SóProvas


ID
1054723
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O governo federal identificou que é fundamental para o crescimento econômico do país a construção de ferrovia ligando determinada região produtora de grãos ao porto mais próximo. Os estudos de demanda mostraram que o empreendimento não é viável economicamente para o setor privado, razão por que o governo decidiu adotar medidas para incentivar o setor privado a investir na construção e operação da ferrovia. Nas reuniões para a escolha da melhor forma de incentivar o setor privado, dois argumentos que se destacaram são apresentados a seguir.

Argumento 1:

P1: O governo quer que a ferrovia seja construída, há necessidade de volumosos investimentos iniciais na construção e não haverá demanda suficiente por sua utilização nos primeiros anos de operação.
P2: Como há necessidade de volumosos investimentos iniciais para a construção da ferrovia e não haverá demanda suficiente por sua utilização nos primeiros anos de operação, a taxa interna de retorno do negócio será baixa.
P3: Se a taxa interna de retorno do negócio for baixa, os empresários não terão interesse em investir seus recursos próprios na construção e operação da ferrovia.
P4: Se o governo quer que a ferrovia seja construída e se os empresários não tiverem interesse em investir seus recursos próprios na construção e operação, o governo deverá construí-la com recursos da União e conceder a operação à iniciativa privada.
C1: Logo, o governo deverá construir a ferrovia com recursos da União e conceder a operação à iniciativa privada.


Argumento 2:

Q1: O governo federal constrói a ferrovia com recursos da União ou toma emprestados 70% dos recursos necessários à construção da ferrovia, via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a., e empresta ao empresário, via banco público de desenvolvimento, à taxa subsidiada de 3% a.a.
Q2: Se o governo constrói a ferrovia com recursos da União, remunera o capital do construtor segundo sua taxa mínima de atratividade, que é de 16% a.a.
Q3: É menos oneroso para o governo tomar emprestado via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a. e financiar a construção à taxa subsidiada de 3% a.a, do que remunerar o capital do construtor segundo sua taxa mínima de atratividade, de 16% a.a.
Q4: Se o governo empresta para o empresário 70% dos recursos necessários à construção da ferrovia, à taxa subsidiada de 3% a.a., então a taxa interna de retorno do acionista no negócio supera sua taxa mínima de atratividade.
Q5: Se a taxa interna de retorno do acionista no negócio supera sua taxa mínima de atratividade, então o empresário tem interesse em investir seus recursos próprios em parte da construção e na operação da ferrovia.
C2: Logo, se é menos oneroso para o governo tomar emprestado via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a. e financiar à taxa subsidiada de 3% a.a., do que remunerar o capital do construtor segundo sua taxa mínima de atratividade, de 16% a.a., então o governo toma emprestados 70% dos recursos necessários à construção da ferrovia, via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a., empresta ao empresário, via banco público de desenvolvimento, à taxa subsidiada de 3% a.a., e o empresário terá interesse em investir seus recursos próprios em parte da construção e na operação da ferrovia.





Com referência aos argumentos hipotéticos apresentados, julgue os itens seguintes, relativos à lógica sentencial.

Se a proposição P4 for verdadeira, então o governo deverá conceder a operação da ferrovia à iniciativa privada.

Alternativas
Comentários
  • Gab: ERRADO
    Proposição P4:
    P: Se o governo quer que a ferrovia seja construída e
    Q: se os empresários não tiverem interesse em investir seus recursos próprios na construção e operação, (então)
    R: o governo deverá construí-la com recursos da União e
    S: conceder a operação à iniciativa privada.
    Assim tempos: P^Q --> R^S

    Note que a questão quer saber se a sentença S é verdadeira, considerando a proposição P4 verdadeira.

    Se eu considerar a sentença S como falsa, mesmo assim posso ter a proposição P4 verdadeira. F -->F= V

  • Não concordo com o gabarito, pelo que vejamos.

    Proposição P4:
    P: Se o governo quer que a ferrovia seja construída e 
    Q: se os empresários não tiverem interesse em investir seus recursos próprios na construção e operação, (então)
    R: o governo deverá construí-la com recursos da União e 
    S: conceder a operação à iniciativa privada.
    De modo que temos: P^Q (V) --> R^S (V) com resultado verdadeiro

    Caso o governo não conceda a operação à iniciativa privada teremos:  P^Q (V) --> R^(~S) (F) o que tornará a sentença P4 falsa porque  se P^Q é verdade então R^(~S) é falso o resultado da setença P4 é falso (A (v) --> B(f)= (F)

    Portanto o Goveno deverá conceder a operação à iniciativa privada para que a sentença P4 seja verdadeira. Gabarito Correto

     

  • Gilmar, o charles está certo. existem 2 possibilidades da proposição como um todo ser verdadeira, mesmo que seus itens sejam falsos.

    a questão só estaria certa se houvesse apenas 1 opção desta proposição ser verdadeira, o que não é o caso.

  • Muito bom Charles, respondeu a minha dúvida.

  • (A ^ ~B) ----->

    P4: Se o governo quer que a ferrovia seja construída e se os empresários não tiverem interesse em investir seus recursos próprios na construção e operação,

    C ^ D

    o governo deverá construí-la com recursos da União e conceder a operação à iniciativa privada.

    (A^~B)----> ( C^ D)

    logo podemos ter como possíbilidades

    (A^~B)---->( C^D)

    V............... V (c=v e d=v)

    (A^~B)-----> (C^D)

    F .................V(c=v e d=v)

    (A^~B) -------> (C^D)

    F...................... F (c=v e d =f)

    ............................(c=F e d=F)

    ............................(c=f e d= v)

    Ou seja temos 2 possíbilidades de a proposição então o governo deverá conceder a operação da ferrovia à iniciativa privada ser falsa. Logo não há garantia de que a afirmativa da questão esteja correta.

  • Para mim, novamente é uma questão de interpretação, pelo menos foi assim que resolvi...

    P4: Se o governo quer que a ferrovia seja construída e se os empresários não tiverem interesse em investir seus recursos próprios na construção e operação, o governo deverá construí-la com recursos da União e conceder a operação à iniciativa privada.

    Se a proposição P4 for verdadeira, então o governo deverá conceder a operação da ferrovia à iniciativa privada.

    Errado - o que ele deverá é construí-la.... Essa é a obrigatoriedade.

    Espero ter ajudado!

    Sorte a todos.

  • P4: P^~Q ----> R ^ S

    Se colocarmos a proposição ''S'' como FALSA a proposição composta R^S também será FALSA, pois basta que um seja FALSO para que toda a proposição fique falsa.Assim, pode-se concluir que caso na proposição P^~Q um dos valores lógicos sejam falsos TODA A PROPOSIÇÃO será falsa, pois a conjunção será falsa bastando um dos valores serem falsos. Portando, condicional com antecedendo e consequente falsos toda a proposição fica VERDADEIRA.

  • Questão aparenta ser de argumentação, mas é de tabela verdade.

    Basta saber a tabela verdade da conjunção e da condicional.

    P4: Se o governo quer que a ferrovia seja construída ^ se os empresários não tiverem interesse em investir seus recursos próprios na construção e operação => o governo deverá construí-la com recursos da União ^ conceder a operação à iniciativa privada.

    Há mais de uma hipótese em que a proposição composta P4 pode ser verdadeira sem que " conceder a operação à iniciativa privada " seja verdade.

    Gabarito errado.