- ID
- 4957
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- TCE-RO
- Ano
- 2007
- Provas
- Disciplina
- Redes de Computadores
- Assuntos
Uma determinada estação Linux possui endereço IP 192.168.1.110 e máscara 255.255.255.192 (/26). O endereço de broadcast dessa rede é:
Uma determinada estação Linux possui endereço IP 192.168.1.110 e máscara 255.255.255.192 (/26). O endereço de broadcast dessa rede é:
Analise as seguintes afirmações relacionadas a protocolos, tipos e meios de transmissão, modos de operação e gerenciamento em redes de computadores:
I. Em uma rede de computadores, os endereços 255 são usados quando é necessário enviar uma mensagem para mais de um destino simultaneamente. Com esse recurso, denominado Broadcast, quando se envia uma mensagem para o endereço 192.168.255.255 ela é entregue a todas as placas na rede 192.168.0.0.
II Quando um datagrama multicast é enviado para uma rede, todas as máquinas, independentemente de seu endereço IP, devem receber, tratar e responder, acusando o recebimento e, quando for o caso, o atendimento da solicitação.
III. O protocolo IP usa endereços IP para identifi car as placas, enquanto os protocolos MAC usam endereços MAC. Em alguns casos os protocolos ARP (Address Resolution Protocol) e RARP (Reverse Address Resolution Protocol) são utilizados para traduzir endereços IP em endereços MAC ou vice-versa.
IV. O uso dos protocolos ARP e RARP é necessário quando, em um mesmo segmento de rede, um mesmo endereço IP é utilizado simultaneamente por mais de uma placa de rede ativa. Nesses casos, a identificação correta da máquina na rede é feita com a união dos endereços MAC e IP.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
Analise as seguintes afirmações relacionadas a QoS, configuração e gerenciamento de redes de computadores:
I. Os bits usados no endereço IP para o endereço de rede e das sub-redes são identificados por uma máscara de mesmo tamanho de um endereço IP. Em uma máscara, os bits com valor 0 (zero) identificam os bits usados para reconhecer a rede e as sub-redes no endereço IP.
II. Tanto no roteamento estático quanto no roteamento dinâmico, as tabelas de roteamento são atualizadas a partir de informações trocadas entre os roteadores. O ponto que difere as duas tecnologias está na possibilidade de escolha da melhor rota disponível no momento, existente apenas no roteamento dinâmico.
III. A interface loopback é um tipo especial que permite fazer conexões com a própria máquina local. Computadores que usam o protocolo TCP/IP utilizam esta interface e, por convenção, o endereço IP 127.0.0.1 é o escolhido especificamente para a loopback. Com esse tipo de interface, uma conexão Telnet, por exemplo, para 127.0.0.1, abrirá uma conexão para o computador local.
IV. No TCP/IP, cada serviço é associado a um número chamado porta, onde o servidor espera pelas conexões dos computadores clientes. Uma porta de rede pode ser referenciada tanto pelo número como pelo nome do serviço. Algumas portas padrões, como por exemplo, as portas 21, 23, 25, 80 e 110 associadas, respectivamente, ao FTP, Telnet, SMTP, HTTP e POP3 são usadas em serviços TCP/IP.
Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.
Acerca de características do IP, julgue os itens que se seguem.
Pelo fato de o IP ser orientado a conexão, as interfaces dos
roteadores em uma rede de computadores devem estar
fisicamente conectadas.
Acerca de características do IP, julgue os itens que se seguem.
O campo ToS (type of service) no protocolo IP é utilizado
pela arquitetura de serviços diferenciados. Atualmente, é
definido como DSCP (diff serv code point).
Observe as afirmativas abaixo, relacionadas a datagramas IPv4.
I - Em situações de congestionamento, os datagramas com o bit DF igual a 1 devem ser descartados.
II - A remontagem de datagramas sempre ocorre no destino.
