SóProvas


ID
1054441
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O site Convergência Digital divulgou a seguinte notícia: O Brasil segue como o no 1 na América Latina em atividades maliciosas e figura na 4ª posição mundial, ficando atrás apenas dos EUA, China e Índia, de acordo a Symantec. Os ataques por malwares cresceram 81%. ... Um desses malwares segue sendo o grande vilão nas corporações, sendo responsável por mais de 220 milhões de máquinas contaminadas no mundo. É um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

(Adaptado de: http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=34673&sid=18#.UlqcCNKsiSo)

Considerando que o malware citado como vilão não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores, trata-se de um

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Worm, ou vermes, são pragas digitais que se multiplicam na rede, consumindo recursos do computador e da conexão.

    Backdoor é uma praga que abre portas TCP para novas invasões. Vírus de macro ataca arquivos do Office, pois aproveitam a funcionalidade de automatização de tarefas (macros) para a execução de comandos maliciosos. Botnet é uma rede zumbi, onde os computadores infectados com bots, executam os comandos enviados remotamente. Spyware são espiões, que monitoram o computador do usuário atrás de informações relevantes.

  • LETRA ; D

    Um Worm (verme, em português) é um programa autorreplicante, semelhante a um vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se propagar, o Worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar.

    Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema, além de se autorreplicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.

    A partir disso, o worm pode tornar o computador infectado vulnerável a outros ataques e provocar danos apenas com o tráfego de rede gerado pela sua reprodução

  • Resposta letra D: worm

    Analisando: 

    a) backdoor - é um programa que permite a um invasor retornar a um computador comprometido. Normalmente este programa é colocado de forma a não ser notado;

    b) vírus - é um programa de computador malicioso que se propaga infectando, ou seja, inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos de um computador. O vírus depende da execução dos arquivos hospedeiros para que possa se tornar ativo e continuar o processo infecção;

    c) botnet - é um programa que, além de incluir funcionalidades de worms, sendo capaz de se propagar automaticamente através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em um computador, dispondo mecanismos de comunicação com o invasor, permitindo que o programa seja controlado remotamente. O invasor, ao se comunicar com o Bot, pode orientá-lo a desferir ataques contra outros computadores, furtar dados, enviar spam, etc;

    d) worms - é um programa capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de softwares instalados em computadores;

    e) spyware - software que tem o objetivo de monitorar atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros. Podem ser usadas de forma legítimas, mas, geralmente são usadas de forma dissimulada, não autorizada e maliciosa;tem com principal ferramenta (URL falso).

  • LETRA D - WORM

    Blackdoor-  o atacante procura garantir uma forma de retornar a um computador comprometido sem ser notado.

    Botnet - robôs, é um programa que realiza ações repetitivas se fazendo passar por um ser humano.

    Spyware -  trata-se de um programa espião, e tem a finalidade de monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.



  • backdoor - brechas intencionais, não documentadas, em programas legítimos que permitem o acesso ao sistema por parte de seus criadores ou mantedores

    vírus de macro - são vírus que afetam os programas da Microsoft que são baseados em VBA (Visual Basic Applications), como os documentos do Microsoft Office (Doc, XLS). Macro - programa dentro do word, excel para automatizar tarefas.

    worm - um programa que apenas usa a estrutura das redes para se copiar de micro em micro, degradando a velocidade da comunicação nesta estrutura. Um worm não precisa de hospedeiro, pois ele próprio é o arquivo que se copia.

    spyware - um programa que monitora e registra os hábitos de navegação e acesso a internet do micro infectado.

    fonte: João - EU VOU PASSAR.

    botnet -

    Uma botnet é uma coleção de agentes de software ou bots que executam autonomamente e automaticamente. O termo é geralmente associado com o uso de software malicioso, mas também pode se referir a uma rede de computadores utilizando software de computação distribuída.

    Em geral, as botnets recebem nomes derivados dos softwares maliciosos que utilizam, mas existem múltiplas botnets em operação as quais utilizam a mesma família de software malicioso, operadas por diferentes entidades criminosas.

    Apesar do termo botnet ser usado em referência a qualquer grupo de bots, geralmente é usado para designar um conjunto de computadores comprometidos onde o software malicioso permanece em execução. Esse software é usualmente instalado por drive-by downloads que exploram vulnerabilidades do navegador web, via worms, cavalos de Troia ou backdoors, sob o comando de uma infraestrutura de controle.

    fonte: wikipédia

  • Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

    Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.

    Fonte: http://cartilha.cert.br/malware/


  • Prezados,

    Um Worm é um tipo de código malicioso que é capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar, sua propagação se dá por meio da exploração de vulnerabilidades existentes ou falhas na configuração de programas instalados em computadores.

    Portanto, a alternativa correta é a letra D.

