SóProvas


ID
1054759
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes às estruturas organizacionais e de gestão de processos.

Considere que um analista de negócios utilize a metodologia BPM para realizar o mapeamento do processo de atendimento ao cliente de sua organização, que depende de fornecedores externos. Nessa situação, o analista deverá buscar uma visão compartimentada das partes do processo, com foco na visualização do fluxo dos principais setores internos onde se agrega valor, sem necessariamente sinalizar os extremos do processo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA, o BPM deve integrar tanto o ambiente interno quanto o externo. A visão do BPM é holística (do todo) e não compartimentada (apenas as partes).

    Considere que um analista de negócios utilize a metodologia BPM para realizar o mapeamento do processo de atendimento ao cliente de sua organização, que depende de fornecedores externos. Nessa situação, o analista deverá buscar uma visão compartimentada das partes do processo, com foco na visualização do fluxo dos principais setores internos onde se agrega valor, sem necessariamente sinalizar os extremos do processo. (ERRADA)

    Vejam outras questões sobre o assunto:

    Q351804

    Prova: CESPE - 2013 - STF - Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação

    Julgue os itens a seguir, referentes a BPM (Business Process Management) e a computação na nuvem.

    O BPM permite o gerenciamento do empreendimento por meio da combinação de uma abordagem centrada em processos com uma interfuncional, para otimizar a maneira como as unidades organizacionais conquistam suas metas de negócios.

    GABARITO: CERTA

    Q337443

    Prova: CESPE - 2013 - TCE-RO - Agente Administrativo

    Disciplina: Administração Geral

    Atualmente, o BPMN (business process management notation) é a principal linguagem para representação e diagramação dos processos de negócio das organizações.

    Gabarito: CERTA

  • O BPM é um conjunto formado por metodologias e tecnologias cujo objetivo é possibilitar que processos de negócios integrem, lógica e cronologicamente, clientes, fornecedores, parceiros, influenciadores, funcionários e todo e qualquer elemento com que eles possam, queiram ou tenham que interagir, dando à organização visão completa e essencialmente integrada do ambiente interno e externo das suas operações e das atuações de cada participante em todos os processos de negócios. (Augustinho Paludo, 3ª edição, Adm. Pública)

  • Nas palavras do Guia BPM CBOK:

     

    BPM permite que uma organização alinhe seus processos de negócio à sua estratégia organizacional, conduzindo a um desempenho eficiente em toda a organização através de melhorias das atividades específicas de trabalho em um departamento, a organização como um todo ou entre organizações.

  • BPM CBOK não é uma metodologia, para começo de conversa.

    Segundo que, este guia visa boas práticas no todo da organização, e não de maneira compartimentada como o item afirma.

  • A INCORPORAÇÃO DO CONCEITO DE BPM À METODOLOGIA ADMINISTRATIVA É ESSENCIAL, POIS AJUDA AS EMPRESAS A DETECTAREM COM MAIOR PRECISÃO A IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA DE SEUS PROCESSOS EMPRESARIAIS INTERNOS E AS VANTAGENS COMPETITIVAS EXTERNAS QUE PODEM RESULTAR EM UMA GESTÃO INTEGRADA DELES.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Considere que um analista de negócios utilize a metodologia BPM para realizar o mapeamento do processo de atendimento ao cliente de sua organização, que depende de fornecedores externos. Nessa situação, o analista deverá buscar uma visão compartimentada das partes do processo, com foco na visualização do fluxo dos principais setores internos onde se agrega valor, sem necessariamente sinalizar os extremos do processo. Resposta: Errado.

    Chicão muda uma rotina na ponta do barco e não avisa nada a Merlin no final desse barco... Agora imagine todos em alto mar!!!

  • A gestão por processos apresenta um conceito baseado em atividades inter-relacionadas, ou seja, integradas. Jamais compartimentadas.