-
Teria apenas 1 CE com os campos acima apresentados.
-
Eu achei duas CE -> combo de profissões e combo de organizações, pois ambas não apresentam processamento interno.
Estou certo?
-
Eu contei 3. Duas combo-box que são carregadas a partir da simples leitura de informações de arquivos lógicos e a consulta original que utiliza a informação das 3 combo-box. A combo-box que é carregada a partir de uma tabela fixa não conta como CE. http://www.fattocs.com.br/cenarios/drop-down.pdf
-
Eu contei 4 CE's....
3 Combo (2 utilizando AIE e 1 utilizando ALI) e a consulta normal (a pesquisa), que por não ter processamento lógico, nem ter numeração, nem ter somatório tampouco gráfico, não seria uma Saída Externa (SE), e sim, mais uma CE.
Totalizando 4.
-
como o salário precisou ser convertido imaginei que fosse uma saída externa.. Mas não tenho certeza..
-
Conto 2 CE's.
A combobox de salário não é uma CE, pois, como própria definição da questão "é carregada a partir de uma tabela fixa não mantida por processos elementares da aplicação-combo de valor máximo de salário".
Além disso, para contar como CE, segundo o CPM 4.3.1, página 20, "Uma CE tem no mínimo 1 ALR". ALR, por definição do CPM 4.3.1 é "Arquivo Lógico Referenciado (tipo de arquivo referenciado) ALR função de dados lida e/ou mantida por uma função transacional".
O botão Pesquisar não pode ser tratado como uma CE pois este não apresenta dados que saiam da fronteira do ALI até o usuário.
A grid de apresentação de dados não pode ser considerada pois realiza modificação em dados apresentados.
-
Na minha opinião são três CE's
Duas combox's e o botão pesquisar.
-
Consulta que tem algum processamento adicional é SAÍDA EXTERNA!
==> Salário máximo do cargo (igual ao valor escolhido na combo, mas CONVERTIDO do seu valor numérico para seu valor literal).
-
Pessoal tá falando que a pesquisa é uma saída externa. Isso não é verdade. Pra ser uma saída externa ela teria que fazer uma conta ou mudar o comportamento do sistema. Nada disso ela não faz.
Existem apenas três consultas externas no cenário descrito:
a) Carga do combo de profissões a partir da tabela;
b) Carga do combo de cargos;
c) Carga dos dados da pesquisa.
Note que a carga do combo a partir de dados estáticos não é contado como processo elementar!
-
Todos interpretaram que os combos de profissão e cargo representam duas CE. No meu entendimento, eles representam apenas uma CE que acessa dois ALR (um para cada combo). Isso é possível, uma vez que a complexidade de uma função de dados é medida também pelo número de ALR que esta acessa.
O resultado da pesquisa, no meu entender, é uma SE, já que, além de acessar dois AIEs para recuperar profissão e cargo e do ALI de funcionários para recuperar o nome do funcionário (e possivelmente um ALI ou AIE para recuperar os dados de endereço), ela faz um processamento adicional ao converter o valor do salário.
Logo, a tela como todo tem apenas uma CE. De qualquer forma, acho que é consenso geral que quatro CEs a tela não tem.
-
Meu ponto de vista sobre a questão é o mesmo do Leandro Marques e acredito que o comentário dele é o certo. Entenda o por quê?
Existem 3 combo Box referenciando 3 tabelas sendo a primeira de 'profissões', a segunda de 'cargos', a terceira de 'tabela fixa salário'. O fato de serem 3 tabelas isso não quer dizer que cada um vai ser considerado um ALI ou AIE, lembrem-se que o arquivo de ALI ou AIE aqui não é implementação física, mas sim um grupo de dados logicamente relacionado que pode ser um arquivo ou uma tabela, o fato é que a relação é conceitual, ou seja, lógica. Você deve esta se perguntando o que são os grupos de dados relacionados? Nada mais são do que o relacionamento entre as tabelas tipo (profissão ter [1] -------- [N] cargos [1] --------- [1] Salário). Se você tem uma entidade no seu BD que está distribuída em várias tabelas de relacionamento (usando o processo de normalização) não é porque você quebrou uma entidade de negócio em 5 tabelas que você terá 5 arquivos lógicos não é isso, continua sendo apenas 1 (ALI ou AIE). Então ao meu ver também é só 1 CE e o resultado é SE devido a conversão numérica do salário. Daí o que a CE vai fazer? Vai realizar a consulta por essas tabelas acessando dois ALR (que nada mais é do que as tabelas pelas quais as funções de transação vai passar). Bom tentei explicar internamente o comentário do Leandro.
-
Processo Elementar: Um processo elementar é a menor unidade de atividade que é significativa para os usuários.
Consulta Externa (CE): Uma consulta externa (CE) é um processo elementar que envia dados ou informações de controle para fora da fronteira da aplicação. A intenção primária de uma CE é apresentar informações ao usuário através da recuperação de dados ou informações de controle de um ALI ou AIE. O processamento lógico não contém fórmula matemática ou cálculos, não cria dados derivados. Nenhum ALI é mantido durante o processamento, nem o comportamento do sistema é alterado.
O que o usuário quer é apenas fazer uma consulta, portanto existe apenas uma consulta externa que pode manipular inúmeros arquivos referenciados (sendo estes AIE ou ALI).
Fonte: Manual de Contagem do IFPUG
-
Uma consulta externa ao AIE cargos.
Uma consulta externa ao ALI funcionários
Uma saída externa de conversão do valor da tabela, gerando dado derivado.
A consulta à tabela não é contada. pois a tabela não foi vista pelo cliente como ALI nem AIE durante a especificação de fronteiras.