lease for liberado) - esse é o aspecto mais significativo -  e permite atribuir outros parâmetros de configuração IP, tais como WINS e nome de domínio. 

    Vamos estudar!

  • D) A atribuição automática de endereços é o aspecto mais significativo e moderno do DHCP. ERRADA

    O aspecto mais siginificativo é a atribuição dinâmica de endereços IP por um tempo especifico (leasing time). A atribuição automática já existia no BOOTP.


ID
774253
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considerando os conceitos relacionados à propriedade de atribuição dinâmica de endereços do DHCP, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O BOOTP e o DHCP usam mensagens de solicitação (enviadas por clientes) e mensagens de resposta (enviadas por servidores) praticamente idênticas. As mensagens em ambos os protocolos utilizam um único datagrama UDP (User Datagram Protocol) de 576 bytes para incluir cada mensagem de protocolo. Os cabeçalhos das mensagens são iguais para o BOOTP e o DHCP, com uma exceção: o campo de cabeçalho da mensagem final costumava ter dados opcionais. Para o BOOTP, esse campo opcional é chamado de área específica de fornecedor e está limitado a 64 octetos. Para o DHCP, essa área é chamada de campo opções e pode ter até 312 octetos de informações de opções do DHCP.

    Letra D, correta.

  • O BOOTP foi desenvolvido para ativar a configuração de estações de trabalho sem disco. Utiliza as mesmas portas do DHCP. Porém  O BOOTP não aloca endereços IP dinamicamente a um host. O IP deve ser vinculado manualmente ao MAC no servidor BOOTP!

    Há duas diferenças principais entre o DHCP e o BOOTP:  

    1.  O DHCP permite atribuir o mesmo IP para vários clientes em períodos diferentes (quando o lease for liberado) (O mesmo não é possível por meio do BOOTP)

    2. O DHCP permite atribuir outros parâmetros de configuração IP, tais como WINS e nome de domínio

    Bons estudos!


ID
786391
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O DHCP

Alternativas
Comentários
  • DHCP: Fornece alocação de endereço estática e dinâmica, que pode ser manual ou automática. 

    Letra D


ID
788623
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um gerente de redes deseja configurar um servidor DHCP usando a faixa de endereços reservados para redes privadas da classe C entre 192.168.0.1 e 192.168.0.254, dividida em 4 sub-redes que não devem interferir entre si.

Que valores correspondem, respectivamente, ao endereço e à máscara de sub-rede, para a sub-rede que inclui o endereço 192.168.0.84 e que atendem a essa especificação?

Alternativas
Comentários
  • A questão pede que seja informado o endereço de rede e a mascara de rede do IP 192.168.0.84 

    Para descobrir essa informação basta verificar quais das mascaras possui a relação de endereços IP validos entre endereço de rede e o endereço de broadcast.

    Nesse caso a alternativa C é a correta

    ====Explicação===

    - A mascara de rede 255.255.255.192 em binário é = 11111111.11111111.11111111.11000000

    - Percebe-se que foi utilizado dois bits da porção de host indicando que essa mascara possui 4 subredes (2^2=4)

    Os bits com o valor 0 indicam a porção de host validos que podem ser endereçados = 2^6 - 2 = 62 (O -2 indica que o endereço de rede e o endereço de broadcast não esta sendo considerando)

    Agora basta fazer o calculo de cada subrede

    ===Primeira subrede=====

    Endereço de Rede: 192.128.0.0

    Endereço de Host: 192.128.0.1 a 192.128.0.62

    Endereço de Broadcast: 192.128.0.63

    ===Segunda subrede=====

    Endereço de Rede: 192.128.0.64

    Endereço de Host: 192.128.0.65 a 192.128.0.126

    Endereço de Broadcast: 192.128.0.127

    Não calculei as duas ultimas subredes porque obtive a resposta na segunda subrede.


ID
801217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação à suíte de protocolos TCP/IP, julgue os itens que se
seguem.

A configuração de endereço IP por meio do DHCP dispensa o ARP gratuito.

Alternativas
Comentários
  • Errado.
    O endereço MAC é convertido em endereço IP pelo ARP. O endereço IP é fixo (DHCP desativado), dinâmico (DHCP ativado) ou automático (range de IPs). E ele será convertido em URL pelo serviço DNS (serviço de nomes de domínio).
  • errado- Address Resolution Protocol ou ARP é usado para encontrar um endereço em data-link layer (MAC Address) do endereço da camada de rede (como endereço IP). O emissor envia broadcast um ARP packet com o endereço IP de outro host e espera uma resposta com um endereço MAC respectivo. Cada host tem uma tabela de resolução em cache para reduzir a latência na rede. O ARP permite que o endereço IP seja independente do endereço Ethernet, mas somente funciona se todos os hosts tiveram suporte a ARP.
  • Não querendo desmerecer os comentários dos colegas, mas, salvo engano, o que a banca quis saber é se o "Gratuitous ARP" pode ser dispensado se utilizarmos o DHCP.

    "Gratuitous ARP pode significar tanto uma requisição ARP gratuita ou uma resposta ARP gratuita. Gratuito nesse caso significa uma requisição/resposta que não é normalmente necessária de acordo com a especificação ARP (RFC 826), mas pode ser usada em alguns casos." (tradução pessoal do texto presente em http://wiki.wireshark.org/Gratuitous_ARP) Segundo a mesma fonte, Gratuitous ARP são úteis em algumas circunstâncias.

  • Exatamente, a questão aborda sobre o ARP gratuito. A principal função do ARP gratuito será a de atualização da tabela cache de ARP nos computadores. Cada computador costuma manter uma tabela cache associando um IP a um MAC. Ao trocar esse IP (DHCP dinâmico), as tabelas cache devem ser atualizadas. O protocolo DHCP não resolve esse tipo de conflito. Para isso, é preciso utilizar o ARP gratuito.
    Logo, a questão está ERRADA, pois o DHCP não dispensa o uso do ARP gratuito, pelo contrário, ele é preciso com o DHCP dinâmico.
  • Pessoal, segue o conceito de arp gratuito sua utiliza;áo com dhcp. 

    Conceito: 

    Gratuitous ARP, also called a courtesy ARP, is a mechanism used by TCP/IP computers to "announce" their IP address to the local network and, therefore, avoid duplicate IP addresses on the network.

    ARP E DHCP: 


    Any time a DHCP lease is obtained, Windows NT sends a single gratuitous ARP.

    If Windows NT receives a response to this gratuitous ARP, it sends a DHCP DECLINE message to the DHCP server, and then attempts to obtain another lease.

    Fonte: Site da Microsoft
  • Já que os gênios aí não definiram:

    O ARP gratuito é uma forma de um computador se anunciar na rede. Esse pacote não é uma resposta a nenhuma requisição ARP. O computador envia esse pacote na forma de broadcast de forma voluntária e gratuita.

    Fonte: https://blog.pantuza.com/artigos/o-protocolo-arp-address-resolution-protocol


ID
801451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação à instalação e ao suporte dos protocolos DHCP, DNS,
NIS, CIFS e SMTP, julgue os próximos itens.

O sistema DNS baseia-se na premissa de que as associações de nomes para endereços são relativamente estáveis e não são alteradas com frequência; porém, um sítio que usa DHCP para atribuir endereços IP de modo dinâmico, enquanto as máquinas são inicializadas e se conectam à rede, pode quebrar essa regra constantemente.

Alternativas
Comentários
  • Questão certa, mas deixa brecha por que no servidor DHCP posso ter endereços reservas, excluido do escopo.

    ats.
  • correto- Handshake do DHCP consiste em um host solicitar um IP address para um DHCP server, o qual retira um IP adrs disponível de um pool de endereços não atribuídos a nenhum outro host. Assim, o host obtém um novo IP address único naquela LAN.
  • DNS dinamico = DDNS.

    DHCP = Dynamic Host Configuration Protocol

ID
815218
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A função de um servidor em que esteja instalado o serviço de DHCP é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

     

    DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) - oferece serviços de configuração dinâmica em redes. Fornece, automaticamente, endereço IP, máscara de sub-rede, endereço do servidor DNS e endereço do gateway.

  • O que é DHCP?

     

    Do inglês Dynamic Host Configuration Protocol (que ficaria, em português, algo como Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede), é um protocolo utilizado em redes de computadores que permite às máquinas obterem um endereço IP automaticamente.

     

    Por meio dele um servidor é capaz de distribuir automaticamente endereços de IP diferentes a todos os computadores à medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede. Essa distribuição dos IPs é feita em um intervalo pré-definido configurado no servidor. Sempre que uma das máquinas for desconectada o IP ficará livre para o uso em outra.

     

    Como ele faz isso?

     

    Resumidamente, utilizando um modelo cliente-servidor, o DHCP faz o seguinte:

    ● Quando um cliente conecta-se a uma rede ele envia um pacote com um pedido de configurações DHCP.

    ●  O servidor DHCP gerencia uma faixa fixa de IPs disponíveis juntamente com as informações e parâmetros necessários (gateway padrão, nome de domínio, DNS, etc).

    ●  Quando este servidor recebe um pedido, ele entrega um destes endereços e configurações para o cliente.

     

    Modos de Funcionamento

     

    Ele pode operar de três formas: automática, dinâmica e manual.

    Automática, no qual uma quantidade de endereços de IP (dentro de uma faixa) é definida para ser utilizada na rede. Neste caso, sempre que um dos computadores de uma rede solicitar a conexão com ela, um destes IPs será designado para a máquina em questão.

    Na dinâmica o procedimento é bem parecido com o efetuado pela automática, porém a conexão do computador com determinado IP é limitada por um período de tempo pré-configurado que pode variar conforme desejado pelo administrador da rede.

    No modo manual o DHCP aloca um endereço de IP conforme o valor de MAC (Medium Access Control) de cada placa de rede de forma que cada computador utilizará apenas este endereço de IP. Utiliza-se este recurso quando é necessário que uma máquina possua um endereço de IP fixo.

     

    ___________________________________________________

     

    Fonte: https://www.tecmundo.com.br/internet/2079-o-que-e-dhcp-.htm

     


ID
828088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A função de um servidor DHCP (dynamic host configuration protocol) é atribuir configurações para estações de trabalho em determinada rede. Quando o IP solicitado pelo cliente ainda está disponível, o servidor DHCP responde com uma mensagem de confirmação do tipo

Alternativas
Comentários
  • O DHCP possui 4 passos iniciais para que um cliente receba um IP:
    1) DHCP DISCOVER: o cliente manda um broadcast perguntando quem é o DHCP
    2) DHCP OFFER: o servidor responde ao cliente dizendo qual IP ele disponibiliza
    3) DHCP REQUEST: o cliente escolhe uma das ofertas e solicita o IP ao servidor
    4) DHCP ACK: o servidor confirma ao cliente que ele pode usar o IP. (resposta da questão)
  • Complementando a resposta do colega:


    1-      NAK – Servidor informar para o cliente que o IP não é mais válido ou está em uso.
    2-      RELEASE
    3-      INFORM – Usado pelo o cliente para solicitar ao servidor parâmetros para utilizarem em sua configuração local. (Ex. DNS, rota, WINS)
    4-      DECLINE – Cliente informa para o servidor o recebimento de algum parâmetro inválido.


    Que Deus nos Abençoe.


  • O DHCP tem o seguinte funcionamento:





    Que, de maneira mais simplificada, tem o seguinte aspecto:



    A máquina de estados completa tem a seguinte cara:


    Fonte:

ID
829771
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Innova
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma empresa vai montar sub-redes MS Windows Server 2003 interligadas entre si, com serviços DHCP para distribuição de endereços, formando uma rede global maior. Na configuração de cada sub-rede,deseja-se instalar servidores de DHCP regionais para o fornecimento de endereços regionais que se sobreponham a endereços genéricos fornecidos por servidores de DHCP globais, que porventura possam existir na rede global. Nesse caso, é necessário

Alternativas
Comentários
  • Fala sério....


ID
843433
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O DHCP faz o gerenciamento centralizado dos endereços IP usados na rede, apenas de forma manual.

Alternativas
Comentários
  • Errado. O DHCP atribui números de IP (dinâmicos, variáveis a cada conexão, quando ativado). Ele pode estar ativado, desativado ou automático.
  • O administrador da rede pode configurar o protocolo DCHP para funcionar nas seguintes formas:
    Automática: neste modo, uma determinada quantidade de endereços IP é definida para ser usada na rede, por exemplo, de 192.168.0.1 a 192.168.0.50. Assim, quando um computador fizer uma solicitação de inclusão na rede, um dos endereços IPs em desuso é oferecido a ele;
    Dinâmica: este modo é muito semelhante ao automático, exceto no fato de que a conexão à rede é feita por um tempo pré-determinado. Por exemplo, uma máquina só poderá ficar conectada por no máximo duas horas;
    Manual: este modo utiliza o endereço MAC da placa de rede. O administrador pode reservar um endereço IP para o computador que possui um determinado valor de MAC. Assim, só este computador utilizará o IP em questão. Esse recurso é interessante para quando é necessário que o computador tenha um endereço IP fixo, como, por exemplo, um servidor.
    Maiores informações: http://www.infowester.com/dhcp.php

  • ERRADO
    Segundo Forouzan (2008,p.463),"O DHCP fornece alocação de endereço estática e dinâmica, que pode ser manual ou automática."



    FOROUZAN, B. A.; FEGAN, S. C. Protocolo TCP/IP. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

ID
843469
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um servidor DHCP pode ser configurado para fornecer endereços IP somente para interfaces de rede cujo endereço MAC esteja registrado em sua base de dados.

