- 
                                Controle de fluxo = evita que um transmissor rápido inunde um receptor lento
 Controle de erros = possibilita que uma mensagem seja entregue livre de erros em um meio ruidoso
 
 
 http://www.itnerante.com.br/group/redesdecomputadores/forum/topics/stf-analise-de-sistemas-de-informa-o-questao-53
 
 
- 
                                No TCP/IP, a camada de enlace organiza os dados em quadros, controlando o fluxo de transmissão, para permitir que o canal fique livre de erros e (errado) para impedir que o transmissor sobrecarregue o receptor com um volume maior de mensagens do que ele possa manipular. 
- 
                                O CESPE solicitou com base no TCP/IP, mas colocou a descrição da camada de enlace do modelo OSI. Outra informação é que no TCP/IP conceitualmente falando não existe a camada de enlace.
 
 
- 
                                No TCP/IP não têm a camada de enlace.
 
 
- 
                                Olha, concordo com o Manoel. Ao meu ver a questão só misturou os conceitos de controle de fluxo e de controle de erros (questão bem típica do Cespe, mas que confunde às vezes). O controle de fluxo não tem o objetivo de tornar o canal livre de erros. No livro do Tanenbaum (5ª edição), bem na primeira página do capítulo da camada de enlace é possível ter a definição dessas duas funções como funções DIFERENTES. Mais a frente no mesmo capítulo, Tanenbaum conceitua Controle de Fluxo como sendo a função responsável por controlar um transmissor que "envia quadros mais rápido do que o receptor pode aceitá-los"; e conceita Controle de Erros como sendo a função responsável por saber se um quadro recebido "contém informações corretas ou defeituosas" (feito por códigos de detecção ou de correção de erros de transmissão). 
 
 Só controlando o fluxo da transmissão, não é possível manter o canal livre dos erros de transmissão. 
- 
                                questão punk! mas quem mantém o canal livre de erros é o transporte 
- 
                                ERRADO! No TCP/IP, a camada de enlace [ERRO 1] organiza os dados em quadros, controlando o fluxo de transmissão [ERRO 2], para permitir que o canal fique livre de erros [ERRO 3] e para impedir que o transmissor sobrecarregue o receptor com um volume maior de mensagens do que ele possa manipular.   ERRO 1: conceitualmente não existe camada de enlace no TCP/IP de 4 camadas, mas ok, vamos relevar... ERRO 2: o controle de fluxo é feito precipuamente pela camada de transporte através das janelas deslizantes, o exemplo clássico é o three-way-handshake executado pelo protocolo TCP. ERRO 3: controle de fluxo não permite que o canal fique livre de erros! Isso é controle de erro!   Bons estudos! 
- 
                                Só ratificando que a camada de enlace realiza, sim, controle de fluxo, mas em um escopo local (ponto a ponto)
                            
- 
                                Comentário do Andrew Tennenbaum está equivocado. Olhem o comentário do Breno R. Esses são os verdadeiros erros. 
- 
                                Conforme vimos pessoal, não há camada de enlace na arquitetura TCP/IP, mas sim acesso à rede, que contemple as camadas físicas e de enlace do modelo OSI. Se o candidato não se atenta, acaba errando por besteira. Vamos ficar atentos pessoal. 
- 
                                no livro de forouzan, diz que a camada de enlace faz, sim, controle de fluxo e contole de erros. Porém, o controle de fluxo da camada de enlace é feito em apenas 1 único link, diferente do controle de fluxo da camada de transporte que é feito de uma extremidade à outra.   acho que o erro da questão está em dizer que o controle de fluxo tem o objetivo de tornar o canal livre de erros 
- 
                                Não entendo como afirmam categoricamente que no TCP/IP não há a camada de ENLACE... A questão não falou se é o TCP/IP de 4 ou 5 camadas. 
- 
                                Outro erro: organiza bits em quadros