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XP - Extreme Programming
Trata-se de uma metodologia ágil para equipes pequenas e médias desenvolvendo software com requisitos vagos e em constante mudança. (Kent Beck)
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Geralmente, o ciclo de vida do software compreende, no mínimo, as actividades seguintes:
- Definição dos objectivos, consistindo em definir a finalidade do projecto e a sua inscrição numa estratégia global.
- Análise das necessidades e viabilidade, quer dizer a expressão, a recolha e a formalização das necessidades do requerente (o cliente) e do conjunto dos constrangimentos.
- Concepção geral. Trata-se da elaboração das especificações da arquitectura geral do software.
- Concepção detalhada, que consiste em definir precisamente cada subconjunto do software.
- Codificação (Aplicação ou programação), quer dizer a tradução numa linguagem de programação das funcionalidades definidas aquando das fases de concepção.
- Testes unitário, que permitem verificar individualmente que cada subconjunto do "software" é aplicado em conformidade com as especificações.
- Integração, cujo objectivo é assegurar a intercomunicação dos diferentes elementos (módulos) do software. É objecto de testes de integração consignados num documento.
- Qualificação (ou receita), isto é, a verificação da conformidade do software às especificações iniciais.
- Documentação, destinada a produzir as informações necessárias para a utilização do software e para desenvolvimentos ulteriores.
- Produção,Manutenção, compreendendo todas as ações corretivas (manutenção corretiva) e evolutivas (manutenção evolutiva) no software.
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A questão aborda as "Atividades Fundamentais do Processo de Software" (Sommerville - 6ª edição - Página 05). Para Sommerville, existem 4 atividades fundamentais, que são comuns a todos os processos de software, são elas:
I - Especificação de Software
II - Desenvolvimento de Software
III - Validação de Software
IV - Evolução
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Existem muitos processos de software diferentes, mas todos devem incluir 4
atividades fundamentais para a engenharia de software.
1.
Especificação de software. Definir as funcionalidades do
software e suas restrições.
2.
Projeto e implementação de software. O software deve ser produzido para
atender os requisitos.
3.
Validação de software. O software deve ser desenvolvidos
para atender às necessidades dos clientes.
4.
Evolução do software. O software deve evoluir para
continuar atendendo às necessidades do cliente.
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Dizer que um processo de desenvolvimento tem que possuir no mínimo artefatos como documento de visão e regras de negócio não é uma afirmativa correta pois a escolha de artefatos é independente do modelo. Cada organização adequará a documentação da forma que for melhor.
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Atividades fundamentais segundo Sommerville - "EDI - VE"
Especificação
Design e implementação
Validação
Evolução
Atividades fundamentais segundo Presman "CPM - CI"
Comunicação
Planejamento
Modelagem
cria-se um esboço do software, em uma tentativa de compreender melhor o problema e o modo de resolvê-lo. Se necessário, refina-se o esboço com mais detalhes, criando-se modelos para melhor entender às necessidades do software e o projeto que irá atender a essas necessidades.
Construção
Implantação
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Ciclo de Vida do Software
•Definição
Modelagem e análise. Inclui estudo de viabilidade.
•Desenvolvimento
Objetiva a construção do produto.
•Operação
Distribuição e entrega, instalação, utilização e manutenção.
•Retirada
Evolução para novas plataformas operacionais ou incorporação de novos requisitos. Grande desafio atual.
Fonte - Provasdeti - professor Lucio Camilo
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Creio que documento de visão é um artefato específico do RUP.
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Gabarito E.
Embora existam muitos processos de software diferentes, algumas atividades fundamentais são comuns a todos eles como:
1-Especificação do software
2-Projeto e implementação
3-Validação do software
4-Evolução do software