SóProvas



Questões de Outros modelos de Processo de Software


ID
2293
Banca
NCE-UFRJ
Órgão
TRE-RJ
Ano
2001
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes assertivas sobre modelos teóricos de processo de desenvolvimento de software:

I - O modelo em cascata especifica que a definição do comportamento externo do sistema deve preceder o projeto de sua arquitetura;
II - O modelo incremental requer que na primeira fase seja feito primeiro o levantamento de todos os requisitos do sistema;
III - O modelo de prototipação de requisitos consiste na criação de implementações parciais do sistema com o objetivo de conhecer os requisitos do sistema.

Estão corretas somente:

Alternativas
Comentários
  • A questão pode gerar um pouco de polêmica no item II, onde afirma que TODOS os requisitos devem ser elicitados logo no início do processo. Sendo que Sommerville afirma que o modelo incremental tem a vantagem de postergar o detalhamento de alguns requisitos para os próximos incrementos. Afirmando ser esta uma das características principais dos modelos evolucionários.
    Porém, o que pode ser adiado é o DETALHAMENTO de alguns requisitos e não o levantamento de requistos. E por isso o ítem II está correto.
  • Discordo completamente. A questão não é polêmica, ela está realmente ERRADA.
    Uma das grandes vantagens do modelo incremental é possibilitar que NOVOS requisitos sejam levantados a cada nova iteração, por isso, este modelo não REQUER que primeiro todos requisitos sejam levantados.
  • Eu entendo da seguinte forma:
    O modelo incremental combina elementos do modelo em cascata aplicado de maneira iterativa.
    A cada novo incremento liberado para o cliente, uma nova funcionalidade é agregada. Diferentemente do modelo evolucionário, em que novos incrementos têm melhorias (evoluções) nas funcionalidades já implementadas.
    O início de desenvolvimento do incremento-(N+1) não está condicionando à entrega do incremento-N. Os diversos incrementos podem ser desenvolvidos em paralelo. (Pressman, 6a.Ed. pág.40)
    Deste modo, podemos inferir que todos os requisistos do sistema já estejam levantados, pois de outro modo, como poderia iniciar o desenvolvimento do incremento subsequente antes do feedback do usuário relativo ao incremento anterior, se não tenho os requisitos já levantados?

  • Questão totalmente estranha! Os requisitos não são detalhados todos na primeira iteração! Se assim fosse, seria o modelo cascata! A grande vantagem do modelo incremental é fazer todo o processo de desenvolvimento a cada ciclo!


ID
8209
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2005
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo espiral para a Engenharia de Software foi desenvolvido acrescentando-se novos elementos às melhores características de outros modelos. Segundo o modelo espiral, a determinação dos objetivos, alternativas e restrições está relacionada à atividade de

Alternativas
Comentários
  • De acordo com Rezende (2005), o modelo espiral foi desenvolvido para abranger melhor as características do ciclo de vida e prototipação, acrescentando análise de riscos, considerando as seguintes fases:

    Planejamento: determinação dos objetivos, alternativas e restrições.

    Análise de Riscos: análise de alternativas e identificação ou resolução dos riscos.

    Engenharia: desenvolvimento do produto.

    Avaliação: avaliação dos resultados feita pelo usuário.


ID
15790
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere aos modelos de desenvolvimento e ciclos de vida, julgue os itens que se seguem.

No modelo iterativo, divide-se o desenvolvimento em iterações. A cada iteração, podem ser acrescentadas novas funcionalidades ao software. Uma iteração parte do estado no qual se encontravam os artefatos ao término da iteração anterior e resulta em um incremento. Uma iteração pode ter disciplinas como captura de requisitos, análise, projeto, implementação e teste.

Alternativas
Comentários
  • Acho que houve um equivoco da banca ao elaborar esta questão.No meu ponto de vista houve uma confusão entre as metodologias iterativa e incremental.Na incremental, desenvolve-se a primeira versão sem se preocupar muito com o todo.No iterativo, tem-se uma visão geral de todos os requisitos, mas não se implementa todos de uma vez.
  • O Fernando falou e disse.

    Na iteração não se desenvolve novos incrementos e sim se detalha o contexto como um todo.

    Quem faz novos incrementos é o incremental.

    É difícil analisar essas questões, pois isto é apenas teoria, na prática é impossível fazer apenas incremental ou apenas iterativo, um se confude com o utro.

    Na análise da questão ficamos em dúvida se devemos julgar a pratica ou a teoria.

  • Não há nada de errado com a questão.

    Os modelos INCREMENTAL e EVOLUCIONÁRIO ambos são ITERATIVOS.

    A cada iteração o software resulta em incrementos. Os incrementos podem ser novas funcionalidades (modelo incremental), ou podem ser apenas evoluções das funcionalidades existentes na iteração anterior (modelo evolucionário).

  • Realmente o examinador comeu mosca (viajou na maionese) nessa questão. Ele citou o termo "iteração" mas faz referência ao conceito de "incremental".

    Iterativo pode ser Incremental ou Espiral, agora existem diferenças entre Iterativo e Incremental, como mostra a figura abaixo:
  • Gabriel,

    Você tem a referência da imagem? Posso utilizá-la?
  • Fernando,
    Essa imagem eu vi numa apostila de um cursinho de TI para concursos. Bem provável que seja de algum livro, até pq se vc procurar no google por figuras: "monalisa incremental" vc vai ver várias referências a essa imagem.
  • "e resulta em um incremento" o modelo Espiral pode resultar em um incremento, mas não é sempre. Então acho que a resposta esta errada.

  • Perfeito, o desenvolvimento com uso de processo de iteração chegar a ser completo, devido o feedback entre o cliente e desenvolvedores durante todo o processo, pois a interação é constante neste processo.

    Resposta: Certo


ID
28603
Banca
CESGRANRIO
Órgão
DECEA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Que paradigma da Engenharia de Software é seqüencial e sistemático, iniciando no nível de sistemas e se estendendo pela análise, projeto, codificação, teste e manutenção?

Alternativas
Comentários
  • Também conhecido como Cascata ou Walterfall
  • Esta questão pode confundir devido a palavra: "se estendendo", no entanto torna-se fácil pela palavra: "sequencial e sistemático".
  • Cascata = Sequência linear = Classico

  • Não entendi o que é esse "iniciando no Nível de Sistemas".

  • O Modelo Sequencial Linear (também chamado Ciclo de Vida Clássico ou Modelo Cascata)

    O Modelo Cascata modelo mais antigo e o mais amplamente usado da engenharia de software

    - Modelado em função do ciclo da engenharia convencional

    - Requer uma abordagem sistemática, sequencial ao desenvolvimento de software

    - O resultado de uma fase se constitui na entrada da outra

  • b-

    waterfall model é usado para software, com projeto organizado com fases sucessivas. o release de uma fase é necessario para iniciar a proxima, cujo inicio é predefinido. 


ID
114208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Existem vários modelos de desenvolvimento de software, cada um com suas particularidades. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Etapas do desenvolviemnto em casacata: Requerimento, projeto, implementação, verificação, manutenção ERRADOb) O modelo em cascata acumula riscos ERRADOc) Correto. E atente para o fato que os protótipos não são usáveis. São apenas esqueletos que funcionam usando STUBS ou técnicas de Mágico de Oz, ao contrário do desenvolvimento incremental que produz entregas utilizáveis.d) UML é tecnica de diagramacao ERRADOe) Etapas do desenvolvimento espiral: planejamento, analise de riscos, engenharia e avaliacao do cliente.ERRADO
  • UML é linguagem de modelagem, não é Metodologia.

ID
118822
Banca
FCC
Órgão
TRT - 20ª REGIÃO (SE)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

À medida que se avança pelo modelo ocorre uma iteração e o software evolui para estágios superiores, normalmente com aumento da complexidade. Cada iteração está provida das atividades determinadas pelos quadrantes planejamento, avaliação de alternativas e riscos, desenvolvimento do software e avaliação do cliente. No ciclo de vida de desenvolvimento de software, trata-se da propriedade do modelo

Alternativas
Comentários
  • Modelo de cascata ou sequencial ou modelo clássico: Consiste em um modelo linear em que cada passo deve ser completado antes que o próximo passo possa ser iniciado. Apresenta as seguintes fases:
    1. Análise de requisitos
    2. Projeto
    3. Implementação
    4. Teste
    5. Integração
    6. Manutenção
    Em cada fase desenvolve-se artefatos que serve de base para a fase seguinte.

    Incremental: Combina elementos do modelo cascata de forma interativa. Aplica sequencia linear de uma forma racional à medida que o tempo passa. Cada sequencia linear produz incremento de software passiveis de serem entregues.

    Espiral: O processo de desenvolvimento de software ocorre em ciclo, cada um contendo fases de Planejamento, Análise de risco, Engenharia de software e avaliaçaõ do cliente, onde a opção de abordagem para a próxima fase é determinada.

    Prototipação: É um processo que capacita o desenvolvedor a criar um modelo de software que será implementado. O modelo pode possuir uma das tres formas:
    • Um protótipo em papel
    • Um protótipo de trabalho que implementa algum subconjunto de funções exigidas do software desejado
    • Um programa existente que executa parte ou toda funçao desejada, mas tem outras caracteristicas que são melhoradas

    Balbúrdia:  Não existe. O significado de balbúrdia no dicionário é: desordem ou tumulto que reina em meio a uma multidão.
  • Balbúrdia! Ahahahah. Essa FCC sempre me faz rir.
  • Eu chutei Balbúrdia... :(

    Quem acha que eu deva estudar mais, dá joinha!
  • Mas por que a opção C não estaria correta? O protótipo também não está evoluindo e não tem quadrantes muito similares, vide a definição de Pressman para ambos os modelos?

  • Quando ver RISCOS, já comece a pensar em modelo Espiral

  • c-

    Espiral usa iterações que vao aumentando em complexidade à medida que se aproximam do desejado. Como o colega disse, palavra-chave do espiral é risco


ID
126508
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo Espiral para a Engenharia de Software define quatro importantes atividades representadas pelos quatro quadrantes da figura. Quanto a estas atividades, é correto afi rmar que a

Alternativas
Comentários
  • As alternativas não estão apresentando coesão alguma também!
  • A questão se refere a essa figura: http://pt.scribd.com/doc/88398248/13/Espiral-ou-Evolutivo (página 15)
  • Planejamento: determinação dos objetivos, alternativas, e restrições

    Letra A
  • Uma das versões da Espiral tem quatro quadrantes: planejamento, análise dos riscos, engenharia e avaliação feita pelo cliente.
    a) CORRETO!
    b) Análise dos Riscos
    c) Avaliação Feita Pelo Cliente
    d) Avaliação Feita Pelo Cliente
    e) Análise dos Riscos

ID
129973
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considerando os modelos do ciclo de vida de software, julgue os
itens que se seguem.

O modelo em cascata consiste de fases e atividades que devem ser realizadas em seqüência, de forma que uma atividade é requisito da outra.

Alternativas
Comentários
  • Fonte: Engenharia de Software
    Autor: Roger S. Pressman
    Página: 39

    Capítulo 3 - Modelos prescritivos de processos
    3.1 O modelo em Cascata

    (...)
    Numa análise interessante de projetos reais, Bradac descobriu que a natureza linear do modelo em cascata leva a "estado de bloqueio" nos quais alguns membros da equipe de projeto precisam esperar que outros embros completem as tarefas dependentes.
  • Pressman, pg 39
    As fases seriam a comunicação, planejamento, modelagem, construção e implantação. E dentro de cada fase existem atividades, como:
    na comunicação (iniciação do projeto,levantamento de requisitos)
    no planejamento (estimativas, cronogramação e monitoração)
    etc.
  • Formalizado por Royce em 1970, é o modelo mais antigo. Começa pela parte mais simples do software. O modelo em cascata tem o grande mérito de ser o primeiro a impor o planejamento e o gerenciamento ao processo de software, que antes era casual. O nome "cascata" foi atribuído em razão da sequência das fases, onde cada fase só começa quando a anterior termina, e da transmissão do resultado da fase anterior como entrada para a fase atual (o fim de cada fase resulta em um documento aprovado). Nesse modelo, portanto, é dada muita ênfase às fases de análise e projeto antes de partir para a programação, a fim de que o objetivo do software esteja bem definido e que sejam evitados retrabalhos. Na falta de uma abordagem estruturada, foi a primeira tentativa de formalizar uma metodologia de desenvolvimento de software. Devido à sua simplicidade, o modelo em cascata é fácil de ser entendido pelo cliente. É um modelo que supõe um início e fim claro e determinado, assim como uma estimativa precisa de custo logo no início, fatores importante na conquista do cliente. O modelo em cascata não prevê revisão de fases. Assim, o risco é muito alto, principalmente para sistemas complexos, de grande porte, afinal, o modelo em cascata pressupõe uma realidade estática e bem conhecida, comparado a uma linha de produção fabril.
    Alternativa: Certa

    Fonte: Artigo Dev Media
  • Fases são a mesma coisa que Atividades? Fases são em sequência e uma é requisito da outra, isso é claro, mas Atividades também?


ID
129976
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considerando os modelos do ciclo de vida de software, julgue os
itens que se seguem.

O modelo iterativo e o modelo em espiral possuem características semelhantes: ambos permitem que as atividades do processo sejam planejadas e avaliadas ao longo do ciclo de vida.

Alternativas
Comentários

ID
129982
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considerando os modelos do ciclo de vida de software, julgue os
itens que se seguem.

O modelo orientado a reúso parte de um software existente para que se crie outro, no todo ou apenas em parte de seus componentes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo
    Os
    modelos econômicos de reuso podem ajudar na tomada de decisões relacionadas ao
    investimento em reuso. Estas decisões envolvem questões sobre se deve, ou não, investir em reuso, se se deve investir em um tipo de reuso ou outro, e se se deve desconsiderar reuso e investir em outra coisa. Estes modelos objetivam capturar custo e benefícios de reuso numa simples formulação matemática. Seu principal uso é apresentar os benefícios líquidos estimados de um potencial investimento em reuso. Entretanto, pelo fato de que as poupanças de reuso podem ser difíceis de determinar mesmo depois que o reuso tenha sido adotado, um outro uso de modelos econômicos é estimar os benefícios líquidos devido ao reuso depois do evento, ou seja, depois de sua adoção.
     

    Graça e Paz

  • Discordo do gabarito. Questão mal formulada.

    Nem todo software novo será criado a partir de um existente no modelo a reuso. O software pode ser inteiramente novo, desde que criado pensando em se reutilizar as suas partes no futuro.
  • Modelo orientado à Reuso: 
    O conceito de reutilização de software se baseia na programação modular onde podemos fazer uso de procedimentos, funções e classes pré-existentes criados por outros que servirão para que outros literalmente montem suas aplicações finais. 
    Muitas bibliotecas são oferecidas juntamente com as ferramentas de desenvolvimento para reduzir o tempo e a complexidade de projetos de software.
  • As questões do CESPE são sempre sujeitas a interpretação. Eu considero esta questão errada. O modelo orientado a reuso parte de um componente de software existente, não de um software existente.
  • Pessoal, procurem colocar as fontes sempre que possível.
    Abraço!
  • Complicado!! Então para CESPE não é possível desenvolver um software do zero, utilizando o modelo orientado a reuso?  Lamentável 

  • Quando a questão menciona que o modelo parte de um software existente, significa dizer, no meu entendimento, que aquele componente que será usado, foi utilizado por um sistema já em produção. Logo, partimos de um software existente. Isto é provado na página 307 do livro do Sommerville (9ª Edição):

    Reúso de produtos COTS: Um produto de prateleira (COTS, do inglês, commercial-off-the-shelf) é um sistema de software que pode ser adaptado às necessidades de diferentes clientes sem alterar o código-fonte do sistema.

    São complicadas questões do CESPE. Precisamos não generalizar demais, caso contrário a probabilidade de erro é grande.

  • Questão certa e não vejo erro nenhum nela, quem já leu o Capitulo 3 Processos de Software do livro do Sommervile 6º Edição logo no inicio ele é bem claro "Processo de software pode envolver o desenvolvimento de software desde o início, embora, cada vez mais, ocorra o caso de um software NOVO ser desenvolvido mediante a EXPANSÃO e a modificação de sistemas JÁ EXISTENTES"

    Questão CERTA !

ID
136249
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

As atividades do modelo espiral de Engenharia de Software são:

Alternativas
Comentários
  • =>As atividades do modelo espiral de Engenharia de Software são:

    Apesar de que está faltando Construção e Comunicação com Cliente, o item mais coreto é:
    b) Planejamento, Análise dos Riscos, Engenharia e Avaliação feita pelo cliente
  • Modelo Espiral de Boehm: Planejamento, Análise de riscos, Engenharia e Avaliação do cliente
    Modelo Espiral de Pressman: Comunicação, Planejamento, Análise de riscos, Engenharia, Construção e release e Avaliação do cliente
  • Complementando a resposta, muito boa do colega Leonardo:

    Modelo Espiral de Boehm: Planejamento, Análise de riscos, Engenharia e Avaliação do cliente
    Modelo Espiral de Pressman: Comunicação, Planejamento, Análise de riscos, Engenharia, Construção e release e Avaliação do cliente 

    Modelo Espiral do Sommerville: 

    1) Determinação de objetivos, alternativas e restrições;

    2) Avaliação de alternativas, identificação e solução de riscos;

    3) Desenvolvimento, verificação e produto no próximo nível;

    4) Planejamento da próxima fase;


ID
137128
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes assertivas sobre modelos de processos de software:

I. No modelo em cascata, a fase seguinte não deve iniciar antes que a fase precedente tenha sido concluída.
II. No modelo evolucionário, a mudança constante tende a corromper a estrutura do software
III. A explícita consideração dos riscos no modelo em espiral distingue esse modelo dos modelos em cascata e evolucionário.

As assertivas corretas são:

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o link http://www.linux.ime.usp.br/~cef/mac499-05/monografias/rec/daw/eng_soft.html, o item II está correto. Assimo como a maioria, tinha colocado a letra C, mas infelizmente a correta é a letra E.

  • Sommerville, no capítulo sobre processos de software:   "... a abordagem evolucionária tem dois problemas:
      1. ...   2. Os sistemas são frequentemente mal estruturados. A mudança contínua tende a corromper a estrutura do software."
  • Muito estranha essa questão, pois o modelo em espiral faz parte da categoria dos modelos evolucionários.
  • A resposta correta desta questão deveria ser a alternativa B. O modelo em espiral não se destingue dos modelos evolucionários uma vez que ele faz parte do modelo evolucionário. Os Modelos evolucionários são: Prototipagem, Espiral e Desenvolvimento Concorrente
  • Que ódio desse QC. Digita o captcha errado e perde TODO o comentário. Parece projeto final de faculdade.


    Enfim, eu havia dito que na pagina 49 da 8a edicao do Sommervile responde ao comentário do Jorge.

    E a pagina 45 corrobora o item II da questao.
  • Sommerville, 9ª pág. 34:
    From a management perspective, the incremental approach has two problems:
    1. The  process  is  not  visible.  Managers  need  regular  deliverables  to  measure progress. If systems are developed quickly, it is not cost-effective to produce documents that reflect every version of the system.
    2. System structure tends to degrade as new increments are added. Unless time and money is spent on refactoring to improve the software, regular change tends to corrupt its structure. Incorporating further software changes becomes increas-ingly difficult and costly
  • Justificativa da III:

    "The main difference between the spiral model and other software process models is its explicit recognition of risk"

    Sommerville, 9ed., página 50
  • Prezado Marcelo Guimaraes,

    Você poderia reproduzir o texto
    da página 49 da 8a edicao do Sommervile que responde ao comentário do Jorge? Tenho a mesma dúvida mas não possuo o livro.

    Obrigado.
  • I. No modelo em cascata, a fase seguinte não deve iniciar antes que a fase precedente tenha sido concluída.   VERDADEIRO 
    Para seguir um modelo em cascata, o progresso de uma fase para a próxima se dá de uma forma puramente sequencial.

    II. No modelo evolucionário, a mudança constante tende a corromper a estrutura do software     VERDADEIRO
    Embora a prototipação tenha enormes vantagens e deva ser incentivada, basear o desenvolvimento no incremento de protótipos pode levar a software mal documentados e com arquiteturas mal definidas. Como os requisitos estão sempre sendo revistos a cada ciclo de desenvolvimento, torna-se praticamente impossível estimar custos e prazos e planejar as atividades de desenvolvimento. Assim  corrompendo a estrutura do software.

      III. A explícita consideração dos riscos no modelo em espiral distingue esse modelo dos modelos em cascata e evolucionário.   VERDADEIRO
    "A principal diferença entre o modelo espiral e outros modelos de processo de software é o reconhecimento explícito de risco"

    []'s

ID
140887
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito da engenharia de software, julgue os itens de 101 a 109.

O modelo em espiral, que descreve o processo de desenvolvimento de um software, apresenta uma espiral em que cada loop representa uma fase distinta desse processo. A ausência de risco nesse modelo o diferencia dos demais modelos de software.

Alternativas
Comentários
  •  O modelo espiral é um modelo evolucionário que consequentemente são iterativos, ou seja, permite que os engenheiros de software produzem versãoes de software cada vez mais completas.

     
    1 erro -> No modelo espiral cada loop representa uma ITERAÇÃO e não uma fase distinta.
    2 erro -> Outro erro é falar que neste modelo não há riscos. Pressman diz: "...O modelo espiral exige a consideração direta dos riscos técnicos em todos os estágios do projeto e, se aplicando adequadamente, deve reduzir os riscos antes que eles se tornem problemáticos."
  • Na minha humilde opinião, no trecho abaixo...

    "uma espiral em que cada loop representa uma fase distinta desse processo"

    Essa trecho está correto. Já vi isso em várias fontes... Inclusive na questão http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/953bea1c-bc.

    O erro está aqui: "A ausência de risco nesse modelo o diferencia dos demais modelos de software."

    O modelo espiral se diferencia dos outros, justamente por incluir explicitamente os riscos.

  • Concordo com vc, Betopanza. Cada loop representa uma fase no processo. Sommerville ainda afima que a principal diferença entre esse modelo e outros eh o reconhecimento explícito dos riscos. Ou seja, as duas partes da afirmação estão erradas.
  • "O modelo espiral de desenvolvimento é um gerador de modelos de processos dirigidos a riscos e é utilizado para guiar a engenharia de sistemas intensivos de software, que ocorre de forma concorrente e tem múltiplos envolvidos"
    Pressman, 7ed, pag 65

    Uma das principais características do modelo espiral é a intensa e contínua gestão de riscos.
  • Livro do Sommerville, 8ª edição, capítulo 4 - Processos de software, página 48:

    "Em vez de representar o processo de software como uma sequência de atividades com algum retorno entre uma atividade e outra, o processo é representado como uma espiral.Cada loop na espiral representa uma fase do processo de software. Dessa forma, o loop mais interno pode estar relacionado à viabilidade do sistema; o próximo loop, à definição de requisitos; o próximo, ao projeto de sistema e assim por diante."
  • Olha aqui uma questão pra cair na PF-21

  • cespe ama esse peguinha

    Considerando a teoria geral de sistemas e sistemas de informação, julgue o item a seguir.

    Embora não seja dirigido a riscos, o modelo de desenvolvimento de sistemas espiral de Boehm inclui, em seu framework, a etapa de análise e validação dos requisitos. 

    GABARITO: Errado.

  • Espiral é uma abordagem para desenvolvimento de software na qual se cria um modelo do software que será implementado, é composta de quatro etapas: planejamento, análise de risco, engenharia e avaliação do cliente


ID
141208
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo de processo de software caracterizado por intercalar as atividades de especificação, desenvolvimento e validação, denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Na verdade, o correto é letra C. O gabarito foi alterado pela ESAF, mas o QC não atualizou a prova.

    Segundo Sommerville:

    Desenvolvimento Evolucionário: abordagem que intercala as atividades de especificação, desenvolvimento e validação. Um sistema inicial é rapidamente desenvolvido a partir de especificações abstratas, que são então refinadas com informações do cliente, para produzir um sistema que satisfaça suas necessidades.

     

  • Puxa, obrigada, Samuel. Coloquei a letra C, quando vi o gabarito do QC, pensei: "Realmente não sei mais nada de EngSoft".

    :-)

  • Olá, pessoal!
     
    O gabarito foi atualizado para "C", após recursos, conforme edital publicado pela banca, e postado no site.
    Bons estudos!

ID
142036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Assinale a opção correta acerca de modelos de processo de software.

Alternativas
Comentários
  • a) Alternativa errada pois o modelo em cascata necessita da fase de análise de requisitos.
    O modelo em cascata move-se para a próxima fase somente quando a fase anterior esta completa e perfeita. Desenvolvimento de fases no modelo em cascata são discretas, e não há pulo para frente, para trás ou sobreposição entre elas.
    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_em_cascata

     Alternativa B Correta: Os processos de desenvolvimento ágil de software valorizam mais:
    1) interações > processos e ferramentas;
    2) software funcionando >documentação compreensível;
    3) colaboração do cliente > negociação contratual; e
    4 ) respostas a mudanças > planejamento seguido
    http://www.slideshare.net/rafael.ufs/metodologias-ageis-presentation

    Alternatica C errado. São definições semelhantes, porém não iguais.

    Desenvolvimento Incremental é uma estratégia de planejamento estagiado em que várias partes do sistema são desenvolvidas em paralelo, e integradas quando completas.