Alternativas
Comentários
  • Endereço MAC (Media Access Control) é um endereço físico associado à interface de comunicação, que conecta um dispositivo à rede. O MAC é um endereço “único”, não havendo duas portas com a mesma numeração, e usado para controle de acesso em redes de computadores. Sua identificação é gravada em hardware, isto é, na memória ROM da placa de rede de equipamentos como desktops, notebooks, roteadores, smartphones, tablets, impressoras de rede, etc.
    DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol - Protocolo de Configuração Dinâmica de Host) - É um protocolo que objetiva realizar a configuração dinâmica de hosts em uma rede ou na internet. O DHCP consiste de dois componentes básicos que são um protocolo para trocar mensagens e transportar informações relativas a configurações do host e um mecanismo para controlar a alocação de endereços de rede. O DHCP é baseado no modelo cliente-sevidor, em que o cliente requisita os parâmetros de configuração e os servidores recebem os pedidos, os analisa e provê as configurações para os hosts.
    Complementando, um computador pode receber seu endereço IP de duas maneiras:
    Fixo: quando é configurado manualmente para isso (por seu administrador);
    Dinâmico: quando recebe esses parâmetros automaticamente de um servidor apropriado (chamado servidor DHCP) na rede. Esse servidor é o responsável por distribuir endereços IP (dentro de uma margem de endereços previamente configurada) casa vez que um host solicita.
  • Tornando mais objetivo o motivo da questão estar correta, que está tratando da possibilidade posta pela configuração manual, uma das três possíveis.

    O DHCP pode atribuir endereço para um equipamento de rede de três formas:

    Configuração manual; Configuração automática; Configuração dinâmica.

    Configuração Manual

    Neste caso, é possível atrelar um endereço IP a uma determinada máquina na rede. Para isso, é necessária a associação de um endereço existente no banco do servidor DHCP ao endereço MAC do adaptador de rede da máquina. Configurado desta forma, o DHCP irá trabalhar de maneira semelhante ao BOOTP. Esse endereço "amarrado" ao equipamento não poderá ser utilizado por outro, a não ser que eles utilizem a mesma placa de rede.

    Configuração Automática

    Nesta forma, o servidor DHCP é configurado para atribuir um endereço IP a um equipamento por tempo indeterminado. Quando este conecta-se pela primeira vez na rede, lhe é atribuído um endereço permanente. A diferença existente entre esta e a primeira configuração é que nesta não é necessária uma especificação do equipamento que utilizará determinado endereço. Ele é atribuído de forma automática.

    Configuração Dinâmica

    Neste tipo de configuração, é que reside a característica principal do DHCP, que o diferencia do BOOTP. Desta forma o endereço IP é locado temporariamente a um equipamento e periodicamente, é necessária a atualização dessa locação. Com essa configuração, é possível ser utilizado por diferentes equipamentos, em momentos diferentes, o mesmo endereço IP. Basta, para isso, que o primeiro a locar o endereço, deixe de utilizá-lo. Quando o outro equipamento solicitar ao servidor DHCP um endereço IP poderá ser fornecido ao mesmo o endereço deixado pelo primeiro.


ID
868777
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o nome do equipamento de interligação de redes que pode prestar serviços de DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol).

Alternativas
Comentários
  • Pessoal a questão pede o "equipamento de interligação de redes" Não entendi existe algum "equipamento" de informática chamado "Gateway" sei que preciso estudar mais, mas nunca ouvi falar que gateway é equipamento, pra mim ele é software.

    Alguem pode me explicar? Grato.


  • Gateways são equipamentos que interligam redes com protocolos diferentes. Respondia a letra B, pois um roteador tem o serviço DHCP e tabem interligação de redes. Não entendi a resposta da banca.
  • É brincadeira uma questão dessa não ter sido anulada, pois ela pede o nome de um equipamente de rede que pode prestar serviço de DHCP, existem roteadores que tem este serviço, bem como  switchs de camada 3, sendo que os dois podem ser considerado gateway da rede, como o colega comentou, não é o nome de um equipamente, gateway é a função que e exercida na rede.
  • Pessoal, conceitualmente um gateway atua em todas as camadas do modelo OSI, e é um dispositivo de interligação de redes, já o roteador conceitualmente é um dispositivo que atua até a camada 3. O que nos deixa confusos é saber que na prática os roteadores também oferecem o serviço  de DHCP, porém isso é um Plus e não uma função especifica do roteador.
    O serviço DHCP permeia por diversas camadas do modelo OSI, porém algumas literaturas associam o serviço DHCP a camada de aplicação e das opções disponíveis o único dispositivo que atua na camada de aplicação é o gateway.
  • Concordo com o colega Thiago. Entretanto, a questão é bem clara. Pede o NOME DO EQUIPAMENTO de interligação de redes QUE PODE prestar serviços de DHCP. Gateway é um conceito, não o nome de um equipamento. A questão é confusa e ambigua, o que inviabiliza uma resposta objetiva e leva o candidato à confusão e ao erro. Deveria ser anulada.
  • Pessoal eu nem entrei no mérito da questão para ficar analisando se o Gateway é ou não equipamento de interligação de redes... Raciocinei consoante o Thiago. Como o DHCP está presente na camada 7 (aplicação) e nessa camada o gateway pode atuar, marquei-o.
    Alternativa: E
  • Eu tenho que desaprender tudo que eu sei de redes para responder uma questão dessas...
  • Prezados,

    Um gateway é um dispositivo utilizado para comunicação entre diferentes protocolos e plataformas, atua na camada 7 do modelo OSI e é especifico para cada aplicação.

    Dentre os equipamentos apresentados, o único que pode prestar serviços de DHCP é o gateway, pois o roteador opera na camada 3, o switch opera na camada 2, o cabo de fibra ótica apenas transmite feixes de luz , e um conector RJ 45 não passa de um pedaço de acrílico.

    Portanto, alternativa correta é a letra E


  • a questão pede "o nome do equipamento". Pede a banca para ir em uma loja e falar, quanto que custa um gateway?

  • Eu IMAGINO que a banca tirou este conceito de um artigo do Guia do Hardware: http://www.hardware.com.br/termos/gateway.

    Neste artigo tem um trecho que diz: "O endereço do gateway deve ser informado nas propriedades de rede, mas numa rede onde as estações estão configuradas para obter seus endereços automaticamente é possível configurar o servidor DHCP para enviar o endereço do gateway automaticamente."

  • E eu jurando que era Roteador.

    Questão bem confusa, deveria ser anulada.

  • Questão controversa:


    http://www.itnerante.com.br/group/redesdecomputadores/forum/topics/tre-ms-quest-o-sobre-dhcp?xg_source=activity


  • Foda foi chamar gateway de equipamento

  • Os dispositivos presentes em cada camada são:

    Camada de Aplicação: [Gateway de aplicação]

    Camada de transporte: [Gateway de transporte]

    Camada de rede: [Roteador]

    Camada de enlace de dados: [Ponte, switch]

    Camada física: [Repetidor, hub]

    DHCP = camada de aplicação = gateway

    Tanto o Roteador quanto o Gateway tem essa capacidade. O problema é que o elaborador foi com aquela mentalidade de que Roteador só vai até a camada 3, o que não é verdade no mundo real. 

  • Router antigamente era chamado de gateway, mas colocando os 2 nomes na mesma questão, não me faz crer que esteja desatualizada, o Router tem a função de um gateway nesse sentido, bobos são os que não tiveram bons recursos com essa questão.

  • ACERTOU O CARALHO, O CERTO E ROTEADOR.

  • Gateways são componentes indispensáveis para alcançar as comunicações entre terminais ligados a redes heterogêneas que usam protocolos diferentes. São equipamentos que podem ser um computador com duas (ou mais) placas de rede, ou um dispositivo dedicado, cujo objetivo é permitir a comunicação entre duas redes com arquiteturas diferente, como também compartilhar uma conexão com a Internet entre várias estações. Esse equipamento permite traduzir os endereços e os formatos de mensagens presentes em redes diferentes.

  • e-

    gateway designa um componente (sw ou hw) que estabelece conexao entre 2 sistemas, indicando trafego de dados, tratando seu processamento pelo modelo OSI. 

  • Vamos lá analisar a polêmica:

    Segundo [1] existem muitas redes no mundo, com freqüência apresentando diferentes tipos de hardware e software. Normalmente, as pessoas conectadas a redes distintas precisam se comunicar entre si. Para que esse desejo se torne uma realidade, é preciso que se estabeleçam conexões entre redes quase sempre incompatíveis, às vezes por meio de máquinas chamadas gateways, que estabelecem a conexão e fazem a conversão necessária, tanto em termos de hardware quanto de software.

    Já para [2], o termo gateway usado pelo UNIX é sinônimo de roteador, sendo um dispositivo usado para interligar duas redes distintas que usam protocolos de comunicação diferentes.

    Porém, o que a questão coloca é que há gateways, como equipamento de interligação de redes, que podem prestar serviços de DHCP. Toda a frase, exceto a última parte, está certa(não há nada de errado com o termo equipamento, conforme eu citei acima, onde[1] define-o como uma máquina).

    Mas o que me causa estranhesa é um gateway ter essa função, de servidor DHCP, onde ele(o gateway), reserva, aluga e atribui IPs dinâmicos aos clientes quando estes se conectam.

    Alguém poderia citar um exemplo comercial de um gateway com essa função. Nâo conheço nenhum exceto os servidores DHCPs tradicionais.

    Fonte:

    [1] Tanenbaum, Redes, 5ed

    [2] Forouzan, comunicação de dados.

  • GABARITO E!

    .

    .

    MAIOR COME O MENOR, JÁ DIZIA ALBERT EINSTEIN.

  • Entendo que essa questão deveria ser anulada, tendo em vista que ela tem mais de uma resposta.

    O roteador também pode prestar serviços de DHCP.

    Fonte: Estratégia


ID
879763
Banca
IESES
Órgão
CRF-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Serviço responsável pela distribuição de endereços IP em uma rede.

Alternativas
Comentários
  • Letra B Correta. O DHCP é um protocolo do serviço TCP/IP  que permite atribuir um IP e outras configurações a computadores em uma rede. Em outras palavras, o DHCP permite que o endereço IP dos dispositivos ligados à rede sejam definidos de forma automática no momento em que os mesmos forem conectados à rede. A escolha do IP a ser dado a cada computador pode ser manual, automática ou dinâmica.

    DHCP - Endereço IP automático para todos


     

  • Comantando as outras...
    Squid: É "um servidor de proxy e cache de alta performance para clientes web que suporta FTP, gopher e objetos de dados HTTP."
    Apache: Desenvolve sistemas de software livre. O software mais famoso da Apache é o httpd, seu primeiro grande projeto. O httpd é um servidor web com diversos recursos e outros podem ser incluídos via módulos.
    Bind: Faz parte das operações básicas do Open Ldap. Serve para autenticar e especificar a versão do protocolo LDAP.
    Alternativa: B
  • Squid - Proxy

    DHCP - Mais comumente implementado no Linux, o isc-dhcp, Dynamic host configuration protocol

    Apache - Servidor web comum em plataformas Unix-like

    Bind - Servidor de DNS, também da isc

  • O que é DHCP?

     

    Do inglês Dynamic Host Configuration Protocol (que ficaria, em português, algo como Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede), é um protocolo utilizado em redes de computadores que permite às máquinas obterem um endereço IP automaticamente.

     

    Por meio dele um servidor é capaz de distribuir automaticamente endereços de IP diferentes a todos os computadores à medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede. Essa distribuição dos IPs é feita em um intervalo pré-definido configurado no servidor. Sempre que uma das máquinas for desconectada o IP ficará livre para o uso em outra.

     

    Como ele faz isso?

     

    Resumidamente, utilizando um modelo cliente-servidor, o DHCP faz o seguinte:

    ● Quando um cliente conecta-se a uma rede ele envia um pacote com um pedido de configurações DHCP.

    ●  O servidor DHCP gerencia uma faixa fixa de IPs disponíveis juntamente com as informações e parâmetros necessários (gateway padrão, nome de domínio, DNS, etc).

    ●  Quando este servidor recebe um pedido, ele entrega um destes endereços e configurações para o cliente.

     

    Modos de Funcionamento

     

    Ele pode operar de três formas: automática, dinâmica e manual.

    Automática, no qual uma quantidade de endereços de IP (dentro de uma faixa) é definida para ser utilizada na rede. Neste caso, sempre que um dos computadores de uma rede solicitar a conexão com ela, um destes IPs será designado para a máquina em questão.

    Na dinâmica o procedimento é bem parecido com o efetuado pela automática, porém a conexão do computador com determinado IP é limitada por um período de tempo pré-configurado que pode variar conforme desejado pelo administrador da rede.

    No modo manual o DHCP aloca um endereço de IP conforme o valor de MAC (Medium Access Control) de cada placa de rede de forma que cada computador utilizará apenas este endereço de IP. Utiliza-se este recurso quando é necessário que uma máquina possua um endereço de IP fixo.

     

    ___________________________________________________

     

    Fonte: https://www.tecmundo.com.br/internet/2079-o-que-e-dhcp-.htm


ID
879856
Banca
IESES
Órgão
CRF-SC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere o texto abaixo como parte do arquivo de configuração de um servidor DHCP.

