Complementando:
Clean Code é um conjunto de práticas para desenvolvimento de código que seja fácil de entender e assim seja, também, eficiente, fácil de manter, que gere menor número de erros e os que existam sejam facilmente localizados e corrigidos.
O livro Clean Code de Robert C. Martins, conhecido como Uncle Bob, trás várias boas práticas relacionadas à aspectos de desenvolvimento, por exemplo:
a) nomes significativos: toda a nomenclatura utilizada deve ser tanto quanto possível autoexplicativa e representar a intenção do elemento que está sendo nomeado. Classes devem ter nomes de substantivos, métodos e funções devem ter nomes de verbos, mutators e acessors devem ter os prefixos "get" e "set", etc.
b) métodos e funções: os códigos devem ser enxutos, auto contidos, com no máximo 20 linhas e cada linha com no máximo 100 caracteres. Cada um com uma única responsabilidade. Ter o menor número de parâmetros possíveis para métodos e funções, de preferência zero, 1 ou 2 são aceitáveis.
c) comentários: comentários demonstram que o código não está claro o suficiente, algum aspecto pode exigir um comentário, mas é necessário cautela.
d) formatação: a apresentação do código é um dos aspectos de clareza do código, permite a identificação da hierarquia e organização.
e) objetos e estruturas de dados: devem ser usados encapsulamento e abstração;
f) tratamento de erros: é necessário que todos os erros sejam tratados;
Referências:
http://www.simpledev.com.br/codigo-limpo.html
http://pt.slideshare.net/brunollui/clean-code-part1
http://www.bluesoft.com.br/bluesoft-labs-clean-code-por-bruno-lui/
http://www.infoq.com/br/articles/clean-code-book-review
Bons Estudos!!!