-
"Um carimbo do tempo aplicado a uma assinatura digital ou a um documento prova que ele já existia na data incluída no carimbo do tempo. Os carimbos de tempo são emitidos por terceiras partes confiáveis, as Autoridades de Carimbo do Tempo (ACTs), cujas operações devem ser devidamente documentadas e periodicamente auditadas pela própria AC-Raiz da ICP-Brasil. Os relógios dos SCTs devem ser auditados e sincronizados por Sistemas de Auditoria e Sincronismo (SASs)."
Fonte: http://www.iti.gov.br/images/twiki/URL/pub/Certificacao/DocIcp/DOC-ICP-11_-_Versao_1.2.pdf
-
Autoridade de Registro não emite certificado, somente as Autoridades Certificadoras
-
Complementando
Autoridade de Registro (AR) = Responsável pela identificação, cadastramento, lançamento.
Autoridade Certificadora (AC) = Emissão, gerenciamento e revogação de
certificados de chaves públicas.
A ACT tem a responsabilidade geral pelo fornecimento do Carimbo do
Tempo, conjunto de atributos fornecidos pela parte confiável do tempo
que, associado a uma assinatura digital, confere provar a sua existência
em determinado período. (http://www.iti.gov.br/icp-brasil/como-funciona)
-
FLUXO DA INFRAESTRUTURA DO ICP BRASIL
- Comitê gestor
- AC-raiz (autoridade certificadora raiz, é onde revoga, cancela, qdo solicitado)
- Nível 1 - emite certificado para as demais AC abaixo
- Nível 2 - emite certificado para pessoa física e jurídica
- Autoridades de Registro (AR) - identificação de usuário, é onde a gente compra diretamente ex. SERASA
- Usuário
-
Pessoal, essas características, conforme o ITI, está presente na Autoridade Certificadora de Tempo – ACT. Temos a descrição dessa entidade:
“Uma Autoridade Certificadora do Tempo (ACT) é uma entidade na qual os usuários de serviços de Carimbo do Tempo confiam para emitir Carimbos do Tempo. A ACT tem a responsabilidade geral pelo fornecimento do Carimbo do Tempo, conjunto de atributos fornecidos pela parte confiável do tempo que, associado a uma assinatura digital, confere provar a sua existência em determinado período.
Na prática, um documento é produzido e seu conteúdo é criptografado. Em seguida, ele recebe os atributos ano, mês, dia, hora, minuto e segundo, atestado na forma da assinatura realizada com certificado digital servindo assim para comprovar sua autenticidade. A ACT atesta não apenas a questão temporal de uma transação, mas também seu conteúdo. ”
fonte prof André Castro
-
Complementando:
A chave pública de um usuário pode ser considerada seu certificado digital. Pois é a informação que será consultada junto a AC p/ verificar a autenticidade da mensagem cifrada com a chave privada do referido usuário.
-
Gabarito: errado
Quem emite os certificados são as A.C como demonstra a questão abaixo :
(CESPE/2015/TJ-DF)As entidades denominadas certificadoras são entidades reconhecidas pela ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas) e autorizadas a emitir certificados digitais para usuários ou instituições que desejam utilizá-los.(CERTO)