    Desenvolvimento iterativo é uma estratégia de planejamento de retrabalho em que o tempo de revisão e melhorias de partes do sistema é pré-definido. Isto não pressupõe desenvolvimento incremental, mas funciona muito bem com ele.

    d) Alternativa incorreta. Não há ausencia do cliente  nas áreas iniciais.  Está sempre um representante do cliente no local e faz parte da equipe

    Fonte: www.estig.ipbeja.pt/~eides/XP%20-%20Presentation.ppt 

    e) Alternativa E: InCorreta. Pois não se dá em todas as fases dos processos.
    Programação em par ou programação em duplas é uma das práticas mais conhecidas e mais polêmicas utilizadas pelos que adotam o Extreme Programming (XP).sugere que todo e qualquer código produzido no projeto seja sempre implementado por duas pessoas juntas
    Fonte: http://improveit.com.br/xp/praticas/programacao_par

  • Só uma coisinha a respeito da letra "C". Se alguém teve dúvidas (assim como eu) da diferença entre iterativo e incremental, é só dar uma olhada nessa figura:
  • Pelo que eu li, valorizam mais software funcionando do que "documentação abrangente" e não "documentação compreensível'. Isso me deixou com dúvidas na hora de marcar a questão.

  • Concordo com a Renata, 

    (Pelo que eu li, valorizam mais software funcionando do que "documentação abrangente" e não "documentação compreensível'. Isso me deixou com dúvidas na hora de marcar a questão.)

    "abrangente" é diferente de "compreensível". Isso muda o sentido da frase. e para mim esta errada. No desenvolvimento ágil toda documentação que é elaborada ela tem que ser "compreensível".

  • Fonte: Manifesto Ágil

    Individuos e interações do que processos e ferramentas

    Software em funcionamento do que documentação abrangente

    Colaboração do cliente do que negociação de contrato

    Respostas a mudanças do que seguir um plano


    Feito em 2048.

  • A B tá certíssima!

    Entretanto, a C tb!

    Pois os processos de desenvolvimento iterativos são os incrementais e os evolucionários (prototipagem, espiral), só ver no livro do pressman ou do sommerville, easy-easy!


ID
144820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca das relações estabelecidas entre os modelos de ciclo de
vida de software, os modelos de gestão e seus exemplos, julgue
os itens de 62 a 71.

As técnicas, os métodos e as ferramentas classicamente associados às fases do modelo de ciclo de vida em cascata, na metodologia RUP, estão melhor distribuídos ao longo das disciplinas do que ao longo das fases do modelo.

Alternativas
Comentários
  • As disciplinas do RUP estão muito próximas das fases do modelo em cascata tradicional.
  • Discordo plenamente do gabarito. o RUP é um modelo que substituiu o modelo em cascata. É, na verdade, um modelo iterativo-incremental.  Recurso na certa. 
  • Na verdade o RUP é um modelo iterativo e incremental. No entanto, acho que a questão quis dizer é que entre fase e disciplina o que mais está relacionado com o modelo em cascata (top-down) é o das disciplinas. Na verdade cada iteração (passagem pelas disciplinas) é um mini modelo em cascata.



    Só um adendo : "Uma passagem pelas quatro fases é um ciclo de desenvolvimento; cada passagem pelas quatro fases produz uma geração do software". A primeira passagem é o ciclo inicial de desenvolvimento, as demais são ciclos de evolução.
  • Pessoal, a questão nao está comparando RUP com Cascata, mas apenas enfatizando que as atividade tradicionais de desenvolvimento do Cascata (Negocios, Requisitos, A/P....etc) estão presentes no RUP como Disciplinas, e não como fases. Correto.
  • Gostaria apenas de acrescentar o que diz o Sommerville sobre o RUP 

    " As fases do RUP estão mais estritamente relacionadas aos negócios do que a assuntos técnicos"

    Logo, técnicas, métodos e ferramentas estão claramente mais envolvidos às disciplinas. Acredito que sabendo isso, daria pra facilitar a resposta.


ID
147289
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O processo de engenharia de software denominado ciclo de vida clássico refere-se ao modelo

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra A.

    O modelo em cascata sugere uma abordagem sistemática seguindo uma seqüênciade acontecimentos que darão início a outras fases até que o processo inteiro estejaterminado

    . Comunicação ou Requisitos
    . Planejamento
    . Analise e projeto
    . Construção
    . Testes
    . Implantação

    Fonte: Pressman.
  • Só pra constar, o modelo em cascata também é conhecido pelos seguintes nomes:
    • Cascata;
    • Linear;
    • Sequêncial;
    • Clássico.
  • Definição classica de cascata:

     

    Modelo de ciclo de vida clássico, abordagem sistemática em que as fases são funções na engenharia convencional. Característica :todas as fases têm início e término definidos; uma fase só inicia se anterior concluída. Proposto por Winston W. Royce em 1970, é desde a década de 1980 amplamente usado porque é a mais conhecida, simples e fácil de trabalhar.Ao final de cada fase ou marco uma revisão avalia se pode avançar para a próxima e, quando apontar que o projeto não está apto a entrar na fase seguinte, ele permanece na fase atual até aprovado, ou seja, especificação, codigo e testes seguem uma única disciplina; nenhuma atividade inicia sem anterior aprovada.


ID
153091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca da engenharia de software e de metodologias e ciclos de
desenvolvimento de software, julgue os itens subseqüentes.

O modelo em espiral é um modelo de processos de software que reúne a natureza iterativa da prototipação com os aspectos sistemáticos e controlados do modelo seqüencial linear.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Pressman, o modelo Espiral é um modelo iterativo, como o modelo de prototipagem, e sistemático como o modelo Linear, isso facilita com que sejam lançadas versões utilizáveis do projeto ao final de cada iteração do modelo. 

  • Não ficou claro pra mim o trecho "natureza iterativa da prototipação". A prototipação sequer é iterativa e sim, no máximo, evolucionária. Na minha opinião isso invalida o item.

  • Ctrl + C seguido de Ctrl + V do livro do Pressman, em relação à definição do modelo esperial.

  • (CESPE - COHAB - 2004) O modelo espiral é um modelo de processo de software que combina a natureza iterativa da prototipagem com os aspectos controlados e sistemáticos do modelo sequencial linear. 

    Questão copiada do CESPE para o CESPE.


ID
153097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca da engenharia de software e de metodologias e ciclos de
desenvolvimento de software, julgue os itens subseqüentes.

No modelo de desenvolvimento incremental, embora haja defasagem entre os períodos de desenvolvimento de cada incremento, os incrementos são desenvolvidos em paralelo.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO.

    Note da figura abaixo que em um dado momento do tempo estamos testando um incremento, codificando outro, desenhando outro e analisando outro. Portanto, "os incrementos são desenvolvidos em paralelo."

    http://screencast.com/t/OTg0YTc5Yjct
    Fonte.: Pressman 5ed p35
  •  incrementos são desenvolvidos em paralelo??

  • Apenas para exemplificação, o modelo RAD é um modelo de desenvolvimento incremental e seus incrementos são implementados em paralelo.

     

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Rapid_Application_Development

  • No modelo de desenvolvimento incremental, embora haja defasagem entre os períodos de desenvolvimento de cada incremento, os incrementos são desenvolvidos em paralelo.

    Uma duvida pessoal existe um modelo de desenvolvimento com o nome de modelo de desenvolvimento incremental?

    O certo não seria:
    No modelo de desenvolvimento Iterativo, embora haja defasagem entre os períodos de desenvolvimento de cada incremento, os incrementos são desenvolvidos em paralelo.
  • Não confundir Simultâneo com Paralelo. 

    Em que Simultâneo faz com que todos as interações comecem e terminen todas ao mesmo tempo.
    Já o Paralelo, não exige que todos comecem ao mesmo tempo, como mostrado nesta figurahttp://screencast.com/t/OTg0YTc5Yjct
  • creio que a confusão seja essa:

    desenvolvido é entendido como codificação pra qm programa. E se for nesse aspecto, não é feito simultaneamente.

    mas pelo visto o "desenvolvimento" usado na pergunta seria p/ o projeto em geral, aí nesse caso estaria correto! 
  • Acredito que o mais correto seria falar que os incrementos são concorrentes.
  • Os incrementos PODEM ser desenvolvidos em paralelo, mas nem sempre o são. Como foi escrita, a questão afirma que não posso ter um incremento de software finalizado e começar a desenvolver um segundo incremento por exemplo, supondo que o projeto sofreu uma restrição orçamentária, o que atrasou o desenvolvimento do próximo incremento. Isso acontece na prática, aliás acontece em larga escala. No meu ver questão incorreta.


ID
153100
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca da engenharia de software e de metodologias e ciclos de
desenvolvimento de software, julgue os itens subseqüentes.

No modelo seqüencial linear, os produtos do projeto são entregues somente após a validação do produto.

Alternativas
Comentários
  • Ao final de cada etapa os produtos do projeto referentes aquele etapa são entregues.
  • Discordo da opnião do colega abaixo.
    Segundo Pressman:

    "Sometimes called the classic life cycle or the waterfall model, the linear sequential model
    suggests a systematic, sequential approach5 to software development that begins at
    the system level and progresses through analysis, design, coding, testing, and support."

    Portanto, a entrega é feita após os testes, quando se inicia o suporte.
    As entregas em cada etapa, segundo afirmou o colega, não são características de um modelo em cascata. Este tem suas entregas apenas ao final do projeto
  • A interpretação do primeiro colega está correta, visto que entregas como é definida na questão se refere a qualquer tipo de entrega e não apenas ao software executavel, assim modelos, documentos, relatórios e qualquer outro tipo de elemento que possa ser entregue nas fase de concepção, planejamento, desenvolvimento e implantação invalidam a questão!!
  • Errado. No modelo sequencial linear só é possível passar para a próxima etapa do processo, quando a etapa anterior for validada. E a questão diz:
    "No modelo seqüencial linear, os produtos do projeto são entregues somente após a validação do produto"
    O Correto Seria
    No modelo seqüencial linear, o produto é entregue somente após a validação dos produtos do projeto.
  • Modelo sequencial linear é o modelo cascata.
    validação = construimos o produto corretamente? De acordo com o que foi especificado?
    verificação = construimos o produto certo? O que foi especificado era o esperado pelo cliente?
    Ambas realizadas pela a equipe de SQA. Por isso a questão está errada, os produtos do projeto são entregues após validação e verificação.
  • Acho que o erro está na palavra validação.

    os produtos são entregues após a aceitação do produto por parte do cliente, e não após a validação do produto...
  • Eu acho que o erro é que falta a palavra aceitação. Não adianta só o cliente avaliar. Ele tem que aceitar também.
    Na minha opinião, o certo seria:
    No modelo seqüencial linear, os produtos do projeto são entregues somente após a validação e aceitação do produto.

    Me desculpem, mas não lembro da fonte desta citação, mas está nos meus resumos (e eu tenho certeza de que foi tirado, ou do Pressman, ou do Sommerville): "O modelo em cascata tem a vantagem que só avança para a tarefa seguinte quando o cliente dá validade e aceitação os produtos finais da tarefa atual."
  • Como já disse outro colega, o primeiro comentário está correto. Os produtos do projeto não são só os executáveis, são também a documentação do projeto.
    Conforme Sommerville, 8ª edição. p. 44:

    Em princípio, o resultado de cada fase consiste de um ou mais documentos aprovados('assinados').
  • Bom, acho que a questão é passivel de anulação.
    No modelo em cascata (linear), no final de cada fase é feita uma verificação e homologação a fim de definir se os documentos gerados na fase atendem aos requisitos do sistema. O problema que esses documentos NÃO SÃO PRODUTOS, alias,  a essência do modelo em cascata é justamente não ter produtos intermediários.
  • ****************** DESVENDANDO*****************

    No modelo em cascata, os artefatos de requisitos (produtos do projeto) são entregues somente quando o software está finalizado (validado) ?

    Claro que não. Até pq esses podem fazer parte do contrato de aquisição do software.


    Abraço.

  • Acho que validação tem mais a ver com os requisitos do sistema...e aceitação com o cliente, então acho que a questão quis dizer que os produtos do projeto (software + documentação) só são entregues após o cliente dar o aceite...pois como disse o colega, uma das características do modelo linear é realmente não ter entregas intermediárias. Agora, se compreendermos a palavra "validação" como sendo a validação final dada pelo cliente, a sentença estaria verdadeira!

  • banca porca!

  • Com uma maior documentação e entendimento atualmente/2021 é possível garantir que o gabarito dessa questão é "CORRETO"

    Por partes...

    1 - O Modelo Sequencial Linear também é chamado Modelo Cascata.

    2 - Sua principal característica (Modelo Cascata) é a divisão das tarefas em etapas predeterminadas, que são executadas de forma sequencial.

    3 - É preciso finalizar todas as tarefas de uma etapa para que seja possível passar para a seguinte. Ao cumprir todas as etapas, o resultado será um produto de software funcional, pronto para ser entregue ao cliente.

    4 - Basicamente, o desenvolvimento é dividido em cinco etapas, que começam assim que a anterior termina:

    Especificação 

    Projeto do software

    Implementação

    Teste unitário

    Integração

    Teste de Sistema 

    No final da integração, é feito um teste geral para certificar (validação) que os “requisitos do sistema” foram completamente atendidos. Por fim, o software é entregue ao cliente;

    Operação e manutenção

    Fontes:

    https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/839466/mod_resource/content/1/Aula02_ModelosProcessos.pdf

    https://blog.betrybe.com/tecnologia/modelo-cascata/

    https://medium.com/contexto-delimitado/o-modelo-em-cascata-f2418addaf36

    Engenharia de software / Roque Maitino Neto - 2016


ID
159001
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Acerca de processos de software, julgue os itens de 75 a
78.

Entre as atividades em um processo de projeto de software, pode-se ter: a identificação e a documentação dos subsistemas existentes e os seus relacionamentos; a especificação dos serviços providos por cada subsistema e das restrições de operação dos mesmos; a documentação da interface entre subsistemas; a especificação de estruturas de dados e algoritmos usados.

Alternativas
Comentários
  • O erro está destacado em negrito e sublinhado:

    Entre as atividades em um processo de projeto de software, pode-se ter: a identificação e a documentação dos subsistemas existentes e os seus relacionamentos; a especificação dos serviços providos por cada subsistema e das restrições de operação dos mesmos; a documentação da interface entre subsistemas; a especificação de estruturas de dados e algoritmos usados.

  • Análise x Projeto:

    - Abstrato x Concreto
    - Independente x Dependente da tecnologia de implementação
    - Simples x Detalhado
    - Modelos por caso de uso x Unificação em um único modelo


ID
162925
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Uma das principais atividades do processo de teste de um ciclo de vida de um projeto qualquer é

Alternativas
Comentários
  • Durante o ciclo de vida do projeto é necessária a criação de documentos de testes, rotinas de testes e em alguns casos é necessária a criação de sistemas teste automático afim de que não se perca horas e esforço humano para tal serviço.
  • a) projetar testes que tratem da especificação de procedimentos externos ao computador, tais como: captação das informações, identificação das partes interessadas e distribuição das saídas.
    ERRADO - Os testes devem ser projetados visando as funcionalidades do próprio sistema, e não o que acontece externamente a ele. Além disso captação das informações, identificação das partes interessadas e distribuição de saídas não fazem parte do processo de testes.

    b) projetar o processo de teste criando casos de teste, rotinas de teste e, eventualmente, desenvolvendo programas que fazem o teste de forma automática.
    CERTO - Estas são as principais tarefas do processo de testes. O desenvolvimento de programas que realizam o teste de forma automática é especialmente importante para a realização de testes de regressão.

    c) analisar e definir testes através da manipulação de ferramentas de processos usadas especialmente para obtenção de requisitos de teste de software, tais como: CMMI, BPM e ISO 9001:2000. 
    ERRADO - O processo de testes utiliza Ferramentas de Testes, e não de processos. CMMI, BPM e ISO são não são usados para obtenção de requisitos de teste. Em resumo, CMMI é um modelo de referência para processos, BPM é uma metodologia para modelagem e melhoria de processos e a ISO 9001:2000 é a norma que define um sistema de gestão da qualidade para as empresas.

    d) produzir testes e o manual de especificação do uso do sistema que é utilizado para ensinar o usuário a manipular o produto final do software.
    ERRADO - O RUP fala que o manual do usuário "pode ser escrito por escritores técnicos, com a colaboração de desenvolvedores, ou pode ser escrito pela equipe de teste, cujos membros provavelmente compreendem a perspectiva do usuário". O que invalida a questão é que esta não é uma das atividades principais do processo de testes.

    e) testar as unidade de software na fase de operação e manutenção do sistema e utilizar os resultados como métricas para eventuais ajustes em projetos anteriores.
    ERRADO - Os testes unitários devem ser realizados pelos desenvolvedores durante a fase de implementação, e não na fase de operação e manutenção.
  • Solange, gostei da sua resposta porém BPM não é Metodologia.


    Metodologia está ligado a uma prescrição (detalhada) de atividades a serem feitas para chegar num determinado objetivo. 


    BPM é uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta.


    Na página 54 do BPM CBOK v3 está explícito:

    2.2.2 BPM não é uma prescrição de estrutura de trabalho, metodologia ou conjunto de ferramentas



ID
164599
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O Modelo Espiral, segundo Pressman (1995), incorpora as melhores características do Ciclo de Vida Clássico e da Prototipação e acrescenta o seguinte elemento:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    A analise de riscos é uma das principais implementações do modelo espiral.
    As demais alternativas não estão de acordo.
  • Ele usa uma abordagem “evolucionária” à engenharia de software, capacitando o desenvolvedor e o cliente a entender e reagir aos riscos em cada fase evolutiva. O modelo espiral usa a prototipação como um mecanismo de redução de riscos, mas, o que é mais importante, possibilita que o desenvolvedor aplique a abordagem de prototipação em qualquer etapa da evolução do produto. Ele mantém a abordagem de passos sistemáticos sugerida pelo ciclo de vida clássico, mas incorpora-a numa estrutura iterativa que reflete mais realisticamente o mundo real. O modelo espiral exige uma consideração direta dos riscos técnicos em todas as etapas do projeto e, se adequadamente aplicado, deve reduzir os riscos antes que eles se tornem problemáticos.
  • Sempre que referenciar modelo espiral fique atento as menções à risco.

  • Uma dúvida.. nos outros modelos não há a análise de risco ou somente não é explítica como  no modelo espiral?

    De acordo com o professor Diego do Estratégia concursos:

    "Conforme vimos em aula, existe sim Análise de Riscos no Modelo em Espiral. No entanto, isso não significa que ela seja inexistente no Modelo em Cascata e no Modelo de Prototipação, ela apenas não é explícita como no Modelo em Espiral."

  • Falou em ESPIRAL falou em Riscos


ID
189244
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Uma fábrica de software utiliza um ciclo de vida de desenvolvimento de sistemas que contempla um conjunto sequencial de ações de desenvolvimento, desde o diagnóstico do problema até os testes necessários à implementação. Além disso, nada está terminado até que todas as fases estejam completas. Esse ciclo de vida é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • LETRA B.
    O segredo para responder a esta pergunta está em "... um conjunto sequencial de ações de desenvolvimento, ..."
    O Modelo em Cascata, também é conhecido como: sequencial, linear, etc
  • a) XP
    É metodologia de desenvolvimento e não ciclo de vida.

    b) Cascata
    ok

    c) SCRUM
    Scrum é um esqueleto de processo que contém grupos de práticas e papéis pré-definidos.

    d) Continuum
    Nao existiuum.

    e) Espiral
    O processo é representado como uma espiral, onde cada loop representa uma fase do processo.
  • b)Cascata.

    Cascata ou waterfall model é um tipo de modelo evolutivo (ou sequencia ou linear, como os coelgas ja colocaram). Nesses modelos, uma fase do processo de produção do software é feita toda ate nao restar masi nada a ser feito, sendo que o output de uma fase é o input da outra. Ja nos processos do tipo agile, ha prazos curtos para entregar uma versao do software para o cliente no final de cada iteração. As iterações se repetam quantas vezes forem necessarias passando pelas mesmas fases do ciclo de vida de produção como em sequencial. 

    modelos agile: xp. scrum, crystal, dsdm, fdd

    modelos sequenciais: RUP, waterfall, incremental. 


ID
190714
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O termo Modelo de Ciclo de Vida é utilizado para descrever um grupo de atividades e a forma como elas se relacionam.
Considerando o Modelo de Ciclo de Vida de Sistemas por Prototipagem Evolucionária, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • a) os clientes não têm acesso a uma visualização dos progressos do desenvolvimento.

    b) NÂO é possível determinar com exatidão o tempo que o projeto irá demorar. --> não é possivel saber de antemão as mudanças que irão ocorrer.

    c) não deve ser utilizado quando os requisitos mudam rapidamente e o cliente está relutante em aceitar um conjunto de requisitos. 

    e) apenas a fase final gera um produto que não é um documento. --> Todas as fases geram um produto que não é documento, e sim um software executável.
  • a) os clientes não têm acesso a uma visualização dos progressos do desenvolvimento.
    Ao contrário, durante todo o desenvolvimento os clientes devem ser consultados e informados sobre a evolução dos protótipos.
    • b) é possível determinar com exatidão o tempo que o projeto irá demorar.
    • Protótipo é algo com pouca possibilidade de prever o tamanho do escopo.
    • c) não deve ser utilizado quando os requisitos mudam rapidamente e o cliente está relutante em aceitar um conjunto de requisitos.
    • Ao contrário, a prototipagem dá a opção de executar menos esforço e receber feedbacks por isso deve ser utilizada no cesário onde os requisitos mudam rapidamente
    • d) não há uma forma de saber de antemão o número de iterações que serão necessárias.
    • Exatamente a consequencia da negação dos assertivas 'b' e 'c'
    • e) apenas a fase final gera um produto que não é um documento.
    • Durante todo o desenvolvimento existem marcos de entrega para verificar e validar o incremento da solução.
  • A prototipagem é um processo de desenvolvimento de software evolucionário. Como tal, sua principal característica é ir gerando versões cada vez mais refinadas do protótipo do software, auxiliando o engenheiro de software e o cliente a entenderem melhor o que deve ser construído quando os requisitos estão confusos. Assim, é totalmente compreensível a dificuldade em se saber, de antemão, o número de iterações necessárias para o término do software.

    Espero ter ajudado!

ID
191776
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ELETROBRAS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em um projeto de desenvolvimento de software, os membros da equipe do projeto conversam, diariamente, numa rápida reunião, para verificar o andamento das tarefas e expor eventuais dificuldades. Essa equipe é multidisciplinar, composta predominantemente de profissionais experientes que trabalham em conjunto com, pelo menos, um representante do cliente. As iterações de trabalho são curtas e, ao final de cada uma delas, o produto ganha novas funcionalidades. Nesse momento, a versão atual é apresentada funcionando ao cliente, visto que ter o software funcionando é mais importante do que ter uma documentação detalhada. O modelo de desenvolvimento de sistemas que se encaixa nesse cenário é o

Alternativas
Comentários
  • Errei a questão, pois, de cara, eliminei Scrum. Pela definição, Scrum não é modelo de desenvolvimento de SW, mas de gerenciamento de projetos! Acho que esta questão foi muito mal formulada e deveria ser anulada...

    "Scrum, na definição de seus criadores, é um processo ágil que pode ser utilizado para gerenciar e controlar desenvolvimentos complexos de softwares e produtos, usando práticas iterativas e incrementais."
    http://webinsider.uol.com.br/2008/08/22/gerencia-de-projetos-o-que-e-o-processo-scrum/
  • O modelo Scrum sugere que a equipe realize uma reunião diária, chamada Daily scrum, na qual o objetivo é fazer que cada membro da equipe fale sobre o que fez no dia anterior, o que vai fazer no dia seguinte e, se for o caso, o que impede de prosseguir. Essas reuniões devem ser rápidas. 
    Livro Raul Sidnei Wazlawick - pag. 59
  • Matei a questão quando fala da falta de importancia da documentação. Mas não tem UMA questão que poe isso e que a resposta não seja SCRUM.

  • composta predominantemente de profissionais experientes que trabalham em conjunto com, pelo menos, um representante do cliente. Acredito que a banca forçou aqui. esta pratica de participação do cliente é do XP


ID
192835
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No modelo de desenvolvimento de software em espiral, cada loop na espiral representa

Alternativas
Comentários
  • Perfeitamente correta.

    O modelo espiral é representado por um espiral. O primeiro circuito em torno da espiral poderia resultar no desenvolvimento da especificação de um produto (que é o término de uma fase); passagens subseqüentes em torno da espiral poderiam ser usadas pra desenvolver um protótipo e depois, progressivamente, versões mais sofisticadas do software. Cada passagem pela região de planejamento resulta em ajustes do plano do projeto. O custo e cronograma são ajustados com base no feedback derivado do cliente após a entrega. Alem disso, o gerente do projeto  ajusta o numero planejado de iterações para completar o software.

  • Cada loop na espiral representa uma fase do processo: loop mais interno pode representar a viabilidade; o seguinte o planejamento e assim por diante.
  • GABARITO D

    Modelo espiral de Boehm

    Framework de processo de software dirigido a riscos.

    O processo de software é representado como uma espiral. Cada volta na espiral representa uma fase do processo de software.

    FONTE: SOMMERVILLE


ID
192838
Banca
FCC
Órgão
MPE-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo em espiral difere principalmente dos outros modelos de processo de software por

Alternativas
Comentários
  • O Modelo em espiral é um processo de desenvolvimento de software que combina elementos de projeto prototipação-em-etapas, em um esforço para combinar as vantagens dos conceitos de top-down e bottom-up, acrescentando um novo elemento, a análise de riscos que falta a esses paradigmas.