III - Quando a MTU de uma rede é menor que o campo offset do datagrama a ser trafegado, ocorre a fragmentação.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Considere a seguinte situação: Em uma conexão entre dois nós, o nó de origem encapsula os pacotes de outros protocolos em pacotes IP para transmissão via Internet, o que consiste em adicionar um cabeçalho IP padrão mantendo o pacote original como área de dados. Na recepção, o nó de destino desencapsula o pacote original do pacote IP recebido (remove o cabeçalho IP). Este encapsulamento provê proteção contra usuários não-autorizados usando técnicas de criptografia. A técnica utilizada na situação apresentada é denominada
Assinale a opção que apresenta um endereço IPv6 válido.
Se um cliente interrompe imediatamente o uso de um endereço IP e retorna ao estado INICIALIZA, ele recebeu do servidor DHCP, a mensagem
Quanto à configuração de placa de rede de estações de trabalho
em sistemas Windows XP, julgue os itens que se seguem.
O Windows XP suporta a configuração automática de distribuição de endereços IP e da máscara de rede através do protocolo DHCP.
As redes de computadores com acesso à Internet operam com base na arquitetura TCP/IP. Os dois principais protocolos, o IP e o TCP, operam respectivamente nas seguintes camadas:
Endereços IP privativos foram reservados para endereçamento dos nós internos das redes das empresas (IANA RFC 1918). É um desses endereços o
Se o sistema IPv4 estiver sendo usado, cada máquina conectada a uma rede TCP/IP receberá um endereço lógico no formato a.b.c.d., onde cada letra equivale a um número de
Se o IP de um microcomputador é 192.168.51.99/20, a rede à qual ele pertence será
À medida que aumenta o número de dispositivos que acessam a Internet, o repositório de endereços IP disponíveis diminui. Para enfrentar esse problema, a Internet Engineering Task Force introduziu o protocolo da Internet versão 6 (IPv6). Os endereços IPv6 têm
Dado o endereço IP 130.4.102.1 e máscara 255.255.252.0, qual é o último endereço IP válido na sub-rede?
Uma analista recebeu três tarefas de seu gerente.
. Calcular três números de sub-rede válidos para a rede 180.10.0.0, usando-se a máscara 255.255.248.0.
. Calcular o número de hosts por sub-rede e o número de sub-redes para o endereço IP 199.10.10.100/27.
. Calcular o número da sub-rede, o primeiro endereço válido e o endereço de broadcast para o endereço IP 167.80.90.66 e máscara 255.255.255.192.
Para as tarefas recebidas, o analista respondeu, com as respectivas informações.
I - Para a rede foram calculados os números 180.10.4.0, 180.10.8.0 e 180.10.16.0. II - O número de hosts por sub-rede calculado foi de 30 e o número de sub-redes foi de 6.
III - O número da sub-rede calculado foi 167.80.90.64, o primeiro endereço válido foi 167.80.90.65 e o endereço de broadcast foi 167.80.90.127.
Quais respostas fornecidas pelo analista estão corretas?
Durante uma palestra sobre redes foram feitas três perguntas para o palestrante.
1) Por que não há mais o campo de checksum no cabeçalho do IPv6?
2) Os endereços IPv6 podem ser compatíveis com IPv4?
3) Como é tratado o QoS no IPv6?
Para as perguntas acima, o palestrante forneceu as respectivas respostas a seguir.
I - O objetivo de não utilizar o checksum com o IPv6 é processar mais rapidamente os datagramas no roteador, considerando-se, nesta versão, que o controle de erros das camadas do protocolo é confiável.
II - Os endereços IPv4 podem ser escritos por um par de dois pontos seguido da notação da versão 4 e o endereço 143.54.1.20 seria escrito como ::143.54.1.20.
III - Os campos Flow Label e Traffic Class do cabeçalho são usados para identificar aqueles pacotes que necessitam de uma maior qualidade de serviço, sendo pacotes originados de aplicações multimídia ou de tempo real, por exemplo.
