SóProvas


ID
1053781
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à estruturação da máquina administrativa no Brasil.

A extinção de cargos de confiança, a reestruturação de vários órgãos e a demissão de servidores sem estabilidade foram medidas adotadas pelo governo de Getúlio Vargas, visando a implantação de um modelo de administração pública menos burocrático que aquele em vigor à época.

Alternativas
Comentários
  • Errado, foi medida implementada após a difusão do modelo gerencial mediante reforma política ocorrida com a emenda constitucional nº 19/98.

    CF/88. Art. 169. A despesa com pessoal ativo e inativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios não poderá exceder os limites estabelecidos em lei complementar. (Redação dada pela pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    § 3º Para o cumprimento dos limites estabelecidos com base neste artigo, durante o prazo fixado na lei complementar referida no caput, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios adotarão as seguintes providências: (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    I - redução em pelo menos vinte por cento das despesas com cargos em comissão e funções de confiança; 

    II - exoneração dos servidores não estáveis. 

    § 4º Se as medidas adotadas com base no parágrafo anterior não forem suficientes para assegurar o cumprimento da determinação da lei complementar referida neste artigo, o servidor estável poderá perder o cargo, desde que ato normativo motivado de cada um dos Poderes especifique a atividade funcional, o órgão ou unidade administrativa objeto da redução de pessoal. 


  • COMPLEMENTANDO

    A assertiva apresenta vários erros. Primeiro que até hoje existem os cargos de confiança e também existem servidores sem estabilidade (todo servidor concursado deve exercer três anos de atividade para alcançar a estabilidade no cargo – Art. 41, CF/88). O Governo Vargas foi responsável por implantar o modelo de administração pública burocrática em substituição ao modelo patrimonialista.

     Dessa forma, podemos considerar o primeiro Governo Vargas (1930-1945) como um regime autoritário-modernizador. Autoritário pela forma como o país foi conduzido com a mão de ferro de um ditador, principalmente a partir de 1937. Modernizador pelo intenso período de transformação da administração pública, buscando implementar o modelo burocrático de Weber7 na Administração Pública brasileira. Nesse contexto, destaca Bresser-Pereira8 que “Estes quinze anos, porém, serão poderosamente transformadores. Estadista frio no uso do poder, mas apaixonado pela missão de mudar o país, Vargas lidera com extraordinária competência política e administrativa a transição”.

    ’http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/recursos-nocoes-de-administracao-publica-p-tecnico-judiciario-do-trt-es/

  • Tinha que ser o FHC (Viajando Henrique Cardoso).  Demissão era com ele mesmo.

    E também ficou anos sem dar aumento aos servidores (Mas o aumento dele, ele não se esquecia, nem o dele e nem dos outros políticos).

    A extinção de cargos de confiança, a reestruturação de vários órgãos e a demissão de servidores sem estabilidade foram medidas adotadas pelo governo de Getúlio Vargas, visando a implantação de um modelo de administração pública menos burocrático que aquele em vigor à época. 



  • Errada. A era Vargas foi marcada pela implantação do modelo Burocrático colocando fim ao modelo Patrimonialista.

  • Por favor, antes de comentarem tenham certeza no que falam. Waldyr, NÃO FOI FHC, foi o COLLOR que demitiu muitos funcionários, e com isso diminui a máquina estatal  porém houve uma enxurrada de processos judicais na qual a Administração Pública claro que perdeu quase todos. E isso foi muito caro para o Estado, tendo que pagar indenizações enormes para os funcionários além de recontrata-los. Vargas tinha intenção de burocratizar (racionalizar) A administração Pública.

  • Para complementar os comentários do colegas, é só lembrar que Vargas foi o primeiro presidente brasileiro a pensar em um projeto político para o Brasil, com a implementação  da burocracia estatal, além de planejar as gramáticas políticas: criação de instituições corporativistas, ensaiou-se o insulamento burocrático e buscou-se instalar o universalismo de procedimentos. 

  • primeiramente extinção de cargos de confiança é dispensa e não demissão.

  • + burocrática, reduzindo a incidencia do modelo patrimonialista, até então vigente!!!

  • FOI O COLLOR QUE FEZ ISSO, LOGO DEPOIS VEIO O ITAMAR E READMITIU TODO MUNDO

  • "[...] Vargas para "colocar ordem  na casa" buscou referências no modelo idealizado por Weber, acreditando que a burocracia, dado seu caráter rígido e hierarquizado, poderia ordenar a máquina administrativa em nosso país."

    "O objetivo era combater o nepotismo e a corrupção, entraves para o capitalismo, para o desenvolvimento dos mercados. Influenciado pelos ideais de Weber, Getúlio Vargas no Brasil implementou o modelo burocrático, a partir de 1930, em plena ditadura."

     

    Trechos colacionados do livro:  Administração Geral e Pública - Giovanna Carranza 

     

  • ERRADO!

    VARGAS >> MODELO BUROCRÁTICO

  • Foi durante o regime do governo de Getúlio Vargas que surgiu e foi implementado o modelo burocrático de administração pública, visando dar fim ao nepotismo e à corrupção, inerentes ao modelo patrimonialista adotado na época. 

     

    Na ERA VARGAS foi onde surgiu a 1ª reforma na administração pública, que é o modelo adotado pela CF de 88, embora o modelo gerencial, hoje, seja o mais predominante. 

  • A extinção de cargos de confiança, a reestruturação de vários órgãos e a demissão de servidores sem estabilidade foram medidas adotadas pelo governo de Getúlio Vargas, visando a implantação de um modelo de administração pública menos burocrático que aquele em vigor à época. Resposta: Errado.

  • Na busca da melhoria do desempenho da máquina pública, o Governo Collor implantou medidas desastrosas. Entretanto, houve uma enxurrada de processos judicais e o Estado teve que arcar com as consequências, tendo que pagar indenizações e retroativos para os funcionários, além de ter que admitir todos novamente.

  • ERRADO

    MAPA MENTAL DE MODELOS ADMINISTRATIVOS:

    http://gestyy.com/e0HSFi

  • Citou a palavra (extinção) esta errado