# /etc/dhcp3/dhcpd.conf
ddns-update-style none;
default-lease-time 600;
max-lease-time 7200;
authoritative;
subnet 192.168.1.0 netmask 255.255.255.0 {
range 192.168.1.100 192.168.1.199;
option routers 192.168.1.1;
option dmain-name-servers 208.67.222.222,208.67.220.220;
option broadcast-address 192.168.1.255;
}


Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

I. A opção "default-lease-time" controla o tempo de renovação dos endereços IP. O "600" indica que o servidor verifica a cada seiscentos minutos se as estações ainda estão ativas.

II. O "max-lease-time" determina o tempo máximo que uma estação pode usar um determinado endereço IP, neste caso “7200” segundos.

III. O servidor DHCP está configurado para oferecer até 99 endereços IP para a rede 192.168.1.0/24.

IV. Neste caso seria possível configurar o IP 192.168.0.10 como IP fixo para uma impressora sem ter problemas de conflito de IP com a faixa do DHCP.

Alternativas
Comentários
  • o Item III está errado. Na verdade são disponibilizados 100 endereços IP.
  • Concordo com o colega. O item III está errado, pois seriam 100 IPs.
  • Engano meu ou a alternativa "I" está correta.

    Esta correta a função do "default-lease-time";

    E concordo com vocês a Alterantvia "III" está incorreta. 
  • A Afirmativa I esté errada pois são medidas em segundos e não em minutos.
  • Po eu acertei a questão, e depois vi que os comentários dos amigos acima está certo com relação aos 100 endereços IPs e não 99. Já a última afirmação é bastente complicada, pois nada se sabe sobre a subrede 192.168.0/24, então não se sabe se uma impressora pode ser colocada lá. A verdade é que se for colocada não trará conflitos com este DHCP do enunciado.

  • A opção " default-lease-time" controla o tempo de renovação dos endereços IP. O "600" indica que o servidor verifica a cada dez minutos se as estações ainda estão ativas. Se você tiver mais endereços IP do que máquinas, os endereços IP das estações raramente vão precisar mudar. Mas, no caso de uma rede congestionada, o "max-lease-time" determina o tempo máximo que uma estação pode usar um determinado endereço IP. Isso foi planejado para ambientes onde haja escassez de endereços IP, como, por exemplo, em um provedor de acesso, onde sempre existem mais clientes do que endereços IP disponíveis e se trabalha contando que nem todos vão ficar conectados simultaneamente.


    Fonte: http://www.hardware.com.br/livros/linux-redes/configurando-servidor-dhcp.html

    Acredito que somente II e IV estaria correta.

  • Estava achando que não sabia mais fazer subtração direito! São 100 endereços IPs, rs! 

    Está certo a alternativa IV. O enunciado foi bem específico em dizer que não terá conflito com este DHCP.
  • O Item III está correto! Na verdade são disponibilizados 99 endereços IP, pois todo ip que tiver a ultima casa = 0 será ip de rede, logo, não pode ser oferecido pelo servidor dhcp! Final 255 também não! Este e broadcast.


ID
894454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às configurações do serviço de DHCP em redes locais, julgue os itens que se seguem.

O serviço de DHCP emprega, por padrão, o protocolo de transporte UDP.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de configuração dinâmica de host), é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, Máscara de sub-rede, Default Gateway (Gateway Padrão), Número IP de um ou mais servidores DNS, Número IP de um ou mais servidores WINS e Sufixos de pesquisa do DNS

    o DHCP opera da seguinte forma: Um cliente envia um pacote UDP em broadcast (destinado a todas as máquinas) com uma requisição DHCP.

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dynamic_Host_Configuration_Protocol
  • Quando um cliente DHCP inicializa pela primeira vez, ele difunde uma mensagem para todos os servidores DHCP da rede local a fim de adquirir as configurações de inicialização na rede. Para tanto ele manda uma mensagem DHCPDISCOVER.

    O DHCPDISCOVER é enviado em um datagrama UDP da mesma forma que no BOOTP. Após o envio dessa mensagem, o cliente passa para o estado SELECIONA.

    Espero ter complementado os comentários dos colegas!

  • Prezados,

    O serviço de DHCP roda por padrão no UDP. O cliente envia mensagens para o servidor na porta UDP 67 , e o servidor envia mensagens para o cliente na porta UDP 68.

    Portanto, questão correta.


  • protocolo UDP porta 67 - servidor

    protocolo UDP porta 68 - cliente

  • Gabarito C

    DHCP e DNS usam o UDP.

  • UDP

    • DNS

    (CESPE 2014) O DNS (domain name system) organiza o espaço de nomes em uma estrutura hierárquica que permite descentralizar as responsabilidades envolvidas na atribuição de nomes, podendo usar os serviços do UDP ou TCP por meio da porta-padrão 53. (CERTO)

    1. Consulta - UDP
    2. Atualiza - TCP

    • DHCP

    (CESPE 2013) O serviço de DHCP emprega, por padrão, o protocolo de transporte UDP. (CERTO)

    • SNMP

    (CESPE 2012) O protocolo SNMP opera nas portas 161 e 162 e utiliza o protocolo UDP.

    • RTP

    (CESPE 2009) Os pacotes RTP e RTCP são geralmente transportados sobre UDP. Para começar uma sessão RTP, a aplicação define um par particular de endereços de transporte (endereço IP e porta UDP) de destino. Em uma sessão multimídia, cada mídia é transportada sobre uma sessão RTP diferente, para a qual são emitidos pacotes de controle RTCP. Assim, o áudio e o vídeo são transportados sobre sessões diferentes, o que permite ao usuário final escolher a mídia que deseja receber.

    • NFS

    (CESPE 2015) Network File System (NFS) é um protocolo cliente/servidor para compartilhamento de arquivos originalmente operado em UDP sem conexão, mas que, em sua versão 4 (NFSv4), utiliza TCP e é configurado em protocolo com estados. (CERTO)

    Resumindo

    (CESPE 2018) O UDP é utilizado por outros serviços de rede e protocolos, como DNS, NFS, DHCP e SNMP, por serviços de tempo real como streaming de vídeo e VoIP, que são sensíveis ao atraso, porém mais tolerantes a perdas de pacotes, e ainda encontra aplicações em serviços do tipo unicast multicast. (CERTO)

  • Gabarito:CERTO!

    O protocolo DHCP faz a configuração dinâmica de computadores em uma rede, atribuindo endereços IPs a cada um deles. 

    DHCP (DYNAMIC HOST CONFIGURATION PROTOCOL) É um protocolo de configuração dinâmica de hosts (computadores). É utilizado em redes de computadores que permite a estes obterem um endereço IP automaticamente. 

    Prof. Leo Matos.

  • Gab c

    DHCP:

    • Dinamic host configuration protocol
    • Porta 67 servidor - 68 cliente
    • Camada aplicação
    • Uso UDP

    Função:

    • Entregar IP

    Atuação:

    • Maquina nova faz broadcast na rede, perguntando quem é o servidor DHCP q irá me dar IP e máscara de rede.

ID
894457
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às configurações do serviço de DHCP em redes locais, julgue os itens que se seguem.

O tempo de concessão de um endereço IP por um servidor DHCP não se altera com o passar do tempo, a fim de que duas estações não captem o mesmo endereço IP.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Concessão': Uma concessão é um período de tempo especificado por um servidor DHCP durante o qual um computador cliente pode usar um endereço IP que ele recebeu do servidor DHCP (diz-se atribuído pelo servidor DHCP). Uma concessão está ativa quando ela está sendo utilizada pelo cliente. Geralmente, o cliente precisa renovar sua atribuição de concessão de endereço com o servidor antes que ela expire. Uma concessão torna-se inativa quando ela expira ou é excluída no servidor. A duração de uma concessão determina quando ela irá expirar e com que freqüência o cliente precisa renová-la no servidor.

    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dynamic_Host_Configuration_Protocol
  • Se a concessão já é um "aluguel" por um determinado tempo, como esse tempo não iria se modificar? 

    ERRADO

  • o DHCP possui o que chamamos de renovação de LEASE (aluguel).

    Pode se setar 3 valores que chama-se “timer”:

    Timer 1 – usa 50% do lease e o cliente DHCP solicita renovação do endereço ao servidor

    Timer 2 – usa 87,5% do lease, sendo que no caso de falha da primeira tentativa o cliente se mostra down e envia um broadcast pedindo renovação do endereço

    Timer 3 – o lease expira e a maquina começa novamente o ciclo e solicita ao servidor um novo endereço


  • Prezados,

    O DHCP pode ser configurado para trabalhar com endereços permanentes, que são designados a computadores do tipo servidor, e um conjunto de endereços a serem alocados sob demanda.

    Os endereços designados pelo DHCP sob demanda não são permanentes, ao invés disso, o DHCP aluga ( lease ) o endereço por um período finito de tempo. Quando esse empréstimo expira, o servidor retorna o endereço para o conjunto de endereços disponíveis, o que permite que o endereço seja atribuído a outro computador.

    O administrador especifica a duração do empréstimo para cada endereço quando estabelece um conjunto de endereços.

    Portanto, questão errada

    Fonte : Douglas E. Comer, Redes de computadores e internet , 4º edição.


  • Renovar uma concessão

    O cliente DHCP tenta renovar sua concessão quando 50 por cento do tempo de concessão originais, conhecido como T1, passou pela primeira vez.Neste ponto, o cliente DHCP envia uma mensagem DHCPRequest de difusão ponto a ponto para o servidor DHCP que originalmente concedidas a concessão. Se o servidor está disponível e a concessão ainda está disponível, o servidor responde com uma mensagem DHCPAck de unicast e renovar a concessão.

    Se o servidor DHCP original está disponível, mas a concessão do cliente atual não está mais disponível, o servidor DHCP responde com uma mensagem DHCPNack e o cliente iniciará imediatamente o processo para obter uma nova concessão. Isso pode acontecer se o cliente tiver sido alterado sub-redes ou se o servidor DHCP não é possível atender à solicitação de concessão por algum outro motivo.

    Se não houver resposta do servidor DHCP, o client aguardará até atingir 87,5% do tempo de concessão, conhecido como T2, passou. No T2, o cliente entra no estado de religação e transmite uma mensagem DHCPRequest para tentar renovar a concessão de qualquer servidor DHCP disponível. Se nenhum servidor DHCP estiver disponível no momento em que a concessão expirar, o cliente imediatamente desagrupa próprio a partir da concessão existente e inicia o processo para obter uma nova concessão, começando com uma mensagem de DHCPDiscover.

     

    Fonte: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/dd183602(v=ws.10).aspx

  • Acho que o tempo de concessão realmente nunca se altera...vc configura lá no servidor o leasing times = 10 hs, e pronto, todo mundo ganha 10 hs com o IP. Acontece que eu acho que isso não é uma forma de evitar que as máquinas peguem o mesmo IP, afinal quem faz isso é o próprio DHCP server que verifica em seu banco os IPs que estão livres e não o fato de o leasing ocorrer a cada 10 hs.

  • Tempo de concessão é uma coisa, tempo de uso de endereço IP é outra!

  • Claro que se altera, Mário. Leia o comentário do Rubens(perfeito, alias). No processo de leasing ocorre os seguintes usos gradativos:

    1 – Ao atingir 50%, cliente solicita renovação;

    2 – Ao atingir 87.5%, cliente solicita renovação;

    3 – O aluguel expira e o cliente reinicia o pedido.

    Assim, vamos supor que determinado IP tenha sido concedido por um ano(12 meses). Na etapa 1, atingido o sexto mês, o cliente pede pra renovar o IP. Se for concedida a renovação, ele usa esse IP até o décimo mês(aproximadamente), ou 87.5% do tempo; no décimo mês, ele faz novo pedido; caso concedido, ele usa até o décimo segundo mês. Passados 12 meses, ele precisa reiniciar todo o processo(pegar o IP 0.0.0.0, enviar broadcast DHCPDiscovery etc)

    Logo, lógico que há alteração com o passar do tempo.

  • Comentário do prof:

    O DHCP pode ser configurado para trabalhar com endereços permanentes, que são designados a computadores do tipo servidor, e um conjunto de endereços a serem alocados sob demanda.

    Os endereços designados pelo DHCP sob demanda não são permanentes, ao invés disso, o DHCP aluga ( lease ) o endereço por um período finito de tempo. Quando esse empréstimo expira, o servidor retorna o endereço para o conjunto de endereços disponíveis, o que permite que o endereço seja atribuído a outro computador.

    O administrador especifica a duração do empréstimo para cada endereço quando estabelece um conjunto de endereços.


ID
894460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às configurações do serviço de DHCP em redes locais, julgue os itens que se seguem.

O descobrimento do serviço de DHCP por uma estação que deseja entrar na rede ocorre em broadcast.

Alternativas
Comentários
  • CERTO
    Broadcast é um termo da língua inglesa formado por duas palavras distintas, “broad” (largo, ou em larga escala) e “cast” (enviar, projetar, transmitir)
  • Nesta ordem, são as diretivas de comunicação DHCP:

    DHCP DISCOVER - broadcast (do cliente --> servidores DHCP)

    DHCP OFFER - unicast (dos servidores DHCP que podem atribuir IPs --> cliente)

    DHCP REQUEST - unicast (do cliente interessado --> servidor DHCP que ofereceu)

    DHCP ACK unicast (do servidor DHCP confirmando --> cliente)

  • Exatamente, através do DHCPDISCOVER, onde o cliente envia um pacote UDP para a porta 67 de um servidor configurado na rede (ou sub-rede).

  • Prezados,

    Segundo Comer , página 567 , o DHCP usa uma abordagem cliente servidor, quando o computador inicializa, o computador difunde por Broadcast uma DHCP REQUEST para a qual um servidor envia um DHCP Reply.

