-
Controle: compreende a aferição do valor monetário do bem. Sem a avaliação, o inventário só serve para controlar a existência do bem.
(Instrução Normativa SEDAP 205/1998):
- INVENTÁRIO FÍSICO: É O INSTRUMENTO DE CONTROLE PARA A VERIFICAÇÃO DOS SALDOS DE ESTOQUES NOS ALMOXARIFADOS E DEPÓSITOS, E DOS EQUIPAMENTOS E MATERIAIS PERMANENTES EM USO NO ÓRGÃO OU ENTIDADE.
Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini
-
Comentário: Um sistema orçamentário consiste em um sistema de controle de execução de despesas. Basicamente, é saber quanto se pode gastar e onde se está gastando. Uma empresa faz isto o tempo todo, há cada pequeno segundo de sua existência, e o dia em que deixa de fazê-lo, é porque fechou ou porque vai fechar em breve :P.
Só que o controle do ativo imobilizado, e aliás, o controle de absolutamente qualquer bem, direito ou obrigação da empresa passa por considerações de ordem orçamentária (podemos comprar a máquina X, não seria melhor comprar a máquina Y, precisamos repor as cadeiras do 5º andar do prédio), de maneira que é inadequado propor uma completa separação entre o controle dos bens e o sistema orçamentário da entidade.
Item Errado.
Fonte: Estrategia Concursos, prof Felipe
-
Aqui o examinador misturou Gestão de Materiais com AFO e contabilidade.
-
Achei a questão bem dúbia pois para mim dá mais de uma interpretação ao enunciado.
Muito bom os comentários dos pessoal que citou os professores e solucionou minha dúvida no quesito de que o controle do ativo imobilizado não deve ser independente dos sistemas orçamentários.
Mas interpretei de outra forma (e acabei errando o quesito) pensando que independente de uma Organização ter ou não um sistema orçamentário, deve existir o controle do ativo. =/
Essa eu achei bem capciosa... Bons estudos!
-
ERRADO. O controle do ativo imobilizado independe de sistemas orçamentários. Depende sim de sistemas orçamentários, pois o ativo imobilizado deprecia e chegando determinado tempo ele terá que ser substituído ou reparado, gerando assim determinado custo e consequentemente sincronia com os sistemas orçamentários.
-
Comentário: Um sistema orçamentário consiste em um sistema de controle
de execução de despesas. Basicamente, é saber quanto se pode gastar e onde se
está gastando. Uma empresa faz isto o tempo todo, há cada pequeno segundo de
sua existência, e o dia em que deixa de fazê-lo, é porque fechou ou porque vai
fechar em breve .
Só que o controle do ativo imobilizado, e aliás, o controle de absolutamente
qualquer bem, direito ou obrigação da empresa passa por considerações de ordem
orçamentária ("podemos comprar a máquina X", "não seria melhor comprar a
máquina Y", "precisamos repor as cadeiras do 5o andar do prédio"), de maneira que
é inadequado propor uma completa separação entre o controle dos bens e o
sistema orçamentário da entidade.
Item Errado.Prof. Felipe Cepkauskas Petrachini www.estrategiaconcursos.com.br
-
"É importante observar que as despesas orçamentárias de capital mantêm uma correlação com o registro de incorporação de ativo imobilizado, intangível ou investimento (no caso dos grupos de natureza da despesa 4 – investimentos e 5 – inversões financeiras) ou o registro de desincorporação de um passivo (no caso do grupo de despesa 6 – amortização da dívida)."
MCASP 6ª ed.
-
O controle do ativo imobilizado INdepende de sistemas orçamentários.
Gabarito: ERRADO