A FUNÇÃO DOS ESTOQUES OU ARMAZÉNS Recepcionar os produtos. Os produtos chegam a um armazém por diversos meios, a partir do momento em que entram, o armazém torna-se o «fiel depositário» , tendo como função principal o responsabilizar-se por todo o material. Configurar os produtos. Ao entrarem os produtos tem de ser registados, esse registo é feito com o número de entrada, marcação por meio de um código, ou qualquer outro processo considerado adequado. Qualificar os produtos. No espaço de armazenagem existem áreas específicas para os diversos produtos, o que permite uma localização e uma armazenagem mais criteriosa. Expedir os produtos para o armazém. Com o tipo de armazenagem específica e objectiva torna-se mais fácil o manuseamento e pesquisa do produto. Separação e preparação de pedidos. No armazenamento, os produtos são acomodados e protegidos até serem seleccionados para utilização, o acomodamento correcto permite que o processo de manuseamento se torne mais célere e eficiente aquando do pedido do cliente. Ordenar os pedidos. Os pedidos ao entrarem devem ser verificados até estarem completos, para além disso devem ser analisados exaustivamente para que não se verifiquem quaisquer omissões. Expedição dos produtos. Após a selecção de todos os produtos, estes devem ser embalados (e, enviados para o veículo que efectuar o seu transporte). Ao saírem devem levar sempre os respectivos documentos de expedição (guia de remessa) e o documento financeiro (factura). Organizar os registos. O registo de pedidos é extremamente importante para que exista uma organização interna, permitindo assim uma reposição correcta dos produtos expedidos (reposição de stocks). Os armazéns têm formas e especificidades diferentes, têm a ver basicamente com o tipo de produto, daí se afirmar que podem ser utilizados como um depósito de um determinado produto, sendo parte integrante do processo produtivo do mesmo; dando como exemplo deste tipo de processamento físico, as caves de vinhos, são meramente pontos de processamento onde o envelhecimento de um produto, neste caso, o vinho ocorre.
Pode afirmar-se que os armazéns têm uma função de protecção, para além da função de gestão de stocks e de controlo e manutenção dos produtos
http://pt.wikibooks.org/wiki/Log%C3%ADstica/Gest%C3%A3o_de_armaz%C3%A9ns/Opera%C3%A7%C3%A3o_de_um_armaz%C3%A9m/Fun%C3%A7%C3%B5es_de_um_armaz%C3%A9m
Comentário: Muita gente se indignou com esta questão :P. Contudo, seu professor permanece firme em sua crença: esta questão não merece reparo :P.
Vamos relembrar as distinções entre almoxarifado e depósito:
Almoxarifado: toda vez que você ler “almoxarifado”, eu gostaria que você tivesse em mente um local onde materiais iniciais são estocados. Materiais iniciais são as matérias primas, materiais que ainda não foram sequer tocados pela empresa em seu processo produtivo e que ainda serão trabalhados pela empresa
Depósito: este local tem a função de armazenar os Produtos Acabados da empresa. Se a empresa fabrica bicicletas, seu depósito está cheio de bicicletas, enquanto o almoxarifado está cheio de pneus, pedais, correias e etc.
Ok, agora item a item:
Consolidação do Transporte – Sim! A partir do momento em que o depósito centraliza o estoque de produtos acabados, todas os produtos destinados ao
consumidor final (lembre-se que transporte é termo associado a movimentação externa à estrutura da empresa) partem de lá.
Combinação de Produtos – Sim! Novamente, todos os produtos da empresa estão ali, então, cabe ao depósito a organização dos mesmos.
Atendimento aos clientes – Sim! E foi aqui que os protestos foram mais veementes. Contudo, na visão de seu professor, a banca não falava de “atendimento a clientes” no sentido de “pega o telefone e anota os pedidos do fulano”, mas sim no atendimento das demandas dos clientes (clientes querem produtos finais, demandam este tipo de bem, e cabe ao depósito, que os armazena, fornecê-los).
Por outro lado, mesmo que não fosse essa a abordagem da banca, não é possível excluir a atividade “atendimento aos clientes” das funções do depósito, já que qualquer cliente, se tiver um problema com uma atividade de atribuição dos funcionários do depósito, vai acabar falando com eles :P.
Seu professor não vê motivo para recurso, o que não quer dizer que ele esteja certo, apenas que ele é uma péssima ideia para auxiliá-los :P.
Item Certo.
Fonte: Estrategia Concursos, prof Felipe