    Portanto, questão correta.

    Fonte : Douglas E. Comer, Redes de computadores e internet , 4º edição.


  • Um cliente envia um pacote UDP em broadcast com uma requisição DHCP (para a porta 67).

    Os servidores DHCP que capturarem este pacote irão responder para a porta 68 do Host, a qual constará pelo menos ENDEREÇO IP e uma MÁSCARA DE REDE.

  • Nas palavras de Forouzan.


    Segundo Forouzan(2008,p.465),"Quando o cliente DHCP inicia pela primeira vez, ele está no estado inicializando. O cliente difunde publicamente (por broadcast) uma mensagem DHCPDISCOVER (uma mensagem de pedido com a opção DHCPDISCOVER) usando a porta 67."

    LIVRO PROTOCOLO TCP/IP-3 EDIÇÃO 2008-BEHROUZ A. FOROUZAN.


  • É o tipo de configuração automática :

    –DHCP atribui endereço permanentemente assim que o computador se conecta à rede.

    –Cliente obtém um endereço de um espaço de endereços possíveis.

    –Geralmente não existe vínculo anterior entre os vários MAC habilitados a esse espaço de endereços.

  • Complementando o colega Luiz Alvez, a mensagem DHCP REQUEST é Broadcast

  • 2016

    quando mais de um servidor DHCP responde a uma mensagem DHCPDISCOVER, o cliente usa a mensagem DHCPREQUEST para informar qual servidor selecionou.

    certa

  • Gab: CERTO

     

    DHCP (Dy namic Host Configuration Protocol – Protocolo de Configuração Dinâmica de Estação) é um protocolo que fornece as informações IP necessárias para as estações poderem se ligar na rede.

     

    Funciona de forma semelhante ao RARP: uma estação, ao se conectar à rede, envia uma solicitação a todos os micros da rede (essa mensagem é chamada de DHCP Discover – ou Descobrimento DHCP). Na verdade, sem muito romantismo, é um pacote simplesmente enviado ao endereço de broadcast da rede.

     

    Fonte: Livro: Informática para concursos - João Antonio


ID
900457
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A fnalidade do DHCP (Dynamic Host Confguration Protocol) é fornecer um endereço IP, a máscara de

Alternativas
Comentários
  • Letra c.

    Endereços Mac quem fornece é a placa de rede;

    Endereço do servidor web quem fornece é o próprio servidor web;

    Os demais (sub-rede, o endereço do servidor DNS e o endereço do gateway) são atribuidos automaticamente se utilzado o DHCP.
  • Só pra ratificar o DHCP é um protocolo da camada de aplicação, que usa as portas 67 e 68 do UDP.

  • 67 UDP no servidor e 68 UDP no cliente.

  • Complementando..


    O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de configuração dinâmica de host), é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, Máscara de sub-rede, Default Gateway (Gateway Padrão), Número IP de um ou mais servidores DNS, Número IP de um ou mais servidores WINS e Sufixos de pesquisa do DNS.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dynamic_Host_Configuration_Protocol


ID
900664
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O serviço dHcp utiliza uma porta para o cliente e outra para o servidor. Essas portas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • O Servidor DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é um servidor utilizado para fazer a distribuição automática de endereços IP numa rede sem a necessidade do administrador ficar configurando cada host que começa a faz parte dela. É muit útil em grandes redes corporativas.

    O Servidor DHCP 'escuta' na porta 67, enquanto os clientes 'escutam' na porta 68.

    Ps.: Escutar refere-se a porta onde a máquina recebe as requisições.


  • Pensei que era outra pegadinha... Pois se o cliente requisitar conexão a um servidor DHCP, ele solicitará a conexão na porta 68. 


  • Olá Lauro, nesse caso então a resposta correta seria a letra b?

  • Fonte Wikipédia, então não tomem como verdade xp.


    "Resumidamente, o DHCP opera da seguinte forma:


    Um cliente envia um pacote UDP em broadcast (destinado a todas as máquinas) com uma requisição DHCP (para a porta 67);


    // 67 -> acredito que seja do SERVIDOR


    Os servidores DHCP que capturarem este pacote irão responder (se o cliente se enquadrar numa série de critérios — ver abaixo) para a porta 68 do Host solicitante (CLIENTE) com um pacote com configurações onde constará, pelo menos, um endereço IP, uma máscara de rede e outros dados opcionais, como o gateway, servidores de DNS, etc...".

  • De forma simples:

    Letra a) Cliente 68 UDP Servidor 67 UDP

  • Resumidamente, o DHCP opera da seguinte forma:

    Um cliente envia um pacote UDP em broadcast (destinado a todas as máquinas) com uma requisição DHCP (para a porta 67);

    Os servidores DHCP que capturarem este pacote irão responder (se o cliente se enquadrar numa série de critérios — ver abaixo) para a porta 68 do Host solicitante com um pacote com configurações onde constará, pelo menos, um endereço IP, uma máscara de rede e outros dados opcionais, como o gateway, servidores de DNS, etc.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dynamic_Host_Configuration_Protocol


ID
900886
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP) é um padrão projetado para reduzir a complexidade da administração das configurações de endereços IP.
No Windows Server 2003, o DHCP

Alternativas
Comentários
  • leasing (ARRENDAMENTO), tal como no aluguel de uma casa, é necessário um contrato com um tempo definido para emprestar o endereço IP

  • Questão retirada do Livro Redes de computadores Por Andrew S. Tanenbaum

    Para evitar que isso aconteça, a atribuição de endereços IP pode se referir a um período fixo, uma técnica chamada arrendamento (leasing). Pouco antes de expirar o prazo de arrendamento, o host deve solicitar ao DHCP uma renovação. Se ele deixar de fazer uma solicitação ou se a solicitação for negada, o host não poderá mais usar o endereço IP que recebeu antes.

  • Também conheço com DHCP Dinâmico

  • A DHCP lease is a temporary assignment of an IP address to a device on the network.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Dynamic_Host_Configuration_Protocol


ID
909916
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito dos sistemas operacionais Windows e Linux, julgue os
itens a seguir.

Caso uma estação de trabalho Windows que já tenha obtido as configurações para utilizar a rede local necessite novamente solicitar essas configurações a um servidor DHCP, deve-se executar o comando ipconfig /renew.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.
    Exatamente. O argumento renew passado ao comando ipconfig descarta as configurações recebidas e solicita-as novamente ao servidor DHCP. Isso no Windows. No Linux o caminho (que eu uso, mas deve haver outros) é a sequência:
    dhclient -r;dhclient
  • Olá Pessoal,

    eu acertei a questão, mas ficou uma dúvida: não seria primeiro fazer o comando ipconfig / release e depois o renew? Ou a questão está considerando que já foi feito o release?


  • Polyana, não é necessário fazer o release, que é usado apenas quando vc quer obter novas configurações de IP. O renew faz a renovação, mas com as mesmas configurações, que é o que a questão coloca.


ID
909955
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Telebras
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca dos serviços de rede, julgue os itens subsecutivos.

Uma estação de trabalho, em uma rede que seja cliente de um serviço DHCP, ao ser inicializada pela primeira vez, enviará uma mensagem DHCPACK na rede em um datagrama UDP para descobrir o servidor DHCP da rede.

Alternativas
Comentários
  • Inicializa
    Quando um cliente inicializa pela primeira vez, ele difunde uma mensagem para todos os servidores DHCP da rede local a fim de adquirir as configurações de inicialização na rede. Para tanto ele manda uma mensagem DHCPDISCOVER.
    DHCPDISCOVER é enviado em um datagrama UDP da mesma forma que no BOOTP. Após o envio dessa mensagem, o cliente passa para o estado SELECIONA.

    Seleciona
    Neste estado, o cliente permanece aguardando a resposta dos servidores DHCP que receberam o DHCPDISCOVER. Aqueles servidores que estiverem configurados para responder, enviam ao cliente uma mensagem DHCPOFFER. Nesta mensagem, estão embutidas as informações necessárias para a configuração do cliente juntamente com um endereço IP que o servidor lhe oferece como empréstimo. Após o recebimento de todas as mensagens enviadas pelos servidores, o cliente irá optar por uma e entrará em negociação de locação com o servidor ofertante. Para iniciar a negociação, o cliente envia a mensagem DHCPREQUEST. Neste momento, ele entra no estadoSOLICITA.

    Solicita
    Aqui, o cliente aguarda uma resposta de confirmação do servidor DHCP que ele entrou em negociação. Essa confirmação é remetida através da mensagem DHCPACK. Com o recebimento da confirmação, o cliente passa a ter um endereço IP e utiliza-o, bem como todas as outras informações de configuração que foram enviadas pelo servidor e entra no estado LIMITE.

    Limite
    Este é o estado em que permanece o cliente durante a utilização do endereço IP até que atinja o período de renovação ou ele decida não mais utilizar o endereço locado. Para este último caso, onde o cliente não espera o término do prazo da locação, ele envia uma mensagem DHCPRELEASE para o servidor, a fim de provocar a liberação do endereço IP locado. Desta forma, o cliente não mais poderá enviar datagramas IP utilizando-se do endereço que possuía e passa para o estado INICIALIZA.



    http://www.peritofederal.com.br

  • Mensagens DHCP
    Mensagem Responsável Descrição DHCPDISCOVER Cliente Usada por um cliente recém-inicializado para encontrar seu endereço IP. Essa mensagem é enviada em broadcast em um datagrama UDP e serve para descobrir o(s) servidore(s) DHCP disponível(is) na rede. DHCPOFFER
      Servidor Os servidores DHCP enviam essa mensagem ao cliente contendo as informações necessárias para a configuração do cliente juntamente com um endereço IP que o servidor lhe oferece como empréstimo. DHCPREQUEST Cliente O cliente optará por uma mensagem DHCPOFFER e entrará em negociação de locação com o servidor DHCP escolhido, enviando a mensagem DHCPREQUEST. DHCPACK Servidor Mensagem enviada pelo servidor DHCP em resposta ao DHCPREQUEST para confirmar a negociação com o cliente. DHCPNACK Servidor Mensagem enviada pelo servidor DHCP em resposta ao DHCPREQUEST para negar a locação de um endereço IP. DHCPRELEASE Cliente Cliente não deseja mais utilizar o endereço IP locado e envia essa mensagem ao servidor DHCP para provocar a liberação do endereço IP locado.
    Uma estação de trabalho, em uma rede que seja cliente de um serviço DHCP, ao ser inicializada pela primeira vez, enviará uma mensagem DHCPACK na rede em um datagrama UDP para descobrir o servidor DHCP da rede.

    Quando o cliente é inicializado, ele envia um DHCPDISCOVER.
  • Lembrando que a versão do DHCP para o IPV6 roda tanto em TCP como UDP nas portas 547 no servidor e 546 no cliente.

  • ERRADO.

    Segundo Forouzan(2008,p.465),"Quando o cliente DHCP inicia pela primeira vez, ele está no estado inicializando. O cliente difunde publicamente (por broadcast) uma mensagem DHCPDISCOVER (uma mensagem de pedido com a opção DHCPDISCOVER) usando a porta 67."


    LIVRO PROTOCOLO TCP/IP-3 EDIÇÃO 2008-BEHROUZ A. FOROUZAN.

  • Assim estaria correta:

    Uma estação de trabalho, em uma rede que seja cliente de um serviço DHCP, ao ser inicializada pela primeira vez, enviará uma mensagem DHCPDISCOVER na rede em um datagrama UDP para descobrir o servidor DHCP da rede.

  • O famoso DORA

    Discover

    Offer

    Request

    Ack

  • PC - Envia - DHCPDISCOVER ---- Servidor ---- Responde -----Offer-------PC envia ----- REQUEST------Servidor Responde ------ ACK...


ID
927439
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito dos protocolos ARP, DNS e DHCP, julgue os itens
que se seguem.

Em redes que utilizam o protocolo DHCP, não é possível atribuir endereços IP manualmente às máquinas, pois elas, ao serem inicializadas, enviam o pacote DHCP discover ao agente DHCP de retransmissão, que, por sua vez, o encaminha ao servidor DHCP. O servidor DHCP deve estar na mesma rede do agente de retransmissão.

Alternativas
Comentários
  • O que invalida a questão é a última frase "...deve estar na mesma rede do agente de retransmissão."

    Existe uma técnica chamada DHCP relay, implementada em roteadores, onde eles repassam mensagens DHCP para host localizados em uma rede que não tenha um servidor DHCP ativo, contanto que o roteador esteja ligado a outra rede que possua um Servidor de distribuição automática de endereços.
  • Só confirmando. É possível sim definir IPs manulamente quando vc tem um DHCP na rede. Dá para testar até na sua casa ae, só configurar o IP manualmente... e vai ver que funciona.

  • Resumindo, tudo errado!

    Em redes que utilizam o protocolo DHCP, não é possível atribuir endereços IP manualmente às máquinas (PODE SIM COMO VISTO NOS COMENTS ABAIXO), pois elas, ao serem inicializadas, enviam o pacote DHCP discover ao agente DHCP de retransmissão, que, por sua vez, o encaminha ao servidor DHCP. O servidor DHCP deve estar na mesma rede do agente de retransmissão (PODE ESTAR EM REDES SEPARADAS COMO VISTO ABAIXO).

    Bons estudos!