Está(ão) correta(s) a(s) respostas(s)
Após implantar um servidor DHCP com Windows Server 2008 para a sub-rede 130.4.0.0/24, verifica-se que nenhum cliente DHCP pode se comunicar além da sub-rede local quando especifica o endereço IP de um computador na rede da sua empresa. Observa-se também que computadores com endereços atribuídos estaticamente podem se comunicar com sucesso além da sub-rede local. Nessa situação, qual opção de DHCP deve ser configurada para permitir que clientes DHCP se comuniquem além da sub-rede local?
Em tecnologias de redes locais e na Internet, é comum o uso de vários protocolos, entre eles o TCP/IP. Se uma estação em uma rede local tiver um endereço IP do tipo 10.1.0.1/24, a classe de endereço e o endereço de rede correspondem, respectivamente, a
O administrador de rede da filial de uma empresa recebeu da matriz a seguinte sub-rede IP/Máscara:
192.168.5.0/255.255.255.224
Considerando-se que o roteador ocupará o endereço IP 192.168.5.1, quantas estações (cada uma ocupando um endereço IP) podem ser utilizadas na sub-rede dessa filial?
Com relação à infraestrutura de tecnologia da informação, julgue
os itens que se seguem.
Os endereços IP 10.1.120.1 e 10.1.130.1 pertencerão à mesma rede se utilizarem a máscara 225.255.192.0.
São protocolos respectivos à camada OSI de Aplicação e de Rede:
Uma organização pode criar uma entrada para orientar pessoas e programas na direção correta quando é informado um domínio inadequado (p.ex. nome@pa.unv.edu.br quando o correto seria nome@cpa.unv.edu.br). O registro do DNS para o IPv4 que permite essa correção é o
Julgue os itens a seguir, acerca do TCP/IP.
O IP é um protocolo de camada de rede, não-orientado a conexão e que garante entrega de quadros.
Julgue os itens seguintes, relativos a arquiteturas, protocolos e serviços em uma rede de computadores.
O protocolo IPX/SPX é amplamente utilizado na Internet. Sua função é enviar os datagramas IP estendidos.
Julgue os itens seguintes, relativos a arquiteturas, protocolos e serviços em uma rede de computadores.
O uso de um protocolo de transporte diferente do TCP em uma aplicação TCP/IP implica que o controle de fluxo ficará sob responsabilidade do protocolo IP.
Os endereços IPv4 e os IPv6 têm, respectivamente, os tamanhos de
Nos pacotes IP, os endereços IP são usados nos campos
Numa rede que utiliza o protocolo TCP/IP, existem algumas convenções para a atribuição dos endereços IP. Assim, 127.0.0.0 representa um endereço de:
Duas redes de computadores com acesso à Internet estão configuradas, a primeira pelo IP 199.242.118.0 e máscara 255.255.255.224, enquanto que a segunda pela notação CIDR 169.204.0.0/22.
A notação CIDR para a primeira rede e a máscara utilizada pela segunda rede são, respectivamente:
Se uma rede Unix possui uma máscara representada em binário por 11111111.11111111.11111111.11110000 e, fisicamente, tem conectada uma máquina configurada por meio do IP 148.236.79.172, pode-se afirmar que a faixa total de endereços disponível para essa rede é:
Uma sub-rede conecta diversas máquinas num esquema de endereçamento de IP fixo, tendo o Unix como sistema operacional no servidor dedicado. A máscara empregada é 255.255.255.224 e um microcomputador conectado fisicamente a essa sub-rede usa o IP 193.48.236.72 como endereço válido.
Nessas condições, o primeiro endereço da faixa é utilizado para identificar a sub-rede, o segundo diz respeito ao roteador-padrão e o último, dentro da mesma faixa, refere-se ao endereço de broadcasting.
A faixa que contém endereços que podem ser atribuídos a mais três máquinas também fisicamente conectadas a essa sub-rede, é:
Para uma rede classe B configurada de acordo com a notação CIDR por 150.200.0.0/21, utilizando o esquema de máscara de rede de tamanho fixo, é possível gerar uma quantidade total de faixas e de endereços por faixa, respectivamente, com os seguintes valores:
Em cada um dos itens de 128 a 135, é apresentada uma situação
hipotética acerca de redes de computadores, seguida de uma
assertiva a ser julgada.