  • Modelo Espiral:
    O processo ocorre em ciclo contendo as fases de :
    1. Planejamento: è determinado objetivos, soluções alternativas e restrições.

    2. Análise de Risco: Deve ser analisados os riscos das decisões da fase de planejamento. Durante esse estágio pode ser costruido protópipo ou realiza simulações de software.

    3. Engenharia: Consiste ns fases de desenvolvimento, incluindo: designer, especificações, codificação e verificações.

    4. Avaliação do cliente: Compreende  a revisão das etapas anteriores e o planejamento das próximas etapas.
  • Resposta em SOMMERVILLE Pag. 48

    "Cada loop na espiral está dividida em 4 setores:
    -Definição de objetivos
    -Avaliação e redução de riscos
    -Desenvolvimento e validação
    -Planejamento"
  • Não sei se vcs perceberam mas quando fala de RISCO é bem provavel que a resposta seja ESPIRAL e quando tem espiral a resposta é RISCO. Nunca faia.

  • b-

    Espiral é um modelo evolutivo criado por Barry Boehm com base nos modelos de prototipo e waterfall. Sua principal caracteristica é orientacao a risco


ID
201481
Banca
FCC
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No modelo em espiral do processo de software cada loop na espiral representa

Alternativas
Comentários
  • E)

    O modelo em espiral assume que o processo de desenvolvimento ocorre em ciclos, cada um contendo fases como Planejamento, Análise de Riscos, Verificação e Execução.

    A letra D diz que a cada Ciclo (Loop) é uma fase do processo, só que em cada ciclo há fases a serem cumpridas. No modelo espiral não há só uma fase.
  • Essa questão foi retirada do livro do Sommerville, 8ª edição, capítulo 4 - Processos de software, página 48:

    "Em vez de representar o processo de software como uma sequência de atividades com algum retorno entre uma atividade e outra, o processo é representado como uma espiral. Cada loop na espiral representa uma fase do processo de software. Dessa forma, o loop mais interno pode estar relacionado à viabilidade do sistema; o próximo loop, à definição de requisitos; o próximo, ao projeto de sistema e assim por diante."
  • Imagino que a confusão está no vocabulário empregado.

    Este ciclo ou loop pode ser lido como circuito também
    Ele divide o circuito - ou fase do processo - em atividades : Comunicação, Planejamento, Modelagem, Construção e Implantação.

    (Pressman, 6a.Ed., pág. 45).
  • Além da letra d) estar correta, o que elimina a e) é o fato da palavra "programa" contida na alternativa.

  • Modelo espiral de Boehm

    - É um framework de processo de software dirigido a riscos. O processo de software é representado como uma espiral, e não como uma sequência de atividades com alguns retornos de uma para outra. Cada volta na espiral representa uma fase do processo de software.

    - A principal diferença entre o modelo espiral e outros modelos de processo de software é seu reconhecimento explícito do risco.

    - Pode ser adaptado para ser aplicado ao longo da vida do software.

    - O modelo é uma abordagem realista para o desenvolvimento de softwares de grande porte.

    - No caso de um orçamento fixo, o modelo espiral pode ser um problema.

    Alternativa: D


ID
205351
Banca
FEPESE
Órgão
SEFAZ-SC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Relacione as características de modelos de ciclo de vida, descritos na Coluna 2, com os identificadores corretos de modelos de ciclo de vida, relacionados na Coluna 1.

Coluna 1

1. Modelo cascata (waterfall)
2. Modelo espiral
3. Modelo iterativo e incremental
4. Modelo V

Coluna 2

( ) Preconiza que o início da elaboração dos planos de teste deve ocorrer antes da etapa de implementação.

( ) Permite alterar o resultado de uma etapa anterior.

( ) É baseado em ambientes físicos altamente estruturados, em que depois de uma ação as mudanças são proibitivamente caras, se não impossíveis.

( ) Inclui explicitamente a análise de riscos e a prototipação como atividades do processo de desenvolvimento.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (4) Preconiza que o início da elaboração dos planos de teste deve ocorrer antes da etapa de implementação. 

    "Modelo V descreve a relação entre ações de garantia de qualidade e as ações associadas à comunicação, modelagem e atividades de construção iniciais."

    (3) Permite alterar o resultado de uma etapa anterior. 

    "Um flxuo de processo iterativo repete uma ou mais das ativdades antes de prosseguir para a seguinte."  Ou seja, pode alterar o resultado de uma etapa anterior.

    (1) É baseado em ambientes físicos altamente estruturados, em que depois de uma ação as mudanças são proibitivamente caras, se não impossíveis.

    "Frequentemente, é dificil para o cliente estabelecer explicitamente todas as necessidades. O modelo cascata requer isso e tem dificuldade para adequar a incerteza natural que existe no início de muitos projetos."

    (2) Inclui explicitamente a análise de riscos e a prototipação como atividades do processo de desenvolvimento.

    "Pelo fato de o software evoluir à medida que o processo avança, o desenvolvedor e o cliente compreendem e reagem melhor aos riscos em cada nível evolucionário. Esse modelo usa a prototipação como mecanismo de redução de riscos."

    LETRA E
  • Prezados,

    Em se tratando de ciclo de vida do software , temos a seguinte associação :

    Modelo Cascata : É baseado em ambientes físicos altamente estruturados, em que depois de uma ação as mudanças são proibitivamente caras, se não impossíveis
    Modelo espiral : Inclui explicitamente a análise de riscos e a prototipação como atividades do processo de desenvolvimento
    Modelo iterativo incremental : Permite alterar o resultado de uma etapa anterior
    Modelo V : Preconiza que o início da elaboração dos planos de teste deve ocorrer antes da etapa de implementação 


    Portanto a alternativa correta é a letra E


  • e-

    modelo espiral gosta de riscos


ID
223996
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação à engenharia de software, a afirmação NÃO pertinente aos processos de software é:

Alternativas
Comentários
  • Um dos primeiros processos de software chama-se CASCATA. Ainda bastante usado nos dias atuais.
  • Está questão está muito mal formulada, "os primeiros" pode ser bem subjetivo, não sendo claro, pois pode ser o 1º, o 2º, o 3º e assim por diante.
  • Questão horrivelmente mal elaborada. O modelo Espiral é antigo sim (criado em 1986), sendo assim um dos primeiros processos de desenvolvimento de software.
  • EU SO MARQUEI LETRA E  POR ACREDITAR QUE O QUE O EXMINADOR QUERIA, ERA SABER SE O CANDIDATO TINHA CONHECIMENTO QUE ANTES DO PROCESSO EM ESPIRAL EXISTIRAM O PROCESSO EM CASCATA, ANALISE ESTRUTURADA ETC... MAS GENTE... A LETRA B ESTA CORRETA???
    b) usam uma sistematização normalmente rígida e pesada;
    OQUE DIZER ENTAO DAS METOLOGIAS AGEIS QUE REPRESENTAM UMA APRCELA SIGNIFICATIVA DO MERCADO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE? ALEM DISSO... MESMO OS MODELOS TRADICIONAIS TEM ESSE PERFIL??? RIGIDO E PESADO??? ALGUEM CONCORDA COM O MEU RACIOCINIO? OU ALGUEM CONHECE ALGUMA BIBLIOGRAFIA QUE CONFIRME QUE A LETRA B ESTA CORRETA?
    NA MINHA OPINIAO ESSA QUESTAO ERA PASSIVEL DE ANULACAO POR APRESENTAR DUAS RESPOSTAS POSSIVEIS...
  • Marquei a letra B como resposta, concordando plenamente com o comentário do Breno N. Martins. Marquei a letra B porque achei a que mais se aproxima do enunciado "a afirmação NÃO pertinente aos processos de software é:", Porem, antes nunca tinha visto a expressão "rígida e pesada" nos textos relacionados a Processos de Software quando me deparei com este: http://pt.wikipedia.org/wiki/IBM_Rational_Unified_Process Pois quando ele fala do método "Cleanroom", cita logo após que é um modelo pesado


    Mesmo assim, não marcaria de maneira alguma a letra dita como correta, me baseando também na teoria de que as primeiras não é a primeira.

  • Também respondi a B....e concordo com o Leandro.

  • Segundo Roger S.Pressman. A alternativa correta seria a B). Em seu livro Engenharia de Software uma abordagem profissional 7 ed. Pag 40 diz que "No contexto de engenharia de software, um processo não é uma prescrição rígida de como desenvolver software. Ao contrário, é uma abordagem adaptável que possibilita às pessoas(a equipe de software) realizar o trabalho de selecionar e escolher o conjunto apropriado de ações e tarefas.". A alternativa E) não poderia ser a verdadeira pois, o modelo em cascata é um processo puramente sequencial e ele não foi o primeiro tipo ou "um dos primeiros". Questão mal elaborada na minha opinião, não é à toa que a banca é o próprio órgão. 

  • e-

    Waterfall (cascata) - por Winston W. Royce. 1970

     

    Espiral - Barry Boehm. 1988

  • A questão incorreta é a letra E.

    O primeiro processo que foi criado foi o CASCATA (WATERFALL).


ID
230911
Banca
FUNCAB
Órgão
PRODAM-AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Qual das alternativas a seguir corresponde ao modelo de processo, proposto no final da década de 80, que tem como principais características ser evolucionário, iterativo e focado na redução dos riscos?

Alternativas
Comentários
  • O modelo em espiral foi definido por Barry Boehm em seu artigo de 1988 A Spiral Model of Software Development and Enhancement.
    Este modelo não foi o primeiro a discutir o Desenvolvimento iterativo e incremental, mas ele foi o primeiro modelo a explicar o porque do modo iterativo. Como originalmente antevisto, as iterações têm uma duração típica de 6 meses a dois anos. Cada fase inicia com um objetivo esperado e termina como uma revisão pelo cliente do progresso (que deve ser interna) e assim por diante. Esforços de análise e engenharia são aplicados em cada fase do projeto, com um olho focado no objetivo do projeto.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_em_espiral

  • Apenas complementando o que o colega explicou, o diferencial do modelo em espiral reside no foco na análise e redução dos riscos, ponto forte do modelo.
  • a)Modelo em Espiral.

    Espiral é para projetos especificos com base na analise de riscos. A "espiral" deste modelo contém, alem da comunicação com cliente, planejamento, analis de risco, engenharia (construção & entrega) e, ao final de cada evolução, avaliação do cliente


ID
249478
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue os itens de 81 a 94, acerca de princípios, métodos, técnicas
e processos da engenharia de software e de bancos de dados.

Quando um aplicativo de software desenvolvido em uma organização atinge, no fim do seu ciclo de vida, a fase denominada aposentadoria, descontinuação ou fim de vida, todos os dados por ele manipulados podem ser descartados.

Alternativas
Comentários
  • Nem todos os dados podem ser descartados. O fato é que estes dados podem ser de utilidade para outros sistemas que já o utilizam ou para servir de base para outro sistema que por ventura venha a substituí-lo.

    Portanto, questão errada.
  • Tem alguma sugestão de fonte de matéria para considerar esta questão?
  • Fase determinada "aposentadoria" ??
  • O software vai se aposentar e receber uma remuneração do INSS. kkkkkkkk
  • ERREI a questão, pois na questão está escrito: PODEM ser descartados. Ou seja, não há obrigatoriedade nenhuma de manter os dados o que não impeça de descarta-los. Logicamente você pode utilizar esses dados para outros projetos, OK. Mas então a questão deveria ter sido rescrita: DEVEM ser descartados.
  • Eu acertei a questão porque sabia que o CESPE colocaria a questão ERRADA, mas a organização pode descartar os dados de um sistema como lhe convier... Ou o CESPE agora vai se meter na política de descarte dos dados das organizações??


  • O erro nessa questão é em dizer que existe uma fase no ciclo de vida de um software chamada "aposentadoria, descontinuação ou fim de vida". Não existe essa fase.

  • Erro grosseiro em dizer "todos os dados por ele manipulados podem ser descartados" uma vez que um processo de software pode envolver o desenvolvimento de software desde o inicio, embora, cada vez mais, ocorra o caso de um software novo ser desenvolvido mediante a expansão e a modificação sistemas já existentes. O sistema pode até ser descontinuado, ficar sem uso, mas os dados nele sempre serão usados como base para novos. Abraço!

  • entendi que os programas legados PODEM ser excluídos, mas não os DADOS por eles produzidos

  • Caem em Componentes

    Modelo Baseado em Componentes

    - Utiliza o reuso como peça principal

    - Depende de uma grande base de componentes reusáveis e algum framework de integração .

    -> Propicia redução de custo, entregas mais rápidas e aumento de qualidade ( Componentes já são previamente testados”.

    -> Componentes

    - E um bloco de construção modular

    - Executável

    - Independente

    - Padronizado

    - Reutilizável

    - Expõe um conjunto de interfaces.

    * Na engenharia de software baseada em componentes, na qual se supõe que partes do sistema já existam, o processo de desenvolvimento concentra-se mais na integração dessas partes que no seu desenvolvimento a partir do inicio. Essa abordagem é baseada em reuso para desenvolvimento de sistemas de software.

  • QC poderia investir mais em professores para comentarem as questões de TI. :(


ID
280186
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No modelo de desenvolvimento em espiral, cada loop da espiral representa uma fase do processo de software. A importante distinção entre este modelo e os demais é a consideração em todos os ciclos da análise de

Alternativas
Comentários
  • Modelo Espiral

    Foi originalmente proposto por Boehm em 1988. Uma maneira simplista de analisar este modelo é considerá-lo como um modelo cascata onde cada fase é precedida por uma análise de risco (portanto letra D a alternativa correta) e sua execução é feita evolucionariamente (ou incrementalmente).
    O modelo espiral completo está ilustrado na Figura 2.5. A dimensão radial representa o custo acumulado atualizado e a dimensão angular representa o progresso através da espiral. Cada setor da espiral corresponde a uma tarefa (fase)do desenvolvimento. No modelo original foram propostas quatro tarefas (fases ou quadrantes) ilustrada na Figura 2.5.
    Um ciclo se inicia com a "Determinação de objetivos, alternativas e restrições "(primeira tarefa)onde ocorre o comprometimento dos envolvidos e o estabelecimento de uma estratégia para alcançar os objetivos. Na segunda tarefa "Avaliação de alternativas, , identificação e solução de riscos", executa-se uma análise de risco. Prototipação é uma boa ferramenta para tratar riscos. Se o risco for considerado inaceitável, pode parar o projeto. Na terceira tarefa ocorre o desenvolvimento do produto. Neste quadrante pode-se considerar o modelo cascata. Na quarta tarefa o produto é avaliado e se prepara para iniciar um novo ciclo.


    Fonte: http://www2.dem.inpe.br/ijar/CicoloVidaSoftPrado.html

  • O Pressman categoriza o modelo espiral nas seguintes atividades: Comunicação, Planejamento, Modelagem, Construção e Implantação.

    Fonte;
    Engenharia de Software,
    Pressmam, 6a. Ed., página 45.
  • Já na 7a. Edição do Pressman ele alterou a fase de Implantação pela de Emprego.

    Fases (Atual): Comunicação, Planejamento, Modelagem, Construção e Emprego.

    É só lembrar da banda CPM, mas que não é do CE (Ceará).

    Bons estudos!
  • Questão identica ao que acabei de estudar pela teoria do assunto. que ótimo!

ID
280195
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo espiral para a Engenharia de Software foi desenvolvido acrescentando-se novos elementos as melhores características de outros modelos. Segundo o modelo espiral, a determinação dos objetivos, alternativas e restrições está relacionada à atividade de

Alternativas
Comentários
  • Complementando:

    À medida que se avança pelo modelo ocorre uma iteração e o software evolui para estágios superiores, normalmente com aumento da complexidade. Cada iteração está provida das atividades determinadas pelos quadrantes :
    • planejamento
    • avaliação de alternativas e riscos
    • desenvolvimento do software
    • avaliação do cliente
  • Inserir a fonte iria muito bemmmmm!!
  • ETAPAS DO MODELO ESPIRAL
    • Planejamento.
    – Definição dos objetivos, alternativas e restrições.
     
    • Análise dos Riscos.
    – Análise de alternativas e identificação dos riscos sob o ponto de vista técnico e de gerência.
    • Engenharia.
    – Desenvolvimento do produto.
    • Avaliação do Cliente.
    – Avaliação dos resultados da engenharia.
  • B) Planejamento

  • b)planejamento - objetivos do sistema e restrições

    analise de risco - identificação e resolução de riscos.

    engenharia - desenvolvimento

    avaliação do cliente - verificação.

     


ID
280903
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
AGECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O Modelo Ambiental, na engenharia de software, representa o que o sistema deve fazer para atender ao ambiente, segundo uma perspectiva do usuário. É composto pelos seguintes artefatos: Propósito do Sistema, Lista de Eventos e Diagrama de Contexto. Com relação ao Modelo Ambiental, analise as seguintes afirmativas:

I. O Propósito do Sistema enuncia a finalidade do sistema. Pode ser acompanhado de uma breve descrição do contexto do sistema.
II. A Lista de Eventos deve conter, pelo menos, o nome do evento, o estímulo e a resposta externa do sistema.
III. O Diagrama de Contexto representa o sistema como um único processo e suas interações com o ambiente. Pode ser acompanhado de um dicionário de dados.

Podemos afirmar corretamente que:

Alternativas
Comentários
  • II. ERRADO. Lista de eventos é uma relação de estímulos que ocorrendo no mundo exterior implicam que o sistema dê algum tipo de resposta.

    Também pode ser definido informalmente como um acontecimento do mundo exterior que requer do sistema alguma resposta. É um ativador de uma função. É a forma como o evento age sobre o sistema. É a consequência do fato de ter ocorrido um evento externo. É a chegada de um estímulo que indica que o evento ocorreu e isto faz com que o sistema então ative uma função pré-determinada para produzir a resposta esperada.

    UM ESTÍMULO: É um ativador de uma função. É a forma como o evento age sobre o sistema. É a consequência do fato de ter ocorrido um evento externo. É a chegada de um estímulo que indica que o evento ocorreu e isto faz com que o sistema então ative uma função pré-determinada para produzir a resposta esperada.

    UMA RESPOSTA: É o resultado gerado pelo sistema devido à ocorrência de um evento. Uma resposta é sempre o resultado da execução de alguma função interna no sistema como consequência do reconhecimento pelo sistema de que um evento ocorreu.


ID
280906
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
AGECOM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Modelos em Engenharia de Software são fundamentais no desenvolvimento de sistemas. Com relação a Modelos, marque a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • e-

    Modelos são forma de representação em todas as situações onde se faz necessária a abstração para entender determinadas situações ou problemas. objetivos dos modelos:
    1- melhor compreensão de situações reais.
    2- Validam situações antes d tomarem forma física.
    3- comunicação para demonstrar o q se faz ou simplesmente demonstrar ideias.
    4- Reduzem a complexidade das situações.


ID
308737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com referência a engenharia de software e uso de UML para a
modelagem de sistemas, julgue os itens subsecutivos.

Entre as etapas do ciclo de vida de software, as menos importantes incluem a garantia da qualidade, o projeto e o estudo de viabilidade. As demais atividades do ciclo, como a implementação e os testes, requerem maior dedicação da equipe e são essenciais.

Alternativas
Comentários
  • Como construir e entregar um software se seu processo não assegurar a qualidade?

    A gerência da qualidade de software é um processo dos mais importantes durante o ciclo de vida de software. Isso pelo fato de garantir que o produto funciona de forma adequada e de acordo com o que foi previamente especificado e garante que o software atende às necessidades do cliente.

    Acho que é isso.
  • Dificil determinar o que é mais ou menos importante dentro do ciclo de vida do software.
  • Em geral, as disciplinas iniciais do processo de software são mais importantes se compararmos a ocorrência de erros. Erros na especificação dos requisitos ou no estudo de viabilidade têm impacto em todas as disciplinas subsequentes, com grandes chances de insucesso. O contrário não acontece, caso o erro seja na construção ou testes.
  • Oh as ideia: Projetar pra quê, faz nas coxa mesmo... hehehe

ID
319555
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um modelo de processo de software, como os modelos cascata, iterativo e rational unified process (RUP), consiste em uma representação abstrata de um processo de software. Abordagens como extreme programming (XP) e Scrum propõem uma forma mais ágil de desenvolver produtos de software. A esse respeito, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) O RUP é constituído de quatro fases, nas quais as iterações ocorrem: concepção, elaboração, construção e transição. Na primeira, identificam-se todas as entidades externas que irão interagir com o sistema e definem-se essas interações. Na segunda, são elaborados o modelo de requisitos para o sistema, a descrição da arquitetura e o plano de desenvolvimento de software. No final da fase de construção (DURANTE), que se relaciona ao projeto e programação do sistema, este deve estar em funcionamento e a documentação associada pronta. A fase de transição envolve os testes e a transferência do sistema para o ambiente real.

     b) O modelo cascata representa as fases do processo separadas e encadeadas, tais como especificação de requisitos, projeto de software, implementação, teste, entre outras. A fase seguinte não pode começar antes que a fase anterior tenha terminado. O maior problema do modelo cascata é a divisão inflexível do projeto em estágios distintos, as iterações são onerosas e envolvem retrabalho. OK

     c) No modelo em espiral, um exemplo de modelo iterativo, cada loop da espiral representa uma fase do processo de software. Nesse modelo, os riscos não (Grenciado por risco) são considerados, pois podem impactar o projeto.

     d) XP engloba princípios como trabalhar com os clientes, utilizar metáforas, manter reuniões curtas, programar por pares, simplicidade, fazer releases em incrementos pequenos e integração contínua. O teste, uma importante atividade da engenharia de software, não é abordado na XP (É abordando com frequência), o que constitui a sua maior limitação.

     e) Embasado nas melhores práticas aceitas pelo mercado, o Scrum não é um processo ou uma técnica para o desenvolvimento de produtos, mas sim um framework que indica diversos processos e técnicas. Ele emprega uma abordagem iterativa e incremental, e trabalha com os seguinte conceitos: backlog do produto, uma lista priorizada de tudo que pode ser necessário no produto; product owner (única pessoa (PO pode ser um conjunto de pessoas) responsável pelo gerenciamento do backlog do produto); sprint (iteração); e times, cujo tamanho ideal, indicado pela abordagem, está entre 15 a 20 pessoas, de forma a facilitar a gestão.

    Gabarito B

  • a)  Na primeira, identificam-se todas as entidades externas que irão interagir com o sistema e definem-se essas interações e os requisitos.

    b) ok

    c) modelo em espiral -> riscos

    d) XP engloba testes

  • Na primeira fase do RUP, Concepção, são identificados apenas os requisitos mais importantes, delimitando o domínio do sistema. Define-se o escopo do sistema.

    É na fase de Elaboração que se completa todos ou a maior parte dos requisitos.

  • Mais uma questão para o caderno de questões que errei.

  • Na letra A, o trecho "A fase de transição envolve os testes e a transferência do sistema para o ambiente real."

    Os testes no RUP estão presentes em todas as fases e não só na transição.

  • Iterações onerosas? Não existem iterações no modelo em cascata, pois ele é sequencial e linear.

    Questão horrível.


ID
334606
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere:

I. Modificações devem ser ajustadas facilmente em módulos isolados e fáceis de encontrar. Se não atendem a isso, um reprojeto deverá ser necessário.

II. Modificações de tabelas devem ser especialmente fáceis de fazer. Se qualquer modificação não é rápida e fácil de ser feita, indica-se a realização de um reprojeto.

III. Modificações devem ser fáceis para serem feitas na forma de iterações. Se elas não são, haverá um problema básico tal como um projeto falho ou uma proliferação de correções.

No contexto das bases para direcionar a implementação e análise do processo iterativo e incremental, está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Em http://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_iterativo_e_incremental

    Linhas básicas para direcionar a implementação e análise incluem:
    • Qualquer dificuldade no projeto, codificação e teste de uma modificação deve ser sinalizada para que possa ser re-projetada ou recodificada.
    • Modificações devem ser ajustadas facilmente em módulos isolados e fáceis de encontrar. Se não atendem a isso, algum re-projeto deverá ser necessário.
    • Modificações de tabelas devem ser especialmente fáceis de fazer. Se qualquer modificação não é rápida e fácil de ser feita, indica-se a realização de um re-projeto.
    • Modificações devem ser fáceis para serem feitas na forma de iterações. Se elas não são, haverá um problema básico tal como um projeto falho ou uma proliferação de correções.
    • Correções devem normalmente ser permitidas por somente uma ou duas iterações. Correções devem ser necessariamente para evitar re-projeto durante uma fase de implementação.
    • A implementação existente deve ser analisada freqüentemente para determinar quão bem estão sendo atingidos os objetivos do projeto.
    • As ferramentas de análise de programa devem ser usadas sempre que necessário para ajudar na análise de implementações parciais.
    • Reclamações do usuário devem ser solicitadas e analisadas para registrar as deficiências da implementação atual.
  • Impressionante como a FCC copia e cola de fontes não oficiais da internet!
  • Não sei se é muita ignorância ou preguiça em usar wikipedia como fonte de questão.
  • Todo mundo fala isso de que as questões são retiradas do Wikipedia. Pessoal, vocês sabem de onde vem os textos do Wikipedia? Na sua maioria são cópias idênticas dos livros consagrados na literatura. E se o autor da questão retirou do livro do Pressman ou Sommerville sem ter nem pensado na Wikipedia? Já pensaram nisso? Os autores das questões, imagino, devem seguir algumas restrições impostas pelas organizadoras que as contratam  para o processo de formulação de questões, e penso que dificlmente alguma questão é buscada diretamente na Wikipedia. Lembrem-se que existem milhões de pessoas escrevendo na Wikipedia diariamente... grande parte apenas transportando textos de livros para a tal possível fonte de questões da FCC como vocês falam.
    Isso é o que eu penso e serve para todas as bancas...
  • Concordo com você: CMCL 2013)!!