  • (Q256977) Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: Banco da Amazônia Prova: Técnico Científico - Produção e Infraestrutura 

    O DHCP (dynamic host configuration protocol) permite a alocação estática e dinâmica de endereços, a qual pode ser manual ou automática. (C)

     

     

    O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol, ou Protocolo de Configuração Dinâmica de Host) é um protocolo do TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, ou seja, ele permite que as máquinas obtenham um endereço de IP automaticamente, a medida que as máquinas fazem a solicitação de conexão com a rede.

     


    O protocolo pode operar de três formas: automática, dinâmica e manual.

     


    Automática: uma quantidade de endereços é definida para ser usada na rede; então, sempre que um dos clientes (computadores) solicitar a conexão, um desses IPs será designado para ele.

     

    Dinâmica: parece bastante com a automática, com a diferença de que, a conexão do computador com um IP é limitada por um período de tempo pré-configurado, que pode variar conforme especificado pelo administrador da rede.

     


    Manual: o DHCP aloca um IP conforme o valor de MAC de cada placa de rede, de forma que cada cliente usará apenas aquele IP (endereço fixo).

     

     

    Fonte: Minhas anotações; Simulado comentado do Missão Papa Fox (V7). 

  • O DHCP permite três tipos de atribuição de endereços: (1) dinâmico; (2) automático; e (3) estático. Esse último permite a um gerente de rede configurar manualmente um endereço específico. A forma automática faz com que seja atribuído um endereço permanente no momento em que o computador se conecta a rede. Já o modo dinâmico, como o termo sugere, acontece quando uma máquina que se conecta à rede de internet recebe um IP dinâmico pelo período em que continuar conectado. Se a máquina for desligada ou se desconectar da rede, ela perde este IP usado e usa um novo assim que a conexão for restabelecida. (Forouzan)

  • ps. ipv6 dispensa o uso de DHCP

    https://www.youtube.com/watch?v=Rhl5NN-VxOY&list=PLR2b-AkWav5Grpx6g4NvzHSB9bvDuNgzF&index=3

  • É um protocolo da CAMADA DE APLICAÇÃO (Cliente/Servidor) que fornece endereços IP dinâmicos e outros parâmetros para os computadores da rede. Ele é utilizado para automatizar o ingresso se uma máquina na rede.

    O protocolo DHCP poderá ser configurado para redistribuir os endereços de forma automática (utilizando um servidor para endereçamento), ou poderá ser feito de forma manual, desta forma deverá ser informado em cada máquina quais endereços serão utilizados.

    FONTE: Hachid Targino


ID
927442
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INPI
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito dos protocolos ARP, DNS e DHCP, julgue os itens
que se seguem.

A técnica denominada leasing atribui período de tempo fixo para a utilização de endereços IP, contribuindo, assim, para que esses endereços não sejam perdidos, permanentemente, após sua utilização e o desligamento das máquinas onde eles foram utilizados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:Certo.

    Para evitar que isso aconteça, a atribuição de endereços IP pode ser referida a um tempo fixo, uma técnica chamada ARRENDAMENTO (Leasing). Pouco antes de expirar o prazo de arrendamento, o host deve solicitar ao DHCP uma renovação. Se ele deixar de fazer uma solicitação ou se a solicitação for negada, o host não poderá mais usar o endereço IP que recebeu antes.
  • Achava que o leasing era variável, são tantos protocolos que já devo estar ficando doido kkk

  • leasing? financeiro? operacional?

  • José, o LEASE é fixo dentro de cada ocorrência. Por exemplo se houve um LEASE de um IP por 8 dias, ele irá durar os 8 dias (fixo), ele não muda DURANTE a validade deste LEASE. Se no próximo LEASE tiver havido uma alteração no servidor e a duração agora for 4 dias, ele irá durar necessariamente os 4 dias. Note que houve mudança entre eles de 8 para 4 dias, porém cada um durou o acordado no momento da concretização do LEASE.

    Resumindo, o termo FIXO se refere à duração propriamente dita, independentemente de qual ela seja, e não que esta não possa ser alterada ao longo da vida do servidor DHCP.


ID
947125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que se refere a servidores Windows com suporte a protocolo e serviços embasados em TCP/IP, julgue os itens a seguir.

No serviço de DHCP em sistema Windows Server 2003, o protocolo UDP oferece suporte à comunicação do protocolo DHCP para entrega de endereços IP, automaticamente, nesse sistema.

Alternativas
Comentários
  • O serviço de DHCP emprega, por padrão, o protocolo de transporte UDP.


    Alternativa: Certa

  • DHCP é um protocolo utilizado em redes de computadores que permite às máquinas obterem um endereço IP automaticamente.

  • CERTO

    DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) permite que os computadores consigam um endereço de IP automaticamente. Funciona de três maneiras diferentes. São elas:

    1. Automática. Um IP é definido automaticamente para uma máquina que se conecta na. Neste caso, uma quantidade de IPs é delimitada para ser usada dentro de uma rede de internet. Qualquer computador que se ligar a ela recebe, automaticamente, um, destes IPs definidos. 
    2. Dinâmica. Como o termo sugere, uma máquina que se conecta à rede de internet recebe um IP dinâmico pelo período em que continuar conectado. Se a máquina for desligada ou se desconectar da rede, ela perde este IP usado e usa um novo assim que a conexão for restabelecida. 
    3. Manual. O protocolo DHCP define um IP para uma máquina de acordo com o valor de MAC (Medium Access Control) da placa de rede em que ela está conectada. Este IP é único e estático, sendo que este recurso é usado quando é preciso que um computador tenha um IP fixo.


ID
973222
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Marque a afirmativa incorreta .

Alternativas
Comentários
  • Vamos aos comentários.

    "Um problema que surge com a atribuição automática de endereços IP a partir de um pool é por quanto tempo

    um endereço IP deve ser alocado. Se um host sair da rede e não retornar seu endereço IP ao servidor DHCP, esse endereço será permanentemente perdido. Após certo tempo, muitos endereços podem se perder."

    Fonte: Tanenbaum (2011) pag. 294

    #SóNinja

    #Adonai


ID
985030
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CPRM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo ao sistema operacional Windows.



Considere que um servidor Windows Server trabalhe como servidor DHCP(dynamic host configuration protocol) de uma rede de computadores,fornecendo configurações e endereços de rede no intervalo de endereços 192.168.0.50 até 192.168.0.80.Considere, ainda,que esse servidor precise fornecer um endereço fixo, como,por exemplo,192.168.0.70, para uma impressora instalada na rede.Nessa situação,o serviço DHCP será incapaz de garantir esse tipo de configuração,dado esse serviço fornecer endereços a qualquer equipamento que solicite a configuração e o endereço para a utilização da rede.

Alternativas
Comentários
  • É possível configurar o servidor DHCP para que ele tenha uma faixa livre de IPs e que determinados endereços fiquem fixos em algumas máquinas de acordo com o MAC de placa de rede.


    Leia mais em: Endereço IP Fixo conforme MAC da placa de rede : DHCP server - Parte 2 http://www.devmedia.com.br/endereco-ip-fixo-conforme-mac-da-placa-de-rede-dhcp-server-parte-2/22018#ixzz2ofxKeUHh

  • Caros,

    A ideia do DHCP é gerencia a rede de uma forma mais simples e objetiva, dessa forma, não haverá conflitos de IP's na rede e ao contrário do que a questão reza pode-se determinar um IP fixo a qualquer maquina atraves do MAC.

  • Bom, eu posso reservar um ip de acordo com o MAC, mas no Linux eu tenho que reservar um IP fora da minha faixa de distribuição, senão corre o risco de conflito sim, já tive isso aqui na minha rede.

  • DHCP – Atribuições permitidas

    •Configuração manual

    –IP específico para computador específico

    –Comparado através do pacote broadcast recebido

    •Configuração automática

    –DHCP atribui endereço permanentemente assim que o computador se conecta à rede

    –Cliente obtém um endereço de um espaço de endereços possíveis

    –Geralmente não existe vínculo anterior entre os vários MAC habilitados a esse espaço de endereços

    •Configuração Dinâmica

    –Leasing de endereço

    –Cliente pode terminar o aluguel prematuramente

    –Reutilização dinâmica dos endereços

  • 192.168.0.50 até 192.168.0.80: Endereços reservados para NAT eu são:

    10.0.0.0 — 10.255.255.255/8 (16.777.216 hosts)
    172.16.0.0 — 172.31.255.255/12 (1.048.576 hosts)
    192.168.0.0 — 192.168.255.255/16 (65.536 hosts)


ID
991741
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca do sistema operacional Windows, julgue os itens subsequentes.

Entre as configurações de um servidor DHCP (dynamic host configuration protocol), são fornecidas as das estações de trabalho, sendo opcional a esse servidor oferecer o endereço IP do servidor WINS (Windows Internet Name Service).

Alternativas
Comentários
  • Resposta: CERTA.

    O link, abaixo, dará uma visão geral sobre o Servidor WINS. É verdade que você terá que ter um conhecimento sobre Servidor DHCP, que não descrito no artigo do link.
    http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/1487/quando-e-porque-utilizar-o-servidor-wins.aspx
    Boa leitura.
  • Caso não se utilize o servidor WINS, pode se utilizar o broadcast para capturar os nomes netbios, ou utilizar o arquivo lmhost


ID
993844
Banca
VUNESP
Órgão
DCTA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma rede local de computadores (LAN), os endereços IPs para os computadores podem ser distribuídos automaticamente, ou seja, não requerem a configuração manual em cada computador, caso seja utilizado na rede o servidor:

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Com servidor DHCP na rede, as estações poderão receber um número atribuído pelo servidor.
    DHCP ativado = IP atribuído automaticamente
    DHCP desativado = IP atribuído manualmente


    DNS é o serviço de nomes de domínio, que traduz de IP para URL, e vice-versa.
    NAT é o Network Address Translator, que atribui portas a IP e IP a portas, dentro de uma rede, possibilitando compartilhamento e comunicação com outras redes.
    SNMP é o Simple Network Management Protocol, um protocolo para troca de informações entre os servidores da rede.
    Proxy é um servidor que analisa, autoriza, bloqueia, oferece cache, para as conexões de Internet.
  • Prezados,


    O DHCP é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, Máscara de sub-rede, Default Gateway (Gateway Padrão), Número IP de um ou mais servidores DNS, etc.

    Portanto, alternativa correta é a letra D.


  • DHCP (Dynamic Host Control Protocol):

     

    Protocolo de Configuração Dinâmica

    Protocolo derivado do BOOTP.

    Utiliza UDP para transportar mensagens.

     

    Att,

     

    Futura Militar!

     

  • Gabarito D

    DHCPDynamic Host Configuration Protocol (protocolo de configuração dinâmica de host), é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, máscara de sub-rede, default gateway (gateway padrão), número IP de um ou mais servidores DNS, sufixos de pesquisa do DNS e número IP de um ou mais servidores WINS. Este protocolo é o sucessor do BOOTP que, embora mais simples, tornou-se limitado para as exigências atuais. O DHCP surgiu como padrão em outubro de 1993. O RFC 2131 (1997) contém as especificações mais atuais. O último standard para a especificação do DHCP sobre IPv6 (DHCPv6) foi publicado como RFC 3315 (2003).



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1007110
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O protocolo do conjunto TCP/IP, que permite o endereçamento IP automático, é:

Alternativas
Comentários
  • Letra A?? Não seria C ??? 

  • DHCP protocolo da camada de Aplicação responsável por distribuir endereços IP's dinamicamente (automático).


    Letra B

    1. DHCP 

      • - protocolo de configuração dinâmica

      • - deve ter um servidor responsável pela identificação de IPs para as máquinas sem IP

      • - máquinas sem IP enviam um DHCP DISCOVER para o servidor DHCP

      • - envia um DHCP OFFER com um IP livre para indicação da máquina

      • - Descrito nas RFCs 2131 e 2132

      • - Substitui RARP e BOOTP
      • Informações tiradas do livro Rede de Computadores - Tanenbaum - pág. 294
      • Entretanto, não tenho informaçoes no livro sobre a camada de atuação deste protocolo, apesar de estar descrito nas informações referentes à camada de rede

  • DHCP DA CAMADA DE APLICAÇÃO

  • Ah FCC..................... 

    FCC - CONCURSO TRF - 1° Região  2011

    Em redes locais baseadas em TCP/IP, o protocolo DHCP atua tipicamente entre as camadas: 


  • C.

    DHCP Protocolo da Camada de Aplicação (TCP Servidor porta 67), responsável por distribuir endereços IPs dinamicamente.

    DHCP, Protocolo  Camada de Transporte  (UDP Cliente Porta 68), responsável por entrega de endereços IP Serviço, DHCPDISCOVER é enviado em um datagrama UDP (Primeira vez).

  • É da camada de APLICAÇÃO mas ATUA na camada ENLACE e REDE, pois, trabalha com endereço MAC e endereço IP.


ID
1055002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca do ambiente Windows 2008, julgue os itens subsecutivos.

Para que o serviço dhcpserver seja configurado a fim de iniciar-se automaticamente, deve-se executar o comando start /w ocsetup DHCPServerCore.

Alternativas
Comentários
  • ocsetup é uma ferramenta para instalar componentes opcionais do Windows (Optional component).

      O Comando  start /w ocsetup DHCPServerCore serve para instalar a função servidor DHCP e não iniciar automaticamente. 

    fonte:http://support.microsoft.com/kb/936209/pt-br

    Gabarito: E

  • Install DHCP Server role

    The following command from the command prompt should add the DHCP Server Role.