Um administrador de rede, ao orientar um usuário com dificuldades na configuração de endereçamento IP de sua estação de trabalho, informou-o que os números binários que correspondem à máscara de sub-rede e ao endereço IP da estação de trabalho são ambos números de 32 bits e que a identificação da estação de trabalho do usuário na rede é obtida por meio de uma operação booleana AND entre cada bit da máscara e cada bit correspondente ao endereço IP da estação de trabalho.
Os endereços IPs são divididos em classes, denominadas de A a E. Por padrão, uma rede local IP Classe C comporta até
No endereçamento IPv4, o início da faixa de endereços privados reservada para a classe B é
Com relação à arquitetura TCP/IP e à arquitetura de aplicações
para o ambiente Internet, julgue os itens a seguir.
O internet protocol (IP) admite a interconexão de várias tecnologias de rede em uma única inter-rede lógica.
O endereçamento IPv4 239.255.255.255 é o mais alto da classe
Suponha que um datagrama IP com 5.000 bytes de dados e cabeçalho de 20 bytes deve ser enviado através de um caminho de rede cuja unidade máxima de transmissão (MTU) é de 1500 bytes.
Assinale a alternativa correta a respeito dos fragmentos gerados pelo protocolo IP versão 4 a partir desse datagrama.
Acerca dos protocolos da família TCP/IP, julgue os itens seguintes.
O IP, por ser um protocolo não orientado a conexão, garante a entrega dos pacotes por meio do controle de fluxo que mantém em uma tabela de estado de envio e recebimento.
Acerca de endereçamento de rede em TCP/IP, julgue os itens que
se seguem.
Um host com endereço IP 10.123.123.150/19 está no mesmo endereço de sub-rede que outro host com endereço IP 10.123.125.10/255.255.255.224.
Acerca de endereçamento de rede em TCP/IP, julgue os itens que
se seguem.
Se uma estação com o endereço IP 192.168.10.1/30 tiver que enviar dados a outra estação com endereço IP 192.168.10.5, em situações normais, será necessário roteamento.
Acerca de endereçamento de rede em TCP/IP, julgue os itens que
se seguem.
O endereço IP 224.224.1.1 é utilizado para multicast.
Qual o endereço de broadcast da rede 192.168.1.0 com máscara 255.255.255.128?
Analise as seguintes afirmativas sobre endereçamento IP:
I. O segmento de rede 160.20.15.0/24 é um endereço classe B.
II. No segmento 160.20.15.0/27 podem ser utilizados até 32 hosts.
III. 160.20.255.255 é o endereço de broadcast da rede 160.20.0.0.
A partir das afirmativas, podemos afirmar que estão CORRETAS:
Um roteador tem uma interface serial S0, com endereço IP 199.1.1.100, e usa uma máscara de sub-rede 255.255.255.224. O endereço de broadcast usado para os host nessa sub-rede é
Uma rede de computadores com acesso à Internet, gerenciada pelo sistema operacional BSDFree, da linha Linux, está empregando a configuração 196.185.132.64/27 de acordo com a notação CIDR.
A máscara, a faixa total de endereços e o endereço de broadcasting para essa rede são, respectivamente:
No modelo TCP/IP, o protocolo IP encontra-se definido em uma camada desse modelo. Essa camada é conhecida como:
Considerando o serviço básico de transmissão de um pacote IP entre um host A e um host B em diferentes redes, sem recursos adicionais como NAT e Proxy, podemos afirmar que o pacote, após atravessar comutadores e roteadores:
Uma rede de computadores é um conjunto de computadores autônomos interconectados, independentemente do meio de conexão. Das seguintes alternativas, selecione a CORRETA.
Sobre os endereços IP, analise as seguintes alternativas e marque a CORRETA.
