SóProvas


ID
1055518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Com relação à ISO 38500 e ao COBIT 5, julgue os itens seguintes.

O COBIT 5 possui cinco domínios, sendo um deles o domínio Avaliar, Direcionar e Monitorar (EDM – Evaluate, Direct and Monitor), afeto diretamente à governança e relacionado a ISO 38500.

Alternativas
Comentários
  • A primeira mudança visível do COBIT 5 ocorre nos domínios e processos. Na versão 4.1 nós possuíamos 4 domínios e 34 processos. Na versão 5 vamos ter 5 domínios e 37 processos.

    Agora temos os processos de Governança onde temos um domínio Evaluate, Direct and Monitor – EDM (Avaliar, dirigir e acompanhar) que possui 5 processos.

    Fonte: http://fredgentil.com.br/artigos/novidades-do-cobit-5


  • correto- a esfera de governança contém o domínio evaluate, direct and monitor. Os outro 4 domínios estao na área de gerenciamento (management):


    http://www.qualified-audit-partners.be/index.php?cont=463

  • Apesar de a palavra "Direcionar" possuir significado similar ao de "Dirigir", o domínio "(EDM – Evaluate, Direct and Monitor)" geralmente é traduzido para "Avaliar, Dirigir e Monitorar", e não "Direcionar".

    Após tal percepção, surge a dúvida se é uma "pegadinha" ou não, ou seja, o candidato SABE o conteúdo e não sabe o que responder em virtude deste tipo de malícia.

  • "ISO/IEC 38500 AVALIAR, DIRIGIR E MONITORAR A ISO/IEC 38500
    Como a orientação da ISACA viabiliza a boa prática:
    O domínio de governança no modelo de processo do COBIT 5 possui cinco processos e cada um destes processos possui
    práticas de avaliação, direção e monitoramento (EDM) definidas. Este é o principal local no COBIT 5 onde atividades de
    governança são definidas."

    Fonte: COBIT 5.0 pág. 64

    PROCESSOS DE GOVERNANÇA E GESTÃO
    Um dos princípios que norteiam o COBIT 5 é a distinção feita entre governança e gestão. Em consonância com este
    princípio, seria esperado que todas as organizações implementassem diversos processos de governança e diversos processos
    de gestão que forneceriam a governança e gestão de TI geral da organização.
    Ao considerar os processos de governança e gestão no contexto da organização, a diferença entre os tipos de processos
    reside nos seus objetivos:
               Processos de governança — Os processos de governança tratam dos objetivos de governança das partes interessadas, para a criação de valor, e otimização dos riscos e dos recursos — e incluem práticas e atividades voltadas à avaliação das opções estratégicas, fornecendo orientação para a TI e monitorando o resultado (EDM - Evaluate, Direct, and Monitor - Avaliar, Dirigir e Monitorar, - em consonância com os conceitos do padrão ISO/IEC 38500).
                 Processos de gestão — Em consonância com as definições de gestão, práticas e atividades dos processos de gestão cobrem as áreas de responsabilidade de PBRM (Plan, Build, Run, and Monitor) de TI da organização e devem fornecer cobertura
    de TI de ponta a ponta.

    Fonte: COBIT 5.0 pág. 75

  • A troca do termo mais usual "Dirigir" por "Direcionar" decorre do fato desta questão ter sido elaborada em 2013, ano de lançamento do Cobit 5 e quando ainda não havia sido lançada a versão oficial em português. Neste caso a banca fez uma tradução própria, porém usando um termo semelhante ao oficializado posteriormente.

  • Rafael Srv,

    Apesar da consideração feita com muita propriedade pelo colega Filipe RF, na dúvida, considere que as bancas podem trabalhar com ambos os termos como sinônimos.

    Abraço e bons estudos

    Maurício

  • Processos de Governança
    Contém 1 domínio -> Avaliar, Dirigir e Monitorar (Evaluate, Direct and Monitor - EDM)

    Processos de Gestão
    Contém 4 domínios -> de acordo com as áreas de responsabilidade de planejar, criar,
    executar e monitorar (PBRM)

  • As vezes temos que largar de pensar apenas como TI e devemos pensar como gestão. Não tem que saber "processo código número tal é avaliar"... Não é decoreba. É entender o sentido das coisas.