    C:\Users\Administrator>start /w ocsetup DHCPServer

    In Windows Server 2008 Core, the Role name is “DHCPServerCore”. So, in Windows Server 2008 Core installation, it is

    C:\Users\Administrator>start /w ocsetup DHCPServerCore

    Set DHCP Service to be Automatic

    By default, after the role is enabled, the Service is still disabled. Hence Set the type to Auto as follows

    C:\Users\Administrator> sc config dhcpserver start= auto

    Start the DHCP Server

    C:\Users\Administrator>net start dhcpserver

    http://www.windowsreference.com/windows-server-2008/how-to-add-a-dhcp-server-from-command-line-in-windows-server-2008/


ID
1100947
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os passos para a obtenção automática de configuração para a interface de rede de uma dada estação são os seguintes:

Alternativas
Comentários
  • d)Estação faz broadcast de mensagem na rede local, para descobrir servidor de DHCP[DHCP DISCOVERY], servidor de DHCP responde se identificando[DHCP OFFER]; estação requisita configuração para servidor de DHCP[DHCP REQUEST], servidor de DHCP responde com configuração da interface de rede[DHCP ACK].

  • DHCP x Mensagens


    DHCP DISCOVER - Broadcast para localização de servidor DHCP(inicializa)                       (Cliente -> Servidor)
    DHCP OFFER - Oferta de endereço IP para um cliente(seleciona)                                    (Servidor -> Cliente)
    DHCP REQUEST - O cliente informa a todos os servidores da rede qual oferta de endereçamento foi escolhida;(bcast)   (Cliente -> Servidor)
    DHCP ACK - Essa é a fase final a qual o servidor selecionado responde com uma confirmação e tempo de disponibilização do endereço IP ofertado.(ligação)                                                        (Servidor -> Cliente)

     


ID
1101952
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para se obter uma configuração automática de uma interface de rede através do DHCP, é necessário que

Alternativas
Comentários
  • Durante a inicialização, host entra em um processo de "descobrir" servidor DHCP. comunicando com o servidor DHCP, recebe configurações do protocolo TCP/IP diretamente do servidor DHCP.


ID
1107388
Banca
FCC
Órgão
AL-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os tradicionais serviços DHCP estão sujeitos a interrupções, porque o banco de dados que contém as informações sobre concessão de DHCP está armazenado em apenas um computador. Se ele falhar, o banco de dados de concessão de DHCP fica inacessível e os computadores não podem renovar suas concessões de DHCP. No Windows Server 2008 R2, o recurso Failover de DHCP serve para

Alternativas
Comentários
  • DHCP não 'trabalha' sobre as conexões TCP. Elimina-se as alternativas A, B e C.

     Alternativa d: é muito radical dizer que esse recurso ACABA com as interrupções na configuração do IP, pois o recurso não pode prever todos os problemas que virão a ocorrer durante a configuração.

  • ACABAR ? Impossível acabar com uma falha de infraestrutura por completo. (Falta energia em toda a rede, e aí ? Essa solução ainda vai acabar com as interrupções na configuração, seja qual configuração seja ?)

  • Na verdade as opções A, B, C e D apontam o TCP no DHCP. Logo, a única alternativa viável é a letra E.

  • Realmente, dá para matar essa só eliminando a palavra TCP das alternativas! 

  • Calmaí rapaziada... senão dá a impressão de que em tudo quanto é lugar que aparecer TCP automaticamente está errado, não é  bem assim ao meu entendimento...

    O DHCP é um protocolo de serviço TCP!!

    O que a questão deixa errado nas alternativas A, B e C é que ele diz que vai "configurar o TCP".. e isto realmente é desnecessário pois não há o que configurar o TCP, ele já está pronto!

    Forte abraço

  • UDP é o protocolo de transporte Default do DHCP;

    Porta 67 - Servidor;

    Porta 68 - Cliente;
  • "Um cliente envia um pacoteUDP em broadcast (destinado a todas as máquinas) com uma requisição DHCP (para a porta 67)"

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Dynamic_Host_Configuration_Protocol


ID
1115905
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação aos conceitos de Internet, Intranet e Correio Eletrônico, julgue as afirmações a seguir.

I. O protocolo FTP (File Transfer Protocol) utiliza a camada de aplicação do modelo OSI e a porta 21, tanto para transferência de dados como para informações de controle.

II. Ao ligar um computador do tipo PC e requisitar uma página Web, os seguintes protocolos podem ser envolvidos nessa operação: ARP, DHCP, DNS, IP, TCP

III. Um programa spammer é aquele utilizado para enviar grandes volumes de mensagens de correio eletrônico não desejadas pelo receptor.

IV. A apresentação de um certificado digital por uma entidade (pessoa, sistema ou computador) não atesta por si só a real identidade dessa entidade.

O número de afirmações INCORRETAS é;

Alternativas

ID
1115935
Banca
UFSJ
Órgão
UFSJ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O DHCP possibilita a distribuição de endereços IP para máquinas na rede. Com relação aos tipos de distribuição possíveis com o uso do DHCP, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O gabarito foi alterado para D.
    http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/progp/Gabarito_oficial_apos_recurso_ok.pdf | http://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/progp/ND_Tec_Tecnologia_da_Informacao.pdf

  • Essa questão é parecida com a questão Q3510

    Ano: 2009

    Banca: UFSJ

    Órgão: UFSJ

    Prova: Técnico de Tecnologia da Informação

  • O DHCP, dependendo da implementação, pode oferecer três tipos de alocação de endereços IP:

    Atribuição manual - Onde existe uma tabela de associação entre o Endereço MAC do cliente (que será comparado através do pacote broadcast recebido) e o endereço IP (e dados restantes) a fornecer. Esta associação é feita manualmente pelo administrador de rede; por conseguinte, apenas os clientes cujo MAC consta nesta lista poderão receber configurações desse servidor;

    Atribuição automática - Onde o cliente obtém um endereço de um espaço de endereços possíveis, especificado pelo administrador. Geralmente não existe vínculo entre os vários MAC habilitados a esse espaço de endereços;

    Atribuição dinâmica - O único método que dispõe a reutilização dinâmica dos endereços. O administrador disponibiliza um espaço de endereços possíveis, e cada cliente terá o software TCP/IP da sua interface de rede configurados para requisitar um endereço por DHCP assim que a máquina for ligada na rede. A alocação utiliza um mecanismo de aluguel do endereço, caracterizado por um tempo de vida. Após a máquina se desligar, o tempo de vida naturalmente irá expirar, e da próxima vez que o cliente se conectar, o endereço provavelmente será outro.

    Algumas implementações do software servidor de DHCP permitem ainda a atualização dinâmica dos servidores de DNS para que cada cliente disponha também de um DNS. Este mecanismo utiliza o protocolo de atualização do DNS especificado no RFC 2136.


ID
1175920
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

DHCP é a sigla de um protocolo cuja finalidade é:

Alternativas
Comentários
  • O DHCP, Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de configuração dinâmica de host), é um protocolo de serviço TCP/IP que oferece configuração dinâmica de terminais, com concessão de endereços IP de host, Máscara de sub-rede, Default Gateway (Gateway Padrão), Número IP de um ou mais servidores DNS, Número IP de um ou mais servidores WINS e Sufixos de pesquisa do DNS. Este protocolo é o sucessor do BOOTP que, embora mais simples, tornou-se limitado para as exigências atuais. O DHCP surgiu como padrão em Outubro de 1993. O RFC 2131 contém as especificações mais atuais (março de 1997). O último standard para a especificação do DHCP sobre IPv6 (DHCPv6) foi publicado a Julho de 2003 como RFC 3315.


    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dynamic_Host_Configuration_Protocol


    1. DNS

    2. IMAP

    3. DHCP

    4. HTTP

  • Letra C

    DHCP - Distribuição de IP de forma automatizada em máquinas através de um servidor.


ID
1191385
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre o protocolo DHCP, a alternativa que apresenta, respectivamente, um campo da mensagem DHCP, o tamanho em bytes desse campo e sua correspondente descrição é:

Alternativas
Comentários
  • Questão totalmente errada. siaddr é Server IP Address, ou seja, não é endereço de hardware. é endereço lógico!

  • Qconcursos,

    Conforme publicação da FUNRIO em 7/07/2014, a questão foi ANULADA.


ID
1225435
Banca
FCC
Órgão
MPE-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No Windows Server 2008 há um utilitário de linha de comando que permite configurar e exibir o status de vários componentes instalados e funções do servidor de rede. Com esse utilitário, para se conectar a um servidor DHCP com endereço IP 192.168.0.2, adicionar o escopo ABC com endereço IP 192.168.10.0 e máscara de sub-rede 255.255.255.0 e com o comentário NovoEscopo, utiliza-se a instrução

Alternativas
Comentários
  • Letra e.

    O netsh ou network shell é um utilitário incluido na linha de sistemas operacionais Windows NT, encontrado a partir do Windows 2000. Este permite a configuração local ou remota dos parâmetros de rede.

    Um uso comum do netsh é a reinicialização do TCP/IP stack para o padrão, tarefa que no Windows 98 requeria a reinstalação do adaptador TCP/IP. Com o netsh, deve-se prover um arquivo de log, que será preenchido com os valores alterados.

    O Netsh também permite a alteração do IP local, entre outras coisas.

    Comandos básicos do netsh:

    Exibir Configuração atual de IP - netsh interface ip show config

    Exibir estado dos adaptadores de rede - netsh interface show interface

    Exibir estado do adaptador sem fio - netsh wlan show interface

    Exibir endereço com o protocolo ipv6 - netsh interface ipv6 show address...

    .

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Netsh

  • Dava pra matar só pelo fato de ser a única alternativa em que nao aparece nenhuma palavra, só números...como é feita a configuração de roteadores pela linha de comando!


ID
1233112
Banca
VUNESP
Órgão
COREN-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para ativar o cliente DHCP no Windows Server 2008, é necessário

Alternativas
Comentários
  • Pegadinha do Malandro!!!

  • Exatamente..kk.. Pegadinha do Malandro!!!

  • Essa pergunta é confusa!

  • A questão faz alusão à ativação do CLIENTE DHCP. Nada se refere sobre o serviço do SERVIDOR DHCP.

    O Cliente DHCP existe em todos os sistemas operacionais populares. É quando deixamos a placa de rede obter o IP automaticamente. Nesse momento estamos ativando o cliente DHCP. Gabarito: C

  • Vdd michael!


ID
1234144
Banca
VUNESP
Órgão
PRODEST-ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para que ocorra a configuração de um host por meio do DHCP, é necessário que o cliente envie uma mensagem por difusão para localizar servidores disponíveis. A mensagem definida na RFC2131 para realizar essa função é a

Alternativas
Comentários
  • Opção E.

    O computador envia uma mensagem DHCPDISCOVER e o servidor DHCP disponível responde com um DHCPOFFER, caso o servidor tenha aceitado o pedido de concessão de ip.

  • Para não ficar + que 5 segundos nesse tipo de questão:

    Comunicação com o Servidor DHCP
    DORA

    DHCP DISCOVER – enviado pelo cliente, para identificar servidor DHCP na rede.

    DHCP OFFE – enviado pelo servidor ao cliente para ofertar o endereço de IP.

    DHCP REQUEST – enviado pelo cliente ao servidor aceitando a oferta.

    DHCP ACK– evento enviado do servidor para o cliente aceitando a comunicação.


  • 2009

    Um cliente DHCP é um equipamento que está configurado para solicitar a um servidor DHCP um endereço IP. Nesse processo, um cliente DHCP pode passar por seis estados de aquisição. O que define em que estado se encontra o cliente é a mensagem que ele envia para um dos servidores DHCP da sua rede. No estado inicializa, quando um cliente inicializa pela primeira vez, ele difunde uma mensagem para todos os servidores DHCP da rede local a fim de adquirir as configurações de inicialização na rede. Para tanto ele manda um determinado tipo de mensagem, enviado em um datagrama UDP da mesma forma que no BOOTP.

     

    Após o envio dessa mensagem, o cliente passa para o estado seleciona.

    A mensagem é:

     

    DHCP DISCOVER

  • Gabarito E

    Servidor DHCP


    DORA


    DHCP DISCOVER – enviado pelo cliente, para 

    identificar servidor DHCP na rede.

    DHCP OFFE – enviado pelo servidor ao cliente 

    para ofertar o endereço de IP.

    DHCP REQUEST – enviado pelo cliente ao servidor 

    aceitando a oferta.

    DHCP ACK– evento enviado do servidor para o cliente 

    aceitando a comunicação.



    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1238134
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Da perspectiva de um cliente DHCP, este serviço é uma extensão do mecanismo ...... . Este comportamento permite que clientes deste mecanismo interoperem com servidores DHCP sem requerer nenhuma mudança no software de inicialização dos clientes.

A lacuna é corretamente preenchida por.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    BOOTP (Bootstrap Protocol) - configuração automática de parâmetros de rede, mas sem a capacidade de alocá-los dinamicamente, como faz o DHCP.

     

    É um protocolo pouco cobrado em concursos, mas vai que no próximo cai...

  • Interessante Savio, aloca automático mas de forma estática?

  • Mario Verdibello,

     

    Pelo pouco que eu estudei sobre esse protocolo, é isso mesmo. Veja mais dois trechos que estão na Wikipédia:

     

    "Foi concebido para que todo dispositivo de rede receba um endereço IP permanente, o chamado direcionamento estático."

     

    "O BOOTP foi projetado para outorgar endereços estáticos e os retém por até 30 dias. Isso significa que endereços perdidos permanecem nessa condição e levam mais tempo para serem recuperados."

     

    Ele não é tão cobrado, acredito, porque o DHCP é seu sucessor, com mais recursos.