Um dispositivo que utiliza o protocolo TCP/IP está
conectado à rede local e precisa se comunicar com outro dispositivo
que utiliza o mesmo protocolo. A estação que inicia a comunicação
realiza cálculos com base na aritmética computacional, com a
conversão de números decimais para binários, e realiza operações
de lógica booleana.
Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.
Se uma estação A tiver o endereço IP 192.168.1.1 com máscara 255.255.255.252 e o destino da comunicação for uma estação B com IP 192.168.1.4, ocorrerá roteamento.
Um dispositivo que utiliza o protocolo TCP/IP está
conectado à rede local e precisa se comunicar com outro dispositivo
que utiliza o mesmo protocolo. A estação que inicia a comunicação
realiza cálculos com base na aritmética computacional, com a
conversão de números decimais para binários, e realiza operações
de lógica booleana.
Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.
Se uma estação C tiver o endereço IP 10.100.1.1 com máscara 255.255.255.0 e o destino da comunicação for uma estação D com IP 10.100.2.1, então as estações C e D estão em subredes diferentes.
Um dispositivo que utiliza o protocolo TCP/IP está
conectado à rede local e precisa se comunicar com outro dispositivo
que utiliza o mesmo protocolo. A estação que inicia a comunicação
realiza cálculos com base na aritmética computacional, com a
conversão de números decimais para binários, e realiza operações
de lógica booleana.
Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.
Se uma estação G tiver o endereço IP 256.257.1.1 com máscara 255.255.255.0 e o destino da comunicação for uma estação H com IP 192.168.1.4, ocorrerá roteamento.
Um dispositivo que utiliza o protocolo TCP/IP está
conectado à rede local e precisa se comunicar com outro dispositivo
que utiliza o mesmo protocolo. A estação que inicia a comunicação
realiza cálculos com base na aritmética computacional, com a
conversão de números decimais para binários, e realiza operações
de lógica booleana.
Considerando essas informações, julgue os itens que se seguem.
Se uma estação E tiver o endereço IP 200.10.150.1 com máscara /25 e o destino da comunicação for uma estação F com IP 200.10.150.125, elas vão precisar de um roteador para se comunicarem.
Acerca dos conceitos, das características e dos usos de protocolos,
julgue os próximos itens.
No cabeçalho do protocolo IP, o campo TTL (time-to-live) indica o tempo que um pacote poderá ficar circulando na rede.
Julgue os itens seguintes, no que se refere à segurança na
comunicação de dados em redes de computadores.
Uma organização que deseje interconectar duas redes locais usando uma intranet deve solicitar endereços IP às autoridades da Internet, de forma a evitar a duplicação de endereços por outra organização.
A faixa de endereços instituída para uso na conversão IPv6 em IPv4 é
No âmbito do IPv4, os endereços IP 192.0.1.10 e 240.0.0.1 são, respectivamente, das classes
O endereço Internet Protocol (IP), de forma genérica, é um endereço que indica o local de um determinado equipamento (normalmente computadores) em uma rede privada ou pública. Sobre isso, assinale a alternativa correta.
Sobre protocolos de redes, é correto afirmar:
Acerca do endereçamento IP, analise as seguintes afirmativas:
1. Todo endereço IP é único na Internet.
2. A máscara da sub-rede indica a rede na qual um computador faz parte.
3. A máscara da sub-rede não tem relação a quantidades de computadores (endereços IP) que uma rede pode conter.
Assinale a alternativa correta:
Os espaços de endereçamento dos protocolos IPv4 e IPv6 são, respectivamente,
Constitui uma característica comum nos protocolos IPv4 e IPv6:
Com relação a arquiteturas, protocolos e serviços de redes de
computadores, julgue os próximos itens.
O protocolo IP é um exemplo de protocolo não orientado à conexão que se encaixa na camada de rede do modelo de referência OSI.
Em uma rede TCP/IP, cada computador possui um endereço, chamado Endereço IP. Esse endereço é associado a uma “máscara de rede”, para se determinar a que rede pertence cada computador. Em uma rede com máscara “255.255.255.248”, há um computador com endereço IP “192.168.30.185”. Assinale a alternativa que possui um endereço IP de outro computador dessa mesma rede.