       .

     Se alguém leu a questão e identificou que foi retirado do wiki é porque usou ou usa o wiki, logo porque  critica-lo?  Lembrando que o wiki é alimentado com informações de usuários onde os mesmos publicam as fontes de onde foram retiradas.  Não vamos ser ignorantes.

  • Pessoal, está escrito na wikipedia mas nessa página não há nenhuma referência bibliográfica (pra Pressman, Sommerville, nem ninguém).

    Claro que não deveria ser usada como fonte se não há nenhuma legitimidade no que está escrito.


ID
345340
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo em espiral para a engenharia de software foi desenvolvido para abranger características tanto do ciclo de vida clássico como da prototipação, acrescentando-se alguns elementos.

Assinale a opção que NÃO apresenta atividade do modelo em espiral.

Alternativas
Comentários
  • O modelo espiral foi desenvolvido de modo a combinar as melhores características dos modelos: Linear e Prototipação. O mesmo ainda acrescenta um novo recurso, a análise de riscos, inexistente nesses outros modelos. As quatro etapas a serem seguidas são dispostas da seguinte maneira:

    Planejamento: onde se determinam os objetivos, alternativas e restrições ao software.

    Análise de riscos: onde as alternativas são analisadas e os riscos são identificados / resolvidos.

    Engenharia: O desenvolvimento do produto ao nível seguinte.

    Atualização: feita pelo cliente, onde os resultados obtidos pela engenharia são avaliados.

     


ID
348376
Banca
FUNCAB
Órgão
SEMARH-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação a ciclo de vida dos projetos e sua aplicação em modelos de processo de software, de acordo com Pfleeger, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • No desenvolvimento incremental, o sistema é dividido em subsistemas ou módulos, tomando por base a funcionalidade. Os incrementos (ou versões) são definidos, começando com um pequeno subsistema funcional que, a cada ciclo, é acrescido de novas funcionalidades. Além de acrescentar novas funcionalidades, nos novos ciclos as funcionalidades providas anteriormente podem ser modificadas para melhor satisfazer às necessidades dos clientes / usuários.

     

     

    Letra D

     

    https://inf.ufes.br/~falbo/files/ES/Notas_Aula_Engenharia_Software.pdf


ID
348802
Banca
FGV
Órgão
CODESP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A UML é uma linguagem visual para modelar sistemas orientados a objetos, sendo independente tanto de linguagens de programação quanto de processos de desenvolvimento. Nesse contexto, analise a figura abaixo, que representa um modelo de ciclo de vida para desenvolvimento de sistemas. Essa abordagem divide o desenvolvimento de software em ciclos, em que, em cada ciclo, podem ser identificadas as fases de análise, projeto, implementação e testes. Cada um dos ciclos considera um subconjunto de requisitos, e estes são desenvolvidos uma vez que sejam alocados a um ciclo de desenvolvimento. Esse modelo de ciclo de vida é denominado

Alternativas
Comentários
  • Onde está a figura?
  • Faltou a figura, mas por eliminação dá pra resolver a questão.

    O ciclo de vida clássico ou cascata é aquele modelo onde para ir pra proxima fase, necessariamente a primeira deve ser finalizada, e não passamos pela mesma fase outra vez.
    Prototipação é marcado principalmente pelo fato de se basear em protótipo, e a questão não citou nada sobre isso.
    Estruturado por fases nunca vi em nenhum livro, mas ao meu ver, todos são.

    Restou iterativo e incremental, segue descrição:

    "O modelo de ciclo de vida incremental e iterativo foi proposto como uma resposta aos problemas encontrados no modelo em cascata. Um processo de desenvolvimento segundo essa abordagem divide o desenvolvimento de um produto de software em ciclos. Em cada ciclo de desenvolvimento, podem ser identificadas as fases de análise, projeto, implementação e testes. Essa característica contrasta com a abordagem clássica, na qual as fases de análise, projeto, implementação e testes são realizadas uma única vez."

    http://wiki.sj.cefetsc.edu.br/wiki/index.php/Ciclo_de_Vida_Iterativo_e_Incremental
  • Ficou faltando a figura, apesar de não ser necessária para resolver a questão.
  • até mesmo na prova ficou faltando figura, não foi erro do site.
  • Aqui está a figura: 

    análise -> projeto -> implementação -> testes.


ID
360004
Banca
FEPESE
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Identifique se são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) as seguintes afirmativas, com relação a ciclo de vida de software:

( ) Pode-se considerar que na etapa de projeto ocorre a modelagem do domínio do problema.
( ) Pode-se considerar que na etapa de análise ocorre a modelagem do domínio do negócio.
( ) O modelo de ciclo de vida espiral prevê análise de riscos.
( ) Os modelos de ciclo de vida espiral e incremental prevêem desenvolvimento cíclico.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( ) Pode-se considerar que na etapa de projeto ocorre a modelagem do domínio do problema.
    Errado. Na etapa de projeto, a modelagem do domínio do problema já ocorreu.

    ( ) Pode-se considerar que na etapa de análise ocorre a modelagem do domínio do negócio.
    Correto.

    ( ) O modelo de ciclo de vida espiral prevê análise de riscos.
    Correto.
    Dentre outras vantagens deste modelo em relação ao ciclo de vida clássico, foi a introdução de análise de riscos. Exige a consideração direta dos riscos técnicso em todos os estágios do projeto e, se aplicado adequadamente, deve reduzir os riscos antes que eles se tornem problemáticos.

    ( ) Os modelos de ciclo de vida espiral e incremental prevêem desenvolvimento cíclico.
    Qual o erro desta opção???
    O modelo incremental combina elementos do modelo em cascata aplicado de maneira iterativa. Este modelo, como a prototipagem e outras abordagens evolucionárias, é itarativo por natureza.

  • O texto diz: Os modelos de ciclo de vida espiral e incremental prevêem desenvolvimento cíclico.
    Na verdade, incremental é uma caracteristica de alguns modelos de ciclo de vida, mas não é um modelo propriamente dito. Esse é o erro do item.
  • na etapa de projeto, ja estamos pensando na solucao do problema, a arquitetura e modelada e os aspectos tecnologicos do projeto sao definidos

    o incremental, refere-se ao fato de que sera agregado ao sistema a cada iteracao um modulo coompleto e funcional, incrementando o sistema

    portanto  as letras A e E estao incorretas
  • Nao ficou claro para mim oque esta errado na quarta afirmativa, se alguem puder esclarecer agradeco
  • Discordo do colega. É sim um modelo de processo Prescritivo
    [Pressman, 7a. Edição pag. 61] 
    "O modelo incremental libera uma série de versões, demoninadas incrementais, que oferecem, progressivamente, maior funcionalidade  para o cliente à medida que cada incremento é entregue."

    mais.....

    "O modelo incremental combina elementos dos fluxos de processos lineares e paralelos, discutidos na Seção 2.1. Na Figura 2.5, o modelo incremental aplica seqüências lineares, de forma escalonada, à medida que o tempo vai avançando. Cada seqüência linear gera "incrementais" (entregáveis/aprovados/liberados) do software [IMCD93] de maneira similar aos incrementais gerados por um fluxo de processos evolucionários (Seção 2.3.3)."

    Modelos de processos Prescritíveis:

    Glossário Pressman
    2.3 Modelos de Processo Prescritivo
    2.3.1 O modelo cascata
    2.3.2 Modelos de processo incremental
    2.3.3 Modelos de processo evolucionário
    2.3.4 Modelos concorrentes 
    2.3.5 Um comentário final sobre processos evolucionários

    No caso o avaliador não se expressou bem no termo "cíclico". Pra mim o item 4 está correto.


     
  • "Os modelos de ciclo de vida espiral e incremental prevêem desenvolvimento cíclico"
    O erro está no cíclico que tem por sua definição: ciclo periódico, que volta por intervalos regulares
    E isso nãoo acontece no modelo espiral, porque cada volta na espiral se faz uma análise para saber se continua
    o mesmo ciclo ou não.
  • Não concordo com o gabarito da última afirmação, pois o Modelo Espiral possui sim a abordagem Cíclica, conforme bem exemplificado pelo Autor consagrado Roger PRESSMAN...

    "Boehm descreve o modelo da seguinte maneira:
    O Modelo espiral de desenvolvimento é um gerador de modelos de processos dirigidos a riscos e é utilizado para guiar a engenharia de sistemas intensivos de software, que ocorre de forma concorrente e tem múltiplos envolvidos. Possui duas característica principais que o destinguem. A primeira consiste em uma abordagem cíclica voltada para ampliar, incrementalmente, o grau de definição e a implementação de um sistema, enquanto diminui o grau de risco do mesmo. A segunda característica consiste em uma série de pontos âncora de controle para assegurar o comprometimento de interessados quanto à busca de soluções de sistema que sejam mutuamente satisfatórias e praticáveis."

    Fonte: Pressman, Roger S.
    Engenharia de Software: uma abordagem profissional - 7a edição
    Página 65: Capítulo 2 - Modelos de Processos (Modelo Espiral)

  • Pessoal, o lance é que Incremental é diferente de Iterativo.

    Se a questão falasse que "Os modelos de ciclo de vida espiral e iterativo prevêem desenvolvimento cíclico. " aí sim estaria correta, o que não foi o caso.

    Quando se fala em desenvolvimento cíclico você está falando mais em Iteratividade.

    Abs.
  • No meu entendimento o modelo espiral é cíclico sim. O que não é cíclico é o modelo incremental onde as incrementos seguem em paralelo e não um ciclo propriamente dito.  Segundo Pressman: "O modelo incremental combina elementos dos fluxos de processo lineares e paralelos... ". "O modelo incremental aplica sequências lineares de maneira escalonada...". 

  • Cíclico e incremental são características do modelo espiral.

    Nem todo modelo incremental é cíclico. 


ID
360178
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAD-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um desenvolvedor de software foi contratado por uma empresa de software, mas ainda não tem informações acerca do modelo de desenvolvimento, do modelo de ciclo de vida ou do processo de desenvolvimento de software sob o qual se estruturam as atividades da organização. O desenvolvedor, no entanto, ao chegar às dependências da empresa, no seu primeiro dia de trabalho, começou a observar alguns comportamentos desempenhados pelos seus colegas. Tratando tais comportamentos como evidências do desempenho de um processo aderente a determinado modelo, o desenvolvedor registrou algumas proposições acerca do modelo empregado na empresa.

A respeito da situação acima, em cada uma das opções a seguir, é apresentada uma evidência coletada pelo desenvolvedor, que deve ser analisada individualmente, independentemente das demais evidências coletadas. Assinale a opção em que a conclusão de evidência é coerente com o que estabelece o corpo de conhecimento da engenharia de software acerca desse tema.

Alternativas
Comentários
  • a) Os requisitos do software da organização são, detalhadamente, descritos por meio de fórmulas e diagramas, usando-se notações matemáticas embasadas na teoria dos conjuntos, relações e funções, e no cálculo de predicados. Portanto, a empresa usa métodos ágeis.Não sei que método é usado pela empresa nesta alternantiva.

    c) Imediatamente após ter testado um protótipo evolucionário, um dos colegas da empresa iniciou a produção de uma lista de riscos aos quais o projeto está sujeito. Dessa forma, a empresa não utiliza um modelo de ciclo de vida embasado no espiral.

    d) Todos os colegas com os quais o desenvolvedor teve contato lhe informaram que desenvolvem testes unitários para os módulos que desenvolvem, realizam programação em pares e, periodicamente, fazem refatoração de código. Nesse caso, a empresa não utiliza o modelo de programação extrema. --> são algumas das caracteristicas do Xp.
  • Nome da letra A é método formal : http://pt.wikipedia.org/wiki/Métodos_formais
  • ...complementando o comentário acima, faltou o erro da letra E.

    A empresa dispõe de processo bem estabelecido para medição e análise da qualidade dos processos de software e produtos desenvolvidos, não ocorrendo o mesmo com processos de gerenciamento de acordo com os vários fornecedores da empresa. Assim, a empresa tem chances de estar aderente ao CMMI, no nível de maturidade 2
  • A PA Gerenciamento de Acordos com Fornecedores é a única PA opicional. Sendo assim, a letra E não deveria estar correta?
  • O fato de o gerente geral de projetos decidir junto ao cliente por mudança de requisitos no projeto que se encontrava em fase de testes e se comprometer e incluir tais mudanças numa próxima liberação do produto, afasta o modelo de ciclo de vida em cascata, se ajustando à alternativa B, que diz  que a decisão de incluir tais mudanças permite inferir não se tratar do modelo de desenvolvimento do tipo cascata.
    O modelo de desenvolvimento em cascata é entregue de uma só vez, tendo como principais problemas , justamente, a mudança de requisito, sistema grandes e erros encontrados no final.

    Resposta: B
  • Na alternativa E, o nível de maturidade 2 é gerenciado, ou seja, se os fornecedores não estão nesse nível, então a empresa não estar aderente ao CMMI nível 2.
  • A - ERRADO, Metodologias ágeis utilizam pouca documentação. Portanto, fórmulas e diagramas não são utilizados em métodos ágeis.

    b - CORRETA

    C - ERRADA - Imediatamente após ter testado um protótipo evolucionário, um dos colegas da empresa iniciou a produção de uma lista de riscos aos quais o projeto está sujeito. Dessa forma, a empresa não utiliza um modelo de ciclo de vida embasado no espiral.


    D - ERRADA -  Todos os colegas com os quais o desenvolvedor teve contato lhe informaram que desenvolvem testes unitários para os módulos que desenvolvem, realizam programação em pares e, periodicamente, fazem refatoração de código. Nesse caso, a empresa não utiliza o modelo de programação extrema


    programação extrema = extreme programming = XP

    E -A empresa dispõe de processo bem estabelecido para medição e análise da qualidade dos processos de software e produtos desenvolvidos, não ocorrendo o mesmo com processos de gerenciamento de acordo com os vários fornecedores da empresa. Assim, a empresa tem chances de estar aderente ao CMMI, no nível de maturidade 2.


    No nível 2, existe o processo chamado "Gestão de Acordo com o Fornecedor"
  • Não entendi porque a letra b) esta correta.
    Pois para mim a liberação do produto aconteceria na fase final do modelo em cascata, ou seja, na fase de Implantação.
    O que não implicaria o fato de não se adotar o modelo em cascata, pois poderia retornar ao começo, na fase de Comunicação, e modificar os requisitos.
    A pergunta é simples: Liberação do produto é a última fase ou a próxima fase ? Se próxima fase, gostaria de saber as fontes.

    Obrigado

  • @Testing123: pois é, também fiquei com essa dúvida. Até entendo que o modelo Cascata é sequencial, mas nada impede que, terminada a sequência, novos requisitos possam aparecer numa versão 2 do software, onde se iniciará uma nova sequência de fases a serem seguidas. Talvez a palavra 'liberação', do item B, denote algo menor do que uma nova versão, algo mais para incremento, o que não combina com o Cascata.

  • Normalmente o conceito do modelo em Cascata deve ser considerado como foi estabelecido na forma pura, ou seja, sequencial, rígido, com o início de uma etapa apenas depois de a anterior ter sido concluída.

     

    Assim, quando a alternativa B menciona que o projeto já estava na fase de teste e teve que voltar para outra fase, fica explícito que não pode ser o modelo em Cascata.


ID
362029
Banca
FUNRIO
Órgão
FURP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre Engenharia de Software julgue os itens seguintes:

1. As métricas orientadas a tamanho são universalmente aceitas como o melhor método de se medir o processo de desenvolvimento de software.
2. A métrica de pontos por função independe da linguagem de programação utilizada.
3. O modelo ESPIRAL é um modelo evolucionário carcterizando-se por combinar características da PROTOTIPAGEM com outras do modelo em CASCATA.

Alternativas
Comentários
  • 1. As métricas orientadas a tamanho NÃO são universalmente aceitas como o melhor método de se medir o processo de desenvolvimento de software.

    Ex.: LOC (Lines Of Code = linhas de código) não é bem aceita como um bom método de se medir processo de software.

    Site para consultar: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A9trica_de_software#M.C3.A9tricas_Orientadas_ao_Tamanho

  • function point analysis - para prog estruturada. propicia metrica de tamanho para apoiar analises de qualidade e produtividade, alem de estimativa de sw.

     

    A prototipação é popular e fácil. Consiste rapido rascunho do sistema. Um protótipo normalmente apresenta pouco mais do que a interface do sw, ilustrando informações inseridas e recuperadas, principalmente em forma de relatórios. A utilização de um protótipo pode, assim, evitar que, após meses ou até anos descubra-se que o software não atende completamente às necessidades devido a falhas de comunicação. Hoje é possível protótipos com rapidez e facilidade, por meio de RAD (Rapid Application Development na maioria dos ambientes como NetBeans,Delphi, Visual Basic ou C++ Builder.permitem interfaces e modifica-las sem código.


ID
392137
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

______________ é um processo que capacita o desenvolvedor a criar um modelo do software que será implementado. Se abrangermos as melhores características de tal processo com as do modelo cascata e a __________________ como novo elemento temos uma base do modelo espiral.

Alternativas
Comentários
  • Modelo em espiral é um processo de desenvolvimento de software que combina elementos de projetoprototipação-em-etapas, em um esforço para combinar as vantagens dos conceitos de top-down e bottom-up, acrescentando um novo elemento, a análise de riscos que falta a esses paradigmas.

  • Opa!

    Falou em risco , falou no MODELO ESPIRAL !


ID
392143
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um processo de software é um conjunto de atividades e resultados associados que produz um produto de software. Existem quatro atividades fundamentais de processo que são comuns a todos os processos de software. São elas

Alternativas
Comentários
  • Existem vários processos de desenvolvimento de software, porém algumas atividades fundamentais são comuns a todos eles (SOMMERVILE, 2007):

    ·  Especificação: define a funcionalidade do software e as restrições sobre sua operação.

    · Projeto e implementação: o software que atenda a especificação deve ser produzido.

    · Validação de software: o software deve ser validado para garantir que ela faça o que o cliente deseja.

    · Evolução: o software deve evoluir para atender aos novos requisitos que naturalmente surgirão.



    Leia mais em: Processos de Software http://www.devmedia.com.br/processos-de-software/21977#ixzz3aQQwcSru


ID
425005
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

As Abordagens Evolucionárias de desenvolvimento de software permitem determinar, de forma precisa, o número de ciclos necessários para a construção do produto.

Alternativas
Comentários
  • As Abordagens Evolucionárias NÃO permitem determinar, de forma precisa, o número de ciclos necessários para a construção do produto. Pois, o número de ciclos pode ir muito além do que se foi estimado no início do projeto...
  • Abordagens Evolucionárias são indicadas quando os requisitos de software ainda não estão muito bem definidos ou são instáveis. Por isso não há como determinar de forma precisa o número de ciclos necessários para a construção do produto.
  • Os modelos de processo evolucionario produzem uma versao cada vez mais completa do software a cada iteracao.
    Fonte: Pressman, Roger. Engenharia de Software, 7th Edição pág 62.


    Com isto a cada vez que se passa pela fase de análise, novos requisitos surgem alterando o projeto inicial e por este motivo não se tem como medir de forma precisa o número de ciclos.
  • Está sempre Evoluindo....

  • Kayto,

    Seus comentários são os piores que já ví. Para não dizer outra coisa.

    Att.

ID
425182
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Metodologias de desenvolvimento de software se baseiam em um modelo de ciclo de vida, tais como cascata, espiral e prototipagem; sendo assim, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) metodologias que seguem o modelo em espiral normalmente possuem um maior menor potencial de risco, uma vez que esse modelo não lida explicitamente com isso.

    b) metodologias que seguem o modelo de prototipagem devem, necessariamente, descartar os protótipos construídos; dessa forma, essas metodologias costumam ser mais custosas.

    c) metodologias que seguem o modelo em cascata possuem fases bem definidas, que podem ser desenvolvidas incrementalmente, em diferentes ciclos de desenvolvimento,. Isto é, a fase seguinte pode ser executada, ainda que a fase anterior não tenha sido finalizada completamente.

    e) em metodologias que seguem o modelo em espiral, o software é desenvolvido em apenas uma várias interações  iteração.
  • Não há possibilidade de não descartar o protótipo?
  • Luciano disse: "Não há a possibilidade de se descartar o protótipo?".

    Veja:

    a prototipação é uma forma de desenvolvimento incremental e contém quatro tipos diferentes: ilustrativos (telas), simulado (acesso ao BD é simulado), funcional (subconjunto ilimitado) e evolucionário (começa pequeno e cresce). Podendo ainda ser:

    a) exploratório: o cliente e o desenvolvedor trabalham juntos sendo que o processo é fazer o levantamento de requisitos básico e desenvolver um sistema inicial e após isto ir incrementando novas funcionalidades ao sistema  (a desvantagem é que o código fica meio "cocha de retalhos") e

    b) protótipos descartáveis: permite compreender melhor os requisitos do cliente que estejam mal compreendidos através do desenvolvimento de protótipos que depois serão descartados.

    A fonte, se não me engane é do Pressman.

ID
459259
Banca
FCC
Órgão
INFRAERO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A principal metodologia tradicional utilizada no desenvolvimento de software é o modelo clássico também conhecido como cascata ou sequencial. Nesse modelo,

Alternativas
Comentários
  • a) cada etapa tem associada ao seu término uma documentação que deve ser aprovada para que a etapa posterior possa ter início.
    CORRETO

    b) o projeto é dividido em fases de maneira [rígida] flexível.

    c) o custo das alterações do software [aumenta] diminui à medida que o desenvolvimento progride.

    d) [Não] utiliza-se o desenvolvimento incremental e iterativo.

    e) os requisitos [devem] não podem ser estáveis.
  • O modelo em cascata tem o grande mérito de ser o primeiro a impor o planejamento e o gerenciamento ao processo de software, que antes era casual. O nome "cascata" foi atribuído em razão da sequência das fases, onde cada fase só começa quando a anterior termina; e da transmissão do resultado da fase anterior como entrada para a fase atual (o fim de cada fase resulta em um documento aprovado).

    Fonte: http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp_forprint.asp?comp=21099
  • a-

    Nao ha iterações nem evoluções. O trabalho linear e nao ha como voltar atras


ID
464098
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Transpetro
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na Engenharia de Software, há diversos modelos de ciclo de vida, definidos com variados níveis de formalidade. O modelo

Alternativas
Comentários
  • a) cascata (ou clássico) é adequado para controlar riscos e requisitos voláteis durante o desenvolvimento do sistema.
    Errada. 
    É um modelo linear em que cada passo deve se completado antes que o próximo passo possa ser iniciado.
    É orientado a documentação.

    c) prototipagem descartável é adequado para descartar a fase de levantamento de requisitos do sistema a ser desenvolvido.
    Pequenas versões prototípicas são disponibilizadas ao clientes para avaliação
    - Porém, o objetivo aqui é entender e clarificar os requisitos do sistema
    - Deve-se começar com os requisitos mais difíceis e menos compreendidos
    - Ao final, descarta-se o protótipo e a implementação do software continua

    É útil para sistemas grandes e complicados, e quando o cliente não sabe exatamente o que quer
    Protótipos descartáveis podem ser aplicados no contexto de qualquer modelo de processo.
  • Prototipagem é a tarefa de fazer protótipos.Quando um cliente recebe um protótipo claro ele tem acesso a um sistema entendível dos requisitos levantados por ele.A prototipagem também define o  ambiente  de desenvolvimento como a interface e a arquitetura do projeto.
  • e) espiral é inadequado quando são necessários o uso de protótipos durante a validação do sistema e o reúso de software.

    Justamente o contrário!
    O modelo espiral adapta-se muito bem ao uso de protótipos durant a validação (estamos construindo o produto certo?) do sistema.
  • Gabarito: D

    Existem dois tipos, basicamente, de Prototipação.

    1. Prototipação Evolucionária

    - O objetivo é trabalhar junto aos clientes para evoluir o sistema a partir de uma especificação inicial resumida

    - Entregar resultado o mais rápido possível

    - Deve começar com requisitos mais bem compreendidos

    - Novas funcionalidades são adicionadas à medida que o cliente as propõem

    - Aplicável em sistemas pequenos ou médios com curto tempo de vida

    Desvantagens:

    - Falta de visibilidade do progresso

    - O sistema está sempre evoluindo, nunca está “terminado”

    - Os sistemas acabam tornando-se pobremente estruturados

    - Habilidades especiais (ex: linguagens de prototipação rápida, ferramentas visuais, etc.) podem ser necessárias

    2. Prototipação Descartável

    - Assim como na prototipagem evolucionária, pequenas versões prototípicas são disponibilizadas ao clientes para avaliação

    - Porém, o objetivo aqui é entender e clarificar os requisitos do sistema

    - Deve-se começar com os requisitos mais difíceis e menos compreendidos

    - Ao final, descarta-se o protótipo e a implementação do software continua

    É útil para sistemas grandes e complicados, e quando o cliente não sabe exatamente o que quer

    Protótipos descartáveis podem ser aplicados no contexto de qualquer modelo de processo

    Estes termos não são utilizados diretamente pelo Pressman ou Sommerville, mas, não obstante, é o que as bancas organizadoras utilizam, e é o que você deve saber para fins de concurso.