ID
1248238
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O DHCP é um protocolo de configuração dinâmica de endereços IP, que utiliza mensagens padronizadas entre o cliente e o servidor. Com base nessa informação, assinale a alternativa que indica a mensagem utilizada pelo cliente para orientar o servidor a marcar um endereço IP como não alocado.

Alternativas
Comentários
  • Seguem alguns passos iniciais para que o DHCP receba um IP:

    1) DHCPDISCOVER: o cliente manda um broadcast perguntando quem é o DHCP;
    2) DHCPOFFER: o servidor responde ao cliente dizendo qual IP ele disponibiliza;
    3) DHCPREQUEST: o cliente escolhe uma das ofertas e solicita o IP ao servidor;
    4) DHCPACK: o servidor confirma ao cliente que ele pode usar o IP;
    5) DHCPNACK – Servidor informa para o cliente que o IP não é mais válido ou está em uso;
    6) DHCPINFORM – Usado pelo cliente para solicitar ao servidor parâmetros para utilizarem em sua configuração local. (Ex. DNS, rota, WINS);

    7) DHCPDECLINE – Cliente informa para o servidor o recebimento de algum parâmetro inválido;
    8) DHCPRELEASE - Cliente não deseja mais utilizar o endereço IP locado e envia essa mensagem ao servidor DHCP para provocar a liberação do endereço IP locado.


ID
1252342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que diz respeito ao Linux, julgue o item a seguir.

Na configuração de um servidor DHCP (dynamic host configuration protocol), a opção max-lease-time no arquivo de configuração refere-se ao tempo máximo da concessão fornecida aos computadores da rede, que, a partir do servidor DHCP, obtiverem suas configurações.

Alternativas
Comentários
  • Questão de inglês. Só traduzir

  • Se você tiver mais endereços IP do que máquinas os endereços IP das estações raramente vai precisar mudar. Mas, no caso de uma rede congestionada, o "max-lease-time" determina o tempo máximo que uma estação pode usar um determinado endereço IP. Isso foi planejado para ambientes onde haja escassez de endereços IP.

     

    http://www.hardware.com.br/dicas/configurando-servidor-dhcp.html

  • Max lease time = tempo máximo de alocação.

     

    Gabarito: C


ID
1305910
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A respeito do Windows Server 2012, julgue os itens a seguir.

O serviço DHCP (dynamic host configuration protocol), ao ser disponibilizado no Windows Server, tem a capacidade de atualizar dinamicamente serviços de DNS que estejam configurados para suportar essa atualização

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta. No Windows Server é possível atualizar serviços de DNS a partir do DHCP.


    Fonte: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc775839(v=ws.10).aspx

  • O servidor DHCP atualiza os registros (A) e (PTR) do DNS para seus clientes

     

    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/cc771732%28v=ws.11%29.aspx

  • Vdd, alguem tem q avisar pro dns as novas atualizações de nome, pq agora a M$ ta usando cada vez mais o dns ao inves do netbios (wins)...e ninguem melhor do que quem dá o endereço p host p fazer isso!

  • (CESPE 2016) O serviço DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é capaz de atualizar, de forma dinâmica, o serviço DNS (domain name system).

    GAB: C


ID
1306108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca da tecnologia de redes, protocolos e serviços IP, julgue os itens a seguir.

Um dos avanços significativos do protocolo IPv6 com relação ao IPv4 é o suporte à autoconfiguração automática de endereços IP, o que torna o uso de servidor DHCP totalmente desnecessário.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. A técnica de transição pilha dupla, por exemplo, faz uso do DHCPv6(DHCP para IPV6); portanto não é desnecessário.

     

    Segundo IPV6.BR,"Cada nó IPv6/IPv4 é configurado com ambos endereços, utilizando mecanismos IPv4 (ex. DHCP) para adquirir seu endereço IPv4 e mecanismos IPv6 (ex. configuração manual, autoconfiguração stateless e/ou DHCPv6) para adquirir seu endereço IPv6."

     

    http://ipv6.br/entenda/transicao/

    ___________________

    **Prezados, quando digo pilha dupla é apenas um exemplo, entretanto considerando apenas a pilha IPv6 usaremos o DHCPv6, o que torna incorreta a questão quando ela menciona o seguinte trecho, a saber, "totalmente desnecessário".

     

     

  • descordo com a resposta, pois uma das característica do IPV6 é autoconfiguração.

    Autoconfiguração de endereço. Suporte para atribuição automática de endereços numa rede IPv6, podendo ser omitido o servidor de DHCP a que estamos habituados noIPv4

    não estamos falando de pilha dupla na questão.

  • qm está falando de  pilha dupla?

  • O que torna o uso de DHCP desnecessário é o uso do procotolo ICMPV6, o IPV6 sozinho não pode garantir isto. O IPV6 e o ICMPV6 precisam estar habilitados para isto.

    ICMPV6:
    Serve para descoberta de vizinhança, atribuições de endereços Stateless (atribuição automática de endereços de rede sem necessidade de servidor DHCP e/ou configurações manual nas máquinas) e pela descoberta de roteadores e gateways (máquina intermediária geralmente destinada a interligar redes, separar domínios de colisão, ou mesmo traduzir protocolos) em rede IPv6.
  • ao meu ver `totalmente desnecessario`  significa uma expressao muito forte. voce ter um protocolo com autoconfiguracao de endereco ip nao quer dizer que um servidor DHCP seja `totalmente desnecessario`. 

    podemos configurar um servidor DHCP numa rede ipv6? sim.

    imagine a sua rede com milhares de computadores com ipv6, cada um pegando um ip que bem entender, imagine a bagunca que isso vai ser.

    podemos configurar um escopo no nosso servidor DHCP v6 para que nossas maquinas possam se configurar de uma forma que facilite a administracao? sim. voce pode usar um escopo do tipo   2001:DB8::   como um prefixo e todas as maquinas da sua rede seguirao esse prefixo .

    as configurações de IPv6 podem trabalhar no modo Stateless (atribuição automática de endereços, sem o servidor DHCP) ou Statefull (atribuição de endereços através do servidor DHCP), para isso uilize a opção “Desabilitar o modo sem monitoração de estado de DHCPv6 para este servidor”.


  • [1] O esquema de endereçamento do ipv6 traz de volta uma funcionalidade que já existia em protocolos mais antigos, como o velho e IPX da novel: a possibilidade de um host se auto configurar com um endereço de rede sem depender de um servidor DHCP para isso.

    [2] Quando o ipv6 foi criado, os projetistas procuraram maneiras de automatizar sua funcionalidade. Auto configuração de rede foi um dos principais alvos. Em particular, o objetivo era possibilitar que dois nós ipv6 isolados se comunicassem em uma rede não administrada, sem quaisquer servidores. Assim, Em vez de usar o DHCP, foi concebido um IPV6 capaz de gerar seu próprio endereço único. Abordagem conhecida como Autoconfiguração ipv6

    Assim, eu não sei no que a banca se baseou para o gabarito ser errado. Ele está certo no que afirma.

    Fontes:

    [1] CCNA 6.0: Guia completo de estudo: 2a edição, By Marco Filippetti, pg 178.

    [2] Redes de Computadores e Internet - 6.ed., By Douglas E. Comer, pg 354

  • uma pesquisa básica no google ou yt e vc acha zilhões de artigos/vídeos falando de DHCP e IPV6 (como configurar, como funciona, diferenças do DHCPV4).

  • Não sou usuário da japatécnica Nishimura, porém totalmente desnecessário pegou pesado..

  • Quando falamos de endereço IPv6 não existe dependência do DHCP para configuração dos parâmetros de rede (IP, Máscara e Gateway), essa capacidade o próprio IPv6 faz (Autoconfiguração).

    Mesmo o IPv6 possuindo a capacidade de autoconfiguração, pode ser usado o DHCPv6, para melhorar a gerência e administração, trabalhar com informações adicionais de DNS, e para as transições entre IPv4 e IPv6.

    Gabarito:Errado

    Hachid targino.


ID
1352515
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em uma rede baseada no MS Windows Server 2008, implantou-se um serviço DHCP no servidor principal para atender a uma determinada sub-rede. Após a implantação do serviço, nenhuma máquina cliente desse DHCP consegue comunicar-se com outra máquina fora dessa sub- rede , somente computadores com IP estáticos conseguem. Afim de reparar esse problema, o administrador da rede deve ajustar o servidor DHCP, configurando a opção:

Alternativas

ID
1352563
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em um ambiente Unix, deseja-se instalar um servidor DHCP que trabalhe com uma configuração NAT padrão. Um intervalo válido de IPs privados para esse caso, que esteja dentro dos limites definidos na RFC 1918,é de:

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Na arquitetura para endereçamentos da Internet, uma rede privada (private network) é um rede que usa o espaço privado de endereços IP, seguindo os padrões estabelecidos pela RFC 1918 para redes IPv4 e RFC 4193 para IPv6. Estes endereços são associados aos dispositivos que precisem se comunicar com outros dispositivos em uma rede privada (que não faz parte da Internet).

  • Completando:

    Os endereços atualmente reservados a redes privadas na internet são:


    NomeFaixa de endereços IPNúmero de IPsclassful DescriçãoMaior bloco CIDRReferência
    8-bit block10.0.0.0 – 10.255.255.25516,777,216Uma classe A10.0.0.0/8RFC 1597 (obsoleto), RFC 1918
    12-bit block172.16.0.0 – 172.31.255.2551,048,57616 classes B172.16.0.0/12
    16-bit block192.168.0.0 – 192.168.255.25565,536256 classes C192.168.0.0/16
    16-bit block169.254.0.0 – 169.254.255.25565,536Uma classe B169.254.0.0/16RFC 3330RFC 3927

  • Faixa de IPs definidos na RFC 1918

    Classe A: 10.0.0.0 – 10.255.255.255
    Classe B: 172.16.0.0 – 172.31.255.255
    Classe C: 192.168.0.0 – 192.168.255.255

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_privada

  • 10.0.0.0 - 10.255.255.255 (10/8 prefix) 172.16.0.0 - 172.31.255.255 (172.16/12 prefix) 192.168.0.0 - 192.168.255.255 (192.168/16 prefix)


ID
1365817
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Considere uma rede local (LAN) TCP/IP com serviço de rede DHCP - Dynamic Host Configuration Protocol que possibilita que endereços IPs sejam designados de forma automática para os computadores. Quando um computador é conectado à uma rede, algumas mensagens DHCP são trocadas entre o computador (cliente) e o servidor DHCP. A mensagem DHCP Pedido (Request) é transmitida

Alternativas
Comentários
  • Para um computador recém conectado, o DHCP é um processo de 4 etapas:

    1 - Descoberta (DHCP Discovery), mensagem enviada pelo cliente para o endereço 255.255.255.255

    2 - Oferta (DHCP Offer), mensagem do servidor para o cliente (enviada para 255.255.255.255) com uma oferta (IP, Máscara, ...)

    3 - Requisição/Pedido (DHCP Request), mensagem do cliente para o servidor "aceitando" a oferta (enviada para 255.255.255.255)

    4 - Confirmação (DHCP ACK), mensagem do servidor confirmando as configurações aceitas pelo cliente (enviada para 255.255.255.255).

  • Essa imagem diz tudo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:DHCP_session.svg

  • Algumas mensagens da arquitetura Cliente-Servidor DHCP

     

    DHCPDISCOVER - Mensagem enviada pelo cliente em broadcast para localizar um servidor DHCP;

    DHCPOFFER - Mensagem enviada pelo servidor ao cliente em resposta à mensagem DHCPDISCOVER;

    DHCPREQUEST - Mensagem enviada pelo cliente ao servidor DHCP solicitando os parâmetros de configuração da rede (Endereço IP, Máscara, Gateway, etc);

    DHCPACK - Mensagem enviada pelo servidor ao cliente com os parâmetros de configuração, incluindo o comprometimento do endereço de rede;

    DHCPRELEASE - Mensagem enviada pelo cliente ao servidor para liberar o IP da máquina cliente.

     

    Bons estudos!


ID
1372231
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Chesf
Ano
2012
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que diz respeito ao protocolo DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) empregado em redes TCP/IP, considere as afirmações abaixo.

I - O chamado pool de endereços corresponde ao conjunto de endereços IP que fazem parte do escopo, mas que não pertencem ao intervalo de exclusão.

II - Quando uma estação de trabalho se conecta à sub-rede, ela recebe do servidor DHCP a concessão de um endereço IP, que é mantida até que a referida estação se desconecte da rede.

III - Uma reserva é realizada, associando-se um endereço IP ao endereço MAC de uma estação de trabalho conectada à rede, de modo que essa estação receba sempre o mesmo endereço IP quando se conectar à rede.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    A segunda está errada pois quando a estação recebe um endereço IP ela também recebe um tempo de expiração da concessão do endereço.

  • III- Li reserva como se fosse concessão rs


ID
1386118
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Ana, que administra a rede de computadores do Tribunal Regional Federal da 1a Região, precisa resolver os seguintes problemas:

I. Um servidor deve ser capaz de distribuir automaticamente endereços IP diferentes a todos os computadores do Tribunal à medida que eles fazem a solicitação de conexão com a rede. Essa distribuição dos IPs deve ser feita em um intervalo pré- definido configurado no servidor. E sempre que uma das máquinas for desconectada o IP deve ficar livre para o uso em outra.

