-
CERTA
Ainda, de acordo com Ackoff (apud KICH; PEREIRA, 2011, p.11) planejamento é: “(..) algo que fazemos antes de agir, ou seja, tomada antecipada de decisão; é um processo de decidir o que fazer, e como fazê-lo, antes que se requeira uma ação”.
Segundo Oliveira (1998), é a do planejamento estratégico, que se desdobra em outras quatro subfases, a saber:
o Diagnósticos estratégicos, quando são feitas as análises internas (forças e fraquezas da empresa) e externas (oportunidades e
ameaças ambientais);
o Definição da missão da organização, ou seja, a determinação do objetivo fundamental da organização e do que a organização
pretende ser no seu ambiente de negócios;
o Determinação dos instrumentos prescritivos e quantitativos tais como objetivos, metas, estratégias, políticas e projetos;
o Definição do controle de avaliação (critérios e parâmetros).
http://www.ndc.uff.br/repositorio/Princ%EDpios%20da%20Gest%E3o%20estrat%E9gica.pdf
-
Políticas são traçadas no nível tático. O estratégico pode definir, mas é o tático que desenvolve. A questão fala em apoiar. Uma coisa que não está desenvolvida não apoia nada, assim, entendimento equivocado da banca, contudo, agora está gravado e nunca mais erro.
-
Resposta: Certo. (Segundo a banca)
Realmente, concordo com o colega abaixo, "Políticas" são tratadas durante o Planejamento Tático, sendo inclusive, uma peculiaridade bem enfatizado por alguns cursos teóricos.
O problema de Administração Geral é justamente isso, o relativismo total referente as questões, a banca pode considerar o que quiser como correto e nós temos que adivinhar a resposta.
-
Concordo com o Lucas. No ramo da Administração a relativização dos conceitos é enorme. Cada autor pensa de um jeito, não há lei, decreto, regulamento, instrução normativa, bula ou o qualquer coisa que dê um embasamento definitivo, ou ao menos preponderante. Falar em controvérsias quando se fala de Administração é a regra. Em minha humilde opinião é a pior matéria a ser estudada. Apenas nos resta torcer para que a banca utilize aquele autor que nos serviu de base para o estudos - direta ou indiretamente.
-
Concordo com todos os comentários sobre os conceitos abstratos em administração e que dependem do autor que a banca esta seguindo.
Mas só uma contribuição aqui: pela forma que a questão foi escrita, eu entendi que ela apenas informa que o planejamento envolve decisões amplas e antecipatórias e que essas decisões amplas e antecipatórias apoiam a administração no desenvolvimento de metas, estratégias, políticas e objetivos organizacionais. Mas ela não diz que metas, estratégias, políticas e objetivos organizacionais fazem parte do planejamento estratégico, podem até fazer, mas a assertiva não afirma isso.
Então assertiva só estaria incorreta se: 1) O planejamento estratégico não envolvesse decisões amplas e antecipatórias ou; 2) as decisões amplas e antecipatórias não apoiassem o desenvolvimento de algum daqueles itens (metas, estratégias, políticas e objetivos organizacionais) independente desses itens integrarem o planejamento estratégico, tático ou operacional.
"O planejamento estratégico envolve decisões amplas e antecipatórias, que apoiam a administração no desenvolvimento de metas, estratégias, políticas e objetivos organizacionais. "
espero ter ajudado!
bons estudos!
-
Gabarito: Certo
Para Chiavenato o Planejamento Estratégico interage com três parâmetros: a visão de futuro, o ambiente externo e os fatores internos da organização.
CARACTERÍSTICAS:
1 – Está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável;
2 – É projetado para longo prazo (futuro);
3 – Envolve a empresa como um todo;
4 – É definido pela cúpula organizacional;
5 – É voltado para a eficácia;
6 – É voltado para o atendimento do cliente;
7 – É um processo de construção de consenso, dada a diversidade dos interesses de todos os envolvidos;
8– É uma forma de aprendizagem organizacional, que aprende através da adaptação ao contexto ambiental complexo, competitivo e mutável.
9 - Realizado de cima para baixo na estrutura organizacional;
-
Apoiar está relacionado a dar base
-
PENSEM COMIGO:
SE O PLANEJAMENTO TÁTICO É UM DESDOBRAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E O PLANEJAMENTO OPERACIONAL É UM DESDOBRAMENTO DO PLANEJAMENTO TÁTICO, ENTÃO PODEMOS CONCLUIR QUE O PLANEJAMENTO TÁTICO DEPENDE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. LOGO, O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DAS POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS (TÁTICO).
DA MESMA FORMA QUE O PLANEJAMENTO TÁTICO AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO DOS PLANOS DE AÇÃO (OPERACIONAL).
GABARITO CERTO
-
O planejamento é realizado com o objetivo de demonstrar onde a empresa pretende chegar em um período futuro determinado. Para isso, são definidas as metas e os recursos que serão necessários a fim de que a empresa possa atingir o padrão de desempenho que lhe facultará alcançar os objetivos predefinidos (DAFT, 1999)
Stoner e Freeman (1999) afirmam que a função de planejar permite que o administrador pense de forma antecipada com relação aos objetivos e às ações que integrarão as estratégias da organização. Durante o processo de planejamento, recomenda-se realizar a "análise da situação atual, de antecipação do futuro, a fim de determinar os objetivos, tomar decisões acerca de tipos de atividade nas quais a organização deverá se engajar, além de determinar os recursos necessários para atingir as metas da organização"
(BATEMAN; SNELL, 1998, p. 28).
Oliveira (2002) afirma que o planejamento estratégico é constituído de um processo que envolve adaptações organizacionais mediante a aprovação, a tomada de decisões e a avaliação dessas adaptações. Ele deve oferecer respostas a questões como: "por que a organização existe, o que ela faz e como faz". Para tanto, a sua estrutura é constituída, essencialmente, pela concepção e definição do negócio, da visão, da missão, dos princípios ou valores, bem como pela análise do ambiente no qual o negócio está inserido.
O planejamento estratégico deve apresentar forte vínculo com as metas institucionais, que visam mostrar para todos os colaboradores onde a empresa deseja se encontrar no futuro. Para Daft (1999, p. 128), dessa forma, a organização direciona as ações para: "permanência no mercado, inovação, produtividade, recursos financeiros e materiais, lucratividade, desenvolvimento e desempenho administrativo, atitudes dos empregados e responsabilidade pública". Para que as metas sejam atingidas, é indicado elaborar, dentro do planejamento estratégico, um projeto com a definição das atividades e dos recursos necessários para sua realização, o que exige a previsão de capital, pessoas, espaço e instalações.
Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Prof. Heron Lemos – Vol 03 (Adm. Geral)