    Espero ter ajudado.

  • Alguém poderia explicar a B?

     

  • Mario Verdibello, o  modelo codifica remenda é o pior modelo, ou para muitos professor, nem é considerado modelo de ciclo de vida, pois a codificação do software é realizado quase sem técnica alguma, pois a cada vez que encontramos um erro no código, remendamos ele de qualquer jeito, sem documentação alguma. Espero ter explicado !

  • Como suspeitei desde o principio, não da para considerar a letra B como modelo de ciclo de vida de software Mario Verdibello.

     

    " Não documentado por muitos autores, pois não é um modelo, é empírico. Vai direto para desenvolvimento sem planejamento e analise resultando em novas codificações para ajustes e correções. Mas precisa ser mencionado por de fato ocorre em muitas equipes de desenvolvimento"

     

    FONTE: https://felipelirarocha.wordpress.com/2012/04/15/diversos-modelos-de-desenvolvimento-de-software-resumo/


ID
495796
Banca
FUMARC
Órgão
BDMG
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo de ciclo de vida de processo de software cujos principais subprocessos são executados em estrita sequência, o que permite demarcá-los como pontos de controle bem definidos, é denominado:

Alternativas
Comentários
  • No modelo de ciclo de vida de Cascata, os principais subprocessos são executados em estrita seqüência, o que permite demarca-las com pontos de controle bem definidos.

    Fonte: http://www.scribd.com/doc/60146368/Engenharia-de-Software-Wilson-de-Padua-Paulo-Filho
  • Algumas vezes chamado de ciclo de vida clássico ou modelo em cascata, o modelo sequencial linear requer uma abordagem sistemática sequencial para o desenvolvimento do software.

ID
606211
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo de processo de desenvolvimento de software que combina as atividades de desenvolvimento com o gerenciamento de risco é o Modelo

Alternativas
Comentários
  • "Pelo fato de o software evoluir à medida que o processo avança, o desenvolvedor e o cliente compreendem e reagem melhor aos riscos em cada nível evolucionário. O modelo em espiral usa a prototipação como mecanismo de redução de riscos, e mais importante, torna possível a aplicação da prototipação em qualquer estágio do processo evolutivo do produto. Mantém a abordagem em etapas, de forma sistemática, sugerida pelo ciclo de vida clássico, mas a incorpora em uma metodologia iterativa que reflete mais realisticamente o mundo real. O modelo espiral requer consideração direta dos riscos técnicos em todos os estágios do projeto e, se aplicado apropriadamente, reduz os riscos antes de se tornarem problemáticos."

    pg.66, Pressman, 7ed
  • Apesar de não estar entre as opções, o Iterativo e Incremental também trata a questão do gerenciamento de riscos. Os requisitos são classificados de acordo com a sua importância para o negócio e o seu risco para o projeto e aqueles com maior importância e risco são tratados nos primeiros ciclos de iteração. 

  • Falou em espiral falou em Riscos

     

  • e)em Espiral

    palavras-chave ára definir cada metodologia:

    XP - testes antes do codigo, programação a 2.

    Scrum - sprints, empirismo, equipe scrum (product owner, equipe desenvolvimento, scrum master)

    DSDM - participação do usuario, RAD, prazos apertados, prototipos incrementais.

    Crystal - desenvolvimento incremental, 4 meses, paralelismo, workproduct

    FDD - 2 semanas, features

    RUP - UML, workflows, milestones, componentes.disciplinas (3 suporte/ 6 engenharia).

    Cascata - sequencial, linear, rigido, monolítico.

    incremental - projetos longos/curto prazo, incremento a cada versao.

    espiral - anaçise risco, processos específicos.

    Prototipação - evolucionario (prototipo é melhorado a cada versao), descaratvel (p. somente para verificar requesitos)


ID
608353
Banca
IADES
Órgão
PG-DF
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O ciclo de vida de um software pode ser descrito com base em modelos. Um deles, proposto por Barry Boehm em 1988, apresenta-se como um modelo onde cada fase é precedida por uma análise de risco e sua execução é realizada incrementalmente. O nome dado ao modelo descrito por Barry Boehm em 1988 é modelo

Alternativas
Comentários
  • Modelo em Espiral

    Durante muitos anos, o modelo cascata foi a base da maior parte do desenvolvimento de projetos de software, mas em 1988 Barry Boehm sugeriu o modelo em espiral. Do modelo em espiral para desenvolvimento de software saltam a vista dois aspectos: a análise de risco e prototipagem. O modelo espiral incorpora-os de uma forma interativa permitindo que as ideias e o progresso sejam verificados e avaliados constantemente. Cada interação à volta da espiral pode ser baseada num modelo diferente e pode ter diferentes atividades. No caso da espiral, não foi a necessidade do envolvimento dos utilizadores que inspirou a introdução de interação mas sim a necessidade de identificar e controlar riscos. No modelo espiral para engenharia de requisitos mostra-se que as diferentes atividades são repetidas até uma decisão ser tomada e o documento de especificação de requisitos ser aceito. Se forem encontrados problemas numa versão inicial do documento, reentra-se nas fases de levantamento, análise, documentação e validação. Isto repete-se até que seja produzido um documento aceitável ou até que fatores externos, tais como prazos e falta de recursos ditem o final do processo de engenharia de requisitos

  • O modelo original em espiral organiza o desenvolvimento como um processo iterativo em que vários conjuntos de fases se sucedem até se obter o sistema final. Variações do modelo espiral consideram entre três e seis tarefas ou setores da espiral, que podem ser:

    1) Comunicação com o cliente;
    2) Planejamento;
    3) Análise de risco;
    4) Engenharia;
    5) Construção e liberação;
    6) Avaliação do cliente.

    Importante: Outros modelos também avaliam o "fator risco": Modelo incremental e RUP.
  • Falou de risco é espiral.

ID
616897
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No desenvolvimento de um software, qualquer que seja o método escolhido, estará refletido em um ciclo de vida de desenvolvimento. Nesse aspecto, a parte em que o modelo espiral incorpora os conceitos do modelo de prototipação é o

Alternativas
Comentários
  • Pelo que sei prototipação estaria no segundo quadrante, questão deveria ser anulada.

    Modelo Espiral - 2º Quadrante ➔ Na segunda tarefa, “Avaliação de alternativas, identificação e solução de riscos”, executa-se uma análise de risco. ➔ Protótipos são uma forma de avaliar riscos. ➔ Objetivos principais ◆ detectar riscos ◆ avaliar soluções que ofereçam menor risco de implementação ◆ adotar atividades para reduzir os ricos principais

    Modelo Espiral - 4º Quadrante ➔ Na quarta tarefa o produto é avaliado e se prepara para iniciar um novo ciclo ➔ O projeto é revisado e a próxima fase da espiral é planejada ➔ Objetivos principais ◆ planejar requisitos ◆ planejar ciclo de vida ◆ planejar desenvolvimento ◆ planejar integração e testes

    Fonte: https://www.slideshare.net/devaner/processos-e-modelos-de-desenvolvimento?from_action=save

  • Questão deveria ser anulada ou está datada.

    Segundo sommerville, 9ed, temos:

    Quadrantes:

    1, definição de objetivos;

    2, avaliação e redução dos riscos; "Por exemplo, se houver risco de os requisitos serem inadequados, um protótipo de sistema pode ser desenvolvido."

    3, desenvolvimento e validação (prototipação está aqui); " Por exemplo, a prototipação descartável pode ser a melhor abordagem de desenvolvimento de interface de usuário se os riscos forem dominantes"

    4, planejamento.


ID
645358
Banca
AOCP
Órgão
BRDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre Modelos de Processo de Softwares, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Um Modelo de Processo de Software é uma representação simplificada de um processo de software.

II. O Modelo de Processo de Software, Modelo em Pirâmide, considera as atividades fundamentais do processo de especificação, desenvolvimento, validação e evolução.

III. Desenvolvimento incremental é um Modelo de Processo de Software baseado na existência de um número significativo de componentes reusáveis. O processo de desenvolvimento do sistema concentra-se na integração desses componentes em um sistema já existente em vez de desenvolver um novo sistema a partir do zero.

IV. O Modelo em cascata foi o segundo Modelo de Processo de Software a ser publicado, ele foi derivado de processos mais gerais da engenharia de sistemas (ROYCE, 1970). Por causa do encadeamento entre uma fase e outra, esse modelo possui o nome „ Modelo rotativo.

Alternativas
Comentários
  • F: II. O Modelo de Processo de Software, Modelo em Pirâmide, considera as atividades fundamentais do processo de especificação, desenvolvimento, validação e evolução. 
     
    Nunca vi falar em processo “Modelo em Pirâmide”.
     
    F: Desenvolvimento incremental é um Modelo de Processo de Software baseado na existência de um número significativo de componentes reusáveis.
     
    No desenvolvimento incremental, o software vai sendo evoluído de forma incremental.. O RUP, por exemplo, preconiza o desenvolvimento iterativo e "incremental".
     
    IV. O Modelo em cascata foi o segundo Modelo de Processo de Software a ser publicado, ele foi derivado de processos mais gerais da engenharia de sistemas (ROYCE, 1970). Por causa do encadeamento entre uma fase e outra, esse modelo possui o nome „ Modelo rotativo. 
     
    O modelo em cascata, até onde sei foi o primeiro modelo para desenvolvimento de Software. Mas não foi ai que peguei o erro.... quando ele tocou em “Modelo rotativo”... Não tem nada haver!
  • III. Modelo incremental:  Abordagem intermediária que combina as vantagens do modelo em cascata e o desenvolvimento evolucionário. Nesse modelo
    o cliente identifica, em linhas gerais, os serviços a serem fornecidos pelo sistema.

    IV. Modelo em cascata foi o primeiro modelo de processo de software publicado.  
  • II - Não existe Modelo de Processo de Software denominado Pirâmide. Os modelos de processo de software que existem são Cascata, Incremental (Modelo Incremental e RAD), Evolucionário (Prototipação e Espiral) e Concorrente. De acordo com Sommerville, o desenvolvimento baseado em resúso também é um modelo de processo de software.

    III - Descreveu o modelo de processo baseado em componentes, ou engenharia de software baseado no reúso.

    IV - O Modelo em Cascata foi o primeiro modelo de processo a ser publicado.
  • Sobre a assertiva II, eu já ouvi falar sobre "Estrutura em Pirâmide", que é uma técnica utilizada no levantamento de requisitos.

    Mais info: http://www.devmedia.com.br/artigo-engenharia-de-software-introducao-a-engenharia-de-requisitos/8034

  • I. Um Modelo de Processo de Software é uma representação simplificada de um processo de software. CORRETO (Um modelo de processo de desenvolvimento de software, ou simplesmente modelo de processo, pode ser visto como uma representação, ou abstração dos objetos e atividades envolvidas no processo de software. Além disso, oferece uma forma mais abrangente e fácil de representar o gerenciamento de processo de software e consequentemente o progresso do projeto.)

    II. O Modelo de Processo de Software, Modelo em Pirâmide, considera as atividades fundamentais do processo de especificação, desenvolvimento, validação e evolução. (Não existe tal modelo)

    III. Desenvolvimento incremental é um Modelo de Processo de Software baseado na existência de um número significativo de componentes reusáveis. O processo de desenvolvimento do sistema concentra-se na integração desses componentes em um sistema já existente em vez de desenvolver um novo sistema a partir do zero. (Descreve o processo baseado em componentes ou reuso) 

    IV. O Modelo em cascata foi o segundo Modelo de Processo de Software a ser publicado, ele foi derivado de processos mais gerais da engenharia de sistemas (ROYCE, 1970). Por causa do encadeamento entre uma fase e outra, esse modelo possui o nome „ Modelo rotativo. (Modelo em cascata foi o primeiro, não existe modelo rotativo) . A origem do termo cascata é frequentemente citado como sendo um artigo publicado em 1970 por W. W. Royce; ironicamente, Royce defendia um abordagem iterativa para o desenvolvimento de software e nem mesmo usou o termo cascata. Royce originalmente descreve o que é hoje conhecido como o modelo em cascata como um exemplo de um método que ele argumentava ser um risco e um convite para falhas.

     


ID
659908
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No desenvolvimento de software em espiral (Boehm), cada loop está dividido em quatro setores. NÃO se trata da denominação de um destes setores:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    O modelo espiral descreve um fluxo de atividades cíclico e evolutivo constituído de quatro estágios.
    1. No estágio 1 devem ser determinados objetivos, soluções alternativas e restrições.
    2. No estágio 2, devem ser analisados os riscos das decisões do estágio anterior. Durante este estágio podem ser construídos protótipos ou realizar-se simulações do software.
    3. O estágio 3 consiste nas atividades da fase de desenvolvimento, incluindo design, especificação, codificação e verificação. A principal característica é que a cada especificação que vai surgindo a cada ciclo - especificação de requisitos, do software, da arquitetura, da interface de usuário e dos algoritmos e dados - deve ser feita a verificação apropriadamente.
    4. O estágio 4 compreende a revisão das etapas anteriores e o planejamento da próxima fase. Neste planejamento, dependendo dos resultados obtidos nos estágios anteriores - decisões, análise de riscos e verificação, pode-se optar por seguir o desenvolvimento num modelo Cascata (linear), Evolutivo ou Transformação. Por exemplo, se já no primeiro ciclo, os requisitos forem completamente especificados e validados pode-se optar por seguir o modelo Cascata. Caso contrário, pode-se optar pela construção de novos protótipos, incrementando-o, avaliando novos riscos e replanejando o processo.
    Fonte: http://engenhariadesoftware.blogspot.com/2007/03/o-modelo-espiral.html
  • São 4 quadrantes dentro do modelo espiral:

    1-PLANEJAMENTO DAS PRÓXIMAS ETAPAS
    2-DETERMINAÇÃO DOS OBJETIVOS, ALTERNATIVAS e RESTRIÇÕES
    3-AVALIAÇÃO ALTERNATIVA ONDE SE IDENTIFICAM E RESOLVEM OS RISCOS
    4-DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DO PRODUTO DO PRÓXIMO NÍVEL


    Segue abaixo modelo espiral:

    http://www.google.com.br/imgres?q=MODELO+ESPIRAL&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1280&bih=685&tbm=isch&tbnid=p43dtyFRVfsPkM:&imgrefurl=http://sistemasdeinformacao.wikispaces.com/Quest%25C3%25B5es%2BModelos%2BPrescritivos%2Bde%2BSoftware&docid=8FMfwhJjvcdBNM&imgurl=http://sistemasdeinformacao.wikispaces.com/file/view/boehm.jpg/67988173/boehm.jpg&w=560&h=459&ei=0CZhT9G-M5Ttggfw4PirAg&zoom=1&iact=hc&vpx=187&vpy=115&dur=495&hovh=203&hovw=248&tx=176&ty=121&sig=102721703787985606906&page=1&tbnh=143&tbnw=174&start=0&ndsp=15&ved=1t:429,r:10,s:0
  • O modelo espiral foi proposto por Barry Boehm em 1988. O modelo original em espiral organiza o desenvolvimento como um processo iterativo em que vários conjuntos de quatro fases se sucedem até se obter o sistema final. Um ciclo se inicia com a determinação de objectivos, alternativas e restrições (primeira tarefa)onde ocorre o comprometimento dos envolvidos e o estabelecimento de uma estratégia para alcançar os objectivos. Na segunda tarefa, avaliação de alternativas, identificação e solução de riscos, executa-se uma análise de risco. Prototipação é uma boa ferramenta para tratar riscos. Se o risco for considerado inaceitável, pode parar o projeto. Na terceira tarefa ocorre o desenvolvimento do produto. Neste quadrante pode-se considerar o modelo cascata. Na quarta tarefa o produto é avaliado e se prepara para iniciar um novo ciclo.

    Variações do modelo espiral consideram entre três e seis tarefas ou sectores da espiral, que podem ser:
    - comunicação com o cliente;
    - planeamento;
    - análise de risco;
    - engenharia;
    - construção e liberação;
    - avaliação do cliente.

    A questão se refere ao modelo original, logo a resposta é a letra A.
  • Pessoal,

    questão retirada da página 45 do Sommerville. Segundo o livro, o desenvolvimento em espiral é dividido em 4 setores:
    • Definição de objetivos: São definidos os objetivos específicos para essa fase do projeto. São identificadas as restruções e os riscos do projeto;
    • Avaliação e redução de riscos: para cada um dos riscos identificados, é realizada uma análise detalhada e são tomadas providências para reduzir esses riscos;
    • Desenvolvimento e validação: É escolhido um modelo de desenvolvido para o sistema;
    • Planejamento: o projeto é revisto e é tomada uma decisão sobre continuar com o próximo loop da espiral.

ID
666115
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Suponha que seu cliente tenha solicitado o desenvolvimento de um novo software . O modelo mais adequado para o gerenciamento deste processo de desenvolvimento de software , levando em conta as informações abaixo, é:
• o cliente não possui uma visão clara de todos os requisitos da aplicação.
• o cliente quer avaliar a viabilidade de desenvolvimento da aplicação.
• o cliente alocará um usuário-chave no projeto, em tempo integral, a fim de que este possa participar ativamente de todas as fases do projeto.
• o cliente gostaria de ter uma versão preliminar do sistema, com base em uma versão inicial dos requisitos, ainda que isto demande um investimento inicial.

Alternativas
Comentários
  • o cliente gostaria de ter uma versão preliminar do sistema - Já pense em pototipação.

  • " O cliente não possui uma visão clara de todos os requisitos da aplicação..." A prototipação ajuda na identificação dos requisitos.

     

    Letra D.

    .

    .

    At.te

    Foco na missão 


ID
669592
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O teste de sistemas envolve a integração de dois ou mais componentes que implementam funções ou características e depois o teste do sistema integrado. Em dois processos de desenvolvimento, o primeiro se concentra no teste de um incremento que será entregue ao cliente, e o segundo no teste de todo o sistema. Esses processos de desenvolvimento são, respectivamente, dos seguintes tipos

Alternativas
Comentários
  • O modelo em cascata é um modelo de desenvolvimento de software seqüencial no qual o desenvolvimento é visto como um fluir constante para frente (como uma cascata) através das fases de análise de requisitos, projeto, implementação, testes (validação), integração, e manutenção de software. A origem do termo cascata é frequentemente citado como sendo um artigo publicado em 1970 por W. W. Royce; ironicamente, Royce defendia um abordagem iterativa para o desenvolvimento de software e nem mesmo usou o termo cascata. Royce originalmente descreve o que é hoje conhecido como o modelo em cascata como um exemplo de um método que ele argumentava ser um risco e um convite para falhas.
  • Em dois processos de desenvolvimento:

    o primeiro se concentra no teste de um incremento que será entregue ao cliente - iterativo

    e o segundo no teste de todo o sistema. - cascata.
  • Iterativo: O modelo interativo realiza varias iterações, onde cada iteração disponibiliza um incremento (Uma parte do sistema). Onde cada incremente é testado.

    Cascata: No modelo Cascata, não ocorre iterações, o sistema é construido em uma unica iteração. Assim disponibilizando apenar o sistema compleno no final do processo. Contudo esse processo fornece um grande risco.
  • O certo seria "Iterativo Incremental" e "Cascata"

    Na falta de um item correto, escolhemos a mais próxima.
  • Aproveitando a deixa do  kayto,  "geralmente" quando nas questões se refere ao modelo "Iterativo", pode-se considerar que é o modelo "Iterativo incremental", exceto quando referencia-se explicitamente do modelo apenas "ITERATIVO" e um modelo apenas "INCREMENTAL".
  • Pessoal, questão tirada do livro do Sommerville, vejam: 

    "Em um processo de desenvolvimento iterativo, o teste de sistema concentra-se no teste de um incremento que será entregue ao cliente; em um processo em cascata, o teste de sistema concentra-se no teste de todo o sistema".

    Fonte: Engenharia de Software, pag. 357, cap. 23, 8ª Edição. Ian Sommerville. Editora Pearson Adison Wesley.
  • O PROCESSO ITERATIVO

    A noção de Processo Iterativo corresponde à ideia de “ melhorar (ou refinar) pouco - a - pouco ” o sistema ( iterações ). Em cada iteração a equipe de desenvolvimento identifica e especifica os requisitos relevantes, cria um projeto utilizando a arquitetura escolhida como guia, implementa o projeto em componentes e verifica se esses componentes satisfazem os requisitos. Se uma iteração atinge os seus objetivos, o desenvolvimento prossegue com a próxima iteração, caso contrário a equipa deve rever as suas decisões e tentar uma nova abordagem.

    O PROCESSO INCREMENTAL

    A noção de processo incremental corresponde à ideia de “ aumentar (alargar) pouco-a-pouco ” o âmbito do sistema.

    DESENVOLVIMENTO ITERATIVO E INCREMENTAL

    É mais fácil dividir o trabalho em partes menores (iterações) tendo cada uma como resultado um incremento (processo incremental).


ID
677392
Banca
FEC
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na engenharia de software, o modelo de processo de desenvolvimento de software incremental que enfatiza um ciclo de desenvolvimento extremamente curto é conhecido como modelo:

Alternativas
Comentários
  • A resposta dessa questão está errada, não sei se foi o QC ou a banca furreca... A alternativa correta seria letra D e não a letra C...

     

    Modelo RAD

    O desenvolvimento rápido de aplicação (rapid application development, RAD) é um modelo de processo de desenvolvimento de software incremental que enfatiza um ciclo de vida extremamente curto.

     

    Modelo de desenvolvimento concorrente

    Um modelo de processo concorrente é conduzido por necessidades do usuário, decisões da gerência e resultados de revisão. É representado como uma série de grandes atividades técnicas, tarefas e seus estados associados.

     

    Fonte: https://nocoesengsw.blogspot.com.br/2010/04/modelos-de-processo-de-software.html

  • Realmente, concordo com nosso colega, a resposta correta é RAD.

     

    Veja uma das questoes como exemplo Q385299: 

    O modelo de processo de desenvolvimento de software incremental que enfatiza um ciclo de desenvolvimento extremamente curto, que compreende as fases de modelagem do negócio, modelagem dos dados, modelagem do processo, geração da aplicação, além de teste e entrega, e que o desenvolvimento é conseguido pelo uso de construção baseada em componentes, é conhecido como modelo:

     a) seqüencial linear;

     b) RAD (Rapid Application Development);

     c) de prototipagem;

     d) espiral;

     e) de desenvolvimento concorrente.


ID
677452
Banca
FEC
Órgão
DETRAN-RO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na engenharia de software, o modelo seqüencial linear apresentou críticas (problemas) quando foi aplicado, questionando sua eficácia. Das opções seguintes, aquela que apresenta um dos problemas questionados é:

Alternativas
Comentários
  • O modelo sequencial linear é o mais antigo e é o paradigma para engenharia de software mais amplamente usado. Porém, algumas vezes em que esse modelo é aplicado, alguns problemas são encontrados:

     

    1- Projetos reais raramente seguem o fluxo sequencial que o modelo propõe. Fazer modificações podem causar confusão à medida que a equipe de projeto prosegue.

     

    2- É difícil para o cliente estabelecer todos os requisitos explicitamente e o modelo sequencial linear exige isso, além de ter dificuldade em acomodar a incerteza natural que existe no começo de vários projetos.

     

    3- Nenhuma versão executável do programa fica disponível até o projeto terminar. O que é desvantajoso quando, por exemplo, um erro que seria simples, por ser detectado só no final, pode ter causado alguns desastres no programa.


ID
696502
Banca
FCC
Órgão
TJ-RJ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Dos diferentes modelos para o ciclo de vida de desenvolvimento de um software é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O modelo em cascata (ciclo de vida clássico), sugere uma abordagem sistematica e sequencial para o desenvolvimento de softwares. Prevê cinco fases: Comunicação, Planejamento, Modelagem, Construção e Implantação.
  • Item por item:
    a)      Falso! O modelo espiral envolve conceitos como iterações e incrementos e faz parte dos modelos evolucionários, que passaram a existir apenas depois dos modelos seqüenciais e incrementais.
    b)      Verdadeiro! No modelo em cascata uma fase depende da outra para começar e quando uma fase termina, não é possível retornar para ela. O modelo é simples pois foi o primeiro a ser criado, não havendo muitos estudos sobre esse assunto naquela época, e faz parte dos modelos seqüenciais.
    c)      Falso! Não existe um software sem requisitos, mesmo que eles já sejam conhecidos, seu gerenciamento deverá ser feito.
    d)      Falso! Fases como Testes e Implantação ocorrem após a implementação.
    e)      Falso! Foi o primeiro modelo a ser desenvolvido, conforme esta descrito na resolução do item b).
  • O modelo cascata é considerado o "avô" de todos os ciclos de vida e esse modelo é estritamente sequencial. (Livro Raul Wazlawick)
  • "b) o modelo em cascata é o menos flexível e mais simples." Creio que essa questão está um tanto redundante, pois, dizer que uma coisa é menos flexível e logo em seguida dizer que é a mais simples, caracteriza um confronto de sentidos.

  • Mas, Michel, é redundância ou confronto de sentidos? A sua declaração que eu entendi como incoerente.

     

    De qualquer forma, não vejo nem como redundância nem como confronto de sentidos dizer que algo é, ao mesmo tempo, menos flexível e mais simples. Na minha opinião, essas características podem ser complementares, sem comprometer a informação ou o sentido do texto.

     

    O modelo em Cascata é o menos flexível porque a etapa seguinte só é iniciada após o término da anterior. E é o mais simples porque não há iterações, prototipação etc. E, apesar de ser um risco muito grande, há apenas uma entrega, ao final do projeto.