II. Um servidor de aplicações Java do Tribunal deve ser capaz de fazer a ativação de serviços sob demanda, de modo que serviços não utilizados não consumam tempo na inicialização do servidor, nem ocupem memória ou CPU até que sejam demandados por alguma aplicação. Também é necessário um controle mais fino sobre o classpath de cada aplicação, para diminuir problemas de conflitos entre classes e bibliotecas (arquivos JAR) de diferentes aplicações.

III. Facilitar o acesso dos usuários a serviços HTTP do Tribunal nos 14 estados abrangidos na 1a Região, simplificando a digitação da URL. Assim, ao invés de, o usuário ter que digitar no navegador, por exemplo, www.trf1.jus.br/processosfinalizadosate2000/sjmg para acessar esta página associada ao estado de Minas Gerais, o usuário passaria a digitar apenas www.trf1.jus.br/pf2000/mg.

As soluções para os problemas I, II e III são, correta e respectivamente, implementadas por

Alternativas
Comentários
  • Afirmativa I refere-se ao DHCP, que é o serviço responsável por distribuir endereços IP automaticamente aos clientes, então ficamos com alternativas C e E;

    Afirmativa II não faço idéia do que seja!

    Afirmativa III: de acordo com as alternativas disponíveis, a resposta seria 'serviço proxy' ou 'serviço DNS'. Caso você não saiba ou não se lembre o que é um DNS mas lembra-se do que é um PROXY, então matou a questão. Proxy funciona como cache e controle de acesso para páginas web, ou seja, o serviço da afirmação 3 é o DNS, que trabalha na resolução de nomes de domínio.

  • Um servidor de aplicações Java do Tribunal deve ser capaz de fazer a ativação de serviços sob demanda, de modo que serviços não utilizados não consumam tempo na inicialização do servidor, nem ocupem memória ou CPU até que sejam demandados por alguma aplicação. Também é necessário um controle mais fino sobre o classpath de cada aplicação, para diminuir problemas de conflitos entre classes e bibliotecas (arquivos JAR) de diferentes aplicações. 



    Bom, não sei o que ele quis dizer aqui que exclui a possibilidade de usar um Tomcat
  • Nos editais sempre vem no conteúdo programático:  servidor WEB Apache e servidor de APLICAÇÃO JBoss. Acredito que o "aplicação" ali matou o Apache

  • Minha opinião:


    I - Claramente o DHCP.

    II - "Servidor de aplicação" - Enfraqueceu o Tomcat, não o retiro pq já vi várias bancas chamando ele de servidor de aplicação.

    III - (É o DNS que faz isso através do Resource Records CNAME, em que ele dá um apelido a um nome de domínio) ERRADO > O CNAME não faz isso, ver comentário do Nícolas Wildner.


    Editado: Realmente o que o Nícolas disse é correto. O DNS não faz isso, ao contrário do proxy reverso.

  • Rafael. Esta pergunta é meio "lisa", visto que pra letra C os itens I e II batem.

    No item III, não pode ser feito via DNS esse redirecionamento de www.trf1.jus.br/processosfinalizadosate2000/sjmg para www.trf1.jus.br/pf2000/mg, visto que o CNAME faz direcionamento de hostnames e não de diretórios depois do FQDN.O mais ADEQUADO para responder o item III seria a utilização de um Proxy Reverso ou um rewrite de URL do apache(mod_rewrite), ou ainda um alias do apache(mod_alias).

    Eu acho que esta questão deveria ser anulada, mas...
  • No exemplo dado é possível fazer isso com o DNS?

    Em ambos os casos o site é trf1.jus.br, e o que deve ser feita é a troca de pastas de processosfinalizadosate2000/sjmg para pf2000/mg.

    Tenho certeza de um proxy permite isso, agora como fazer isso num DNS?

     

     

  • Seu Saraiva,

     

    Acredito que essa característica específica do DNS refira-se à capacidade de associar diversos nomes a um mesmo IP, possibilitando, como no exemplo dado, a digitação de um nome menor para levar o usuário ao mesmo endereço original.

  • O item II se refere ao JBOSS AS, pois quando a questão diz: "...servidor de aplicações Java do Tribunal deve ser capaz de fazer a ativação de serviços sob demanda, de modo que serviços não utilizados não consumam tempo na inicialização do servidor, nem ocupem memória ou CPU até que sejam demandados por alguma aplicação..."

    Primeiro: Servidor de aplicações: O Tomcat não é servidor de aplicações

    Segundo: O JBoss AS possui uma arquitetura modular, ou seja, não carrega tudo na memória. Somente carrega classes à medida em que são necessárias.

  • Primeiro: Servidor de aplicações: O Tomcat não é servidor de aplicações

  • c-

    dns (domain naming service) é um servico de rede cuja responsabilidade é resolucao de nomes por requests do cliente, o qual sabe o dominio e envia 1 pedido a ele pela internet, sendo associado a 1 end. IP e enviado ao computqador correto na rede


ID
1389910
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-PA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Para que um servidor DHCP recém-instalado no Windows Server 2008 seja autorizado automaticamente pelo controlador de domínio, é necessário que ele

Alternativas
Comentários
  • Pq não a letra B?

  • Gabarito C

    Questão esquisita, essa prova da Vunesp estava acima da média.




    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1392250
Banca
FCC
Órgão
Câmara Municipal de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação ao DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Na letra "e" diz "IP ficará disponível para que outras estações possam dele fazer uso". Se for uma máquina com IP fixo, isso está correto?

  • "ao se desligar, o seu endereço IP ficará disponível para que outras estações possam dele fazer uso"

    Ao meu ver, essa afirmação está incorreta. O IP não fica disponível após desligar, e sim quando terminar o "leasing time", que pode ser (por exemplo) de 1 dia, 1 mês, 1 ano...

  • Tiago, de certo modo ficará sim disponível pois se não tiver mais endereços disponíveis o DHCP ira oferecer os endereços em leasing. Também concordo que a questão ficou um pouco confusa porém a alternativa menos errada é a letra E.

  • e) sim, mas quando ligar a máquina vamos precisar de reconfigurá-la...

  • Qual o erro da letra C?

    Quanto à D, também fiquei com a mesma dúvida do Wagner.

  • a) Erro: Unicast

    b) Erro: O host deve atuar como cliente DHCP

    c) Erro: O RFC citado não tem relação com DHCP ou DHCP Relay.

    d) Erro: Cita que todos devem obter o endereço de forma dinâmica, incluindo roteadores, o que não é usual. Cita também que o DCHP seria o único mecanismo que permite reuso de endereços, a meu ver outro erro pois existem outros protocolos de atribuição de IP como APIPA.

     

    Sobra a letra E como menos errada.

  • Pessoal, se uma máquina se desligar ela pode informar ao DHCP server que está se desligando, disponibilizando o IP antes do lease time esgotar.


ID
1442053
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Sobre DHCP, asinale a alternativa INCORRETA

Alternativas
Comentários
  • Correção letra E: PACOTE DHCP OFFER

  • a) Com esse protocolo, cada rede precisa ter um servidor DHCP responsável pela configuração.

    Pra que serve o Relay Agent?

  • A alternativa E está incorreta sem dúvida alguma, mas a redação das outras alternativas estão muito mal feitas.


ID
1470217
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

A sequência de mensagens entre cliente e servidor DHCP para obtenção da configuração de rede é:

Alternativas
Comentários
  • Dica: Lembrem da D.O.R.A, dos desenhos infantis.  Discover, Ofer, Request e Ack. 

  • Volta para o estado INICIALIZA

    2009

    Se um cliente interrompe imediatamente o uso de um endereço IP e retorna ao estado INICIALIZA, ele recebeu do servidor DHCP, a mensagem

     a) DHCPNACK

     b) DHCPREQUEST

     c) DHCPPACK

     d) DHCPOFFER

     e) DHCPDISCOVER

     

     

    2015

    Segundo a RFC 2131, que define o funcionamento do protocolo DHCP para redes IPv4, após o recebimento da mensagem DHCPDISCOVER, o servidor DHCP oferece um endereço IP ao cliente por meio da mensagem

    OFFER

  • DHCP opera da seguinte forma:

       Quando um computador (ou outro dispositivo) se conecta a uma rede, o host/cliente DHCP envia um pacote UDP em broadcast (destinado a todas as máquinas) com uma requisição DHCP (para a porta 67);

       Qualquer servidor DHCP na rede pode responder a requisição. O servidor DHCP mantém o gerenciamento centralizado dos endereços IP usados na rede e informações sobre os parâmetros de configuração dos clientes como gateway padrão, nome do domínio, servidor de nomes e servidor de horário. Os servidores DHCP que capturarem este pacote responderão (se o cliente se enquadrar numa série de critérios — ver abaixo) para a porta 68 do host solicitante com um pacote com configurações onde constará, pelo menos, um endereço IP e uma máscara de rede, além de dados opcionais, como o gateway, servidores de DNS, etc.

    Critérios de atribuição de IPs:

    Atribuição manual

    Atribuição automática

    Atribuição dinâmica

    Handshake:

       discovery

       offer

       request

       acknowledge

    dora the dhcp explorer

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Dynamic_Host_Configuration_Protocol


ID
1488946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

     Na rede de comunicação de determinado órgão do governo, ocorreu um problema relacionado ao uso e à instalação de servidores Windows 2012 R2. A auditoria constatou a utilização de serviços DNS e DHCP.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item subsequente. Nesse sentido, considere que a sigla IPAM refere-se a IP address management.

O IPAM funciona tanto com DNS quanto com DHCP, no entanto é restrito a endereçamento IPv6.

Alternativas
Comentários
  • Com IPAM, você gerencia endereços IPv6 e IPv4 públicos e privados (fonte: www.meubizu.com.br)

  • Errado


    O recurso ASM (Gerenciamento de Espaço de Endereço) do IPAM permite que você ganhe visibilidade em todos os aspectos da sua infraestrutura de endereços IP, em um único console. 


    Com IPAM, você pode criar uma hierarquia multinível altamente personalizada do espaço de endereços na rede e usá-la para gerenciar endereços IPv6 e IPv4 públicos e privados. 


    Arquitetura IPAM: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/jj878342.aspx

    Fonte: https://technet.microsoft.com/pt-br/library/Hh831353.aspx

  • O IPAM pode ser integrado com o DNS é um servidor DHCP. O gerenciamento de endereços implementado pelo IPAM pode ser facilitado com o funcionamento integrado a serviços do tipo DNS e DHCP. Além disso o IPAM pode controlar endereços IPv4 e IPv6, isoladamente ou ambos em conjunto. Gabarito ERRADO. FFF
  • Nishimura vive!

  • acrescento que:

     IPAM, é um procedimento para organizar, rastrear e ajustar as informações relacionadas ao espaço de endereçamento IP. Isso pode ajudar os administradores de rede a garantir que a lista de endereços IP permaneça atualizada


ID
1488949
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CGE-PI
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

     Na rede de comunicação de determinado órgão do governo, ocorreu um problema relacionado ao uso e à instalação de servidores Windows 2012 R2. A auditoria constatou a utilização de serviços DNS e DHCP.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item subsequente. Nesse sentido, considere que a sigla IPAM refere-se a IP address management.

O Windows 2012 R2 possui uma regra para descobrimento e gerenciamento de endereços IP conhecida por IPAM .

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Segundo o site Technet,"O IPAM (Gerenciamento de Endereço IP) no Windows Server® 2012 e no Windows Server® 2012 R2 é um conjunto integrado de ferramentas para permitir planejamento, implantação, gerenciamento e monitoramento completos de sua infraestrutura de endereços IP, com uma rica experiência do usuário. O IPAM descobre automaticamente os servidores de infraestrutura de endereços IP na rede e permite que você os gerencie com base em uma interface central."


    https://technet.microsoft.com/pt-br/library/hh831353.aspx

  • O examinador foi maldoso ao usar a palavra "regra", pois fica parecendo que pode ser do tipo liga/desliga e na verdade é muito mais que isso. O IPAM é uma ferramenta que permite que se configure e gerencie seus endereços IP como quiser.

  • LDAP (Lightweight Directory Access Protocol - Protocolo de acesso aos diretórios leves) é um protocolo padrão que permite gerenciar diretórios, ou seja, acessar bancos de informações sobre os usuários de uma rede por meio de protocolos TCP/IP.


ID
1489198
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Caieiras - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Os servidores DHCP geralmente dão suporte à alocação estática de endereços. Nessa forma de alocação, os endereços IP são determinados de acordo com

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    O DHCP possui 3 formas de configuração.

     

    Automática - um range de IP é definido para a distribuição às máquinas conectadas.

    Dinâmica - similar à automática, mas com tempo de conexão das máquinas pré-determinado.

    Manual (Estática) - utilizado mais para IP fixo, para setar um IP a um MAC específico.

  • Alocação Estática = Alocação Manual


ID
1489681
Banca
VUNESP
Órgão
TCE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No servidor DHCP do Windows Server 2012, os Filtros MAC têm a função de

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B - A filtragem de camada de link fornece controle de acesso à rede para a emissão ou negação de concessões de endereços IP pelo DHCP

  • Gabarito B

    Com ele podemos limitar o acesso de dispositivos à sua Rede, seja ela física ou sem fio. Imagine o cenário de uma rede sem fio povoada de intrusos que obtiveram a senha de acesso, ou da possibilidade de, em uma empresa de grande porte, uma pessoa mal intencionada conectar algum dispositivo pessoal na rede sem autorização prévia.

    Com o controle de Endereçamento MAC podemos montar uma ACL (Lista de controle de acesso) baseada na numeração única desses equipamentos. Abaixo, mostro tal configuração em um roteador de uso doméstico que já traz consigo essa possibilidade.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !