SóProvas


ID
1055821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Com referência a aspectos diversos de engenharia de software, julgue os itens subsecutivos.

Gerência de requisitos é o processo que estabelece um diálogo fundamental e crítico entre o cliente e a equipe de projeto, para garantir entendimento comum sobre os requisitos que deverão ser atendidos pelo software.

Alternativas
Comentários
  • Não seria entre o cliente e a equipe de análise?

  • Não seria Engenharia de Requisitos?

  • Creio que a gerência de requisitos está mais relacionado as atividades de rastreabilidade, gerencia de configuração, etc. Pra mim essa é a definição de Engenharia de Requisitos.

  • Apesar de ter acertado acredito que o correto seria trocar na frase "Gerência de Requisitos" por "Engenharia de Requisitos". A gerência de requisitos foca mais na rastreabilidade e no gerenciamento de mudanças dos requisitos. Apesar de que na Gerência de Requisitos há necessidade de diálogo entre as equipes relacionadas na questão.

  • Não vejo erro na questão!!!!



    Definição da AP Gestão de Requisitos (REQM) do CMMI:

    "Gerenciar os requisitos técnicos e não técnicos absorvidos ou gerados por um projeto, identificando as inconsistências em relação aos planos e produtos do projeto e tratando de forma adequada as mudanças necessárias e seus impactos".

    Aragon - Implantando a Governança de TI, 4ª Edição - página 308

    Quando um cliente muda/altera um requisito, a equipe do projeto precisa avaliar impacto no plano do projeto, cronograma, estimativas e etc... REQM vai estabelecer um diálogo entre o cliente e a equipe de projeto, isto é, precisa rastrear o impacto.

  • Pra mim isso ai era a engenharia de requisitos...

  • Que definição sucinta e duvidosa

  • O ruim desse conceito de Gerência de Requisitos que o CESPE usou é muito genérico. Pra vc gerenciar os requisitos, de vez em qdo, vc vai precisar de ter um diálogo com o cliente pra vc ter certeza de que uma mudança, por exemplo, está acontecendo de forma correta. Só que esse conceito usado na questão, ao meu ver, tb pode ser usado para Engenharia de Requisitos. Tanto para compreender os requisitos quanto para mudá-los de forma correta, vc precisa de um diálogo.

  • Somerville cita duas atividades principais em Gerência de Requisitos:

    Rastreabilidade e Análise de Impacto
  • Estranha questão..

    SOMMERVILLE  9ª ed. pag. 78

    O gerenciamento de requisitos é o processo de compreensão e controle das mudanças nos requisitos do sistema.


  • Os requisitos estão em constante evolução. Portanto, esse é o processo responsável por compreender, acompanhar e controlar as mudanças dos requisitos de sistema, ou seja, é o elo entre cliente e a equipe de projeto.

  • Pessoal, é só vocês pensarem o seguinte:

    Com o passar do tempo, os requisitos já levantados na Engenharia de Requisitos podem deixar de existir, mudar ou ainda podem surgir novos requisitos. Tudo isso acontece porque requisitos são dinâmicos e inevitavelmente sempre mudam.


    Pois bem, após a Engenharia de Requisitos vem a Gerência de Requisitos, que tem o papel de lidar com toda essa dinâmica dos requisitos. Só que a Gerência de Requisitos faz a conexão dos stakeholders com a equipe de PROJETO do software. Lembrem-se que a fase de projeto vem após a fase de Concepção.


    Basicamente podemos estabelecer uma certa "regrinha":

    - Fase de Concepção => ENGENHARIA DE REQUISITOS (levantamento, análise, especificação e validação) => Software ainda não construído.

    - Fase de Projeto => GERÊNCIA DE REQUISITOS (gerência de mudanças, controle do dinamismo dos requisitos) => Software já em fase de construção



  • Questão confusa... O Concordo com o colega MAX principalmente pelo trecho ."..para garantir entendimento comum sobre os requisitos que deverão ser atendidos pelo software.", pois a garantia do entendimento dos requisitos é feita durante a fase de Engenharia de requisitos. Na fase de projeto os projetistas já devem ter feito o alinhamento do conhecimento do SW, segundo SOMMERVILLE.


  • Creio que a definicao abordada pelo CESPE se pauta no fato do Gerenciamento de Requisitos ter abrangencia em todos os processos da Engenharia de Requisitos. "...O planemento das mudancas de requisito se inicia na Elicitacao e analise de Requisitos e as ativiades de Gerenciamento de Requisitos se iniciam a partir da primeira versao do Documentos de Requisitos..." Trecho extraido e interpretado a partir do livro do Sommerville.

  • O processo responsável por fazer este elo é o de elicitação e análise de requisitos...não importa que a gerencia de requisitos use este processo...