A respeito dos conceitos de rede de dados, julgue os itens de 14 a
16.
No datagrama Ipv4, o campo TTL indica o tempo máximo de vida do datagrama; o campo protocolo especifica, por meio de código numérico, o protocolo que pediu o envio do datagrama; e o checksum é um campo usado para verificar se o datagrama está ou não corrompido, tendo como base os valores presentes no cabeçalho e no campo de dados.
A respeito dos conceitos de rede de dados, julgue os itens de 14 a
16.
Em uma rede que use o protocolo TCP/IP, o IP recupera os dados enviados pela camada de transporte (UDP ou TCP) e os envia para as camadas inferiores: Internet e interface com a rede. Nessa transmissão, o protocolo IP não verifica a chegada do datagrama ao destino.
No Ipv4, o endereço 190.1.10.0 é da classe
A faixa de endereços usada para conversão Ipv6 em Ipv4 é
No endereçamento IP (IPv4), a faixa compreendida entre 127.0.0.0 a 127.255.255.255, inclusive os extremos, tem seu uso classificado como
Acerca de protocolos, assinale a opção correta.
Com relação às redes de computadores, julgue os seguintes itens.
Caso seja utilizada uma máscara /12, é correto afirmar que os endereços IP 10.1.1.1 e IP 10.2.2.2 estarão na faixa endereçável de uma mesma rede.
No IPv4, qual dos endereços abaixo corresponde a um endereço IP classe C?
A Internet foi projetada para trabalhar com endereços IPs divididos em classes, mas tal distribuição provocou enormes desperdícios de alocações e algumas medidas precisaram ser tomadas para aumentar a sobrevida dos endereços IP versão 4. Soluções temporárias e definitivas foram propostas, assinale abaixo qual não se enquadra em nenhum dos dois casos:
No endereçamento IP, o roteador principal quase sempre necessita de um recurso para indicar a divisão entre o número de rede com a subrede e o host. Esse recurso é conhecido como:
Em relação ao protocolo IP, são suas características:
Marque a alternativa que define corretamente o conceito de IP dinâmico:
Sobre endereçamento IP (IPv4), assinale a alternativa correta:
A respeito do Microsoft PowerPoint 2003, julgue os seguintes
itens.
Julgue os itens a seguir, relativos aos protocolos e serviços.
O protocolo IP tem a capacidade de controlar a conexão, verificando erros e reenviando pacotes, se necessário.
A empresa ALPHA possui uma classe “C” para endereçamento de rede IP e usa como máscara o valor 255.255.255.224 , para definir suas sub-redes. A quantidade máxima de equipamentos que podem estar conectados a cada uma dessas sub-redes é de:
Em um sistema Linux, se o usuário deseja configurar a placa de rede ethernet com o endereço IP 192.168.0.1/28, deve utilizar o comando
Os endereços IP (IPV4) são formados por 32 bits, divididos em quatro octetos, separados por pontos. A representação embase binária do IP 192.168.1.243 é:
Julgue os itens subseqüentes, acerca da suíte de protocolos TCP/IP.
Entre outras funções, o protocolo IP trata da heterogeneidade e realiza a fragmentação sempre que o pacote a ser transmitido excede o MTU do meio.
Uma sub-rede de microcomputadores foi configurada por meio do esquema de máscara de tamanho fixo com o IP 203.197.168.160/27, de acordo com a notação CIDR. A faixa total de endereços atribuída a essa sub-rede é
Instruções: Para responder às questões de números 31 a 50,
considere que os aplicativos devem ser reputados
sempre na originalidade da versão referenciada e
não quaisquer outras passíveis de modificação (cus-
tomização, parametrização, etc.) feita pelo usuário.
Quando não explicitados nas questões, as versões
dos aplicativos são: Windows XP edição doméstica
(Português), Microsoft Office 2000, SGBD MS-SQL
Server 2000 e navegador Internet Explorer 8. Mouse
padrão destro.