  • mas a "fase" especificação de requisitos não pode estar ausente em um modelo? tem que ser uma FASE específica? não pode estar inserida em outras? eu coloquei a c) por isso

  • Leandro, não pode. Não há como fazer um software sem saber o que o cliente quer, "especificação".


ID
726901
Banca
INSTITUTO CIDADES
Órgão
TCM-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

De acordo com a engenharia de software, como todo produto industrial, o software possui um ciclo de vida. Cada fase do ciclo de vida possui divisões e subdivisões. Em qual fase avaliamos a necessidade de evolução dos softwares em funcionamento para novas plataformas operacionais ou para a incorporação de novos requisitos?

Alternativas
Comentários
  • O ciclo de vida de um software descreve as fases pelas quais o software passa desde a sua concepção até ficar sem uso algum. Segue abaixo a classificação de 4 fases que são delimitadas por diversos eventos típicos em diversos ciclos de vida. Fase de definição: Busca - se a identificação de problemas para que possam elaborar propostas de solução de sistemas computacionais que resolvam tais problemas. Fase de desenvolvimento: Inclui todas as atividades que tem por objetivo a construção do produto. Ela inclui principalmente o design, a implementação e a verificação e validação do software. Fase de operação: Envolve diferentes tipos de atividades como (Distribuição e entrega; ;Instalação e configuração; Utilização e Manutenção) Fase de retirada: Trata da substituição de softwares legados por plataformas com tecnologia mais atualFonte: http://engenhariadesoftware.blogspot.com.br/2007/02/ciclo-de-vida-do-software-parte-1.html?m=1
  • Seguindo o comentário acima, na fase de RETIRADA o software é substituído.
    Então como vou EVOLUIR o software,segundo o enunciado, se ele será trocado ?
  • Na Fase de Retirada o software precisa evoluir para novas plataformas operacionais ou para a incorporação de novos requisitos.
  • Até entendi que é durante a fase de retirada que o software será substituído por tecnologias mais modernas etc. Porém, não seria na fase de operação do software que essa necessidade seria avaliada, para na fase de retirada essa substituição necessária ser implementada?
  • Concordo com o RWerneck, por isso coloquei a letra A. Fase de retirada nem é uma coisa que existe em todo projeto de software. Muito estranho isso, nunca tinha ouvido falar. Já ouvi falar em fase de melhoria... mas fica o aprendizado

  • Onde existem essas definições. Qual fonte?

  • Isso é o que ocorre quando concursos são realizados por bancas de menor expressão e que não procuram de fato reconhecer as competências de quem faz a prova, e ainda, não se baseiam na literatura consagrada para elaboração de suas questões. Decepcionante!

  • A questão está errada. "...avaliamos a necessidade de evolução dos softwares em funcionamento para novas plataformas operacionais ": Fase de Retirada [OK]. "incorporação de novos requisitos": Fase de Operação [NOK]

  • Eu ia responder letra B (fase de retirada), mas pensei: "nao eh na fase de operacao que avaliamos a necessidade de melhorias?"
    Acabei errando na letra A tb

  • abri uma discussão lá nesse site Marcos..

  • Pois eh galera, o software nao foi retirado, mas sim atualizado...nao foi substituido por outro, mas evoluido, e aí?

  • Ciclo de vida
    • Fase de definição
    – Análise e Especificação
    – Estudo de Viabilidade
    – Estimativas Planejamento
    • Fase de desenvolvimento
    – Design
    – Implementação e integração
    – Verificação e Validação
    • Fase de operação
    – Distribuição, Instalação e Configuração
    – Utilização e administração
    – Manutenção
    – corretiva, evolutiva e adaptativa
    • Fase de retirada
    – Migração, reengenharia, engenharia reversa

     

    https://www.dimap.ufrn.br/~jair/ES/slides/CiclodeVida.pdf

  • Fonte: vozes da cabeça do examinador


ID
754534
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação aos modelos de processo de software é correto afirmar que o modelo do desenvolvimento evolucionário

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra B.

     

    O software evolui ao longo do tempo e conforme o desenvolvimento deste software avança também temos mudanças nas necessidades de negócio e de produtos que mudam frequentemente. Isso torna inadequado seguirmos um planejamento em linha reta de um produto. Os modelos de processo evolucionário tornaram-se realidade para que possamos desenvolver um produto que evolua ao longo do tempo.

     

    Modelos evolucionários são caracterizados por serem iterativos e apresentarem características que possibilitem desenvolvermos versões cada vez mais completas do software. Os processos evolucionários se caracterizam por dois modelos comuns: Prototipação e Espiral.

  • ==========Letra A===============

    considera as atividades fundamentais do processo, compreendendo especificação, desenvolvimento, validação e evolução.(Errado). Essa características são do modelo em cascata.

    Modelo em cascata: considera as atividades fundamentais do processo de especificação, desenvolvimento, validação e evolução, e representa cada uma delas como fases distintas.

    ==========Letra C===============

    é baseado na existência de um número significativo de componentes reusáveis e, além disso, enfoca a integração dos componentes em vez de desenvolvê-los a partir do zero. (Errado). Essas características são do modelo de software orientada a reuso.

    ==========Letra D===============

    foi o primeiro modelo de processo de desenvolvimento de software publicado. (Errado)

    O primeiro modelo de processo de desenvolvimento de software publicado foi o modelo em cascata.

    ==========Letra E===============

    não representa o processo de sof tware como uma sequência de atividades com algum retorno entre uma atividade e outra. Esse modelo foi originalmente proposto por Boehm.(Errado). Essa características são do modelo Modelo espiral de Boehm

    O modelo espiral (Boehm): é um framework de processo de software dirigido a riscos. O processo de software é representado como uma espiral, e não como uma sequência de atividades com alguns retornos de uma para outra. Cada volta na espiral representa uma fase do processo de software. A principal diferença entre o modelo espiral e outros modelos de processo de software é seu reconhecimento explícito do risco.

    Alternativa B


ID
773476
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação a conceitos gerais da engenharia de software, julgue
os itens seguintes.

Os estágios da engenharia de software compõem um ciclo que pode ser dividido em duas grandes etapas: a análise do problema e a síntese da solução.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe a referencia utilizada pelos gurus do CESPE?

  • E se no estudo de viabilidade for verificado que não é possível a implementação da solução? Mesmo assim terei a síntese da solução?

  • sandrotonini,

    Na maioria das vezes as referências do CESPE para Engenharia de Software são SOMMERVILLE e PRESSMAN. Mas confesso que não encontrei citação expressa para resolver essa questão, somente por inferência é que consegui resolvê-la. 

    Entendi que estava correta, pois a assertiva fala: "Os estágios da engenharia de software..." de maneira genérica e não analisando um caso concreto (como lembrou o colega Ricardo Saboia comentando sobre o estudo de viabilidade). Pois as etapas, para todos os efeitos são essas (análise do problema e a síntese da solução), eventualmente pode-se, na etapa de análise, chegar a conclusão que o desenvolvimento não é viável e não ocorrer o projeto (síntese da solução).

  • Também desconheço a referência usada pelo CESPE. 

    Nesse caso, julguei o item correto somente por inferência também. Como o enunciado não restringe a nenhum caso, podemos sim considerar que as duas grandes etapas são a análise do problema e a síntese da solução.
  • A referência acredito que seja essa: Software Engineering: Theory and Practice - Pfleeger e Atlee - Prentice Hall
    Em um dos slides do livro há o seguinte texto:

    Solving Problems 
    Software products are large and complex

    Development requires analysis and synthesis

    Analysis: decompose a large problem into smaller, understandable pieces. abstraction is the key

    Synthesis: build (compose) software from smaller building blocks. composition is challenging

  • "1.1 O QUE É ENGENHARIA DE SOFTWARE?

    (...)

    Resolvendo Problemas

    A maioria dos problemas é grande e, algumas vezes, difícil de se resolver, especialmente quando representam algo novo, nunca antes resolvido. Assim sendo, devemos começar a investigação analisando o problema, isto é, dividindo-o em partes que sejamos capazes de entender e manipular. Dessa maneira, podemos descrever o problema maior como um conjunto de pequenos problemas e suas inter-relações. (...)


    Uma vez analisado o problema, devemos elaborar a solução a partir de componentes que resolvam vários de seus aspectos. A Figura 1.2 ilustra o processo de síntese, que consiste em reunir os pequenos blocos em uma estrutura maior(...)"


    Pfleeger, Shari Lawrence. Engenharia de Software : teoria e prática. 2ª Edição, São Paulo : Prentice Hall, 2004.


  • A síntese da solução pode vir com erros, erros podem aparecer após a síntese quando o sistema for colocado em execução, uma nova funcionalidade pode ser requerida no estágio de manutenção e /ou evolução...sinceramente amigos

  • e a implementação, foi esquecida???

  • fonte: vozes da cabeça do examinador


ID
773491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Tendo em vista que um processo de software pode ser definido
como um conjunto de procedimentos estruturados, que combina
ferramentas e técnicas para produzir determinado produto, julgue
os itens subsequentes.

O modelo de processo denominado em espiral combina as atividades de desenvolvimento com o gerenciamento de riscos, de modo a minimizá-los e controlá-los.

Alternativas
Comentários
  • O Modelo Espiral requer a consideracão dos riscos em TODOS os estágios ou interacões do projeto o que permite a reducão de riscos, logo, é CORRETO afirmar que existirá a combinação das atividades de desenvolvimento com o gerenciamento de riscos. Consequentemente, Minimizando e Controlando.


    Espero ter ajudado! 
  • acho que risco é o item mais cobrado sobre modelo espiral



    o modelo espiral requer a consideracao dos riscos em todos os estagios ou interacoes do projeto o que permite a reducao de riscos

    CORRETA


    -==========

    O modelo espiral permite repensar o planejamento diversas vezes durante o desenrolar do projeto

    CORRETA


ID
773497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Tendo em vista que um processo de software pode ser definido
como um conjunto de procedimentos estruturados, que combina
ferramentas e técnicas para produzir determinado produto, julgue
os itens subsequentes.

Atividades comuns a todos os processos de software incluem a especificação, o projeto, a implementação e a validação.

Alternativas
Comentários
  • Fases genéricas e atividades: 

    Definição [o que]: Engenharia de sistemas ou de informação, planejamento do projeto de software e análise de requisitos.
    Desenvolvimento [como]: Projeto de software, geração de código e teste de software.
    Manutenção: Correção, adaptação, aperfeiçoamento e prevenção.

    Observamos em duas das três fases genéricas atividades similares as que foram expostas na questão. Portanto, questão correta.

    Bons estudos.
  • "Atividades comuns a todos os processos de software incluem a especificação, o projeto, a implementação e a validação."

    Questão correta  conforme livro Engenharia de Software, Sommerville, 6 edição, pg 36.
    Embora existam muitos processos de software diferentes, há atividades fundamentais comuns a todos eles, como:
    1. Especificação de software: é preciso definir a funcionalidade do software e as restrições em sua operação.
    2. Projeto e implementação de software: deve ser produzido o software de modo que cumpra sua especificação.
    3. Validação de software: o software precisa ser validado para garantir que ele faz o que o cliente deseja.
    4. Evolução de software: o software precisa evoluir para atender às necessidades mutáveis do cliente.
  • concepção, elaboração, construção e transição

  • Embora existam muitos processos de software diferentes, há atividades fundamentais comuns a todos eles, como: DVEE


ID
783382
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um projeto estruturado para desenvolvimento de sistemas é dividido em diversas fases e, entre elas, a que é responsável pelos testes de aceitação de um sistema que, passando por ela, estará pronto para ser implantado e posto em produção.

A partir dessa fase, qualquer modificação que aconteça nesse sistema pertencerá à fase denominada

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta :
    a) Manutenção. Depois dos testes,colocado em produção resta apenas fazer a manutenção.


    b) Implementação. Os sistema já foi implementando.

    c) Análise. Foi feita no início do projeto

    d) Reconhecimento do problema. Foi feito antes do projeto.

    e) Estudo de viabilidade. No início do projeto.
  • Só uma dúvida, esse processo de desenvolvimento não é o RUP né... "Fase" de manutenção???? Em que método de desenvolvimento??
  • Ele não especificou o processo de desenvolvimento. Pode ser qq um que seja estruturado. O cascata, por exemplo, também tem suas fases: comunicação, planejamento, modelagem, construção e implantação.

ID
784789
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A escolha de um modelo é fortemente dependente das características do projeto. Os principais modelos de ciclo de vida podem ser agrupados em três categorias principais:

Alternativas
Comentários
  • A) Errada cascata é sequencial
    B) Errada ágil é metodologia e não ciclo de vida
    C) Correta
    D) Errada ágil é metodologia e não ciclo de vida
    E) Errada ágil é metodologia e não ciclo de vida
  • O x da questão ai é saber que ágeis é uma metodologia e não um ciclo de vida e que cascata é sequencial
  • Pressman define os seguintes modelos de processo prescritivo:

    MODELO EM CASCATA (SEQUENCIAL)
    - O modelo em CASCATA, algumas vezes chamado de ciclo de vida clássico, sugere uma abordagem sequencial e sistemática.
    - os requisitos de um problema são bem compreendidos.
    - Divisão inflexível do projeto em estágios distintos ( uma etapa só inicia após a anterior).
    - Deve ser usado apenas quando os requisitos forem bem compreendidos e houver pouca probabilidade de mudanças radicais durante o desenvolvimento do sistema.
    - O software só é entregue na fase final do ciclo de vida (manutenção).

    MODELO DE PROCESSO INCREMENTAL
    - Rápido fornecimento de um determinado conjunto funcional aos usuários.
    - Combina elementos dos fluxos de processos lineares e paralelos.
    - O fluxo de processo de qualquer incremento pode incorporar o paradigma da prototipação.
    - O primeiro incremento é um produto essencial, também chamado de núcleo do produto.
    - O modelo de processo incremental tem seu foco voltado para a entrega de um produto operacional com cada incremento.
    - Incrementos podem ser planejados para administrar riscos técnicos.
    - Objetiva a elaboração de um produto funcional.

    MODELOS DE PROCESSO EVOLUCIONÁRIO (PROTOTIPAÇÃO E ESPIRAL)

    PROTOTIPAÇÃO
    - Frequentemente, o cliente define uma série de objetivos gerais para o software, mas não identifica, detalhadamente, os requisitos para funções e recursos.
    - A prototipação pode ser utilizada como um modelo de processo stand-alone, porém é mais utilizada como uma técnica no contexto dos demais modelos.
    - É útil quando os requisitos são obscuros.
    - Na sua forma ideal o protótipo atua como um mecanismo para identificar os requisitos do software.
    - Os protótipos podem ser descartáveis ou evolucionários.
    - Problemas: o cliente pode acreditar que o protótipo é uma versão operacional do software e o engenheiro pode utilizá-lo, de forma inadequada, como base de novas versões.

    ESPIRAL
    - É um modelo de processo de software evolucionário que acopla a natureza iterativa da prototipação com os aspectos sistemáticos e controlados do modelo em cascata.
    - Os RISCOS são considerados à medida que cada revolução é realizada.
    - Usa a prototipação como mecanismo de redução de riscos.
    - Cada loop espiral está dividido em 4 (quatro) fases: (fonte: Sommerville)
    DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS
    AVALIAÇÃO E REDUÇÃO DE RISCOS
    DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO
    PLANEJAMENTO


    MODELOS CONCORRENTES
    - Possibilita a equipe de software representar elementos concorrentes e iterativos de qualquer um dos modelos de processos.
    - A modelagem concorrente se aplica a todos os tipos de desenvolvimento de software e fornece uma imagem precisa do estado atual de um projeto.
  • c)sequenciais, incrementais e evolutivos.

    sequenciais - cascata

    incrementais - RUP,

    prototipo- espiral, prototipação.


ID
790930
Banca
FCC
Órgão
TST
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O Ciclo de Vida de um Sistema especifica todas as fases de desenvolvimento, desde sua concepção até o processo de manutenção e declínio. No que diz respeito ao desenvolvimento de software, existem alguns processos conhecidos. Um destes processos, possui característica iterativa e incremental, inicia cada fase do projeto realizando um planejamento prévio, realiza a execução da fase, verifica o progresso e os resultados da fase (riscos, lições aprendidas) e incrementa novos objetivos para a fase seguinte, seguindo para a próxima iteração. O processo de software em questão é o

Alternativas
Comentários
  • O modelo original em espiral organiza o desenvolvimento como um processo iterativo em que vários conjuntos de quatro fases se sucedem até se obter o sistema final. Um ciclo se inicia com a determinação de objetivos, alternativas e restrições (primeira tarefa) onde ocorre o comprometimento dos envolvidos e o estabelecimento de uma estratégia para alcançar os objetivos. Na segunda tarefa, análise e avaliação de alternativas, identificação e solução de riscos, executa-se uma análise de risco.Prototipação é uma boa ferramenta para tratar riscos. Se o risco for considerado inaceitável, pode parar o projeto. Na terceira tarefa ocorre o desenvolvimento do produto. Neste quadrante pode-se considerar o modelo cascata. Na quarta tarefa o produto é avaliado e se prepara para iniciar um novo ciclo.
     
    O modelo espiral é, atualmente a abordagem mais realística para desenvolvimento de software em grande escala, e usa uma abordagem que capacita a empresa que presta o serviço, e o cliente a entender e reagir aos riscos em cada etapa evolutiva. Este tipo de modelo exige considerável experiência na determinação de riscos e depende dessa experiência para ter sucesso, pode ser difícil convencer os clientes que uma abordagem evolutiva é controlável.
     
    Vantagens deste modelo
     
    modelo em espiral permite que ao longo de cada iteração se obtenham versões do sistema cada vez mais completas, recorrendo à prototipagem para reduzir os riscos.
    Este tipo de modelo permite a abordagem do refinamento seguido pelo modelo em cascata, mas que incorpora um enquadramento iterativo que reflete, de uma forma bastante realística, o processo de desenvolvimento.
    Desvantagens
     
    Pode ser difícil convencer grandes clientes ( particularmente em situações de contrato) de que a abordagem evolutiva é controlável.
    A abordagem deste tipo de modelo exige considerável experiência na avaliação dos riscos e baseia-se nessa experiência para o sucesso. Se um grande risco não for descoberto, poderão ocorrer problemas.
    Este tipo de modelo é relativamente novo e não tem sido amplamente usado.
    É importante ter em conta que podem existir diferenças entre o protótipo e o sistema final. O protótipo pode não cumprir os requisitos de desempenho, pode ser incompleto, e pode refletir somente alguns aspectos do sistema a ser desenvolvido.
    O modelo em espiral pode levar ao desenvolvimento em paralelo de múltiplas partes do projeto, cada uma sendo abordada de modo diferenciado, por isso é necessário o uso de técnicas específicas para estimar e sincronizar cronogramas, bem como para determinar os indicadores de custo e progresso mais adequados.
     
    http://www.macoratti.net/proc_sw1.htm
  • O item d está errado porque o modelo de desenvolvimento ágil não é um ciclo de vida.
  • Modelo espiral tem característica incremental??
  • Falou em RISCO, matou a questão. É espiral!
  • segundo Pressman:

    MODELO DE PROCESSO ESPIRAL
    - É um modelo de processo de software evolucionário que acopla a natureza iterativa da prototipação com os aspectos sistemáticos e controlados do modelo em cascata.
    - Os RISCOS são considerados à medida que cada revolução é realizada.
    - Usa a prototipação como mecanismo de redução de riscos.
    - Cada loop espiral está dividido em 4 (quatro) fases: (fonte: Sommerville)
    DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS
    AVALIAÇÃO E REDUÇÃO DE RISCOS
    DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO
    PLANEJAMENTO
  • Mas no modelo em Espiral a análise de riscos é feita antes da execução da fase.
  • Virginia, na verdade, a avaliação dos riscos faz parte de uma fase.

    Nesse modelo, cada volta na espiral representa uma fase.

  • A palavra chave dessa questão é "riscos". Dentre os citados o que faz essa análise de riscos é o modelo espiral.

  • Leram a palavrinha "RISCOS", ENTÃO HÁ UMA GRANDE PROBABILIDADE DE SER ESPIRAL.

  • Foi ser ver a palavrinha mágica: riscos!

  • Minha dúvida e quando a questão diz "Um destes processos, possui característica iterativa e incremental", sendo que o modelo espiral é um modelo evolucionário. Alguém poderia esclarecer essa dúvida por gentileza.

  • Modelo Espiral também é iterativo e incremental.

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_em_espiral


ID
804349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de engenharia de software, julgue o  item  a seguir.

O modelo Waterfall tem a vantagem de facilitar a realização de mudanças sem a necessidade de retrabalho em fases já completadas.

Alternativas
Comentários
  • Nessa questão é necessário saber o significado de modelo Waterfall, que é o mesmo que modelo em Cascata. Como o modelo em cascata é sequencial, então torna-se trabalhoso fazer alterações em fases que já foram finalizadas. Portanto, assertiva errada. 

  • O modelo de desenvolvimento poderá ser Waterfall (cascata), Espiral ou Ágile

    no modelo cascata de que trata o enunciado, a passagem para a próxima etapa é puramente sequencial, ou seja, terminou segue adiante, sem se preocupar com ajustes e reajustes necessários na etapa anterior, os ajustes poderão ocorrer posteriormente, depois que o software estiver em produção operando

    No modelo Espiral, inspirado pelo PDCA (método iteratipo de gestão de 4 passos) do inglês PLAN - DO - CHECK -ACT ,  a cada ciclo se avalia o qeu foi realizado e os ajustes necessário são aplicados, seguindo adiantes com flexibilidade e participação dos utilizadores nos checkpoints

    No modelo Ágile (SCRUM), as etapas são iterações rápicas, com duração de 1 a 4 semanas, para atualização do software. O M. Office atualmente segue este padrão de desenvolvimento, com atualizações mensais em suas funcionalidades.

    SCRUM:  é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de Software, no scrum, os projetos são dividos em ciclos, tipicamente mensais, chamados de Sprints. O Sprint representa um Time box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executad.


ID
814462
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

É um processo de desenvolvimento de software criado em resposta às fraquezas apresentadas pelo modelo em cascata. Esta afirmação refere-se ao / à

Alternativas
Comentários
  • Processo em cascata é que uma fase só é realizada quando a anterior termina. Completamente engessado. 

     

  • Desenvolvimento Iterativo e Incremental é um dos clássicos modelos de processo de desenvolvimento de software criado em resposta às fraquezas do modelo em cascata, o mais tradicional. Os dois padrões mais conhecidos de sistemas iterativos de desenvolvimento são o RUP (Processo Unificado da Rational) e o Desenvolvimento ágil de software. Por isso o desenvolvimento iterativo e incremental é também uma parte essencial da Programação Extrema e outros.

  • a-

    iterativo e incremental descrevem um modelo para melhoria continua por pequenos incrementos ou passos. Agile e plataformas de colaboração como wiki funcionam deste forma.

  • Vamos aos comentários.

    "Em várias situações, os requisitos iniciais do software são razoavelmente bem definidos, entretanto, devido ao escopo geral do trabalho de desenvolvimento, o uso de um processo puramente linear não é utilizado. Pode ser necessário o rápido fornecimento de um determinado conjunto funcional aos usuários, para somente após esse fornecimento, refinar e expandir sua funcionalidade em versões de software posteriores. Em tais casos, pode-se optar por um modelo de processo projetado para desenvolver o software de forma incremental.

    O modelo incremental combina elementos dos fluxos de processos lineares e paralelos. "

    Fonte: Pressman (2011) pg. 61

    #SóNinja


ID
823864
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Uma das abordagens do processo de desenvolvimento da engenharia de software prevê a divisão em etapas, em que o fim de uma é a entrada para a próxima. Esse processo é conhecido como modelo

Alternativas
Comentários
  • Na verdade existem duas alternativas corretas: Cascata e Incremental. A diferença básica entre esses modelos é que no modelo incremental passamos pelas fases, possivelmente, várias vezes. Seguem imagens para avaliação:

    Modelo em Cascata


    Modelo Incremental, Evolutivo ou Iterativo
  • Não é necessario que o  o fim de uma etapa é a entrada para a próxima. O desenvolvimento Incremental é uma estratégia de planejamento estagiado em que várias partes do sistema são desenvolvidas em paralelo, e integradas quando completas

  • Pergunta passivel de recurso. Tanto o modelo cascata quanto o incremental seguem a ideia apresentada pela questão. Ambos seguem o Fluxo sequencial. Contudo, o incremental, repete varias vezes uma sequencia.

  •  e)Cascata.

    A descrição típica do Waterfall model é ser linear e monolítico. Significa que o output de uma fase é o input da outra. Logo, uma fase que termina nao volta atrás; é a fase atual que importa. Pode-se comparar waterfall model como o oposto de pipeline na computação, no qual uma atividade nao depende do final da anterior para prosseguir

  • Incremental também está correta!


ID
861487
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-ES
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considerando que todo desenvolvimento de software pode ser entendido como um ciclo de solução de problemas, julgue os itens a seguir, relativos a gerenciamento de processos de negócio.

Os estágios do processo de software incluem situação atual, definição do problema, desenvolvimento técnico e integração da solução.

Alternativas
Comentários
  • ASSERTIVA CORRETA!