    Fonte : Cartilha Cert.br

  • LETRA D

     

    Worm (verme)→ É um programa capaz de se propagar automaticamente através de várias estruturas de redes (como e-mail,web, bate-papo, compartilhamento de arquivos em redes locais etc.), enviando cópias de si mesmo de computador para computador. . Diferentemente dos vírus, os worms NÃO inserem cópias de si mesmos em outros programas ou arquivos! Os Worms são seus próprios arquivos, ou seja, não precisam de hospedeiros porque possuem corpo próprio. O objetivo principal dos Worms não é prejudicar ou danificar computadores e/ou arquivos em um sistema, mas, simplesmente, propagar-se. Ou seja, os worms são criados para “passear” pelas redes. Essa propagação gera uma sobrecarga excessiva no tráfego da rede, tornando-a mais lenta. Afinal, copiar-se indiscriminadamente pelas redes de micro em micro vai gerar um tráfego excessivamente grande. Os Worms podem ser os vetores perfeitos de vírus e outras ameaças (ou seja, podemos “incluir vírus” em um Worm para que este “carregue” aqueles nas costas em suas viagens). Um Worm não necessita ser explicitamente executado pelo usuário-alvo para se propagar. Ele só é executado uma vez (lá no computador que originou a viagem) e ele continuará sozinho, porque sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes nas redes ou falhas na configuração de softwares instalados nos computadores dessas redes.

     

    Informática para Concursos - João Antônio

  • Resumindo : WORMS são beeeem piores que os vírus! A questão quis induzir o candidato ao erro com dados que poderiam inferir que era vírus, mas não é.
  • VIDE     Q785123     Q786234       Q351478       Q214883      Q585469  Q75416   Q362041  Q108864

     

     

    VÍRUS  -           MALWARE  -    PRECISA DE HOSPEDEIRO -   PRECISA SER EXECUTADO PARA espalhar cópias de si mesmo.

     

    Vírus.   É um programa (ou parte de um programa) de computador, normalmente com intenções prejudiciais, que insere cópias de si mesmo em outros programas e/ou arquivos de um computador, se tornando parte destes.

     

     

    É um programa malicioso que infecta a máquina hospedeira anexando uma cópia de si mesmo aos arquivos ou programas, para que o computador seja infectado é necessário que um dos programas infectados seja previamente executado, de modo que o usuário ao utilizar o arquivo ou aplicativo execute o malware dando continuidade ao processo de infecção.

     

     

                 WORMS  -     REDES -     NÃO PRECISAM DE HOSPEDEIROS   -    AUTORREPLICÁVEIS

     

     

    Utiliza-se de uma rede para propagar-se por vários computadores sem que o usuário realize qualquer ação, sua propagação acontece pela exploração de vulnerabilidades existentes na configuração de softwares instalados, tornando o computador infectado vulnerável a outros ataques.

    Worm -  É um programa capaz de se propagar automaticamente através de várias estruturas de redes (como e-mail, web, bate-papo, compartilhamento de arquivos em redes locais etc.), enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    O Worm se alastra sozinho, enquanto o Vírus anexa-se ao arquivo e necessita que o usuário ou sistema realize algum tipo de transporte deste arquivo para disseminá-lo.

     

    TJ-MS 2015

     

    Q764479

    Worm        difere do vírus por NÃO embutir cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos

     

     

     

    Worm é:     um PROGRAMA capaz de se propagar automaticamente através de redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

     

     

     

    O computador fica lento indicando grande consumo de recursos. 

     

    I. É notadamente responsável por consumir muitos recursos devido à

    grande quantidade de cópias de si mesmo que costuma propagar e, como

    consequência, pode afetar o desempenho de redes e a utilização de

    computadores.

     

    II. Programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes,

    enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

     

    III. Diferente do vírus, não se propaga por meio da inclusão de cópias

    de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução

    direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades

    existentes em programas instalados em computadores.

     

     

  • Um worm, para se autorreplicar, precisa estar em execução.
    O que difere o worm de um vírus, por exemplo, é que,
    enquanto o vírus é executado por uma ação explícita do
    usuário (como um clique duplo no arquivo malicioso), o worm
    explora vulnerabilidades existentes ou falhas na
    configuração
    de softwares instalados em computadores

    fonte: Victor Dalton

  • Worm é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.

    Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

  • WORM - AUTORREPLICANTE, INDEPENDENTE DE AÇÃO EXPLÍCITA, VULNERABILIDADES NA REDE

  • Li "não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo" e pensei "é qqr coisa, menos worm" 

     

    BESTA!

     

    Vai ler a frase completa.

  • Worm

     

    Diferentemente do vírus, este malware não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

     

    Virus

     

    É comum pessoas chamarem de vírus todo e qualquer programa com fins maliciosos, mas o termo malware é a denominação mais adequada. Vírus é um programa ou parte de um programa, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

     

     Para que possa se tornar ativo e dar continuidade ao processo de infecção, o vírus depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro, ou seja, para que o computador ou o dispositivo seja infectado é preciso que um programa, já infectado, seja nele executado.

     

    Os meios de propagação de vírus mais comuns são os e-mails e as mídias removíveis, principalmente os pen-drives. Mas também existem vírus de macro, que tentam infectar arquivos do Microsoft Office, por exemplo, vírus escritos em linguagem de script, dentre outros.

     

    Alguns vírus procuram permanecer ocultos, infectando arquivos do disco e executando uma série de atividades sem o conhecimento do usuário. Há outros que permanecem inativos durante certos períodos, entrando em atividade apenas em datas específicas.

     

    Obs.: Atualmente os vírus conseguem infectar telefones celulares, e tablets. O primeiro vírus de celular conhecido surgiu em 2004. Esses vírus de celular se espalham através do acesso do celular à internet, anexos MMS, SMS e bluetooth.