Um endereço IP localizado entre 240.0.0.0 e 247.255.255.255 é da classe
No ambiente Windows, via de regra, quando um computador não consegue encontrar o servidor DHCP para obter automaticamente um endereço IP, o sistema operacional se encarregará de atribuir um endereço IP para aquela máquina, utilizando a seguinte classe de endereço:
A determinado período de tempo especificado por um servidor DHCP, durante o qual um computador cliente pode usar um endereço IP a ele atribuído pelo servidor DHCP, denomina-se
Um endereço IP situado no intervalo de endereços de hosts compreendido entre 128.0.0.0 e 191.255.255.255 é da classe
Alguns valores do cabeçalho IP podem ser legitimamente modificados enquanto um pacote atravessa a rede de comunicação e isso invalidará o processo de autenticação. Para evitar esse problema, além de outras providências, o algo- ritmo de hashing é aplicado no pacote IP com certos campos-chave (TTL, ToS, Checksum e Flags) preenchidos totalmente com
O endereço de broadcast para o intervalo da classe C 192.168.20.0 é
Para se determinar qual a parte correspondente à identificação da rede e qual a parte do endereço IP que corresponde à identificação de Host o TCP/IP utiliza o método
Um usuário, ao consultar o endereço IP de seu computador, obteve as seguintes informações:
• Endereço IP: 146.164.130.51
• Máscara de sub-rede: 255.255.252.0
Baseado nessas informações, pode-se concluir que o endereço da sub-rede à qual o computador pertence é:
O conjunto de protocolos usado na Internet é o TCP/IP. Ele segue o modelo de camadas. Esse conjunto de protocolos tem as seguintes características:
Associe os intervalos reservados com a quantidade de endereços que o mesmo permite utilizar.
A. 10.0.0.0 – 10.255.255.255/8
B. 192.168.0.0 – 192.168.255.255/16
C. 173.168.0.0 – 172.31.255.255/12
( ) 16.777.216 hosts
( ) 1.048.576 hosts
( ) 65.536 hosts
Os protocolos de comunicação desempenham um papel importante
nas redes de comunicação. A crescente variedade e a complexidade
de tais protocolos exigem técnicas robustas e eficientes para o
desenvolvimento de sistemas bem sucedidos. A esse respeito, julgue
os itens a seguir.
As redes móveis dispõem de protocolos de comunicação especialmente desenvolvidos para o tráfego de informações de seus dispositivos, a exemplo do IP móvel. Com a utilização desse protocolo, cada dispositivo da rede torna-se um nó móvel, sendo possível trafegar informações com mobilidade sem alterar o seu endereço IP durante a conexão, inclusive admitindo múltiplos saltos de frequência e efeitos deletérios causados pelo desvanecimento do canal sem fio.
Os protocolos de comunicação desempenham um papel importante
nas redes de comunicação. A crescente variedade e a complexidade
de tais protocolos exigem técnicas robustas e eficientes para o
desenvolvimento de sistemas bem sucedidos. A esse respeito, julgue
os itens a seguir.
O protocolo IP (Internet protocol) é responsável pelo endereçamento das estações nas redes de comunicação. Com a crescente demanda por novos acessos e serviços de comunicações, o número de endereços IP disponíveis vem-se esgotando, o que levou a IETF (Internet Engineering Task Force) a aumentar os endereços IP de 64 bits, na versão 4, para 128 bits, na versão 6.
Acerca do uso do protocolo IP, julgue os itens seguintes.
O estabelecimento de uma sessão BGP depende do estabelecimento de conectividade entre os diversos elementos que compõem a rede. Dessa forma, é necessário que exista uma rota ativa entre os peers (pontos) que estabelecerão a sessão TCP.
Acerca do uso do protocolo IP, julgue os itens seguintes.
O estabelecimento de uma sessão BGP v4 é efetuado sempre ponto a ponto; portanto, todos os roteadores internos a uma rede que tenham necessidade de receber rotas diretamente do protocolo BGP deverão ter rotas entre si. Essa é uma configuração topológica do tipo full-meshed.