    Pressman (2002, p. 24) menciona que todo o desenvolvimento de software pode ser caracterizado como um ciclo de solução de problema, onde são encontrados quatro estágios distintos, ou seja: (1) situação atual; (2) definição do problema; (3) desenvolvimento técnico; e (4) integração da solução.
    Bons estudos!
    Fonte: http://bibdig.poliseducacional.com.br/document/?view=171
  • O texto associado a questão está errado. O correto seria: "Considerando que todo desenvolvimento de  software pode ser entendido como um ciclo de solução de problemas, julgue os itens a seguir, relativos a gerenciamento de processos de negócio.".
  • Discordo do primeiro colega. Primeiro: se a banca segue uma certa referencia, deveria cita-la. Ademais, quando Pressman fala em integração, não diz que NECESSARIAMENTE haverá Integração. Ora, ao afirmar que "incluem", isso se torna obrigatorio. Vejamos: a produção de um software embarcado, para operar em um dispositivo qualquer, não requer integração com outros sistemas. Haverá sim, integração quanto a componentes, mas isso não é estágio, é ATIVIDADE. Quanto ao estágio Integração, isso também nao ocorrerá necessariamente quando houverem outros sistemas. A integração entre sistemas e/ou modulos poderá existir ou não. Ademais, observando outros modelos de ciclo de vida, como o modelo formal, descrito no Pressman, não há integração. Se a questão fala em processo de software, deveria espeficar qual deles é.

  • Alguém sabe informar se o Pressman cita isso em seu livro da 7ª Edição (E em caso positivo, em que página) ?
  • Completamente correto primeiro colega. Quanto ao colega que discordou e alegou que se usassem um determinado livro seria necessário indicarem bibliografia, está completamente equivocado. CESPE em geral se baseia, para Engenharia de software,  no Pressman e Summerville, chegando ao ponto de algumas questões serem transcrições dos textos dos livros. Não se engane, concurso não vai indicar bibliografia a não ser que isso seja definido em lei.
  • Marcelo, se, conforme o enunciado, os estágios de software incluem a integração, o que voce me diz dos métodos formais? Alias, no Sommerville ou Pressman, para esse modelo de desenvolvimento, não há integração. A maneira como o texto está colocado faz referencia a todos os modelos de ciclo de vida, o que não é verdade.

  • O enunciado refere-se às fases ou etapas tipicamente encontradas na maioria dos processos. Na nona edição do Sommerville ele chama isso de processo de software genérico. Não cabe comparar com modelos específicos. Quesito correto.


ID
871135
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A engenharia de software é uma disciplina de engenharia relacionada a todos os aspectos de produção de software.

( ) Os produtos de software consistem em programas desenvolvidos e documentação associada.

( ) Sociedades profissionais não podem publicar códigos de condutas que definem os padrões de comportamento esperados de seus membros.

( ) O processo de software inclui apenas algumas atividades envolvidas no desenvolvimento de software.

( ) Métodos são meios organizados de produção de software.

Alternativas
Comentários
  • (V) A engenharia de software é uma disciplina de engenharia relacionada a todos os aspectos de produção de software.

    (V) Os produtos de software consistem em programas desenvolvidos e documentação associada.

    (F) Sociedades profissionais não podem publicar códigos de condutas que definem os padrões de comportamento esperados de seus membros.

    (F) O processo de software inclui apenas algumas atividades envolvidas no desenvolvimento de software.

    (V) Métodos são meios organizados de produção de software.


ID
893818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Tendo em vista que o desenvolvimento de um software compreende
várias fases, que vão desde a definição básica até o uso do software,
e que, nesse processo, diversos modelos, métodos e procedimentos
de construção podem ser utilizados, julgue os itens subsecutivos.

No ciclo de vida da primeira versão do modelo em espiral, a etapa de análise de riscos é realizada dentro da fase de desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • O modelo espiral é dividido em 4 fases, a saber:

    1. Planejamento
    2. Analise de Riscos --> aqui são feitos TODAS as analises refente a riscos
    3. Engenharia
    4. Avaliação do Cliente

  • Segundo o Sommerville, 8ª edição, p. 48:

    1. Definição de objetivos: Os objetivos dessa fase do projeto são definidos. As restrições sobre o processo e o produto são identificadas e um plano detalhado de gerenciamento é elaborado. Os riscos de projeto são identificados. Dependendo disso, estratégias alternativas podem ser planejadas.

    2. Avaliação e redução de riscos. Para cada risco de projeto identificado, uma análise detalhada é realizada. Providências são tomadas para reduzir o risco. Por exemplo, se houver risco de que os requisitos não sejam apropriados, um protótipo do sistema poderá ser desenvolvido.

    3. Desenvolvimento e validação. Após a avaliaçao de risco, um modelo de desenvolvimento para o sistema é selecionado. Por exemplo, se os riscos da interface com o usuário forem dominantes, um modelo de desenvolvimento apropriado pode ser a protoipação evolucionária. Se os riscos de segurança constituírem a principal consideração, o desenvolvimento baseado em transformações formais pode ser o mais apropriado e assim por diante. O modelo em cascata po ser o modelo de desenvolvimento mais apropriado se o principal risco identificado foi a integração de subsistemas.

    4. Planejamento. O projeto é revisado e uma decisão é tomada para prosseguimento ao próximo loop da espiral. Se a decisão for pelo prosseguimento, serão elaboradados planos para a próxima fase do projeto.
  • Questão parecida do CESPE

    o modelo espiral requer a consideracao dos riscos em todos os estagios ou interacoes do projeto o que permite a reducao de riscos

     

    CORRETA

  • Creio que o erro da questão está em afirmar que a etapa de análise de riscos é realizada dentro da fase de desenvolvimento. Como visto em comentário anterior, a análise de risco é uma das fases do modelo espiral e antecede à fase de desenvolvimento. Na verdade, a análise de riscos gerará os insumos para que o desenvolvimento correto possa acontecer.
    • De acordo com Sommerville, cada volta na espiral é dividida em quatro setores:

      • Definição dos objetivos:

        • determina objetivos específicos para essa fase do projeto

        • identifica restrições ao processo e ao produto

        • elabora um plano de projeto detalhado

        • identifica os riscos do projeto

      • Avaliação e redução de riscos:

        • é feita uma análise detalhada para cada risco identificado

        • avalia alternativas, identifica e resolve os riscos

      • Desenvolvimento e validação:

        • seleciona um modelo de desenvolvimento para o sistema (melhor abordagem de desenvolvimento, de acordo com os riscos identificados

        • desenvolve e verifica o próximo nível do produto

      • Planejamento:

        • revisa o projeto e planeja a próxima fase, ou seja, a próxima volta na espiral



    • De acordo com Pressman, cada volta na espiral é dividida em cinco setores:

      • Comunicação

      • Planejamento: estimativa de custos, cronograma e análise de riscos

      • Modelagem: análise e projeto

      • Construção: codificação e testes

      • Emprego: entrega e feedback


  • O modelo espiral é dividido em tarefas ou setores, cada uma com um conjunto de atividades específicas para cada volta da espiral, e cada volta representa uma fase do processo de desenvolvimento - sendo os setores: Planejamento, análise de riscos, Execução e verificação. 

    O diferencial do modelo espiral sobre os demais é o foco na análise de riscos, assim esta afirmativa é incoerente com o modelo.

  • Lendo aqui o livro do Pressman exatamente na página 66 onde tem um parágrafo que ele diz: "o modelo espiral requer consideração direta dos riscos técnicos em todos os estágios do projeto e, se aplicado apropriadamente, reduz os riscos antes de se tornarem problemáticos" e com isso eu marquei a opção como errado. 

  • Após a análise de risco que se inicia a fase de desenvolvimento, pois pode ser que, conforme os riscos detectados na análise, não seja viável iniciar a etapa do desenvolvimento e esta será barrada.

  • Modelo em Espiral exige a consideração direta dos riscos técnicos em TODOS os estágios do projeto e, se aplicado adequadamente, deve reduzir os riscos antes que eles se tornem problemáticos.

    Fonte: Patrícia Quintão, GranCursos.

    Acrescentando conhecimento ;)

    Processo de Software:

    É um conjunto de atividades, cuja meta é o desenvolvimento ou a evolução do software.

    No processo de software define‑se um pequeno número de atividades de arcabouço aplicáveis ao desenvolvimento de qualquer software, independente do seu tamanho e complexidade.

    Há vários processos de desenvolvimento propostos. Porém, não existe o melhor processo de desenvolvimento. Cada processo tem suas particularidades em relação ao modo de arranjar e encadear as atividades de desenvolvimento.

    Exemplos de modelos de Softwares: Modelo em Cascata, Modelo Espiral ( O DA QUESTÃO), Prototipação.

    Modelo Espiral:

    O processo de desenvolvimento ocorre em ciclos, cada um contendo fases de avaliação e planejamento em que a opção de abordagem para a próxima fase (ou ciclo) é determinada.

    Neste modelo, acrescenta-se a Análise dos Riscos ao ciclo de vida para auxiliar as decisões a respeito da próxima iteração.

    Cada loop na espiral representa uma fase do processo de software. Este modelo exige a consideração direta dos riscos técnicos em TODOS os estágios do projeto e, se aplicado adequadamente, deve reduzir os riscos antes que eles se tornem problemáticos.

    Esse modelo reúne as melhores características dos outros.

    Fonte: Meus resumos do GranCursos, professora Patrícia Quintão.

    "Arrisque-se. Ou morra sem saber o quão longe poderia ter ido".

  • GABARITO ERRADO

    Cada volta da espiral é dividida em quatro setores:

    Definição de objetivos

    1. Objetivos definidos;
    2. Restrições identificadas;
    3. Riscos identificados;
    4. Plano de gerenciamento elaborado;
    5. Estratégias alternativas planejadas;

    Avaliação e Redução de riscos:

    1. Análise detalhada;
    2. Medidas de redução de risco são tomadas;

    Desenvolvimento e Validação:

    1. Modelo de desenvolvimento é selecionado;

    Planejamento:

    1. Projeto revisado;
    2. Decisão tomada.

    FONTE: Sommerville


ID
893821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Tendo em vista que o desenvolvimento de um software compreende
várias fases, que vão desde a definição básica até o uso do software,
e que, nesse processo, diversos modelos, métodos e procedimentos
de construção podem ser utilizados, julgue os itens subsecutivos.

O ciclo de vida de um software, entre outras características, está relacionado aos estágios de concepção, projeto, criação e implementação.

Alternativas
Comentários
  • Para mim, criação é o mesmo de implementação. Segundo Sommerville, 8ª edição, o ciclo de vida de um software é:

    1. Especificação do software
    2. Projeto e implementação
    3. Validação do software
    4. Evolução do software

    Segundo Pressman, 6ª edição:

    1. Comunicação
    2. Planejamento
    3. Modelagem
    4. Construção
    5. Implantação
  • Alguém sabe explicar pq a questão está correta????
  • Eu acho que a questão está correta por causa da expressão "entre outras características", o que torna os itens apresentados apenas exemplificativos, e não exaustivos.
  • É verdade, mas de onde será que quem fez essa questão tirou?
    Se um de nós fosse entrar com recurso, qual seria a fonte?
    Examinador não pode inventar conceitos. Pelo menos, eu acho :)
  • Realmente o ciclo de vida de um software envolve mais estágios além dos citados na questão, como manutenção, documentação, ...
    Mas o ponto chave é esse ENTRE OUTRAS CARACTERÍSTICAS, que torna esses itens citados válidos para o que a questão está pedindo, como citado no comentário acima.
  • Bem, quer dizer que, segundo o CESPE, a expressão "entre outras características" pode ser qualquer coisa, pois o que é criar um software? Além do mais, estágios, do ponto de vista da Engenharia de Software, incluem atividades. Projeto na questão refere-se a estágio ou uma atividade?

  • Criação e implementação é a mesma coisa. Talvez o examinador quis dizer implantação no lugar de implementação.

  • Este "concepção" me levou ao erro. Não lembro me de ter visto esse termo durante meus estudos.

  • Nada a ver esta questao
  • De acordo com material em PDF que estou utilizando, essa questão foi tirada do livro Sistemas de Informação: Uma Abordagem Gerencial (Steven R. Gordon, Judith R. Gordon). Nesse livro, os autores tratam o ciclo de vida de software como:

     

    -> Concepção
    -> Projeto
    -> Criação
    -> Implementação

  • Questão retirada do livro Sistemas de Informação: Uma Abordagem Gerencial (Steven R. Gordon, Judith R. Gordon). De acordo com os autores do livro, o ciclo de vida de software têm os estágios concepção, projeto, criação e implementação.


ID
895159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com relação a ciclo de vida de software, julgue o item subsequente.

No ciclo de vida de software, a estrutura de dados, a arquitetura, os detalhes procedimentais e a caracterização da interface são atributos da etapa de análise e engenharia de software.

Alternativas
Comentários
  • Seria análise e design do software .
  • Análise e Especificação de Requisitos: Diz o que o software deve fazer (não como). Nessa fase, o levantamento de requisitos deverá ser intenso, refinando assim o escopo e permitindo uma melhor compreensão do contexto do problema.
     
    Projeto: Essa fase é responsável por definir a arquitetura do software, através de modelos e identificação de seus componentes em alto nível e descer o nível dessas especificações até que o projeto esteja bem detalhado para codificação e testes.
  • Fonte: Sommerville, 7a Edição, Capítulo 8.1 (página 207)
  • Prezados,
    A questão trata sobre ciclo de vida de software.
    Existem diversos tipos de ciclo de vida de software, dentre eles se destacam o ciclo de vida em cascata, em espiral e incremental.
    As fases do ciclo de vida guardam entre si semelhanças entre diversos modelos, de forma que o fato do enunciado não especificar a qual ciclo de vida ele está se referindo não interfere na resolução da questão.
    Tomando Pressman como referência, podemos entender duas etapas comuns nos ciclos de vida de software :
    - Análise de requisitos: O objetivo dessa etapa é entender e mapear as necessidades do software que se deseja construir, entender o domínio da aplicação, as funções requeridas, o comportamento e a performance esperada. Nessa etapa os requisitos são documentados e revisados com o cliente. O Foco da análise é entender o que o software deve fazer.
    - Projeto ( Design ): O objetivo dessa etapa é projetar a estrutura de dados, a arquitetura do software,  os detalhes procedimentais e a caracterização da interface. A fase de projeto traduz os requisitos definidos previamente em uma representação de software. O Foco do projeto é definir como o software irá fazer.
    Como podemos ver, o enunciado da questão troca os conceitos de Análise e Design, portanto, questão errada
    Fonte : Pressman, Roger S. Software Engineering: A Practiotioner’s Approach. Fifth Edition
  • Análise: tem por objetivo construir modelos que determinam qual é o problema para o qual estamos tentando conceber uma solução de software.

    Projeto: estágio no qual o modelo de análise terá de ser adaptado de tal modo que possa servir como base para implementação no ambiente alvo.

    Com essas definições podem inferir que "a estrutura de dados, a arquitetura, os detalhes procedimentais e a caracterização da interface" pertence as atividades de projeto.

  • Ao meu ver, relacionar a ordem das atividades com as etapas estaria errado, pois em momento algum, a questão informa "respectivamente" para invalidá-la. O mais correto seria afirmar que "engenharia de software" não é etapa de nenhum ciclo de vida e sim, um processo.

  • OBS: Na 7a Edição do Pressman (2011), as fases do Ciclo de Vida foram reagrupadas em:


    1) Comunicação: Início do Projeto, Levantamento de necessidades
    2) Planejamento: Estimativas, Cronograma, Acompanhamento
    3) Modelagem: Análise, Projeto
    4) Construção: Codificação, Testes
    5) Emprego: Entrega, Suporte, Feedback
  • Na fase de análise não estamos preocupados com detalhes técnicos da arquitetura do sistema, tecnologia a ser utilizada. Essas e outras definições deixamos para fase projeto onde há uma preocupação e ligação com a tecnologia a ser utilizada durante a produção da arquitetura do sistema. Na fase de analise o analista esta preocupado em entender o problema e não com a solução propriamente dita e por este motivo que a questão está errada 

  • O Ciclo de Vida de Software se refere às fases pelas quais um sistema de software atravessa desde sua concepção até sua retirada de produção.

    Infelizmente não há um consenso entre os autores a respeito dos estágios, mas é comum as seguintes fases: Definição ou Concepção, Desenvolvimento ou Construção, Operação ou Utilização e Retirada ou Aposentadoria.

    Modelagem: análise e design; São fases do modelo em Espiral.

    Não confundam as fases de um determinado modelo de desenvolvimento com as fases de ciclo de vida!

  • DVEE

    especificação

    desenvolvimento (projeto e implementação)

    validação

    evolução


ID
920128
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No desenvolvimento de software, podem ser utilizados os chamados modelos evolucionários, cujo objetivo é lidar com produtos que possam evoluir ao longo do tempo. Assinale a alternativa que contém APENAS modelos evolucionários de desenvolvimento de software.

Alternativas
Comentários
  • Do modelo em espiral para desenvolvimento de software saltam a vista dois aspectos: a análise de risco e prototipagem.O modelo espiral incorpora-os de uma forma interativa permitindo que as ideias e o progresso sejam verificados e avaliados constantemente. Cada interação à volta da espiral pode ser baseada num modelo diferente e pode ter diferentes atividades.
    No modelo espiral para engenharia de requisitos mostra-se que as diferentes atividades são repetidas até uma decisão ser tomada e o documento de especificação de requisitos ser aceito.

    Prototipação é uma abordagem baseada numa visão evolutiva do desenvolvimento de software, afetando o processo como um todo. Esta abordagem envolve a produção de versões iniciais - protótipos (análogo a maquetes para a arquitetura) - de um sistema futuro com o qual pode-se realizar verificações e experimentos,com intuito de avaliar algumas de suas caracteristicas antes que o sistema venha realmente a ser construído, de forma definitiva.
    Modelo Vantagens Desvantagens CASCATA Minimiza o tempo de planejamento.
    Funciona bem para equipes tecnicamente mais fracas. Inflexível.
    Apenas a fase final produz um deliverable que não é um documento.
    Torna-se difícil voltar atrás para corrigir erros. ESPIRAL As interações inicias do projecto são as mais baratas, permitindo que as tarefas de maior risco sejam levadas com o mínimo de custos.
    Cada iteração da espiral pode ser customizada para as necessidades específicas de cada projecto. É complexo e requer atenção e conhecimento especiais para o levar a cabo. PROTOTIPAGEM EVOLUCIONÁRIA Os clientes conseguem ver os progressos.
    É útil quando os requisitos mudam rapidamente e o cliente está relutante em aceitar um conjunto de requisitos. É impossível determinar com exactidão o tempo que o projecto vai demorar.
    Não há forma de saber o número de iterações que serão necessárias. CODIFICAÇÃO e CORREÇÃO Não há tempo gasto em planejamento, documentação, gestão de qualidade e cumprimento de standards.
    Requer pouca experiência. Perigoso.
    Não há forma de assegurar qualidade e identificar riscos.
    Falhas fundamentais não percebidas imediatamente resultando em trabalho deitado fora.
  • Prezados , vamos aos comentários das alternativas :
    a) UML e de qualidade.
    Alternativa errada, o UML é uma linguagem de modelagem e pode ser utilizado em qualquer modelo de desenvolvimento de software ( cascata , iterativo , etc ... ) , não obstante “qualidade” não é um modelo de desenvolvimento de software
    b) Componentes e arquétipo. 
    Alternativa errada, nem “Componentes”  nem “arquétipo” são um modelo de desenvolvimento de software, um componente é uma unidade independente, que pode ser utilizado com outros componentes para formar um sistema mais complexo.
    c) Prototipagem e espiral. 
    Alternativa correta. Segundo Sommerville em seu livro na página 45, o desenvolvimento evolucionário baseia-se na ideia de desenvolvimento de uma implementação inicial, expondo os resultados aos comentários dos usuários e refinando esse resultado por meio de várias versões até que sejam desenvolvido um sistema adequado.
    Pressman define em seu livro, página 42, como modelos evolucionários de desenvolvimento de software :
    - Prototipagem
    - O Modelo espiral
    - O Modelo de desenvolvimento concorrente
     
    d) Redes de Petri e certificação.
    Alternativa errada, nem “Redes de petri” nem “certificação” são modelos de desenvolvimento de software
    e) Semântico e validação. 
    Alternativa errada, nem “semântico” nem “validação” são modelos de desenvolvimento de software
    Fonte :
    - Sommerville, Ian ,Software Engineering, 8th edition
    - Pressman, Roger S. Software Engineering: A Practiotioner’s Approach. Sixth Edition
  • caraca.. pra quem tem a mínima noção de engenharia de software, essa estava de graça.

  • Principais Modelos de Processo:

    A) Sequencial: Modelo Cascata ou Clássico, Modelo em V

    B) Incremental: RUP, RAD, Metodologias ágeis (Scrum, XP, TDD)

    C) Evolutivo: Espiral, Prototipagem evolucionária e Prototipagem descartável

    Obs: Os modelos Incremental e Evolutivo são ITERATIVOS.


ID
977692
Banca
FUNRIO
Órgão
MPOG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere o seguinte problema encontrado em projetos de desenvolvimento de software:
“Projetos reais raramente seguem um fluxo sequencial. Apesar de um modelo linear poder acomodar a iteração, ele o faz indiretamente. Como resultado, as modificações podem causar confusão à medida que a equipe de projeto prossegue.” Esse é um dos problemas que são algumas vezes encontrados quando é aplicado o modelo de desenvolvimento

Alternativas
Comentários
  • Letra a)

    O modelo em cascata move-se para a próxima fase somente quando a fase anterior está completa e perfeita.

    Desenvolvimento de fases no modelo em cascata são discretas, e não há pulo para frente, para trás ou sobreposição entre elas.

  • Letra A sem dúvida! Texto retirado da página 39 da sexta edição do livro de Roger S. Pressman.
  • Modelo cascata tem como característica, requisitos estáveis e bem definidos, não aceitando mudanças ao longo do projeto.

  • No modelo CASCATA é necessário que os requisitos estejam bem definidos, alterações no projeto pode representar um estouro no orçamento e no cronograma.


ID
1042585
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação às abordagens de desenvolvimento de software, julgue os próximos itens.

Os princípios fundamentais do processo unificado não incluem natureza iterativa e incremental, visto que este é um processo tradicional organizado em cascata.

Alternativas
Comentários
  • O RUP é interativo e incremental, o que acontece é que na prática, muita gente o utiliza como cascata
  • "De certo modo, o Processo Unificado é uma tentativa de apoiar-se  nos melhores recursos e características dos modelos convencionais (...). Ele sugere um fluxo de processo que é iterativo e incremental, dando a sensação evolucionária que é essencial no desenvolvimento".


    Engenharia de Software. Roger Pressman. 6a Edição.

  • O RUP é um modelo de processo derivado de trabalhos sobre UML. Ele reúne as melhores características de todos os modelos de processos, ilustra boas práticas na especificação e no projeto e apoia a prototipação e a entrega incremental.

  • RUP é:

    um processo iterativo incremental,

    orientado por casos de Uso e

    centrado na arquitetura.

  • errado- Ser iterativo & incremental significa que os analistas identificam os casos de uso relevantes consoante a arquitetura selecionada, cujo produto da iteracao é um compoenente do sistema. 


ID
1055371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere à engenharia de software, julgue os itens que se seguem.

O ciclo de vida de um software deve apresentar, no mínimo, as etapas de elaboração do documento de visão, levantamento de regras de negócio, especificação/validação de requisitos e prototipagem.

Alternativas
Comentários
  • XP - Extreme Programming

    Trata-se de uma metodologia ágil para equipes pequenas e médias desenvolvendo software com requisitos vagos e em constante mudança. (Kent Beck)


  • Geralmente, o ciclo de vida do software compreende, no mínimo, as actividades seguintes:

    • Definição dos objectivos, consistindo em definir a finalidade do projecto e a sua inscrição numa estratégia global.
    • Análise das necessidades e viabilidade, quer dizer a expressão, a recolha e a formalização das necessidades do requerente (o cliente) e do conjunto dos constrangimentos.
    • Concepção geral. Trata-se da elaboração das especificações da arquitectura geral do software.
    • Concepção detalhada, que consiste em definir precisamente cada subconjunto do software.
    • Codificação (Aplicação ou programação), quer dizer a tradução numa linguagem de programação das funcionalidades definidas aquando das fases de concepção.
    • Testes unitário, que permitem verificar individualmente que cada subconjunto do "software" é aplicado em conformidade com as especificações.
    • Integração, cujo objectivo é assegurar a intercomunicação dos diferentes elementos (módulos) do software. É objecto de testes de integração consignados num documento.
    • Qualificação (ou receita), isto é, a verificação da conformidade do software às especificações iniciais.
    • Documentação, destinada a produzir as informações necessárias para a utilização do software e para desenvolvimentos ulteriores.
    • Produção,Manutenção, compreendendo todas as ações corretivas (manutenção corretiva) e evolutivas (manutenção evolutiva) no software.

  • A questão aborda as "Atividades Fundamentais do Processo de Software" (Sommerville - 6ª edição - Página 05). Para Sommerville, existem 4 atividades fundamentais, que são comuns a todos os processos de software, são elas:

    I - Especificação de Software

    II - Desenvolvimento de Software

    III - Validação de Software

    IV - Evolução


  • Existem muitos processos de software diferentes, mas todos devem incluir 4 atividades fundamentais para a engenharia de software.

