SóProvas


ID
1055308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de redes de computadores, julgue os itens a seguir.

Embora não forneça retransmissão após a recepção de segmentos incorretos, o UDP realiza controle de fluxos no IPv6 por meio de pseudocabeçalhos.

Alternativas
Comentários
  • User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 e permite que a aplicação escreva um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6, e então enviado ao destino. Mas não há qualquer tipo de garantia que o pacote irá chegar ou não. 

  • 1) UDP não realiza controle de fluxos. 2) O Pseudo-cabeçalho é usado para cálculo do checksum. Seria uma verificação adicional de que o datagrama UDP chegou ao destino correto.

  • O protocolo UDP não é confiável. Caso garantias sejam necessárias, é preciso implementar uma série de estruturas de controle, tais como timeouts, retransmissões, acknowlegments, controle de fluxo, etc. Cada datagrama UDP tem um tamanho e pode ser considerado como um registro indivisível, diferentemente do TCP, que é um protocolo orientado a fluxos de bytes sem início e sem fim.

  • Caros,

    Pseudo-cabeçalho são para algumas coisas, mas dentre elas não tem checksum. Tem duas extensões para segurança que são: Authentication Header e Encapsulating Security Payload.

    Na extensão hop-by-hop há controle de fluxo através do tipo Jumborgram. Mas é importante ver que o protocolo que faz esse controle de fluxo no Jumborgram é o RSVP e não o UDP.

    Mais dados aqui: http://ipv6.br/entenda/cabecalho/

  • GABARITO ERRADO!

    .

    .

    Acrescentando:

    Pseudo-cabeçalho UDP

    Adicionado ao datagrama UDP na origem e destino, apenas para calcular o checksum;

    Não é transmitido com o datagrama;

    Não é computado no campo de tamanho;

    Objetivo: verificar se o datagrama chegou ao seu destino correto.

  • Parei nos segmentos.

    Segmentos remete-se à ideia de TCP, enquanto Datagramas refere-se à ideia de UDP.

  • Cuidado com o comentário dos colegas!

    pode não ser de má fé, mas a maioria apresenta erros. é por isso que eu recomendo a fonte ao se passar uma informação, principalmente em informática, em vista de ser uma matéria um tanto "obscura" e de dificil acesso.

    vejamos:

    O UDP usa segmentos SIM. não esqueçam que estamos lidando com um protocolo da camada de transporte e não da camada de rede.

    "O UDP transmite segmentos que consistem em um cabeçalho de 8 bytes, seguido pela carga útil." Tanenbaum, redes, 5ED, p. 340

    E, ao contrário do que colegas disseram, o pseudocabeçalho é utilizado no cabeçalho do udp, no campo checksum (opcional), como uma forma "não oficial" de endereçar logicamente o destino. "não oficial", pois de acordo com o proprio tanenba, esse endereçamento meio que "usurpa" a mesma função na camada de rede, vejamos:

    "Um campo opcional de Checksum do UDP também é fornecido para gerar confiabilidade extra. Ele faz o checksum do cabeçalho, dos dados e de um pseudocabeçalho conceitual do IP. [...] O pseudocabeçalho para o caso do IPv4 aparece na Figura 6.24. Ele contém os endereços IPv4 de 32 bits das máquinas de origem e destino, o número de protocolo para o UDP (17) e a contagem de bytes para o segmento UDP (incluindo o cabeçalho). Para o IPv6, ele é diferente, porém similar. A inclusão do pseudocabeçalho no cálculo do checksum do UDP ajuda a detectar pacotes não entregues, mas incluí-lo também infringe a hierarquia de protocolos, pois os endereços IP nele pertencem à camada do IP, e não à camada do UDP. O TCP usa o mesmo pseudocabeçalho para o seu checksum." Tanenbaum, redes, 5ED, p. 340

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    o erro da assertiva:

    "Vale a pena mencionar explicitamente algumas ações que o UDP não realiza. Ele não realiza controle de fluxo, controle de congestionamento ou retransmissão após a recepção de um segmento incorreto." Tanenbaum, redes, 5ED, p. 340/341

  • O UDP não controla fluxo...