    1.  Especificação de software. Definir as funcionalidades do software e suas restrições.

    2.  Projeto e implementação de software. O software deve ser produzido para atender os requisitos.

    3.  Validação de software. O software deve ser desenvolvidos para atender às necessidades dos clientes.

    4.  Evolução do software. O software deve evoluir para continuar atendendo às necessidades do cliente.

  • Dizer que um processo de desenvolvimento tem que possuir no mínimo artefatos como documento de visão e regras de negócio não é uma afirmativa correta pois a escolha de artefatos é independente do modelo. Cada organização adequará a documentação da forma que for melhor.

  • Atividades fundamentais segundo Sommerville - "EDI - VE"

    Especificação

    Design e implementação

    Validação

    Evolução

     

    Atividades fundamentais segundo Presman "CPM - CI"

    Comunicação

    Planejamento

    Modelagem

    cria-se um esboço do software, em uma tentativa de compreender melhor o problema e o modo de resolvê-lo. Se necessário, refina-se o esboço com mais detalhes, criando-se modelos para melhor entender às necessidades do software e o projeto que irá atender a essas necessidades.

    Construção

    Implantação

  • Ciclo de Vida do Software
    Definição
           Modelagem e análise. Inclui estudo de viabilidade.
    Desenvolvimento
          Objetiva a construção do produto.
    Operação
           Distribuição e entrega, instalação, utilização e manutenção.
    Retirada
           Evolução para novas plataformas operacionais ou incorporação de novos requisitos. Grande desafio atual.

    Fonte - Provasdeti - professor Lucio Camilo

  • Creio que documento de visão é um artefato específico do RUP.

  • Gabarito E.

    Embora existam muitos processos de software diferentes, algumas atividades fundamentais são comuns a todos eles como:

    1-Especificação do software

    2-Projeto e implementação

    3-Validação do software

    4-Evolução do software


ID
1055383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No que se refere à engenharia de software, julgue os itens que se seguem.

O processo de software fundamentado no modelo em espiral apresenta o processo em loops compostos basicamente por setores, como, por exemplo, definição de objetivos, avaliação de riscos, planejamento e desenvolvimento e avaliação.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta!

    O modelo em Espiral foi proposto por Boehm em 1988, combina a natureza iterativa da prototipagem com os aspectos controlados e sistemáticos do modelo em cascata.

    Ele é composto pelas seguintes fases cíclicas:

    1. Determinar objetivos, alternativa e restrições;

    2. Avaliar alternativas, identificar e resolver riscos;

    3. Desenvolver a solução (Engenharia tradicional);

    4. Avaliação do produto/serviço e planejamento da próxima fase;

    Bons estudos!


  • A palavra mágica "RISCOS".

  • GABARITO: CORRETO

    Cada volta da espiral é dividida em quatro setores:

    1. Definição de objetivos
    2. Avaliação e Redução de riscos:
    3. Desenvolvimento e Validação:
    4. Planejamento:

    FONTE: Sommerville

  • Cada volta da espiral é dividida em quatro setores:

    1. Definição de objetivos: Objetivos específicos para essa fase do projeto são definidos; restrições ao processo e ao produto são identificadas, e um plano de gerenciamento detalhado é elaborado; os riscos do projeto são identificados. Podem ser planejadas estratégias alternativas em função desses riscos.
    2. Avaliação e redução de riscos: Para cada um dos riscos identificados do projeto, é feita uma análise detalhada. Medidas para redução do risco são tomadas. Por exemplo, se houver risco de os requisitos serem inadequados, um protótipo de sistema pode ser desenvolvido.
    3. Desenvolvimento e validação: Após a avaliação dos riscos, é selecionado um modelo de desenvolvimento para o sistema. Por exemplo, a prototipação descartável pode ser a melhor abordagem de desenvolvimento de interface de usuário se os riscos forem dominantes. Se os riscos de segurança forem a principal consideração, o desenvolvimento baseado em transformações formais pode ser o processo mais adequado, e assim por diante. Se o principal risco identificado for a integração de subsistemas, o modelo em cascata pode ser a melhor opção.
    4. Planejamento: O projeto é revisado, e uma decisão é tomada a respeito da continuidade do modelo com mais uma volta da espiral. Caso se decida pela continuidade, planos são elaborados para a próxima fase do projeto.

     

    Fonte: Comentário de um colega aqui do QC.


ID
1062604
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No âmbito dos processos de desenvolvimento de software, entre as vantagens do desenvolvimento incremental sobre o modelo em cascata, inclui-se a(o)

Alternativas
Comentários
  • Vantagens comparadas ao modelo em cascata:

    1-  O custo de acomodar as mudanças nos requisistos do cliente é reduzido. A quantidade de análise e documentação a ser feita é muito meno do que o necessário no modelo em cascata.

    2- É mais fácil obter feedback dos clientes sobre o desenvolvimento que foi feito. Os clientes podem fazer comentários sobre as demonstrações do software e ver o quanto foi implementado. Os clientes têm dificuldade em avaliar a evolução por meio de documentos de projeto de software. 

    3- É possível obter entrega e implementação rápida de um software útil ao cliente, mesmo se toda a funcionalidade não for incluída. Os clientes podem usar e obter ganhos a partir do software inicial antes do que é possível com um processo em cacata.

     

    Fonte: Livro SOMMERVILLE 

     


ID
1095883
Banca
IDECAN
Órgão
Banestes
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo espiral para a engenharia de software foi desenvolvido para abranger as melhores características, tanto do ciclo de vida clássico quanto da prototipação, possuindo como os demais, etapas ou atividades como, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Modelo Espiral de Boehm: Planejamento, Análise de Riscos, Engenharia e Avaliação do Cliente;

    Modelo Espiral de Pressman: Comunicação, Planejamento, Análise de Riscos, Engenharia, Construção e Release e Avaliação do Cliente;

    Modelo Espiral Sommerville: Determinação de objetivos, alternativas e restrições; Avaliação de alternativas, identificação e solução de riscos; Desenvolvimento, verificação e produto no próximo nível; e Planejamento da próxima fase.

  • Modelo Espiral. Originalmente proposto por Barry Boehm [Boe88], o modelo espiral é
    um modelo de processo de software evolucionário que acopla a natureza iterativa da prototipação com os aspectos sistemáticos e controlados do modelo cascata.
    Segundo Pressman possui as seguintes etapas: Planejamento, Modelagem  (Análise de Riscos), Construção (se aplica ao conceito de "Engenharia",  Emprego  e Comunicação (Avaliação do Cliente).

    Não encontrei a descrição de etapa "Engenharia de Sistema" em nenhum livro de engenharia de software.

  • A ENGENHARIA DE SISTEMA abrange algo muito além da construção de um software. incluindo hardware, pessoas e estrutura física, por isso q é a errada. LETRA E

ID
1143499
Banca
VUNESP
Órgão
DCTA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere o modelo espiral de ciclo de vida de software no qual as fases sejam:

1. Modelagem, 2. Implantação, 3. Comunicação, 4. Planejamento, 5. Construção

A ordem cronológica recomendada para a execução dessas 5 fases é:

Alternativas
Comentários
  • Variações do modelo espiral consideram entre três e seis tarefas ou setores da espiral. Um exemplo são as regiões:

    - comunicação com o cliente;

    - planejamento;

    - análise de risco;

    - engenharia;

    - construção e liberação; e

    - avaliação do cliente.


    Att

    Fabiano Fernandes
  • MODELO ESPIRAL:

     

    .: Comunicação;

    .: Planejamento;

    .: Modelagem;

    .: Construção;

    .: Emprego (Implantação).

    .

    .

    .

    .

    At.te

    Foco na missão ❢


ID
1153861
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFGD
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sobre o modelo espiral de Boehm, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • c) ERRADO. Cada volta da espiral é dividida em quatro setores, sendo: Definição de objetivos, Avaliação e redução de riscos, Desenvolvimento e validação, Planejamento.

    Gabarito letra "C".

  • O modelo espiral divide-se em 4 setores (Boehm):

    Determinar objetivos, alternativas e restrições: Aqui definem-se os objetivos do projeto (aumentar performance, consertar uma funcionalidade, melhorar a qualidade) e identificam-se alternativas (reúso de componentes, comprar pronto) e identificam-se restrições impostas (custo, cronograma etc). Avaliar alternativas, identificar e resolver riscos: Avaliam-se as alternativas identificadas em relação aos objetivos e restrições. Frequentemente, esse processo identifica áreas de incerteza (custos excessivos, falta de recursos) e resolve ou reduz os riscos identificados, um protótipo pode ser construído. Desenvolver e testar: Após a redução dos riscos, um modelo de desenvolvimento de sistema é selecionado (prototipação, modelos formais, cascata, baseados em componentes). O software é desenvolvido e posteriormente testado. Planejar próximas fases: Revisa-se o projeto e decide-se sobre o prosseguimento ao próximo loop da espiral.



    De acordo com Pressman, cada espiral é dividida em 5 setores:

    Comunicação: É a comunicação em si; Planejamento: Estimativa de custos, cronograma e análise de riscos; Modelagem: Análise e design; Construção: Codificação e testes; Implantação: Entrega e feedback;

ID
1158160
Banca
FAFIPA
Órgão
UFFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na engenharia de software, há alguns modelos de processos, qual característica descreve o modelo de processo Espiral?

Alternativas
Comentários
  • a-

    Espiral pega o que cascata e prototipacao têm de melhor e os combina com ponto de vista orientado a riscos e nao abordagens orientadas à documentacao e codigo. O software avança percorrendo a espirala partir do centro, incluindo novos requisitos.


ID
1222240
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A primeira grande divisão de um processo é a fase. Uma fase é um período de tempo no qual determinadas atividades com objetivos bem específicos são realizados. Sobre as fases dos principais modelos de processos, analise:

I. Alguns processos, como o Modelo Espiral e suas variantes, têm fases sequenciais, ou seja, com o passar do tempo o processo de desenvolvimento passa de uma fase a outra, como requisitos, análise, programação, testes e implantação.

II. Alguns modelos de processo, como o Modelo Cascata, Modelo de Prototipação Evolucionária e Modelos Ágeis têm fases cíclicas, ou seja, o desenvolvimento passa repetidamente de uma fase para outra, formando um ciclo repetitivo de fases até a finalização do projeto.

III. O Processo Unificado (UP) é estruturado em quatro fases (embora algumas variantes tenham até seis fases), que são sequenciais no tempo. Dentro de cada fase, as atividades são organizadas de forma cíclica, ou seja, existem ciclos iterativos dentro das fases, mas elas são sequenciais.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Só pelo português dá pra perceber que a assertiva I tá errada. Espiral é sequencial? Uma espiral é cíclica :P

    A assertiva II também é simples. Cascata é provavelmente o modelo mais conhecido e é sequencial, logo já dá pra eliminar.

    Sobra só a assertiva III. Letra C.
  • Sobre a assertiva I discordo do colega:

    I - O modelo em espiral é evolucionário (Pressman diz que modelos evolucionários são iterativos). Ele foi proposto originalmente, em 1988, por Boehm. Sua ideia era, em vez de representar o processo de software como uma sequência de atividades com algum retorno entre uma atividade e outra, o processo deveria ser representado como uma espiral. É conhecido como prototipagem-em-etapas, por combinar o modelo em cascata com a prototipação. Cada loop é uma fase e a fase é escolhida de acordo com as necessidades do negócio, não tem uma sequência fixa! Já as atividades do processo são fixas para todos os loops.

    Portanto, o erro da questão é afirmar que tem fases sequenciais. O modelo em si pode ser sequencial, pois a maioria dos modelos herdam as características sequenciais do cascata, mas aprimoram adicionando iteratividade em conjunto com incrementos.

  • A alternativa I faz referência ao modelo CASCATA, não ao modelo espiral.


    []'s

  • Muito cuidado com a afirmativa I, parece fácil julgá-la incorreta por misturar espiral com sequencial, porém a afirmativa abaixo (CESPE) já foi considerada correta:

    "O modelo em espiral é um modelo de processos de software que reúne a natureza iterativa da prototipação com os aspectos sistemáticos e controlados do modelo seqüencial linear." GABARITO: CERTO

     

  • Como o Daniel Souza já explicou, também considero a I correta.

    Entretanto, a III está errada, a crer no que está definido em PRESSMAN:

    "[...] as cinco fases da PU não ocorrem em sequência, mas sim de forma concorrente e escalonada."

  • Segundo SommerVille, o modelo evolucionário intercala as atividades de especificação, desenvolvimento e validação. Um sistema inicial é desenvolvido rapidamente baseado em especificações abstratas e depois é refinado com as entradas do cliente para produzir um produto que o satisfaça.

    Logo, eu julguei ela errado porque afirma que é sequencial, e sequencial temos apenas os modelos que seguem o fluxo linear.

    Fonte: SOMMERVILLE, 2007

  • I. Alguns processos, como o Modelo Espiral e suas variantes, têm fases sequenciais?, ou seja, com o passar do tempo o processo de desenvolvimento passa de uma fase a outra ? Falso....

     

    II. Alguns modelos de processo, como o Modelo Cascata, Modelo de Prototipação Evolucionária e Modelos Ágeis têm fases cíclicas, ou seja, o desenvolvimento passa repetidamente de uma fase para outra?, formando um ciclo repetitivo de fases até a finalização do projeto?. falso....

     
     

  • Na alternativa III, considerei correta porque as fases são sequenciais no tempo no RUP, já as disciplinas que não tem relação temporal.


ID
1252204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A respeito de engenharia de software, julgue o item subsequente.

O modelo espiral de modelagem de processos para desenvolvimento de software é finalizado quando o software é implantado.

Alternativas
Comentários
  • Podemos notar que diferente de outros modelos que terminam quando o software é entregue, o modelo espiral pode ser adaptado a cada entrega. O projeto finaliza quando o cliente fica satisfeito, quando o software é retirado de operação ou uma data encerra definitivamente o projeto.

    Leia mais em: Introdução aos Processos de Software e o Modelo Incremental e Evolucionário http://www.devmedia.com.br/introducao-aos-processos-de-software-e-o-modelo-incremental-e-evolucionario/29839#ixzz41bvHbuDA

  • Bom comentário da colega.

  • O modelo espiral neste caso não é finalizado, e sim, adaptado a cada nova entrega.

  • final - Cascata


ID
1264642
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
COPASA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

"A arquitetura de um sistema complexo de software pode ser descrita por cinco visões interligadas”.

Em relação à visão de processos, é CORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • b)

    Cuidam principalmente de questões referentes ao desempenho, à escalabilidade e ao throughput do sistema.

  • Visão lógica: abstrações fundamentais do sistema como objetos ou classes de objetos. Nessa visão, deveria ser possível relacionar os requisitos de sistema com as entidades.

    Visão de processo: mostra como, no tempo de execução, o sistema é composto de processos interativos. Essa visão é útil para fazer julgamentos sobre as características não funcionais do sistema, como desempenho e disponibilidade.

    Visão de desenvolvimento: mostra como o software é decomposto para o desenvolvimento. Essa visão é útil para gerentes de softwares e programadores.

    Visão física: mostra o hardware do sistema e como os componentes de software são distribuídos entre os processadores. Essa visão é útil para os engenheiros de sistemas que estão planejando uma implantação do sistema.

    Visão conceitual: visão abstrata do sistema que pode ser a base para a decomposição de requisitos de alto nível em especificações mais detalhadas, ajuda os engenheiros a tomarem decisões sobre os componentes que podem ser reusados e representa uma linha de produtos ao invés de um único sistema.

     

    Fonte: Sommerville, 9ª Edição, Capítulo 6.

     

  • Visão de Caso de uso: Descrevem o comportamento do sistema conforme é visto pelos usuários finais.

    Visão de Processo: Cuidam principalmente de questões referentes ao desempenho, à escalabilidade e ao throughput do sistema. Mostram o fluxo de controle entre as várias partes, incluindo os mecanismos de concorrência e de sincronização.

    Visão de Projeto: Abrangem as classes, interfaces e colaborações que formam o vocabulário do problema e de sua colaboração.

    (BOOCH et al, p. 34-36)

     

    Booch, G., Rumbaugh, J. e Jacobson, I. UML - Guia do Usuário. 2. ed.. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2006.


ID
1330387
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considere as seguintes afirmações feitas sobre um modelo de processo de software.

I. Combina a natureza iterativa de modelos incrementais com aspectos sistemáticos do modelo em cascata.

II. Pode ser aplicado em todo ciclo de vida de uma aplicação, inclusive, após a entrega do software.

III. É um modelo que reconhece explicitamente a necessidade de gerenciar riscos.

As três afirmações se referem ao:

Alternativas
Comentários
  • Uma característica principal do modelo espiral é a gestão de risco como observado no item III.

    Bons estudos.

  • Gabarito: D.

     

    Até acertei, pelo gerenciamento de riscos, mas achei estranho, porque o modelo Incremental, segundo Pressman (2006), combina elementos do modelo Cascata sendo aplicado de maneira interativa.

     

    Acredito que a assertiva I refira-se ao modelo Incremental.

     

    O Espiral combina Cascata e Prototipação.

  • O único modelo que fala explicitamente de gestão de risco é o modelo espiral


ID
1340227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Julgue o  item  subsequente, no que se refere aos processos de desenvolvimento de software.

Na abordagem incremental, o sistema é dividido em subsistemas por funcionalidades. Após a identificação das funcionalidades a serem entregues no primeiro incremento, novas funcionalidades serão adicionadas a cada versão

Alternativas
Comentários
  • a cada incremento é entregue algo funcional

  • Questão certa.


ID
1352644
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em relação ao modelo espiral, é correto afirmar que a redução de risco está relacionada com a:

Alternativas
Comentários
  • Entendo que a prototipagem auxilia na compreensão dos requisitos e pode reduzir custos, agora riscos...

  • Os riscos podem ser resolvidos por meio de atividade de coleta de informações como uma análise detalhada, simulação e prototipação.

    .

    At.te

    Foco na missão ❢


ID
1365832
Banca
FCC
Órgão
TRT - 13ª Região (PB)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Flávio pretende desenvolver um software seguindo os estágios do modelo em cascata proposto por Sommerville, em razão de ponderações que faz em relação a outros modelos quanto à solução de um problema que se apresenta. Desta forma ele definiu em seu cronograma, na ordem apresentada pelo autor, as seguintes etapas do ciclo de vida de software:

Alternativas
Comentários
  • Definição dos Requisitos

    Projeto de Sistema e Software

    Implementação e teste de Unidade

    Integração e Teste de Sistema

    Operação e Manutenção



  • De acordo com Sommerville 9º edição página 20.
    Definição de sistemas, projeto de sistema e software, implementação e teste unitário, integração e teste de sistema e operação e manutenção.

    A princípio, o resultado de cada operação gera um ou mais documentos assinados. Vale salientar que o estágio seguinte só começa após o termino do anterior, onde a saída de uma etapa serve de entrada para a outra!

  • 1. Análise e definição de requisitos. Os serviços, restrições e metas do sistema são estabelecidos por meio de consulta aos usuários. Em seguida, são definidos em detalhes e funcionam como uma especificação do sistema.


    2. Projeto de sistema e software. O processo de projeto de sistemas aloca os requisitos tanto para sistemas de hardware como para sistemas de software, por meio da definição de uma arquitetura geral do sistema. O projeto de software envolve identificação e descrição das abstrações fundamentais do sistema de software e seus relacionamentos.


    3. Implementação e teste unitário. Durante esse estágio, o projeto do software é desenvolvido como um conjunto
    de programas ou unidades de programa. O teste unitário envolve a verificação de que cada unidade atenda a
    sua especificação.


    4. Integração e teste de sistema. As unidades individuais do programa ou programas são integradas e testadas como um sistema completo para assegurar que os requisitos do software tenham sido atendidos. Após o teste, o sistema de software é entregue ao cliente.


    5. Operação e manutenção. Normalmente (embora não necessariamente), essa é a fase mais longa do ciclo de vida. O sistema é instalado e colocado em uso. A manutenção envolve a correção de erros que não foram descobertos em estágios iniciais do ciclo de vida, com melhora da implementação das unidades do sistema e ampliação de seus serviços em resposta às descobertas de novos requisitos


    Fonte: Sommerville, 9ª Ed, página 20 e 21

  • Pensei assim: 

    Todo projeto começa com a definição. Então já eliminei  A,B e C 

    Todo projeto termina com coisas relativas a evolução, manutenção, então a letra D tá eliminada pq a manutenção tá no meio do esquema. 

    Letra E 

  • Questão DECOREBA. Criem um Caderno para adicionar questões desse tipo.


ID
1398052
Banca
VUNESP
Órgão
PRODEST-ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No modelo de ciclo de vida de software conhecido como RAD (Rapid Application Development) há duas atividades, cujas tarefas podem ser distribuídas por diversas equipes. Essas atividades são:

Alternativas
Comentários
  • d-

    Comunicação

     

    Planejamento

     

    Modelagem - de negócio, de dados e processo

     

    Construção - reuso de componentes, geracao automatica de codigo, testes

     

    Deploy

     

     

    -Fases sequenciais

    - Paralelo


ID
1398055
Banca
VUNESP
Órgão
PRODEST-ES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Considerando o modelo incremental de ciclo de vida de software, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Quando um Modelo Incremental é usado, o primeiro incremento frequentemente é chamado de núcleo do produto. Isto é, os requisitos básicos são satisfeitos, mas muitas características suplementares deixam de ser elaboradas.
    O núcleo do produto é usado pelo cliente e um plano é desenvolvido para o próximo incremento como resultado do uso e/ou avaliação.
    O Modelo de Processo Incremental, como a prototipagem e outras abordagens evolucionárias, é iterativo por natureza. O Modelo Incremental tem o objetivo de apresentar um produto operacional a cada incremento.
    O desenvolvimento incremental é particularmente útil quando não há mão-de-obra e/ou recursos técnicos disponíveis para a implementação completa, dentro do prazo comercial de entrega estabelecido para o projeto.

     

    Referência

    PRESSMAN, Roger S. Engenharia de Software, Sexta Edição. Editora MCGrawHill: Porto Alegre, 2010.


ID
1416913
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O modelo de ciclo de vida incremental e iterativo foi proposto como uma resposta aos problemas encontrados no modelo em cascata. Em relação a este tipo de modelo de processo, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Muito cuidado com palavras como SEMPRE, NUNCA, e outras muito restritivas. Mesmo que seja APENAS dividido os requisitos não é garantia que será possível aplicar o desenvolvimento iterativo e incremental.

  • Há problema em implementar este ciclo de vida quando não é possível modularizar o sistema.

  • Essa questão pode ser resolvidas analisando apenas esse trecho: "NBR ISO/IEC 12207:2009", se você já estudou sobre o modelo incremental e nunca ouviu falar nisso, então, há uma grande chance da questão incorreta ser essa.

  • Na alternativa B, essa característica não é do Evolutivo?

  • Foda, uma banca de concurso tirar questões de Wikipedia

    E) O Desenvolvimento Iterativo e Incremental é um dos clássicos modelos de processo de desenvolvimento de software criado em resposta às fraquezas do modelo em cascata, o mais tradicional. Os dois padrões mais conhecidos de sistemas iterativos de desenvolvimento são o RUP (Processo Unificado da Rational) e o Desenvolvimento ágil de software. Por isso o desenvolvimento iterativo e incremental é também uma parte essencial da Programação Extrema e outros.

    by Wikipedia
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_iterativo_e_incremental


  • Nem sempre é possível utilizar o desenvolvimento incremental e iterativo. Esse modelo pode apresentar problemas quando envolver um aumento de escopo constante, o que tornaria o processo de desenvolvimento extremamente custoso ou quando requisitos sofrem mudanças constantes que influenciam em vários aspectos do negócio.

    Não há um ciclo de vida que atenda a todas as nuances presentes em diferentes processos de desenvolvimento de software, pois cada projeto possui suas singularidades.

  • O que isso "os dois padrões mais conhecidos de sistemas iterativos de desenvolvimento são: o UP (Processo Unificado) e o desenvolvimento ágil de software" tem a ver com isso "Por isso, o desenvolvimento iterativo e incremental é também uma parte essencial do XP"?

    Quer dizer que o desenvolvimento iterativo e incremental é também uma parte essecial do XP porque os dois padrões mais conhecidos são o UP e o desenvolvimento ágil?

    Desenvolvimento ágil é padrão?

    Papo de maluco! Sei que não adianta discutir com a banca, mas fica o meu protesto. Por hoje chega... amanhã começo outra vez... rsrs... ;)

  • João Leno falou tudo, foi assim que eu matei a questão

  • Marquei errada a "o desenvolvimento evolui em versões, através da construção incremental e iterativa de novas funcionalidades até que o sistema completo esteja construído. Apenas uma parte dos requisitos é considerada em cada ciclo de desenvolvimento."


    por causa do termo destacado. Acredito que quem gera versões é o modelo evolucionário. O iterativo e incremental geram builds ou incrementos "Prontos".



ID
1421014
Banca
Marinha
Órgão
CP-PCNS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Sabe-se que um Engenheiro de Software, envolvido em um projeto de software, está usando o conceito abordado pelo Pressman (2011) para definir o modelo de processo de software que ele utilizará. Esse conceito aborda que o melhor processo de software é aquele próximo às pessoas que realizarão o trabalho. Sendo assim, qual é o modelo de processo que tem como objetivo criar um grupo de profissionais de projetos "autodirigido", que se organize por si mesmo para produzir software de alta qualidade?

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra A.

     

    No Processo de Software em Equipe (TSP), as equipes são auto-gerenciadas, planejando o próprio trabalho, acompanhando o progresso e as tarefas do dia-a-dia. Cada membro da equipe tem papéis e responsabilidades definidos, participando do planejamento do projeto e da tomada de decisões-chave. A gerência em si provê orientação e suporte.